• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Problema pra configurar o video no Ubuntu 8.04

NitroRiderX

Usuário Clandestino
Registrado
Ae gente, to com umas duvidas a respeito desse ubuntu. Sou noob em linux.

Eu instalei pelo wubi, mas como eu tinha a iso da versao 64 e da 32 aqui tudo na mesma pasta eu nao sei qual delas o wubi instalou

Depois q instalei ele, apareceu um driver da Nvidia pra instalar. Tinha uns 9mb. Eu aceitei e ele instalou blz, mas ele nao deixa por resolucao maior que 1024x768 e tbm nao da pra aumentar o refresh pra mais de 50hz.

Eu baixei o driver da nvidia, o site sugeriu linux 64bits. Salvei no desktop, o arquivo termina com .run e nao sei como instalar isso. Parece q tem q entrar num modo texto acionando Control+Alt+F1 pra fazer isso, mas depois q eu entro nessa tela tipo DOS eu nao consigo mais voltar pro ambiente grafico.

+ uma coisa, quando estou nesse modo texto q eu citei tenho problema com o layout do teclado. O meu eh padrao USA Internacional, mas no modo texto ele entende como ABNT2, fica horrivel pra digitar o ~ e / \

Quem puder ajudar eu agradeço.
 
Tenta seguir essas instruções que talvez dê certo:
instalando-driver-nvidia-no-linux

Nao serviu pra mim. O procedimento descrito era esse, mas ja tava feito quando eu olhei:

Agora vamos ao principal a instalação do driver mais novo o nvidia-glx-new:
sudo apt-get install nvidia-kernel-common nvidia-glx-new
E agora configure seu Linux para usar o driver que você acabou de instalar:
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
Agora vá em Section “Device” e na frente de drive coloque “nvidia” no lugar de “nv”
Reinicie seu PC
E se a instalação correu certo seu PC deve estar com o driver correto funcionando.
 
Pois é, instalei aqui o Ubuntu 8.04 tbm e não consegui instalar o drive de video tbm.
 
Instalei o Kubuntu aqui... pra instalar o driver da Nvidia, só tive que abrir o Hardware Drivers Manager e "habilitar" o driver...
 
Eu nao consigo de jeito nenhum por resolucao maior que 1024x768 :(

O driver habilitado aqui, eh driver q o ubuntu me ofereceu pra instalar, no historico de atualizacoes diz q eh o mais novo, mas sei la.
 
Estou com o mesmo problema, baixei o driver no site da nvidia, mas não consigo instalar!
 
Não precisa usar o arquivo do site, instalem com sudo apt-get install nvidia-glx-new

Quanto ao problema da resolução, tentem isso..

http://www.adrenaline.com.br/forum/linux/170367-resolvendo-resolucao-monitores-wide.html

Como que eu edito o tal do /xorg.conf ??? Eu abro ele no editor de texto, mas nao deixa salvar, como resolvo isso?

Nao consigo compartilhar pastas, eu instalei o servico necessario mas o infeliz diz q nao tenho autorizacao pra criar compartilhamentos e nem aparece nada pra fazer login.

Outra duvida rapida, quando eu aciono Control ALt F1 entra num modo texto, mas eu nunca consigo sair dele, soh reiniciando. Como faz pra volta pro ambiente grafico?

Meu xorg.conf
# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
# sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "InputDevice"nIdentifier"Generic Keyboard"nDriver"kbd"nOption"XkbRules""xorg"nOption"XkbModel""abnt2"nOption"XkbLayout""br"nOption"XkbOptions""lv3:ralt_switch"
EndSection

Section "InputDevice"nIdentifier"Configured Mouse"nDriver"mouse"nOption"CorePointer"
EndSection

Section "Device"nIdentifier"Configured Video Device"nDriver"nvidia"nOption"NoLogo""True"
EndSection

Section "Monitor"nIdentifier"Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"nIdentifier"Default Screen"nMonitor"Configured Monitor"nDevice"Configured Video Device"nDefaultdepth24
EndSection

Section "ServerLayout"nIdentifier"Default Layout"
screen "Default Screen"
EndSection
Section "Module"nLoad"glx"
EndSection
 
Usuário comum não tem permissão pra editar arquivos do sistema.

Edita com sudo gedit /etc/X11/xorg.conf (ou troca o gedit por outro editor de texto)...
 
Para instalar o driver da ATI fui em "Sistema>>Administração>>Drivers Hardware" e habilitar o driver. Em seguida foi baixado automaticamente o driver. Reiniciei o pc e habilitei o Compiz. E no Synaptic tem o painel de controle do Catalyst. :)
Tenta esse procedimento, foi simples e rápido, aqui estou rodando o Ubuntu 8.04 AMD64.
 

Usuário comum não tem permissão pra editar arquivos do sistema.

Edita com sudo gedit /etc/X11/xorg.conf (ou troca o gedit por outro editor de texto)...

Eu consegui editar o arquivo, mas infelizmente, nao serviu pra nada esse tutorial de ajustar monitores pra widescreen. A resolucao maior que aparece aqui ainda eh a 1024x768, q acho uma droga depois q eu acostumei com 1280.
 
Para instalar o driver da ATI fui em "Sistema>>Administração>>Drivers Hardware" e habilitar o driver. Em seguida foi baixado automaticamente o driver. Reiniciei o pc e habilitei o Compiz. E no Synaptic tem o painel de controle do Catalyst. :)
Tenta esse procedimento, foi simples e rápido, aqui estou rodando o Ubuntu 8.04 AMD64.

Comigo foi a mesma coisa...
 
Meu problema nao eh mais instalar o driver. Ele ta ativado aqui, mas eu nao consigo de jeito nenhum por uma resolucao maior que 1024x768 e o procedimento de editar o xorg.conf nao funciona. Eu alterei o arquivo mas nao mudou nada nas opcoes de resolucao.
 
Reiniciou o X?

Obs:
Reiniciar o X = Ctrl + Alt + backspace.
"Voltar" do Ctrl + Alt + F1 = Ctrl + Alt + F7
 
Aqui reconheçeu certinho 1440x900. A única coisa que não entendi foi em modo texto a resolução ter ficado baixa, está enorme os caracteres. Alguém tem uma dica? Quando estava usando o Mandriva One 2008.1 ficou bacana.
 
Reiniciou o X?

Obs:
Reiniciar o X = Ctrl + Alt + backspace.
"Voltar" do Ctrl + Alt + F1 = Ctrl + Alt + F7

Eu reiniciei o ubuntu, mas ta igual se eu não tivesse alterado nada no xorg.

Ta triste a coisa aqui, ate agora nenhuma tentativa deu certo... :(
 
Aqui reconheçeu certinho 1440x900. A única coisa que não entendi foi em modo texto a resolução ter ficado baixa, está enorme os caracteres. Alguém tem uma dica? Quando estava usando o Mandriva One 2008.1 ficou bacana.

Precisa de uma alteração no arquivo de conf do grub (/boot/grub/menu.lst).

Na linha onde o kernel é apontado, adicione no final vga=x, onde x é um código de acordo com a tabela do site abaixo:

Tabella VGA display mode codes



Eu reiniciei o ubuntu, mas ta igual se eu não tivesse alterado nada no xorg.

tenta ae.. sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
 
tenta ae.. sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Ai ai ai, to começando a precisar de um motivo pra nao deletar essa droga do meu pc e ficar soh no windows mesmo.

A ***** agora eh a seguinte, eu passei esse comando ai, ai na hora q fui usar ele pediu configuracao de teclado, ai eu queria voltar pra tela anterior pra mandar ele usar a configuracao do sistema, mas nao da pra voltar entao fechei o terminal e quando fui tentar dar esse comando outra vez dizia q nao era possivel executar.

Entao mandei reiniciar o ubuntu e agora toda vez q liga ao inves de carregar o ubuntu aparece uma tela preta na qual eu supostamente tenho q digitar algo mas nao sei o q eh.
 
Entao mandei reiniciar o ubuntu e agora toda vez q liga ao inves de carregar o ubuntu aparece uma tela preta na qual eu supostamente tenho q digitar algo mas nao sei o q eh.

Só com essas informações fica difícil...

Se tua placa de video é Nvidia, pode tentar o nvidia-xconfig....
 
Só com essas informações fica difícil...

Se tua placa de video é Nvidia, pode tentar o nvidia-xconfig....

Com esse comando da nvidia aparece o seguinte

Using X configuration file: "/etc/X11/xorg.conf".

WARNING: The CorePointer device was not specified explicitly in the layout;
using the first CorePointer in the config input list.


WARNING: The CoreKeyboard device was not specified explicitly in the layout;
using the first keyboard device.

Backed up file '/etc/X11/xorg.conf' as '/etc/X11/xorg.conf.backup'
New X configuration file written to '/etc/X11/xorg.conf'

Ja com este sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg aparece isso aqui

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

xserver-xorg postinst warning: overwriting possibly-customised configuration
file; backup in /etc/X11/xorg.conf.20080428010502
 
Tá mas... funcionou ou não...??

Nao, quando executo esse comando dpkg-reconfigure xserver-xorg aparece um programa parecido com dos pra eu usar, mas ele soh quer saber de layout de teclado e nada de me deixar configurar o video.

A proposito, meu teclado eh layout americano internacional.
 
Isso ja aconteceu comigo no fedora. Nunca tinha visto no ubuntu.

Mudando o Xorg nao adianta nao. Tem que mudar pelo painel de config de video da nvidia. Normalmente ele está em Aplications -> System Tools. Vc terá um trabalhinho pra poder apliacar a resoluçao (Nao sei pq, mas o negocio nao funciona), tudo na base do alt+tab mesmo.


Espero ter ajudado :)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo