Problema com Core 2 Quad e MB Gigabyte...

HarvestDude

New Member
Registrado
Olá a todos...

Sou um recém-chegado, já fiz até minha apresentação no tópico apropriado, e já estou chegando com um pepino pra resolver.

Faz alguns meses, minha antiga placa-mãe queimou e precisei comprar outra. Após muito pesquisar, cheguei a conclusão de que a placa GA-EP31-DS3L da Gigabyte seria a melhor escolha pra mim, pois aceitava tanto meu processadorzinho antiguinho Pentium D 915 quanto as versões mais novas dos Core 2 Quad. Acabei comprando uma de revisão 1.0.

Passou um tempo e consegui juntar uma grana pra comprar meu sonhado Core 2 Quad Q9550. Evidentemente que pesquisei bastante no site da Gigabyte para saber se ele era compatível com minha placa. Lá informava que sim, bastando atualizar a BIOS.

Dito e feito, seguro da minha escolha, comprei o Core 2 Quad Q9550. Aí começou a dor de cabeça...

Atualizei a bios da minha placa e nada. Tentei todas as versões de BIOS e ela não funciona com o Q9550.

Cheguei a pensar que fosse problema de alimentação (o que não faz muito sentido pois meu Pentium D 915 usa os mesmos 95W que o Quad Q9550) ou problema de incompatibilidade com memória, como vi comentarem em outro fórum. Levei em uma assistência e lá testei ele com fonte mais potente (a minha é uma Seventeam de 350W e usamos uma de 450W) e com uma memória mais rápida (a minha é 1GB Corsair Value Select DDR2 533 e a deles era uma outra DDR2 de 800). E nada.

Aí resolvemos testar num pc deles com a placa Gigabyte G31M-ES2C. Funcionou de primeira. Essa placa é inferior à minha, com menos saídas de áudio, menos slots PCI e com vídeo on-board (a EP31 é off).

Resultado: vou ter que fazer um downgrade de placa pra poder usar meu Core 2 Quad. Seria essa a única saída? Não será uma bobagenzinha que está me impedindo de funcionar tudo certo?

Escrevi para a Gigabyte relatando o problema mas pelo visto só terei resposta semana que vem.

Agradeço qualquer ajuda que possam me dar. Eis as configurações detalhadas do meu PC:

Processador (novo): Core 2 Quad Q9550 2.83 GHz, FSB 1333 MHz, 12 MB Cache, S-Spec SLB8V (Stepping E0) - cooler original Intel
Processador (velho): Pentium D 915 2.80Ghz, FSB 800MHz, 4 MB Cache
MB: Gigabyte GA-EP31-DS3L (será trocada por uma G31M-ES2C)
RAM: 1 GB + 512 MB Corsair Value Select DDR2 533Mhz
HD: Maxtor 80GB Sata II
Drives: Disquete 3 e 1/2, Gravador de CD Sony IDE, Gravador de DVD Samsung IDE
Vídeo: NVidia GeForce 8600GT 512MB DDR2
Fonte: Seventeam 350W

HarvestDude™
 
Cara... eu nao me recordo agora.. mas qual o chipset dessa EP31?? Pq assim... eu sei q os G31 sao bons sim... mas a placa mesmo tem poucas fases dos VRMs... e isso da uma segurada no CPU...

POREM geralmente eh pra subir os clocks... o q caberia como uma luvo ai seria alguma mobo com chipser de pelo menos o P35... ele eh otimo pra quad... tenta ver em questao de preço... SE vc for trocar mesmo... se pelo menos acha uma GA-P35-DS3... ela eh muito boa... e as vezes tah bem proximo o preço da G31 :yes:

Agora... como q vc atualizou a BIOS para a ultima?? Pq pelo q me lembre teve pessoas q soh conseguiram atualizar efetivamente com um CPU q era compativel... dai dava o clear CMOS e tudo ia bem ;)
 
O chipset da EP31 é Intel P31 + ICH7. O da G31 é ICH7 também.

Eu atualizei a bios utilizando o software da própria Gigabyte, o @BIOS, e usando meu Pentium D na máquina. Baixei as versões de bios e fui trocando com o @BIOS... e nenhuma fez funcionar.

Pusta mão-de-obra: baixa bios, atualiza, reseta, verifica, desliga, troca processador, testa, desliga, volta o processador velho e tudo de novo... mas fazer o quê, né?

HarvestDude™
 
Continuo nesse problema. Fiz mais e mais testes ontem e o comportamento da placa é muito estranho.

Com o Quad Q9550 na máquina, ela chega a reconhecer o processador e dá início ao boot, mas só por alguns segundos, depois trava. Geralmente pára na tela "Analyzing DMI Pool Data" ou pouco depois, já iniciando o Windows.

Já resetei CMOS, atualizei pra bios F5f, troquei cooler, mudei as posições dos bancos de memória, liguei sem HD´s e drives e nada. Essa incompatibilidade está um mistério.

HarvestDude™
 
Eai amigo, conseguiu arrumar seu problema?
Eu to quase comprando essa Placa Mãe, para futuramente colocar um Quad Core também. Não quero ter o mesmo problema, e a mesma dor de cabeça.

Qualquer coisa, da um toque ai no tópico.

Falows
 
Cara, pule fora. Talvez ela rode os Quad da série Q8000, que são da época em que ela saiu, mas os Q9000 sem chance pelo visto.

Troquei a placa pela G31M-ES2C e agora o Quad Q9550 está rodando certinho. Você pode pegar essa ou uma da série EP45, que substituiu a EP31-DS3L e aceita os Q9000.

HarvestDude™
 
Cara, pule fora. Talvez ela rode os Quad da série Q8000, que são da época em que ela saiu, mas os Q9000 sem chance pelo visto.

Troquei a placa pela G31M-ES2C e agora o Quad Q9550 está rodando certinho. Você pode pegar essa ou uma da série EP45, que substituiu a EP31-DS3L e aceita os Q9000.

HarvestDude™

Obrigado pelo aviso.
Ela custa 20 reais mais caro, acho que compensa.
Pretendo comprar a Placa Mãe esse ano, e Quad Core ano que vem.

Na KaBum! ela tá 169 reais a vista, conhece outro lugar mais barato na Internet, sem ser Mercado Livre?

EDIT:
Me enganei, era realmente esse Placa que eu iria comprar, e está 151 reais no Balão da Informatica. Eu estava pensando que você estava falando dá G31M-ES2C em relação ao seu Problema.
Mesmo assim, Obrigado pela dica.
 
Última edição:
Na verdade a G31M-ES2C foi a solução do meu problema, já que a EP31-DS3L não aceitou meu Q9550.

Se eu fosse pegar uma placa mais fortinha hoje, pegaria uma da série EP45. Só peguei a G31M porque foi a solução de mesma qualidade mas mais barata que encontrei (150~199 reais contra 250~400 reais).

HarvestDude™
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo