Problema estranho no AMD FX-6300

Breno1000

Active Member
Registrado
Galera, eu tava com um problema de fps no pc e tinha certeza que era a placa de vídeo, mas dps de hoje acho que é o processador.

O que acontece: eu abro um jogo, por exemplo bf4 e ele começa com FPS normal pra uma GTX 960, acima dos 60 FPS, só que depois deu m tempo ele da um drop e vai pra menos de 30 fica assim durante um tempo e depois volta pra +60. Acontece que eu to observando bem as temperaturas e vi algo que me chamou a atenção a temperatura da placa de vídeo e do processador chegam a 60 - 65º até ai normal, o que acontece é que na hora que o FPS cai, a temperatura do processador também CAI, como se eu n tivesse jogando apenas usando o google chrome, ele vai por exemplo de 70ºC pra 58ºC e depois volta pra 70 graus e o FPS volta ao normal.

Alguem pode dar um HELP PLEASE ?

Config do PC
Proc - AMD FX 6300
Video - GTX 960 2GB
Memória - Corsair 12GB
HD - Seagate 1TB
Placa mae - ASRock N68-GS4 FX
Windows 8 x64 PRO
 
Sua placa mãe muito ruim. Pior do mundo! Processador (CPU PACKAGE) esquentando quando chegar 70°c pra acima vai cair o desempenho ruim ou placa mãe (CPU) esquentando quando chegar 70°c também... Já olhou HWiNFO depois de jogar? :hmm2:

GTX 960 tá boa temperatura! :if:
 
Cara tive uma placa mae igual a sua, se desfaça o mais rapido possivel dela, eh uma porcaria, ela esta limitando e muito o desempenho do seu FX6300. procura uma no minimo como chipset 760G, (como a da minha assinatura), o ideal mesmo eh partir pras 970-990.

Ou entao segura a onda com essa mesmo, e espera o lançamento dos zen, e ja troca logo o combo.
 
A AMD deveria não autorizar a ASROCK (e a ECS) a produzir placa mãe para seus processadores.
Pois esse modelo de placa mãe, contribuiu e muito para a má fama dos FX.
Boa parte das maquinas vendidas em magazines, que tinha processadores FX, vinham com esse chipset N68 (nvidia) que limita até mesmo um simples Athlon II x2
 
A placa mãe estrangula o processador. Fizeram uma "gambiarra" pra ela suportar CPU FX.
Ela só suporta metade de velocidade de HyperTransport que o FX 6300 precisa.

O chipset é jurássico, Nvidia lá de 2007.
E nem capacitor sólido tem, pra tu ver o quão antigo é o projeto.
 
Tua placa mãe é bem ruim amigo para esse processador... tente pegar uma mais adequada para ele, senão essa instabilidade vai continuar.

Até adquirir uma placa mãe nova (se realmente quiser/precisar ficar no FX6300 nessas alturas) tente fazer uma instalação limpa do Windows, instalando os drivers mais atuais e instalando os jogos todos atualizados.

O BF já atualiza para a última build automaticamente pelo origin, mas verifique se está atualizado mesmo. Com o Windows limpo e drivers novinhos pode dar uma ajuda até você decidir se vai continuar de FX com outra placa ou partir para Intel.

Boa sorte!!
 
Lembrando que não é só a placa mãe o problema ai viu! A temperatura também está afetando... Limpe o cooler e coloque uma pasta térmica decente. Recomendo a mx-4!
 
Provavelmente é relacionado a temperatura do processador, vc esta utilizando cooler stock?
Tive este problema, porem não tinha nada haver com a temperatura, e o modelo que eu utilizava era o Phenom II,
Fui nas configurações de Energia, e setei Alto Desempenho, utilizei Unpark CPU (olha no youtube que ele mostra como utiliza), só nisso meu FPS pulou de 30 para 60, e parou de ficar dando essas quedas chatas...
 
Vlw pelas dicas galera, essa placa mãe parece bem ruizinha mesmo, lembro que comprei ela no desespero depois que a minha antiga queimou, vou trocar ela. Estou usando um cooler stock vou ver se pego um melhorzinho também.

OBS: Se alguém tiver dicas de placas-mães boas pra esse processador de até R$350,00. Me mandem ai, obrigado. =D
 
Procure alguma com chipset 970, recomendo da Gigabyte
 
Vlw pelas dicas galera, essa placa mãe parece bem ruizinha mesmo, lembro que comprei ela no desespero depois que a minha antiga queimou, vou trocar ela. Estou usando um cooler stock vou ver se pego um melhorzinho também.

OBS: Se alguém tiver dicas de placas-mães boas pra esse processador de até R$350,00. Me mandem ai, obrigado. =D

Pegue M5A78L-M/USB3 é igual a minha ou qualquer chipsets 7xx ou 9xx series.

https://www.hardstore.com.br/c/placa-mae-amd
 
Não está em Dual Channel visto que são 12gb de ram, certo? O BF4 é quase igual o BF1 quando se pensa em Dual e Single Channel. Tem bastante queda de FPS nos dois jogos, porém é mais evidente no BF1.

O teste abaixo foi feito no BF1 mas também vale no BF4. Eu mesmo sofro desse problema por usar um pente de 16GB da Crucial ao invés de por exemplo 2x4gb ou 2x8gb. Tenho um i3 6100 + RX460GB e os frames caem de 60-70FPS pra 40FPS em momentos que demandam mais. É um gargalo por causa do single channel, visto que mudar de Low pra High muda só o FPS máximo, as quedas continuam na casa do 40-45, o mesmo para diminuir resolução ou gráficos.

Exemplo:
wxvpt42.png

Antes de tomar qualquer decisão de compra experimente fazer um Dual removendo um dos pentes, não custa nada.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo