Problema irritante com 6600GT

TLL

Click here to enlarge
Registrado
Opa,

Posto aqui porque não sei solucionar um problema chato pra caramba no meu pc :ranting3:
Mais especificamente na placa de vídeo.


Nos vários drivers que já testei, a temperatura máxima indicada é sempre essa, 145ºC, mas acho meio impossível chegar a isso. De todo jeito, meu problema se encontra nos 80ºC.
TODAS as vezes que eu estou jogando QUALQUER jogo, monitorando a temperatura ou não, quando ela chega a 79ºC ou 80ºC, ela trava...
Já testei o resto do PC inteiro, temperatura, estabilidade, voltagens, e não é nada disso... É a placa de vídeo mesmo =/



E não importa se a opção "Notify when (...) threshold" está ativada ou não, ela sempre trava nos 80ºC...

O que eu posso fazer? Todas as 6600GTs que eu vi por aí passam de 80ºC na boa, algumas VGAs esquentadinhas chegam a uns 95ºC e não trava... =/


Informações adicionais:

Gigabyte GeForce 6600GT 128mb GDDR3 500/1000 AGP 8x
NUNCA foi feito overclock nela
Pasta térmica original trocada por Artic Silver 5
Fast writes ativado
Driver atual é o NGO 1.9131
Tenho a placa desde 27/06/2005, mas o problema não é recente.
Fan adicional embaixo da placa de vídeo - TT Blower @ Fullspeed



Me ajudem por favor :fist:
 
Opa,

Posto aqui porque não sei solucionar um problema chato pra caramba no meu pc :ranting3:
Mais especificamente na placa de vídeo.


Nos vários drivers que já testei, a temperatura máxima indicada é sempre essa, 145ºC, mas acho meio impossível chegar a isso. De todo jeito, meu problema se encontra nos 80ºC.
TODAS as vezes que eu estou jogando QUALQUER jogo, monitorando a temperatura ou não, quando ela chega a 79ºC ou 80ºC, ela trava...
Já testei o resto do PC inteiro, temperatura, estabilidade, voltagens, e não é nada disso... É a placa de vídeo mesmo =/



E não importa se a opção "Notify when (...) threshold" está ativada ou não, ela sempre trava nos 80ºC...

O que eu posso fazer? Todas as 6600GTs que eu vi por aí passam de 80ºC na boa, algumas VGAs esquentadinhas chegam a uns 95ºC e não trava... =/

Informações adicionais:
Gigabyte GeForce 6600GT 128mb GDDR3 500/1000 AGP 8x
NUNCA foi feito overclock nela
Pasta térmica original trocada por Artic Silver 5
Fast writes ativado
Driver atual é o NGO 1.9131


Me ajudem por favor :fist:

Qual é a amperagem na linha +12V dessa sua fonte? Ela, apesar de ser uma Thermaltake e ter 480W, pode ter pouca amperagem na linha +12V.
 
Opa,

Posto aqui porque não sei solucionar um problema chato pra caramba no meu pc :ranting3:
Mais especificamente na placa de vídeo.


Nos vários drivers que já testei, a temperatura máxima indicada é sempre essa, 145ºC, mas acho meio impossível chegar a isso. De todo jeito, meu problema se encontra nos 80ºC.
TODAS as vezes que eu estou jogando QUALQUER jogo, monitorando a temperatura ou não, quando ela chega a 79ºC ou 80ºC, ela trava...
Já testei o resto do PC inteiro, temperatura, estabilidade, voltagens, e não é nada disso... É a placa de vídeo mesmo =/



E não importa se a opção "Notify when (...) threshold" está ativada ou não, ela sempre trava nos 80ºC...

O que eu posso fazer? Todas as 6600GTs que eu vi por aí passam de 80ºC na boa, algumas VGAs esquentadinhas chegam a uns 95ºC e não trava... =/

Informações adicionais:
Gigabyte GeForce 6600GT 128mb GDDR3 500/1000 AGP 8x
NUNCA foi feito overclock nela
Pasta térmica original trocada por Artic Silver 5
Fast writes ativado
Driver atual é o NGO 1.9131


Me ajudem por favor :fist:

Bom na minha opniao, sua VGA esta um pouco quente mesmo pois ja tive uma 6600GT e fica sempre em torno dos 51 graus nos dias quentes vc pode fazer o seguinte pegar o riva tuner e aumentar a velocidade do cooler da sua VGA, se nao me engano olha bem o ati tray tool tambem pode ser feito isso nao tenho certeza.

Mas o riva tuner é certeza que isso é possivel
 
Bom na minha opniao, sua VGA esta um pouco quente mesmo pois ja tive uma 6600GT e fica sempre em torno dos 51 graus nos dias quentes vc pode fazer o seguinte pegar o riva tuner e aumentar a velocidade do cooler da sua VGA, se nao me engano olha bem o ati tray tool tambem pode ser feito isso nao tenho certeza.

Mas o riva tuner é certeza que isso é possivel

Mas não era pra essa 6600GT estar travando c/ 80°, tem vgas idênticas q esquentam mais (erro ridiculo na solução de refrigeração da 6600GT) e não travam, eu tive uma 6600GT e a bixinha chegava nessa temperatura tranquilona, sem perder o compasso.
 
não é possivel mesmo pq a minha antes do zalman chegava aos 95 facil jogando nfsmw e não travava... deve ser alguma outra coisa relacionada a driver ou controladora...tenta trocar o driver da controladora ou mesmo da vga por um modificado...
 
Poem o driver mais novo sem ser modificado e testa, se nao funcionar desfaz todo over q vc tem desde cpu ram vga se naoo funcionar abaixa um pouco o clock pra ve se e aquecimento mesmo
 
vc usa o cooler original?qto tempo tem q vc possui esta vga??verifica as ``canaletas´´ de ventilação do cooler, podem estar obstruidas pela poeira.ja aconteceu comogo e minha vga chegava aos 83 graus depois q limpei ficou na media dos 60/63 graus mas ai troquei pelo zalman e não passa dos 51 graus em dias quentes e pau quebrando.
 
TheTLL?

Sua 6600GT é agp 8X correto?

Seu driver indica SLI-Multshow?
E ainda possui monitoramento de temp.?

Pois possuo uma 6600GT AGP 8X da eVGA e a mesma nao oferece esse recurso via driver nvidia.

Como conseguiu pô isso?

PS: Experimenta, verificar a circulacao de ar no teu gabinete, voltagens da fonte e por fim, experimenta testa-la em outro PC, flw.

Depois posta aqui pra gente, um abraco!
 
Mas não era pra essa 6600GT estar travando c/ 80°, tem vgas idênticas q esquentam mais (erro ridiculo na solução de refrigeração da 6600GT) e não travam, eu tive uma 6600GT e a bixinha chegava nessa temperatura tranquilona, sem perder o compasso.

Exatamente.

não é possivel mesmo pq a minha antes do zalman chegava aos 95 facil jogando nfsmw e não travava...

Taí uma prova :)

deve ser alguma outra coisa relacionada a driver ou controladora...tenta trocar o driver da controladora ou mesmo da vga por um modificado...


Como assim da controladora? =o
Não é só um driver, o da VGA e pronto?
(Ps. Estou usando o driver modificado NGO 1.9131)

Poem o driver mais novo sem ser modificado e testa, se nao funcionar desfaz todo over q vc tem desde cpu ram vga se naoo funcionar abaixa um pouco o clock pra ve se e aquecimento mesmo

É, vou testar mais um driver. Sobre o overclock, nunca foi feito na VGA, e já desfiz o over no processador e memórias pra testar também. Nada feito. Pra saber que o problema é na VGA, eu fiz isso que você falou há algum tempo - rodando o core com underclock de 500 pra 400mhz, ela não atinge 80ºC, portanto não trava.

vc usa o cooler original?qto tempo tem q vc possui esta vga??verifica as ``canaletas´´ de ventilação do cooler, podem estar obstruidas pela poeira.ja aconteceu comogo e minha vga chegava aos 83 graus depois q limpei ficou na media dos 60/63 graus mas ai troquei pelo zalman e não passa dos 51 graus em dias quentes e pau quebrando.

Sim, cooler original e com pasta térmica Artic Silver 5.
A VGA não está empoeirada (limpei), e tenho ela desde o ano passado (27/06/2005) =)
Mas o problema não é recente - SEMPRE que atinge 80ºC ela trava =/

Sua 6600GT é agp 8X correto?

Seu driver indica SLI-Multshow?
E ainda possui monitoramento de temp.?

Pois possuo uma 6600GT AGP 8X da eVGA e a mesma nao oferece esse recurso via driver nvidia.

Como conseguiu pô isso?

PS: Experimenta, verificar a circulacao de ar no teu gabinete, voltagens da fonte e por fim, experimenta testa-la em outro PC, flw.

Depois posta aqui pra gente, um abraco!

A circulação de ar está ótima, e já testei até com ventilador do lado e não muda nada =/
Sobre o driver, o que eu uso é modificado, deve ser por isso que mesmo sendo AGP aparece aquela opção. Mas o monitor de temperatura deveria aparecer em qualquer driver =o

Qual é a amperagem na linha +12V dessa sua fonte? Ela, apesar de ser uma Thermaltake e ter 480W, pode ter pouca amperagem na linha +12V.

ACHO que é 18A, não tenho certeza. Mas é suficiente pra um PC desse, e o problema eu já verifiquei até com multímetro, e não é fonte =)

coloca outro cooler =)
Bom na minha opniao, sua VGA esta um pouco quente mesmo pois ja tive uma 6600GT e fica sempre em torno dos 51 graus nos dias quentes vc pode fazer o seguinte pegar o riva tuner e aumentar a velocidade do cooler da sua VGA, se nao me engano olha bem o ati tray tool tambem pode ser feito isso nao tenho certeza.

Mas o riva tuner é certeza que isso é possivel


Sobre refrigeração / coolers / etc
Esqueci de dizer - a VGA não está empoeirada, a circulação de ar está MUITO boa, já foi até testado com um ventilador, e o principal - eu uso um TT Blower na velocidade máxima embaixo dela.
Coloquei uma foto no post inicial ;)



Muito obrigado pela ajuda, acho que agora a coisa vai :D
 
Testei os últimos drivers oficiais da nVidia disponibilizados no site, e continuou travando...
Mas dessa vez não foi nos exatos 80ºC como sempre - agora a placa travou nos 82ºC ¬¬
Como essa diferença não é significativa, voltei a usar o driver NGO.
E continua travando =/
Alguma idéia?
 
Testei os últimos drivers oficiais da nVidia disponibilizados no site, e continuou travando...
Mas dessa vez não foi nos exatos 80ºC como sempre - agora a placa travou nos 82ºC ¬¬
Como essa diferença não é significativa, voltei a usar o driver NGO.
E continua travando =/
Alguma idéia?
opa, blz

cara, testa 2 coisas parece besteira o que eu vo falar mas testa so pra eliminar essa ipótese!!!

faz assim, deixa TUDO em stock, proc, vga, memo e talz, ai vc testa e ver se em 80 graus trava!!!

se continuar travando testa em outro pc, pois tem um lance de vga ser 1,5v no agp e 1,7v no agp... claro que eu nunca vi uam vga travar por causa disso, ate pq aki no meu pc a pl mae diz pra por vga de 1,5v ou 1,7v(nem lembro) e de acordo com o que ta escrito no manual a 6600gt não é compativel, porem funfa de boa!!!

ja testo em outro pc????????

aki a vga chegou a 104 graus, ISSO MESMO NÃO LEU ERRADO!!!!

eu ate fiquei com medo, mas se eu for fica com medo mesmo, eu vo fica sem jogar, pq aki na minha city agora, a vga fica a 60 graus no windows de tão calor que ta!!!

faz o teste ai e depois posta o result...

falow
 
Aletto, já testei tudo em stock ^^
Só me resta procurar outro PC pra testar =/

E taí mais uma prova de que a VGA não era pra travar nos 80ºC, a sua chegou nos 104ºC :)eek: )
(Troca a pasta térmica dela cara [pra uma boa], quase 100% de chance de melhorar :))


Mas agora pensei numa coisa - acho que minha placa mãe tem regulador de voltagem do AGP, será que é seguro eu mexer lá? Aumentar 0,1v por exemplo, pra ver se aumenta a estabilidade... Alguém pode me dizer se funciona?

Valeu pela dica.
 
Aletto, já testei tudo em stock ^^
Só me resta procurar outro PC pra testar =/

E taí mais uma prova de que a VGA não era pra travar nos 80ºC, a sua chegou nos 104ºC :)eek: )
(Troca a pasta térmica dela cara [pra uma boa], quase 100% de chance de melhorar :))


Mas agora pensei numa coisa - acho que minha placa mãe tem regulador de voltagem do AGP, será que é seguro eu mexer lá? Aumentar 0,1v por exemplo, pra ver se aumenta a estabilidade... Alguém pode me dizer se funciona?

Valeu pela dica.
opa, blz

testa, aguenta de boa!!! ai ja da pra saber se é a pl mae!!! eu apostaria que é ela por esse lance de AGP de voltagens diferentes!!!

aki agora eu to fazendo uns testes pra ver se abaixo a temp dela... tem 2 cooler de 120mm do lado e 2 pequeno em cima, e mais o exaustor, e a temp fica nos 90 graus ou ate mais!!!

to ate com medo, depois vo providenciar um cooler melhor ou uma pasta termica boa, ja que a que eu usei e as de 3 reais!!!:lol: :lol:

falow
 
Estou sem palavras =o

VALEU CARA, a voltagem AGP estava em 1,55V, aumentei pra 1,6V e fiquei emocionado ao ver a temperatura bater 84ºC no FlatOut 2 e 86ºC no GunZ Online sem travar!

Olha que screen linda :lol: (canto esquerdo de cima)


Nunca achei que ficaria feliz em ver uma temperatura alta no meu computador auahuiaHauihau ^^


Muito obrigado mesmo, esse problema chato já incomodava desde o ano passado =o
Aff não acredito que era uma coisa tão simples :slap:


Sobre a sua VGA, quando você trocar a pasta térmica (põe uma Ceramique ou uma AS5 :cool: ), não poe fan em cima ou do lado não, faz igual eu fiz com a minha (ver screen no post inicial) - um fan apontado direto pro dissipador dela diminui bem a temperatura ^^

Agora vou jogar um pouco, sem travar uAHauhauih :D
 
Estou sem palavras =o

VALEU CARA, a voltagem AGP estava em 1,55V, aumentei pra 1,6V e fiquei emocionado ao ver a temperatura bater 84ºC no FlatOut 2 e 86ºC no GunZ Online sem travar!

Olha que screen linda :lol: (canto esquerdo de cima)


Nunca achei que ficaria feliz em ver uma temperatura alta no meu computador auahuiaHauihau ^^


Muito obrigado mesmo, esse problema chato já incomodava desde o ano passado =o
Aff não acredito que era uma coisa tão simples :slap:


Sobre a sua VGA, quando você trocar a pasta térmica (põe uma Ceramique ou uma AS5 :cool: ), não poe fan em cima ou do lado não, faz igual eu fiz com a minha (ver screen no post inicial) - um fan apontado direto pro dissipador dela diminui bem a temperatura ^^

Agora vou jogar um pouco, sem travar uAHauhauih :D
opa, blz

hehehehhe ALELUIA!!!!!!!!!!! agora vc vai me da uma dica!!!

esse sensor de temp e fps que mostra na berada da SS é de que programa????? se for do ati tools, qual versão eu preciso pra fazer isso ai aparecer??????

valew... falow
 
Opa, claro =D

Esse sensor é o Riva Tuner mesmo. Pra colocar ele pra mostrar a temperatura ou mais coisas (clocks, memória de vídeo usada, FPS e outros), faz assim:



1- Clica naquele botão
2- Escolhe "Hardware monitoring"
3- Põe setup pra personalizar aquela parte ali
4- Aqui você configura intervalo de tempo entre as medições e umas opções do log
5- Escolha as opções que você quer que sejam indicadas, e clique em setup (faça isso com cada uma delas pra configurar)
6- Aqui você configura o gráfico da opção que você escolheu (clock, memória usada, fps, etc)
7- Aqui é pra fazer com que os dados sejam exibidos dentro de algum jogo (aparece em vídeos também), ative a opção e clique em run server. Vai aparecer o ícone lá do lado da hora, aí você configura outra medição ou já fica pronto por aqui =)

Você tem que deixar o statistics server aberto, a janela principal do riva tuner e a janela do hardware monitoring pra funcionar no jogo.
Pode parecer complicado mas não é, configura uma vez e já era =D
E aqui indica que o riva tuner mais o statistics server juntos consomem 8,8mb de ram.

T+
 
Estou sem palavras =o

VALEU CARA, a voltagem AGP estava em 1,55V, aumentei pra 1,6V e fiquei emocionado ao ver a temperatura bater 84ºC no FlatOut 2 e 86ºC no GunZ Online sem travar!

Olha que screen linda :lol: (canto esquerdo de cima)


Nunca achei que ficaria feliz em ver uma temperatura alta no meu computador auahuiaHauihau ^^


Muito obrigado mesmo, esse problema chato já incomodava desde o ano passado =o
Aff não acredito que era uma coisa tão simples :slap:


Sobre a sua VGA, quando você trocar a pasta térmica (põe uma Ceramique ou uma AS5 :cool: ), não poe fan em cima ou do lado não, faz igual eu fiz com a minha (ver screen no post inicial) - um fan apontado direto pro dissipador dela diminui bem a temperatura ^^

Agora vou jogar um pouco, sem travar uAHauhauih :D

Como faiz pra ve a temperatura da 6600GT no meio do jogo?
 
aee cara blz que conseguiu resolver
 
Opa, claro =D

Esse sensor é o Riva Tuner mesmo. Pra colocar ele pra mostrar a temperatura ou mais coisas (clocks, memória de vídeo usada, FPS e outros), faz assim:



1- Clica naquele botão
2- Escolhe "Hardware monitoring"
3- Põe setup pra personalizar aquela parte ali
4- Aqui você configura intervalo de tempo entre as medições e umas opções do log
5- Escolha as opções que você quer que sejam indicadas, e clique em setup (faça isso com cada uma delas pra configurar)
6- Aqui você configura o gráfico da opção que você escolheu (clock, memória usada, fps, etc)
7- Aqui é pra fazer com que os dados sejam exibidos dentro de algum jogo (aparece em vídeos também), ative a opção e clique em run server. Vai aparecer o ícone lá do lado da hora, aí você configura outra medição ou já fica pronto por aqui =)

Você tem que deixar o statistics server aberto, a janela principal do riva tuner e a janela do hardware monitoring pra funcionar no jogo.
Pode parecer complicado mas não é, configura uma vez e já era =D
E aqui indica que o riva tuner mais o statistics server juntos consomem 8,8mb de ram.

T+
opa, blz

valew cara!!! mas so uma pergunta, ele ja ta configurado pra sempre ne, ai é so iniciar o riva tunner e clicar la em run server e ir pro jogo com as janelas abertas?????

so que o prob que não da pra tirar SS com ele, ai precisaria do fraps ne...

valew, falow
 
opa, blz

valew cara!!! mas so uma pergunta, ele ja ta configurado pra sempre ne, ai é so iniciar o riva tunner e clicar la em run server e ir pro jogo com as janelas abertas?????

so que o prob que não da pra tirar SS com ele, ai precisaria do fraps ne...

valew, falow

Aqui eu deixo configurado pro server abrir com o windows, aí é só abrir o RivaTuner e a janela de Hardware monitoring e deixá-las abertas =)
Eu gosto do programa porque é menos chamativo que o indicador de FPS do fraps, e ainda monitora a temperatura.
Pra tirar SS eu uso o Fraps ou o XFire mesmo =)
 
Aqui eu deixo configurado pro server abrir com o windows, aí é só abrir o RivaTuner e a janela de Hardware monitoring e deixá-las abertas =)
Eu gosto do programa porque é menos chamativo que o indicador de FPS do fraps, e ainda monitora a temperatura.
Pra tirar SS eu uso o Fraps ou o XFire mesmo =)

opa, blz

valew mesmo cara!!! so que tem um prob, akele negocio que configura o milisegundos da taxa que atualiza o grafico, se por em 10ms ele deixa o pc lento, ai eu deixi em 100ms e perdeu uns 5fps e em 1000ms fico mesma coisa!!!

agora em 10ms no TOCA 3 caiu uns 50fps, pq consome muito proc!!!

valew pela dica... mas o fraps é bom pra tira SS eu so uso ele as vezes tb...

esse xfire deve ser bom, depois vo testa ele...

falow
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo