• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Problema com dual-channel

ganister

Alguém
Registrado
Olá, galera.

Bem, troquei recentemente meu Athlon X2 4000+ por um Phenom II X3 710 e acredito que por conta da retrocompatibilidade eu perdi meu dual-channel(?). Digo isso, porque agora, quando eu o ligo, aparece na bios Unganged DDR2 667mhz 64 bit (dual channel fica em 128bit). Alguém sugere alguma solução ou já era mesmo(só trocando a mobo por uma mais recente)?

Valeu.
 
Olá, galera.

Bem, troquei recentemente meu Athlon X2 4000+ por um Phenom II X3 710 e acredito que por conta da retrocompatibilidade eu perdi meu dual-channel(?). Digo isso, porque agora, quando eu o ligo, aparece na bios Unganged DDR2 667mhz 64 bit (dual channel fica em 128bit). Alguém sugere alguma solução ou já era mesmo(só trocando a mobo por uma mais recente)?

Valeu.

Está normal, é assim mesmo. É que a controladora dos Phenoms tem o modo Ganged e Unganged. Mas está em dual do mesmo jeito.
Escrita pelo Barr3l rid3r no tópico do Phenom II: Modo Ganged e Unganged - ativa ou desativa a implementação do dual-channel. Unganged fica com a latencia mais baixa e ganged com banda maior, ou seja unganged apesar de single pode trazer ganho, nos testes reais realizados por mim e outro review a diferença entre eles foi desprezivel, com cada um se saindo pouca coisa melhor em determinadas combinações de over, HT, NB, Eu deixei ele ligado.
E como a controladora de memória fica no próprio processador, não adianta trocar a placa-mãe.
 
Acho que bios você deve modificar para modo Ganged para ativa o dual channel.

Apesar de que dual channel num influencia em quase nada mesmo, ativado ou não você não vai nem sentir a diferença.

falow
 
Está normal, é assim mesmo. É que a controladora dos Phenoms tem o modo Ganged e Unganged. Mas está em dual do mesmo jeito.
Escrita pelo Barr3l rid3r no tópico do Phenom II: Modo Ganged e Unganged - ativa ou desativa a implementação do dual-channel. Unganged fica com a latencia mais baixa e ganged com banda maior, ou seja unganged apesar de single pode trazer ganho, nos testes reais realizados por mim e outro review a diferença entre eles foi desprezivel, com cada um se saindo pouca coisa melhor em determinadas combinações de over, HT, NB, Eu deixei ele ligado.
E como a controladora de memória fica no próprio processador, não adianta trocar a placa-mãe.

Unganged não é Single Channel, é Dual Channel também.

Ambos os modos (Ganged e Unganged) são Dual Channel, operando a 128 bits ao contrário dos 64 bits do Single Channel.

A diferença entre eles, é que o Ganged é o Dual Channel padrão, com barramento único operando a 128 bits e acessando todos os pents de memória através de um único barramento.

Já no Unganged, são 2 barramentos 64 bits, totalizando também os 128 bits.
Mas ao invés de utilizar um único barramento 128 bits, o Unganged usa 2 barramentos 64 bits, um acessando o Channel A e outro o Channel B, desse modo, pode-se trabalhar transferências entre os pents de memória, ou por exemplo, o Channel A pode estar realizando escrita nos pents de memória equanto o Channel B realiza leitura.

Em testes que fiz aqui com jogos rodando em baixa resolução para tirar o "gargalo" da placa de vídeo, apesar da menor taxa de transferência, o modo Unganged foi cerca de 15% melhor que o modo Ganged.
Além do mais, tarefas que acessam mais a memória e aplicativos Multi-Threading (com suporte a mais de 2 núcleos) tendem a tirar proveito do modo Unganged, como o Winrar que testei e também obteve melhor resultado nesse modo.

Para alterar os modos, basta modificar um opção na Bios da mobo.
Não sei ao certo como é a Bios de cada mobo, mas a opção deve estar na parte de "CPU Configuration" ou "Memory Configuration".
Aqui, a opção é "Ganged Mode" tendo as alternativas "Enable", "Disable" e "Auto".

Eu deixo em Unganged, pois considero bem melhor.
 
Hum... valeu, gente. Menos mal. E onde ficaria esta opção na bios da minha mobo, se é que ela possui? (tou esperando meu primo trazer um mobo mais adequada da Europa mês que vem =) ).

Agora, agradeço a aula de Direu. =D
 
Hum... valeu, gente. Menos mal. E onde ficaria esta opção na bios da minha mobo, se é que ela possui? (tou esperando meu primo trazer um mobo mais adequada da Europa mês que vem =) ).

Agora, agradeço a aula de Direu. =D

Difícil dizer, nunca tive mobo Gygabite.

Aqui na Asus, fica em "Advanced" > "Memory Configuration" > " DRAM Ganged Mode".

Na sua, deve ser na parte de configuração de memória também.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo