Problemas com placa mae asrock z68 fatal1ty gen3

Racha Cuca

.Sn4k3
Registrado
Bom pessoal, o problema e o seguinte. Estou montando a seguinte config pra um amigo:

A placa mae que esta no nome do tópico, i7 2600k, 8GB G.Skill Sniper DDR3 1600, Power Color HD 6970, OCZ 1250w.

O problema e o seguinte toda vez que eu ligo o sistema com os 8GB de memoria a placa mae acusa o erro 45. Agora se tirar o pente de memoria de qualquer um dos slots da direita o sistema funciona normalmente. Ex: Memoria no primeiro e segundo slot o sistema funciona normalmente, se colocar qualquer memoria nos slots 3 e 4 a placa mãe mostra o erro 45 e não sai disso. Ja fiz testes com memorias de outras marcas e o problema e o mesmo.

Li tambem que esse erro pode acontecer caso o processador esteja mal encaixado. Ja tirei e coloquei processador da mb um montao de vezes e continua o mesmo erro.

BIOS da MB e a mais recente do site da asrock.

Alguem tem alguma ideia do que mais eu posso fazer? Antes de jogar a toalha e falar pro meu amigo trocar a placa mae.
 
Última edição:
passa uma borracha, vai ligando uma por uma, pra ver
testa as memorias em outras placas, seria uma boa mandar e-mail para o fabricante e verificar se as memorias sao compatíveis mesmo, cada placa mae tem as lista de memorias aprovadas.
 
passa uma borracha, vai ligando uma por uma, pra ver
testa as memorias em outras placas, seria uma boa mandar e-mail para o fabricante e verificar se as memorias sao compatíveis mesmo, cada placa mae tem as lista de memorias aprovadas.

Ja limpei os contatos da memoria e nada, testei as memos na maquina da minha assinatura e rodaram sem problemas.

As memos da gskill aparecem como qualificadas para essa placa mae no site da ASROCK e no site da G.SKILL.
 
Olá! Não vi o manual dessa belíssima motherboard, mas provavelmente em algum lugar dele deve estar dizendo que quando utilizado apenas 2 módulos de memória (no seu caso 8gb "2x4") deve-se instalar os módulos nos "slots pretos". Caso contrário, o computador não liga. Se você estiver espetando as memórias de forma correta (slots pretos) e o problema persistir, acho melhor solicitar a troca do produto com a loja ou se já estiver fora do prazo de troca fazer o RMA.

@Edit: Reforçando o que eu disse anteriormente...

Suporte de memória

Intel soquete de 1.155 CPUs têm um controlador de memória embutido, o que significa que é o processador, e não o chipset, que define as tecnologias que a memória ea quantidade máxima de memória que você pode ter. A placa-mãe, no entanto, pode ter uma limitação quanto à quantidade de memória que você pode ter instalado.

O controlador de memória integrado de tomada de 1.155 processadores suporta memórias DDR3 até 1.333 MHz em dual-channel arquitetura, mas diz que a ASRock Fatal1ty Professional Gen3 Z68 suporta memória de até 2.133 MHz através de overclocking.

A ASRock Fatal1ty Professional Gen3 Z68 tem quatro soquetes de memória, e uma vez que os módulos de memória DDR3 podem agora ser encontrados em capacidades de até 8 GB, você pode ter até 32 GB com esta placa-mãe se você usar quatro módulos de 8 GB.

O primeiro eo terceiro soquetes são pretos, enquanto o segundo eo quarto são vermelhas. Para atingir o desempenho máximo, você deve instalar dois ou quatro módulos de memória a fim de permitir a arquitetura dual-channel. Quando apenas dois módulos são usados, instalá-los nos soquetes pretos. Caso contrário, o computador não liga.

asrock%20Fatal1ty%20Z68%20Professional%20Gen3%2001.jpg


Segue o link do artigo completo feito pelo Gabriel Torres para o HARDWARE SECRETS.
ASRock Fatal1ty Z68 Professional Gen3 Motherboard | Hardware Secrets

Estou torcendo para que o problema seja simples assim... boa sorte! :thumbs_up
 
Última edição:
E exatamente o que eu faço. 1 pente de memoria no slot A ou B (slots mais próximos do processador) o sistema funciona normalmente. Memoria nos slots C ou D o Dr. Debug acusa erro 45.

Colocando os 2 pentes de memoria nos 2 primeiros slots (dual channel off, slots vermelho e preto) o pc reconhece os 8GB e funciona normalmente. Basta colocar memoria nos slots C ou D que acontece o problema.
 
E exatamente o que eu faço. 1 pente de memoria no slot A ou B (slots mais próximos do processador) o sistema funciona normalmente. Memoria nos slots C ou D o Dr. Debug acusa erro 45.

Colocando os 2 pentes de memoria nos 2 primeiros slots (dual channel off, slots vermelho e preto) o pc reconhece os 8GB e funciona normalmente. Basta colocar memoria nos slots C ou D que acontece o problema.

Amigo, o erro está ocorrendo com as memórias estando nos slots B e D (slots pretos)? Se isso estiver acontecendo o problema é com a mobo, já que você disse ter testado outras memos...
 
Amigo, o erro está ocorrendo com as memórias estando nos slots B e D (slots pretos)? Se isso estiver acontecendo o problema é com a mobo, já que você disse ter testado outras memos...

Acontece quando qualquer memoria e colocada nos slots C e/ou D. Se ligar a mobo com 1 pente de memoria no slot C ou D o Dr. Debug mostra o erro 45, que alias não consta esse erro no manual.

Acho que o jeito e trocar a mobo.
 
Acontece quando qualquer memoria e colocada nos slots C e/ou D. Se ligar a mobo com 1 pente de memoria no slot C ou D o Dr. Debug mostra o erro 45, que alias não consta esse erro no manual.

Acho que o jeito e trocar a mobo.

Realmente é uma pena, a mobo pelo jeito está bixada... :(
Boa sorte na troca. :thumbs_up
 
erro 45 nas placas p67 e Z68 infelizmente é comum e muito chato para resolver, visto que costuma ser intermitente


eu tive uma asrock p67 extreme 4 de um colega com este problema, e consegui resolver !


só tem 3 coisas que voce pode tentar(exatamente na ordem descrita abaixo !) , e se nao resolver, ai somente via RMA

* procura no sockete da cpu algum pino torto e "levemente" fora do lugar - de toda forma apenas por remover o processador e encaixar novamente as vezes já resolve o erro 45....

* refaça o flash da bios, mas nao pelo windows, use um pen drive de 1 ou 2 gb no formato FAT 32 , e flash direto pela interface da bios

* use borracha branca de vinil, e passa nos contatos da memoria, use o slot 4 + slot 1 ( um pente no slot azul, outro no branco - NAO dual channel ) - liga o pc, espere fazer o POST, e deixe entrar no windows. ai você desliga o pc, e coloca os pentes em dual channel (azul + azul ou branco + branco - tanto faz )
 
A placa mãe esta perfeita, sem pinos amassados. Contatos das memorias também ja foram limpos com borracha e nada. Ja fiz upgrade e downgrade de bios e em todas as versões o problema é idêntico.
 
Então só resta o RMA agora... :fuuu:
 
Pegou essa mobo aqui no BR ou de fora??
 
Pegou essa mobo aqui no BR ou de fora??

Aqui no br que eu saiba não tem... agora eu estava seriamente pensando em pegar uma e fiquei pé atras agora...
 
Acompanhado, estou esperando 8 Gb que comprei e estão nos correios (ainda, benditos) e só me falta essa agora, não funcionar.
 
Falando em correios... to cheio de coisas paradas la... To de saco cheio ja desse serviço porco... tem que privatizar mesmo, parou vai pra rua.
 
Uma vez vi um cara com um problema tipo esse...e o problema dele era q as trilhas dos slots q ñ funcionavam estavam arranhadas.
 
Uma vez vi um cara com um problema tipo esse...e o problema dele era q as trilhas dos slots q ñ funcionavam estavam arranhadas.

Acredito, porém não faz muito sentido. Quando queremos um contato melhor a gente de certa forma arranha também.
 
Tenho um amigo com com uma Asrock P67 Extreme4 que usa um Kit Gskill de 8gb que não liga usando 1T nas memorias, só funciona se setar 2T na bios, se ele usar apenas 1 pente funciona normal com 1T, não sei se vc chegou a testar isso, mas poderia ser a causa do problema.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo