Problemas com ATI HD4850

waltemberg

Member
Registrado
em 10 de março comprei essa ATI HD 4850 e desde essa época não venho me entendendo com minha placa de video...

acontece que montei uma máquina na época gastei uns 6mil e utilei o que de melhor meu dinehiro podia comprar com essa grana... foi um micro montado com os seguintes equipamentos:

Gabinete Cooler Master Cosmos - ou seja espaço e refrigeração garantidas!
Placa Mãe - Asus Rampege Formula
Processador - Intel Core 2 Quad Q9550
Memória - Crosair XMS2 Dominator 4GB (2 x 2GB) DDR2 PC2-8500 1066MHz
Fonte - Zalmam ZM600_HP
HD - 2 x Maxtor 320 Gb em Raid zero!
Video - ATI Radeon HD 4850 DDR3 256bit, 512Mb

nao sei se isso influe em algo mas tem instalado tb os seguintes hadwares:
Monitor LG W2284F-PF rodando a 60Hertz com resolução de 1680x1050 (menos nos jogos)
Midia - DVD Piooner sin490989wl
Mouse - Logitech MX Revolution
Teclado Logitech Wave
mouse Pad USB Cyber Snipa Tracer
Controle remoto Philips SRM5100
Web Cam Philips NC1035
Microfone Logitech USB

OS- no início usei o VISTA 32 Bits que nao utilizava toda a RAM, passei uma semana com ele, troquei para VISTA 64Bits , usei por 7 meses, troquei pelo 7 64 bits que roda perfeitamente desde setembro mais ou menos.

Refrigeração
O gabinete Cosmos conta com uma entreda inferior de ar com fan de 120mm Original da Cooler Master. , conta ainda com uma exalstor traseiro tb com o mesmo Cooler de 120, ficando localizado bem proximo do processador. na parte superior ainda tem mais dois exaltores com dois fan de 120mm tudo original do gabinete. A fonte de energia expele o ar quente com seu fan proprio por uma saida na parte inferior traseira. Dois meses depois torquei o cooler traseiro por uma de maior rotação e o que saiu coloquei na parte logo acima dos HD's pra dar um resfriamento nos mesmo. mas memorias Corsair, vieram um kit que tem 3 minis fans para resfriamento das RAMs
O processador vem com um cooler original que funcionou com ele ate ontem quando troquei por um cooler master V8 que tb utiliza um fan de 120 no meio do cooler.

o gabinete parece bem refrigerado e os softwares de monitoramento da placa e os reguladores da bois nunca deram qq alerta sobre aquecimento. ele conta ainda com uma abertura na parte traseira bem proximo a placa de video que é protegida por tela, alem da entrada de ar inferior e as grades na parte frontal tambem serem protegidas contra poeira com as telas/filtros.

COmo instalei ontem o V8, tive que tirar um cooler pequeno e opociona que a placa trazia para o sistema de som eu acho e tb retirei o fan de 120 que havia adcionado pois o mesmo está travando e acho que ja deu o maximo de sua vida util. a poeira tomava conta de muitas peças que foram devidamente limpas e reinstaladas.

ja li muito sobre aquecimento nas placas da XFX, em particular as da linha ATI. minha finalidade na montagem dessa máquina era o trablho com videografismos, que ela vem me atendendo bem ate aki e para jogos e ultima geracao, pois que nao aproveitei muito na maquina anterior que tinha,pois era um notebook Vaio que durou 4 anos...

Na epoca da aquisicao da maquina fiz questao de comprar um jogo ORIGINAL Crysis que pra minha supresa nao rodava no talo como dizem por ai... a configuracao minima pedia um processador mellhor mas rodava bem em uma configuracao satisfatoria de detalhamento e jogabilidade... nessa epoca, mar.... ja tinha no mercado as placas de 1200 reais com 1gb. aceitei o fato de ter limitacoes financeiras que nao permitissem o Crysis ser jogado no maximo...

Acontece que la numa fase X da vida o jogo comecou a travar... coisa que sempre aocntecia quando se colocava tudo no maximo... a tela fica preta... se ouvi apenas o som ... e depois um som repetitivo tipico de travamentos.

Alem do crysis original, comprei NSF undercover que rovada e nao roda mais... porem nao era no maximo
farcry2 que travava no inicio
Ghost Recon que instalei atualmente tem travado tb
o Crysis desisti e dsistalei... to duando o DVD original pra quem me der uma solucao pra essa dorga de HD 4850!
instalei o call od duty modern war 2 e ta travando tb no inico...


até aki eu foi bem ignorantizinho com relacao a jogos e achava que tinha um equipamento de baixa qualidade,,, mesmo tenho gasto perto de 7mil...em valores de MAR 2009...memso pq nao tinha muito tempo pra jogar devido a faculdade... agora uqe a mesma terminou e tenho podido dedicar mais tempo a meus joguinhos... venho me interando mais sobre jogos e percebi que nao tenho um equipamento ruim nao... como alias tinha visto antes da comprar... todos recomendam a placa hd4850 e ela tem boas classificacoes e na epoca da compra tinha execlentes classificacoes nos rankings... a pocuo tempo descobri sites que fazer medicoes e verificacoes no seu equipamento para diagnosticar se tem capacidade de jogar determinado jogo... e meu pc passa com folga em todas as analises...
nem o 3DMark06 consigo rodar pra fazer testes... como os jogos travam logo no inicio e tenho que reinicar o pc nao tenho como checar as temperaturas a tempo... ja tentei dar um over cloking no processador pra jogar e mesmo assim trava.. ja tentei dar over na placa atraves do sismeta nativo dela... ja tentei por sempre o cooler dela no maximo qando vou jogar e nada adianta...

quando ele trava num jogo as vezes, e eu reinicio... ele apita e nao reinicia... como se tivesse problema de video... ai desligo ele totalmente e religo e ai starta...

A placa veio intacta.. perfeita... tem funicnado perfeitamente pra tudo... pra ver videos. pra trabalhar com after effects e dar render em videos pessados com efeitos e tudo otimo.. mas com jogo ele peida geral... so paciencia tem rodado aki sem tavamento e sinceramente ja fiz tudo que podia... com sistema ja foi trocado e reintalados algumas vezes, sendo algumas delas esclusivamente pra zerar o windows... drives e registro e ver se placa volta ao normal... drives da placas estoa sempre atualizados e ja usei todas as versoes e nada...

mas ainda sim acredito ser má ajuste em alguma configuracoes... em ultma caso a posibilidade da minha XFX ter um defeito de fabrica...

gostaria de saber se alguem saberia resolver o problema ou sabe de algo que possa me ajduar ou se o caso seria mesmo de envio do equipamento para troca

atenciosamente...

waltemberg belem
 
Nossa cara que post longo. Mas vamos lá, primeiramente verifica a temperatura da placa de vídeos in game; se vc não sabe, tem um programinha simples chamado "HWMonitor" (tem no Baixaki) que indica as temps min, máx, dos componentes do PC (processador, placa-mãe, placa de vídeo, hds); é só executar o programa e rodar o jogo, depois sai e verifica na guia Max no ítem placa de vídeo quantos graus ele indicou. Se ficou muito alto pode ser este o motivo das travadas; aumenta a rotação do cooler pelo Catalyst e depois verifica de não existe um "rabo de castor" de poeira empatando a passagem de ar da ventoinha para a placa de vídeo. Aqui no Adrena tem um tópico que me ajudou muito quando eu estava com problemas de superaquecimento da placa: http://www.adrenaline.com.br/forum/...rma-simples-problema-da-alta-temperatura.html ; depois disso tudo, espero ter lhe ajudado.

Pode ser também problemas de driver.
 
Última edição:
Vlw Pablox,

entao.. baixei o programa e tentei usar uns jogos aki pra ver como se comportava a temperatura... meio dificil pq o jogo trava logo nos premeiros 5 min....

testei Ghost Recon 2 e Call of Duty Modern War 2

ficando em respectivamente em 74 e 68 graus mais ou menos...

em uso normal logo depois de inicar o pc e abrir o monitorador fica na casa dos 50 graus a tem...isso com o gabinete lacrado... tirando a tampa lateral fica perto de 42 graus com fan da placa mae a 50% no manual...

vou retirar a placa e tentar abri-las pra ver se tem poeira acumulada... mas como esse problema persiste desde a instalação da placa duvido que o aquecimento, e consequente travamento, seja proviniente de acumulo de poeira...
 
cara faz uma coisa pra mim so por desencargo de consiencia deixa so um pente de memoria seu trabalhando depois coloca o outro e deixa ele trabalhando sozinho tambem.ve se vaii acontecer a mesma coisa!
2-se não resolver atualize a bios da sua placa mãe pode esta havendo incompatibilidade com algo!
3-se não resolver,retire a placa de video e troque o slot pci ex que ela esta caso possua 2 pci ex
4-como vc ultiliza um bom gabinete e um bom cooler de cara ja descarte super aquecimento!
5-verifique todas as ligações,todos os cabos o cabo pciex 6 pinos da vga.
depois dos testes posta se deu certo abs
 
Primeiramente obrigado a galera que ta me ajudando com esse problema ai.

ekferreira e Pablox



cara faz uma coisa pra mim so por desencargo de consiencia deixa so um pente de memoria seu trabalhando depois coloca o outro e deixa ele trabalhando sozinho tambem.ve se vaii acontecer a mesma coisa!
2-se não resolver atualize a bios da sua placa mãe pode esta havendo incompatibilidade com algo!
3-se não resolver,retire a placa de video e troque o slot pci ex que ela esta caso possua 2 pci ex
4-como vc ultiliza um bom gabinete e um bom cooler de cara ja descarte super aquecimento!
5-verifique todas as ligações,todos os cabos o cabo pciex 6 pinos da vga.
depois dos testes posta se deu certo abs

teste 1 - retirarndo um pente. 2gb lidos e rodando COD-MWar2, travou! placa com cooler a 50% e temperatura na casa dos 69°c

teste 2 - recolocando o segundo pente - configuração original, 4Gb lidos e rodando COD-Mwar2, travou novamente... dessa vez deu pra ir acompanhando mais a temperatura visto que deu pra jogar uns 20min... começou com 49 e foi ate 66c onde deu pra ver... pode ser que tenha ido a 70°c o cooler deixou como tava a 50%.

teste 3 - retirei a placa... fiz uma limpeza com um pincel... e troquei de slot. ainda não fiz o teste que o tutorial de cima pedia, pra abrir a placa, pois estou esperando ainda uma resposta do vendedor... novamente travou... deu pra jogar mais.. até passei uma fase...rsrs. acho que a placa o segundo slot(o mais inferior) ficou melhro a disposição das coisas assim. desse modo a placa fica mais loge do processador que é um grande gerador de calor e das memorias tb.

a BIOS tava desatualizada com uma conf de abril/2008 mas eu havia atualizado ela ontem pra um arquivo de nov/2009

troque o cabo da VGA por um que liga direto da fonte e nao o que saia junto dos outros cabos de energia e nada..

todas opções descartadas...


eu tenho duas duvidas so antes de achar que a VGA está defeituosa

se a fonte da conta... lembrando que é uma Zalmam ZM600-HP, mas ja tive duas Cooler Master 650w que queimaram, mas isso quando o pc ficava no chão direto em contato com o piso... a muito tempo coloquei ele em cima de uma comoda de madeira.


ou o Sistema operacional de 64bits.. vista 32 e 64 e agora o seven 64... to pensnado e formatar a ela um dia e por uma particao com XP 32bits

a temperatura agora nao deve ter chagado a 60°c pra mim superaquecimento ta descartado...
 
Verifique se os drivers da motheboard e som estão atualizados em sua última versão.

Se estiver fazendo over, rode o prime95 nos 4 núcleos por 1h. Rode-o tb em condição normal, caso não faça over.

Cheque na bios se a voltagem e latência de suas memórias estão configuradas de forma correta.

Rode o memtest86 para testar as memórias. Se o primeiro conjunto de testes passar, deixe completar o segundo.

Verifique o valor da VGA aperture size da BIOS. Tente fazer o teste com menor valor, intermediário e com o de maior valor.

Faça cada um desses testes por etapas. Se der problema em algum, poste aqui antes de dar prosseguimento. Se tudo estiver ok, recomendo testar outra fonte.
 
amigo tua fonte da e sobra então de cara ja descarto ela essa zalman fornece até mais do que ela ta rotulada!
bem o sistema 64 bits não vejo o porque do problema ,mais uma formatação nunca é demais.
faça o seguinte formate usando o seven 64bits,baixe os drive mais novos do site da asus.
baixe o catalisty mais novo para o seven 64
instale primeiro os drives da placa mãe reinicie e instale os drives de video.
caso continue dando o mesmo problema!
pegue uma memoria de alguem emprestada e teste ai no seu pc se vc quiser fazer isso primeiro é aé melhor.
esse defeito ta me cheirando a memoria!
mais pode ser drive tambem,oque não parece,mais pc é foda.kkkk
mais ainda aposto nas memos ja tive problema parecido!
 
Entao.. o que ta aconteceu...

Verifique se os drivers da motheboard e som estão atualizados em sua última versão. Estão sim...versao 2009.1104.959.17837 para o drive e catalisty

Se estiver fazendo over, rode o prime95 nos 4 núcleos por 1h. Rode-o tb em condição normal, caso não faça over.
Não tem over... e nao entendi muito ess programa ai nao...
Cheque na bios se a voltagem e latência de suas memórias estão configuradas de forma correta. nao sei fazer isso...

Rode o memtest86 para testar as memórias. Se o primeiro conjunto de testes passar, deixe completar o segundo. Acho que nao tem versão pra 64bits... nao deu pra rodar esse ai..

Verifique o valor da VGA aperture size da BIOS. Tente fazer o teste com menor valor, intermediário e com o de maior valor. Outra parada que nao sei fazer....

Faça cada um desses testes por etapas. Se der problema em algum, poste aqui antes de dar prosseguimento. Se tudo estiver ok, recomendo testar outra fonte.
 
amigo tua fonte da e sobra então de cara ja descarto ela essa zalman fornece até mais do que ela ta rotulada!
bem o sistema 64 bits não vejo o porque do problema ,mais uma formatação nunca é demais.
faça o seguinte formate usando o seven 64bits,baixe os drive mais novos do site da asus.
baixe o catalisty mais novo para o seven 64
instale primeiro os drives da placa mãe reinicie e instale os drives de video.Eu ja fiz umas 4 reninstalações desde o a compra e o problema vem desde lá... sempre igual ou trava de fica tela preta ou trava com listras de algumas cor na vertical... com som se repetindo... no momento na dá pra formatar pois gerei muitos gigas de arquivos na faculdade esse semestre e to com muito conteudo precisando ser organizado e depois fazer um backup .. e meu hd externo de 500 ja lotou... tentarei fazer isso na priemira semana de janeiro... vou por uma patricao com xp 64 bits e outra com seven
caso continue dando o mesmo problema!
pegue uma memoria de alguem emprestada e teste ai no seu pc se vc quiser fazer isso primeiro é aé melhor.
esse defeito ta me cheirando a memoria!pow conhece ninguem que possa me emprestar nao... a maioria do pessoal da facudlade tem notebook ou macbook... aki onde moro conheço pouca gnt e que tenha computador menos ainda, os uqe tem nao sao compativeis com a minha.. tenho plano de por mais 4gb na maquina, mas queira fazer isso por necessidade nao apenas para fazer um teste...
mais pode ser drive tambem,oque não parece,mais pc é foda.kkkk
mais ainda aposto nas memos ja tive problema parecido!

mesmo assim obrigado... vamos ver oq ue vai surguindo ai no forum de dicas ate jan... quando formatarei de novo... talvez ela tenha vindo com defeito e eu nunca me atentei pra isso. mesmo pq so queria jogar crysis... e sabia que a mauina era meio fracapra ele... mas ele rodou muito tempo bem...cheguei a ir na fazer do gelo... eu lembro..pegar aviao... e tudo...
 
Se mesmo depois dos testes explicitados acima o problema persistir, então seria melhor testar a placa de vídeo em outro PC, somente assim poderia eliminar a placa de vídeo como a causadora da sua dor de cabeça.
 
Li em seu post que a placa é da XFX, provavelmente o problema está ai!

Como todos sabem, muitas HD4850 da XFX saíram com defeito, e pelo que você relatou provavelmente esse é o problema.

Eu dei sorte de pegar duas dessas defeituosas, a primeiro por sorte foi detectado o problema logo no começo, assim que a maquina era ligada apresentava diversas listras verticais, o vídeo ficava todo distorcido, efetuei a troca. Assim como você, eu não tinha muito tempo para jogar, e nem jogava muitos lançamentos, porem nos últimos meses comecei a pegar alguns jogos e ai começou o problema.

O primeiro problema veio com o sinal de vídeo, muitas vezes ao ligar a maquina o vídeo não dava sinal, alguns disseram que podia ser problema de memória, rodei todos os testes possíveis, inclusive comprei novos pentes e não resolveu.

Depois veio os jogos. Começou com "The Last Remnant", onde após algum tempo de jogo o mesmo travava com uma tela as vezes preta e as vezes cinza com listras, por algum tempo se ouvia o áudio e logo após o típico som de travamento. Isso também ocorre com Batman e mais alguns jogos que nem me recordo mais. Também há alguns relatos desses problemas com Crysis.

Atualmente ela está acontecendo de quando ligo a maquina ela apresenta o mesmo problema na primeira placa, ou seja, listas vermelhas, sendo necessário reiniciar a mesma.

De qualquer forma é recomendado fazer os testes que os amigos falaram anteriormente, inclusive fazer o teste em outra maquina.

E por ultimo, se sua placa de video tiver Over de fabrica, o que não me parece, tenta voltar para a frequencia original.
 
Testar a vga em outro pc é fundamental... Já fez isso?

Boa sorte!
 
Bem, agredeço a ajuda de todos, de verdade! mas acho difícil que eu consiga a troca da placa com quem me vendeu, pois foi do mercadolivre e em março... ou seja mais de 6 meses... o cara provavelmente não vai nem responder meu email... um defeito na placa seria o pior cenário pra mim....

então ja to considerando a compra de outra VGA...
me indiquem uma boa placa pra rodar crysis e jogos novos por 500 reais. (marca e modelo)
 
com R$ 500,00 voce compra uma HD 4870 ou até mesmo talves uma 4890 SO NÃO PEGA AS xfx QUE TEM QUE DAR MUITA SORTE PARA NÃO PEGAR UMA CAPADA
 
com R$ 500,00 voce compra uma HD 4870 ou até mesmo talves uma 4890 SO NÃO PEGA AS xfx QUE TEM QUE DAR MUITA SORTE PARA NÃO PEGAR UMA CAPADA

O que acha da Shappire tech HD4890 1GB GDDR5 VAPOR-X, tá por 589,00 aki no rio.

Alguma outra sugestao de marca ou modelo?

to com medo da ATI...
 
O que acha da Shappire tech HD4890 1GB GDDR5 VAPOR-X, tá por 589,00 aki no rio.

Alguma outra sugestao de marca ou modelo?

to com medo da ATI...

Da ATI você não precisa ter medo, e sim da XFX que colocou placas defeituosas o mercado.

Essa vapor-X é uma ótima placa e é justamente a que estou pensando em pegar no lugar da minha 4850 (com o mesmo problema que o seu).

Ou pode fazer como o amigo citou acima, pegar uma 5770, que em termos de desempenho equivale a uma 4870, perdendo para a Vapor-X, porem terá o Direct X 11 e mais umas coisinhas.

Eu particularmente ficaria com a Vapor-X, por ser mais forte e pelo que andei vendo a 5770 não está 100% para o DirectX 11.
 
alguem me explica isso de interface 128 bits, 256 bits...
a minha atual é 256 a 5770 é 128 a vapor-X é 256... isso pode influenciar no defeito que estou tendo...?
preciso configurar algo na bios pra rodar melhor etc?

bem quem for comprar no mercadolivre cuidado com esse vendedor... http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_77255482
foi o cara ue me vendeu e agora nao responde meus email... inclusive ignora minhas perguntas no ML. repasse a comunidade...
 
Sobre 256 bits ser melhor que 128 bits isso na teoria é correto, porem isso vale apenas quando as placas são da mesma geração, porem não saberia explicar "tecnicamente" o por que. Agora isso não influencia em nada no defeito que está tendo, esse defeito é simplesmente por que a XFX, que na época era nova com placas ATI, colocaram muitas placas defeituosas no mercado.

Sobre o vendedor do MercadoLivre, infelizmente a culpa não é dele, ta certo que como um vendedor qualificado ele deveria responder seus e-mails, mais de qualquer forma a culpa é exclusivamente da XFX.

Agora o que você pode tentar fazer é um RMA direto com a XFX, se o vendedor deu nota fiscal melhor ainda, porem prepare-se para gastar +/- uns R$ 100,00, isso caso a receita deixe passar direto. E olha que ainda há a pequena e remota possibilidade deles mandarem novamente uma placa de vídeo defeituosa, como aconteceu com alguns users (não lembro se eram daqui).
 
Cara por favor, não vá comprar outra placa antes de ter certeza que a sua está com problema.

Se está tendo dificuldade para fazer os testes, peque a sua VGA e teste em outro PC. Se funcionar normal, tentarei explicar melhor as suas dúvidas.
 
to quase comprando outra... acho que ta babada mesmo essa.. e pra conseguir a troca vai morar meses,....

Shappire Tech HD4890 VAPOR-X 1GB GDDR5 , por 589,00.

o que vc´s acham? foda que essa ai do tem uma porta DVI... como eu ligo outro monitor nela se o monitor nao tiver HDMI? tem perda de qualidade se usar a porta VGA com adaptador?

Essa placa vai rodar tudo no talo? Call of Duty 4 -Modern War 2, Ghost Recon 2, e Crysis no medio pelo menos?
 
Cara o Call of Duty 4 -Modern War 2 a HD4850 roda no talo com sobra, eu tenho e posso garanti. Testa a tua vga em outra maquina, pra te certeza que o problema ta partindo da mesma.
 
Cara o Call of Duty 4 -Modern War 2 a HD4850 roda no talo com sobra, eu tenho e posso garanti. Testa a tua vga em outra maquina, pra te certeza que o problema ta partindo da mesma.

cara eu vou testar essa semana ainda... pq tem 3 anos uqe to morando em outra cidade... passo o dia fora na faculdade e no estagio e so volto a noite pra casa.. tenho poucos amigos aki... e nao sei quem tem computador e quem nao tem... e se eles tem capacidade pra instalar e testar uma placa... pra mim ta mais facil comprar outra do que arrumar alguem de confiança para fazer o teste... mas irei procede-lo...
nao sendo defeito da placa...depois de todos esses testes feitos... resta a pergunta... se ela rodar muito bem em outro pc o que seria o problema entao?

memoria? fonte talvez?
 
seguinte...

acabei de ver duas placa aki no centro do rio:
todas da Shappire Tech
a HD 5770 por 509,00 reias
e a HD 4890 por 590,00 reais

ambas com 1Gb...
até onde meu entendido vai a 5770 tem Direct 11 e duas saidas DVI e tenho interesse em usar dois monitores pois trabalho muito edicao e pos producao de video

a 4890 em uma saida DVI e uma VGA e Direct 10

agora to na duvida cruel ... quem tiver criterios técnicos melhores para esse desempate me ajuda ai a escolher...
 
seguinte...

acabei de ver duas placa aki no centro do rio:
todas da Shappire Tech
a HD 5770 por 509,00 reias
e a HD 4890 por 590,00 reais

ambas com 1Gb...
até onde meu entendido vai a 5770 tem Direct 11 e duas saidas DVI e tenho interesse em usar dois monitores pois trabalho muito edicao e pos producao de video

a 4890 em uma saida DVI e uma VGA e Direct 10

agora to na duvida cruel ... quem tiver criterios técnicos melhores para esse desempate me ajuda ai a escolher...

É aquilo:
Quer potencia - HD4890 Vapor-X
Quer tecnologia - HD 5770

Sobre as saidas, essa Vapor-X tem saida HDMI, não há problema algum em usar um cabo DVI/HDMI.

Agora é aquilo, não deixe de testar em outra maquina.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo