Problema no ubuntu

vitao1718

know-it-all Member
Registrado
galera insalei o ubuntu ontem aki
acontece que nao instalação ele nao pediu senha de root
mas me obrigou a fazer um usuario

queria saber se tem como o SO iniciar direto sem pedir senha e se tem como eu logar como root pq os programas nao encontram os meu hds ntfs pra eu escutar musicca e tal
quando vo mostrar a localizaçao dos arquivos ele fala que nao tenho permissão
mas quando eu monto eu vejo os arquivos.
 
na verdade o user que tu criou é o sudo (super usuario) do sistema, sempre que ele pedir a senha do root, usa a do teu user mesmo.

Pra logar automatico:

1- Sistema->Administração->Configuração da Tela de Início de Sessão

2- Selecione a aba Segurança. Marque a opção Habilitar Login Automático.

3- Escolha o usuário que você deseja que se logue automaticamente

Pra ver a partição do windows no linux:

Primeiro crie um diretório onde sua partição será disponível ("montada")

Código:
sudo mkdir /media/window

Em seguida, faça um backup do seu arquivo de configuração de disco e abra o arquivo em um editor de texto com privilégios administrativos.

Código:
sudo cp /etc/fstab /etc/fstab_backup
gksudo gedit /etc/fstab

Adicione a seguinte linha no final do arquivo:

Código:
/dev/hda1 /media/windows ntfs umask=0222 0 0
Substitua /dev/hda1 pelo nome correto do dispositivo para sua partição.

Se sua partição Windows usa FAT32, substitua ntfs por vfat no comando acima.

Se você tem um sistema de arquivos FAT32, também é seguro permitir acesso de leitura e escrita. Para fazer isso, mude o valor de umask para 0000.


Salve o arquivo editado (um exemplo)

As alterações terão efeito quando o computador for reiniciado.



Outra coisa que tu provavelmente vai ter que fazer, é desabilitar o IPV6 porque a internet no brasil ainda é padrão IPV4:


Firefox (tem que ser feito mesmo que voce faça o procedimento abaixo)
Na barra de endereços digite about:config. Ache a linha network.dns.disableIPv6 e dê dois cliques nela para mudar o valor para TRUE.

Para todas as aplicações no sistema:

Abra o arquivo /etc/modprobe.d/aliases no terminal (sudo gedit /etc/modprobe.d/aliases)
Adicione as tres linhas abaixo ao arquivo. A linha comentada com # já está no arquivo. Ache a linha e comente com # no inicio.

Código:
alias net-pf-10 ipv6 off
alias net-pf-10 off
alias ipv6 off
#alias net-pf-10 ipv6

Você precisa reiniciar o sistema par que as alterações tenham efeito.
 
Ótima explicação Smile!

Estes passos podem ser usados tb no SuSE?
Quero dar acesso FULL às minhas partições NTFS.
 
pqp mano me ajuda xD
eu fiz o que vc falow
so que antes tava tentado instalar o glx
e deu pau no modo grafico !
e agora tem como voltar?
 
Cara, nada do que eu te falei tem a ver com modo gráfico, tens que ler a documentação do GLX pra saber qual foi o problema.
 
na verdade foi pq pra usar o glx tive que instalar driver da nvidia
ai deu esse pau
vc nao saberia se tem como voltar?
ou so instalano denovo?
 
pqp mano me ajuda xD
eu fiz o que vc falow
so que antes tava tentado instalar o glx
e deu pau no modo grafico !
e agora tem como voltar?

Cara tu instalou o driver correto...
para voltar tenta isso

Código:
 dpkg-reconfigure serverx-xorg [code] 

Axo q é isso num me lembro

mais informações www.guiaubuntupt.org
 
a interface grafica e X mesmo
so que acho que nao seria esse (serverx-xorg) o nome do pacotee
 
poxa malz esqueci de falar ....
da um erro quando faço aquilo
e fala que o nome nao pode ser encontrado
ou seja deve ser outra coisa ao inves de [serverx-xorg]
 
poxa nao tah dano certo o negocio do HD,
será que é pq meu HD e SATA
cara não pq meu ubuntu tah funfando e eu tenho hd sata...
Único detalhe no arquivo fstab
Código:
/dev/hda1 /media/windows ntfs umask=0222 0 0

Se seu hd é sata vc não usa hda e sim sdb1

Para saber certo qual partição vc quer visualizar procura em sistema--> administração -->discos

Lá em patições vc v certo c o hd q tu quer visualizar, se é sdb1, sdb2....blablabla:yes:
 
galera tem como mudar a senha do root pq pede toda hora senha no meu sistema
fala que nao sou dono do HD por isso nao posso alterar o conteudo
tah um saco isso

eu uso sudo no terminal e vai como se eu fosse o root
agora no linux em si , no ambiente grafico ele pede senha do root ou entao nem pede e fala que tem restriçao.
 
galera tem como mudar a senha do root pq pede toda hora senha no meu sistema
fala que nao sou dono do HD por isso nao posso alterar o conteudo
tah um saco isso

eu uso sudo no terminal e vai como se eu fosse o root
agora no linux em si , no ambiente grafico ele pede senha do root ou entao nem pede e fala que tem restriçao.

ih cara, qto problema... Instala de novo, melhor... O meu instalou belezinha sem o menor problema (6.06 64bits), depois instala tambem o automatix pra pegar os extras (codecs, fontes, etc).
 
Por motivos de segurança, o Ubuntu nao loga como root no modo grafico, mas vc pode facilmente ter acessoa root via terminal e do comando sudo.
Para voce poder ver os dados do seu HD ntfs (nao tem anda a ver ser sata), tenta por umask. Tenta por 0022 ou, 0222 na umask.
 
Acabei de instala o ubunto aqui... ele fez praticamente tudo automático, e instalou tudo direitinho....

porém estou com alguns problemas.... não consigo acessar minhas partições do windows a partir do linux, tem alguma coisa a ver o meu sistema de arquivos ser ntfs?

outra coisa, o ubunto vem com um messenger, só que não consigo mandar mensagens pra ninguem com ele, consigo ficar online até, mas não consigo mandar mensagens... alguem sabe o que pode ser?

vlw...
 
Acabei de instala o ubunto aqui... ele fez praticamente tudo automático, e instalou tudo direitinho....

porém estou com alguns problemas.... não consigo acessar minhas partições do windows a partir do linux, tem alguma coisa a ver o meu sistema de arquivos ser ntfs?

outra coisa, o ubunto vem com um messenger, só que não consigo mandar mensagens pra ninguem com ele, consigo ficar online até, mas não consigo mandar mensagens... alguem sabe o que pode ser?

vlw...

Tambem não consigo, acho que é pelo ntfs mesmo, mas se vc instalar o samba vc cosegue acessar em rede.
 
Tambem não consigo, acho que é pelo ntfs mesmo, mas se vc instalar o samba vc cosegue acessar em rede.

é.... acabei de ler num tutorial aqui, que com o ntfs tu só pode acessar as partições para leitura....

o problema que nem olha os arquivos eu consigo....

e o que é esse samba?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo