Problema com GeForce GTS 250 - Tela preta

Ricston

Member
Registrado
Pessoal, sou novo aqui no fórum e procurei bastante sobre o assunto antes na net e aqui no fórum, mas como não consegui achar nada resolvi fazer este post, para ver se consigo alguma ajuda.

Comprei recentemente um PC Core2Quad Q9550, 4GB RAM DDR3, HD 500GB SATA II e uma placa de vídeo Geforce GTS 250 512 MB DDR3. Instalei tudo aqui e funcionou às mil maravilhas.

Ocorre que, certo dia, fui ligar o PC e simplesmente a tela do monitor (Samsung T200m - modelo que funciona também como TV) ficou preta! Não se trata de nenhum problema de cabo, nem nada do tipo, como configuração por exemplo. Sendo mais claro, o PC dá BOOT, você consegue até ouvir o som dele iniciando o sistema operacional, bem como desligando o mesmo, só que o monitor age como se não estivesse recebendo sinal de vídeo.

Fui à casa de um amigo meu e lá liguei o monitor dele (LCD, mas que não funciona como TV) e estranhamente ocorreu o seguinte: a tela ficava preta (como no meu monitor) até o momento em que entrava no Windows (na tela de login do vista, para ser mais preciso); depois disso o monitor "passava a funcionar"! Ou seja, na verdade, é como se a placa de vídeo passasse a transmitir o sinal de vídeo, ou o monitor fosse capaz de captar esse sinal, a partir dessa tela de login do Windows.

Encabulado com a situação, testei o meu PC na TV LCD dele, que também funciona como monitor (como é o caso de meu monitor). Sem surpresa, aconteceu a mesma coisa que com o meu monitor: a tela ficava preta em todos os momentos, como se não estivesse recebendo sinal de vídeo.

Testei, então, uma outra placa de vídeo no slot PCI-E para verificar se não podia ser algo relacionado à placa-mãe. O resultado foi que funcionou tudo perfeitamente. Vale dizer: o problema, aparentemente, estava na placa de vídeo (Geforce GTS 250).

Como estava na garantia, solicitei a troca da placa de vídeo. Ao receber a "nova" (na verdade, não tenho certeza se é nova ou se me mandaram a mesma "consertada") funcionou tudo beleza, só que por uma semana. Ou seja, após uma semana de uso, a placa apresentou o mesmo problema.

Gostaria de saber, se alguém aqui no fórum tem alguma ideia do que isso possa ser? Sinceramente nunca vi nada assim parecido em minha vida (placa de vídeo que não funciona com monitores com função de tv e nos que não têm tal função passa a funcionar só a partir da tela de login do windows). É possível, realmente, que a placa de vídeo possa estar com um defeito para transmitir o sinal nessas condições (para determinados monitores sim, a partir da tela de login do windows, já para outros não)?

Já antecipo que não pode ter sido nenhum problema de "queimar" por conta de oscilações na rede elétrica, pois depois do primeiro incidente com a placa eu passei a desligar todos os cabos do PC depois de utilizá-lo, deixando-o assim totalmente isolado da rede.

Desde já, agradeço por aqueles que tiveram a paciência de ler o post.

Abraço a todos

P.S: 1- Minha fonte é uma C3Tech (sei que não é marca top) de 600W reais.

2- A placa de vídeo foi fabricada pela XFX.
 
cara tu trocou na loja ou pediu RMA? Se trocou na loja tenta pedir uma RMA agora q eles te mandam outra placa mesmo! Tenta testar a tua saida PCI-Express em outra placa de vídeo e ve se funciona...pelo q li vc testou a tua placa na casa do teu amigo...pega a placa dele e testa na tua casa...mas acho q a boa seria pedir um RMA pra XFX mesmo...afinal a XFX é a King Master Of The World no RMA, msm pq tem mt placa dando problema! Abraços!
 
Kaien,

primeiramente, agradeço pela resposta!

Bom, a questão é a seguinte. Comprei o PC no Mercado Livre. Tudo beleza e funcionando perfeitamente, só que aí ocorreu esse problema.

Quando deu o tal problema, eu contactei o vendedor e ele me pediu para enviar a placa para ele. Então, o vendedor enviou pediu RMA e enviou a placa. Após 30 dias, o vendedor me disse que eles (RMA) não haviam trocado a placa, mas que ele (o vendedor) iria fazer isso e me mandou até na caixa. Funcionou por uma semana e deu problema de novo.

Quanto aos testes, já fiz o seguinte.

1- Testei outra placa de vídeo (PCI-E) em meu PC. Resultado: funcionou beleza. Conclusão: placa-mãe e o resto do sistema está ok.

2- Testei outro monitor/TV de LCD em meu PC. Resultado: mesmo problema que acontece com o meu monitor. Conclusão: o problema não é com o meu monitor especificamente.

3- Testei outro monitor LCD (mas sem a função de TV) em meu PC. Resultado: tela preta até aparecer a tela de login do Windows, quando tudo passa a funcionar. Conclusão: a placa de vídeo não está queimada ou totalmente danificada. Parece, apenas, não ser capaz de passar o sinal para monitores que tenham função de TV também (obs: mesmo assim é esquisito por demais o fato da tela ficar preta até que surja a tela de login do windows).

O ideal mesmo seria que eu conseguisse testar a minha placa de vídeo em outro PC, para ver se ocorria o mesmo problema, mas não tenho outro PC que eu possa fazer isso (a placa é muito exigente em termo de hardware).

Quanto à questão de pedir um RMA para XFX, como eu faria isso? É possível, mesmo que eu tenha comprado a placa de uma revenda? Qual o procedimento exato?

Valeu pela ajuda!

Abraço
 
Só achei esquisita essa fonte chamada C3tech. Se foi ela a culpada, cuidado na nova geforce.
 
Humm...blademaster tem razão...sera q essa fonte ta aguentando? O ideal msm seria vc testar em outro pc com uma fonte diferente...e sobre o RMA, tem um topico no forum de um cara q explica direitinho a situação...agora por ser revenda eu ja não sei...pq se o cara realmente pediu RMA e voltou outra placa e logo dps da mesma semana voltou a da problema...pode ser a fonte mesmo...
 
Pois é pessoal. Eu também creio que a fonte seja a grande vilã da estória. Só o que me arrepiou foi essa questão da diferença de comportamento dos monitores. Como a placa pode não funcionar no boot e quando inicia o windows ela passa a funcionar? O normal é que a placa funcione no boot e depois não funcione no windows (quando há um problema relacionado a driver). E mais, como se justifica a questão da diferença de comportamento dos monitores. Outra questão é saber se a placa já era ou não, mas isso só fazendo testes mesmo.

Valeu a todos pelas dicas!

Kaien, irei procurar o tópico que você se referiu.
 
Cara eu posso estar enganado, mas estou achando que está havendo alguma problema para identificação da saída de vídeo, relacionado ao driver.

Vc disse que testou no monitor de seu amigo e que funcionou normalmente, certo?

Pq suspeito disso. Eu uso meu main PC numa TV e em um monitor. Dentro do windows, está configurado para entrar no monitor, mas até o momento que entra na tela de logon, o vídeo fica na tv, pois, ele está ligando na saída a esquerda da placa (que acredito ser primária).

Tenta trocar a saída e veja se resolve. Pode estar acontecendo alguma confusão por parte do driver de vídeo.
 
rbarbosa,

primero, obrigado pela resposta.

Quanto à questão, no monitor de meu amigo (sem função de TV), o sinal de imagem começa a ser recebido só depois de entrar na tela do Windows. Em meu monitor (bem como em outros com a função de tv), o sinal não é transmitido em momento algum.

Porém, acho inegável que a placa de vídeo ainda esteja funcionando, pois, em se tratando de hardware, creio que não haja meio termo para a questão: ou a coisa funciona (placa normal) ou não funciona (placa queimada).

Já tentei ligar em ambas as saídas, mas infelizmente não consegui êxito. Acho esquisito ser uma questão de driver, ou a nível de software, porque a placa deveria funcionar, PELO MENOS, na tela de boot, o que não exigiria nenhum driver.

De todo modo, estou meio convencido que a questão só poderá ser resolvida testando a tal placa em outro computador. Se não funcionar, a placa certamente estará com defeito. Do contrário, pode ser que realmente o problema esteja ligado à fonte ou a alguma configuração.
 
mano, suspeito da sua fonte. Pois essa marca C3Tech não é mto confiável. Pq, primeiramente, ela não dá os 600w reais, o maximo q dá de pico é 450w. para o teu sistema, mto pouco, além do mais essa vga pede uns 500/550w. O seguinte, invista uns R$ numa fonte de qualidade 7t, huntkey, zalman dentre outras. já tive problemas assim, que infelizmente era a fonte. abraços!
 
mano, suspeito da sua fonte. Pois essa marca C3Tech não é mto confiável. Pq, primeiramente, ela não dá os 600w reais, o maximo q dá de pico é 450w. para o teu sistema, mto pouco, além do mais essa vga pede uns 500/550w. O seguinte, invista uns R$ numa fonte de qualidade 7t, huntkey, zalman dentre outras. já tive problemas assim, que infelizmente era a fonte. abraços!

Colega,

eu compactuo de sua suspeita sobre a fonte. Mas, nessas suas experiências anteriores, você chegou a perder a placa de vídeo definitivamente, ou trocando a fonte o sistema voltou a funcionar normalmente (ou seja, não houve morte da placa)?
 
Colega,

eu compactuo de sua suspeita sobre a fonte. Mas, nessas suas experiências anteriores, você chegou a perder a placa de vídeo definitivamente, ou trocando a fonte o sistema voltou a funcionar normalmente (ou seja, não houve morte da placa)?

ainda bem nao houve perda de nenhum componente, pois alem das telas pretas, a maquina desligava sozinha ou reiniciava. havia suspeita de varios componentes, assim como processador e memos. so q a fonte q eu usava era genérica. e tinha um athlon x2 4400+ que era um bicho, e uma 8600gt. depois que coloquei uma fonte de qualidade. nunca mais deu problema.
 
Realmente, o problema parece ser com a fonte mesmo. Ainda assim, fica uma dúvida: a questão dos monitores. Se o problema fosse da fonte, teoricamente a placa de vídeo deveria dar o mesmo tipo de problema em qualquer dispositivo de saída e não só nos monitores com a caracterísitica aludida (tv e monitor). Mesmo no monitor de LCD normal, a tela fica preta antes do login do vista.

Talvez, eu esteja ignorando algum detalhe, mas tenho 3 hipóteses:

1- Lote da placa de vídeo com defeito: todas as placas da XFX deste modelo que pertencessem ao mesmo lote estariam sujeitas a apresentarem este mesmo problema. Seria, então, um defeito de fabricação.

2- Placa de vídeo "queimou": por razões de aquecimento, ou qualquer outra, a placa de vídeo simplesmente pifou. Realmente acho que não seja isso, por duas razões. Primeiro, porque o PC não parou de funcionar repentinamente; na verdade eu desliguei o PC normalmente de manhã e depois à noite não estava mais funcionando. Segundo, porque é muito coincidência ter a placa de vídeo estragado 2 vezes da mesma forma num período de tempo tão curto (considerando todo o isolamento da rede elétrica que eu disse).

3- Fonte não aguentou: acho bem provável isso. O que acho esquisito é que era para a fonte ter queimado, ou mesmo a placa de vídeo (por um super aquecimento de ambas), e não ficado neste "meio termo" que é não passar o sinal de vídeo, mas a placa-mãe reconhecer que há uma placa de vídeo instalada. Situação mais esdrúxula é o fato da placa de vídeo estar funcionando. Como disse, no monitor de meu amigo, até rodei jogos pesadíssimos, sem que houvesse problema algum, excetuando a questão da tela preta antes do login do vista.
 
Pessoal, trago atualizações sobre o fatídico problema da GTS 250. A questão parece envolver o monitor também.

1- A placa, quando ligada em meu monitor T200M da Samsung (na entrada DVI), não funciona (tela preta desde o boot).

2- A placa, quando ligada em outro monitor na entrada DVI mesmo (monitor que não tenha função de TV), funciona 100% ok!

3- A placa, quando utilizado um adptador DVI/VGA ou DVI/HDMI, funciona em meu monitor T200m (monitor com função de TV também).

Até aí, parece que a entrada DVI de meu monitor é que poderia estar com problema, mas então troquei a GTS 250 de meu PC e coloquei no lugar uma 8800GT e o resultado foi que o monitor funcionou perfeitamente com a ligação DVI/DVI.

Bom, a questão é a seguinte então: por alguma razão, minha placa (GTS 250) especificamente não consegue se comunicar com meu monitor T200M da Samsung pelo padrão DVI/DVI, apenas com as adptações VGA/DVI ou HDMI/DVI. Entretanto, a mesma placa consegue se comunicar com outros monitores LCD, sem a função de TV, sem a necessidade de adaptações. Da mesma forma, quando coloco outra placa menos potente (como é o caso da 8800GT), o monitor se comunica com a placa de vídeo pelo padrão DVI/DVI sem problemas.

Há outros 2 detalhes importantes. O primeiro é que eu levei o meu PC e monitor a uma assistência técnica (para ter mais peças para testar) e lá meu monitor não funcionou com nenhum outro PC (aparentemente, todos tinham placas robustas como a GTS 250). O segundo detalhe é que se eu ligo o PC (sem adaptações) a um monitor LCD normal o vídeo funciona perfeitamente, como dito. Porém, se eu apenas tiro o cabo do LCD e ligo em meu monitor, este último passa a funcionar (até que eu reinicie ou desligue o PC). O que estou querendo dizer é que, ao que parece, meu monitor não consegue sozinho fazer a sincronização com a minha GTS 250. Li na internet sobre isso e parece que todo monitor e placa de vídeo ao entrarem em contato iniciam uma série de troca de sinais de identificação, para fazer a sincronia. Meu monitor e minha placa de vídeo não estão conseguindo fazer exatamente isso pela conexão DVI/DVI.

Sinceramente, parece que só conseguirei tirar uma conclusão ao testar outro monitor com função de TV em minha placa ou uma outra GTS 250 em meu monitor. Se o outro monitor funcionar, quer dizer que o meu monitor é que está estragado. Se não funcionar, a GTS 250 é que seria a vilã da estória.

Bom, só estou trazendo a atualização, porque caso algum outro usuário ou visitante do fórum tiver o mesmo problema, saberá como proceder.
 
Última edição:
caramba cara q doidera isso ae...pelo q parece ou é um conector ou é outro...mas muito estranho numa funcionar e na outra não...nunca li nenhum problema parecido com o teu hehehehe...boa sorte! Abraços
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo