Problema com uma 9800gx2

blacksheepx

Member
Registrado
Minha placa, 9800gx2 deu problema a quase um mês atras, to tentando de tudo pra recupar ela ou parte dela (usar só uma gpu), vou deixar aki meu relado de tudo que aconteceu e que ja tentei pra ver se alguem pode me ajudar

O problema ocorreu duas semanas depois que abri a placa pra limpar, tava achando estranho o aqueciemendo dela, com o pc ocioso ela ficava com 70º e com cooler a 60%, lembro que quando comprei ela ficava com 60º~ a 45% de velocidade do cooler, abrir, com muito cuidado, tirei só a capa externa na verdade, e usei um compressor de ar para jogar jatos de ar pelo dissipador, saiu muita poeira, uma nuvem boa jorrou com os jatos, depois fechei a placa e ela voltou a temperatura de quando comprei

tava mudando do win7 beta pro final quando resolvi rodar aquele teste do sistema que tem no propriedades do sitema que da uma nota de 0 a 7,9 pra ver se houve alguma alteração, mas no momento do teste estava usando dois monitores (não sei se isso influenciou em alguma coisa, pois nunca tinha realizado esse teste com os dois monitores ativos) e a tela congelou no meio do teste e apareceram varios artefatos na tela, dai em diante só dor de cabeça,

só consegui fazer o pc iniciar com windows xp usando driver stock, se atualizasse os drivers dava pau denovo, depois percebi que uma das GPUs não tava sendo reconhecida, fica no gerenciador de dispositivos como, Graphic adapter 3d, enquanto a outra como Geforce 9800gx2, consegui fazer a instalação de um driver antigo, e o pc ficou funcionando só com uma gpu.

Continuei usando o pc e um dia depois quando estava usando do nada o sitema reconheceu a outra gpu, como se eu tivesse acabado de ativar ela, mas ocorreu tudo sosinho, intalou o driver e tudo, reiniciei e consegui ativar o sli, fiz uns teste de benchmark tudo ocorreu normal, fiquei entusiasmado e reinstalei o win7,

depois de um dia inteiro recuperando meus arquivos programas etc, os mesmos artefatos voltaram a aparecer na tela, no começo só passado alguns minutos com o sistema ligado, depois logo na inicialização do windows, pra continuar usando o pc desativei a gpu q tava dando problema, e continuei usando o windows

seguindo os conselho do rbuass, acredito que alguns devem conhece-lo ou saber quem é, tentei re-escrever as bios, fiz isso, reiniciei o pc, e nada, não fez nenhuma diferença, uma das gpus continuava sem reconhecer..

aproveitei que final do ano fui para são paulo e levei a placa na PCTECNICS, por indicação do rbuass tb, passada uma samena em analise a resposta foi a que eu imaginei mas não queria ouvir, o problema era na gpu mesmo. Voltei pra casa frustado, apesar de não uma placa de ponta hoje em dia senti muito pelo investimento perdido, paguei 1200 nela a cerca de um ano atras...

pensando no que poderia fazer lembrei da garantia, verifiquei na caixa, lifetime!, por sorte registrei o produto menos de um mes depois da compra, e como ela foi comprada na Amazon.com tenho o invoice digital ainda, dei inicio ao pedido, entrei em contado com a EVGA, mas antes tinha que pegar um ticket da assitencia deles, pra autorizar o envio

expliquei tudo que aconteceu e o que tentei e me responderam que poderia ser problema de fonte, achei estranho mais resolvi testar em outro sistema, com uma fonte de 1000w reais (a minha é de 600w), deu o mesmo problema, expliquei na resposta os novos testes e recebi como resposta que a placa deveria ser mandada pra RMA,

dei sequencia no pedido e fui surpreendido dessa vez com uma cobrança de frete pela fedex international de us$ 120,00 (Cerca de 200 reais), não acreditei no absurdo, isso é o preço de uma placa nova, mandei msg pra eles mas não tem alternativa, fora esse valor eu ainda tenho que pagar o envio e se caso na volta cobrarem imposto de importação é por minha conta tb, acabei desanimando da opção de RMA, voltei a pensar em consertar

parei pra pensar em tudo que ocorreu e lembrei do jato de ar que dei umas semanas antes de dar problema, imaginei que o cabo flat que liga uma placa na outra pudesse ter desligado ou ficou com mal contato, abri a placa inteira e retirei os cabos flats e joguei bastante limpa contato pela placa e no encaixe dos cabos, montei a placa denovo e nada, deixei ela inclusive aberta, sem a capa de proteção...

Não sei mais o que fazer, não consigo usar a placa nem com uma GPU só, já que toda vez que instalo os drivers preciso reiniciar a maquina, e quando reinicia com os dois gpus ativados pelo novo driver ele trava antes da tela de boas vindas, ai só reiniciando o pc e desativando um dos gpus pelo modo de segurança, mas quando faço isso o driver que instalei não funciona, o computador inicia, mas fica com os graficos pessimos, se acessar o gerenciador de tarefas a gpu que esta ativa aparece com uma esclamação amarela como se precisasse atualizar o driver.

Algumas coisas estranhas:
  1. 1. antes umas das gpus não era reconhecida, agoras as duas são reconhecidas mas não consigo ativar as duas,
  2. 2. quando testei a placa no sitema do meu amigo pra ver se tinha problema na fonte a placa deu o mesmo pronblema, mas se ele desativasse pelo modo de segurança uma das gpus o sitema iniciava normalmente e aceitando o driver normalmente, mas no meu pc isso não é possivel, se desabilitar uma a outra não ativa o driver
  3. 3. outra coisa que eu percebi é que se eu desativar a primeira ou a segunda gpu independetemente o OS inicia, só não inicia se tiver as duas

Bom Rma por enquanto ta fora de cogitação devido ao valor absurdo que vou gastar de frete, pensei que o problema pode ser no cabo flat, se caso alguem tiver uma placa dessa que esteja parada e tenha interesse em ajudar agradeço, posso até comprar esse cabo de alguem por um preço acessivel pra fazer esse teste,
comprar outra placa pra tentar fazer de duas uma não da, primeiro que eu moro em manaus, e provavelmente aki não tem niguem com uma placa dessa parada pra que eu possa fazer uns testes antes de comprar, segundo que eu nem sei se o problema é mesmo na gpu, apesar do resultado da pctechnis ter sido esse.

Alguém sabe me dizer se tem como desativar uma das gpus sem que o sitema enxergue ela? pra ver se consigo fazer a outra gpu ativar o driver para que eu possa usar ela por pelo menos mais alguns meses até poder comprar uma outra placa?

pensei em tirar fisicamente uma das placa, já que pra cada gpu tem um board diferente, mas a segunda gpu que não tem ligação com a pci-ex é a que controla o fan, se tirar ela vou ficar sem o fan, e nem sei se a outra funcionaria sem a segunda

alguem sabe alguma solução pra essa placa quando da pau mesmo em somente uma GPU?

desculpe pelo texto longo, preferi escrever tudo do que ter que responder varias perguntas de soluções que ja tentei.

como sou novo no forum e não tenho assinatura segue aki minha config:
Intel q9550, Placa mãe EVGA Nforce 790 ultra-sli, Cooler Master V8, G.skil Ripjaws ddr3 2000mhz cl 9, fonte Zalman zm600hp, e a placa geforce 9800gx2

agradeço quem puder ajudar e quem teve paciencia de ler ;)
 
ignorem esse topico, acabei duplicando o topico quando criei, na primeira vez meu naveador não completou o envio, e mandei atualizar, peço aos moderadores que deletem o topico, e mantenham o outro que ja tem respostas..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo