Problemas com tearing

ArthurArjuna

Member
Registrado
Galera, boa noite.

Recentemente comprei um AOC Gamer Sniper 24" 75Hz (G2460VQ6) e botei o bonito pra rodar.
Pluguei ele na displayport da minha RX 580 8Gb e setei nas configurações manuais do monitor (os botões físicos mesmo) para o DisplayPort 1.2.
Já tentei mexer nas configurações do W10, no software do monitor (G-Menu), nas configurações in-game, no Radeon Settings, em tudo mais e continuo tendo tearing e imagens muito ruins na maioria dos jogos. O exemplo mais claro é no LoL, onde acaba afetando demais porque parece que tô jogando em slideshow.


Isso não acontecia no monitor antigo, aí comprei um novo porque o anterior morreu, achando que não ia ter dor de cabeça. Tem hora até que percebo uns bugs na imagem rodando o monitor em 60Hz, tô realmente procurando uma configuração ideal e não encontro.

Alguém sabe me ajudar?

Agradeço desde já.

PS.: Ryzen 7 1700, RX 580 8GB Aorus, 16Gb (8x2 - 2666), CX550w.
 
Qual driver?
Está habilitado o Freesync no driver da amd?

F1UOu11.png
 
Também precisa ver se o FPS não está ultrapassando o range do FreeSync. Se passar de 75 FPS o FreeSync deixa de atuar e vai causar tearing como outro monitor qualquer.
 
Também precisa ver se o FPS não está ultrapassando o range do FreeSync. Se passar de 75 FPS o FreeSync deixa de atuar e vai causar tearing como outro monitor qualquer.
Me explica isso ?
Eu tinha uma RX 580 e agora tenho uma GTX 1060 com monito de 32' FreeSync

Sempre passo do 75 fps nos meu games ..

N posso usar os 144hz do meu monitor ?

Tenho que setar o jogo a 75 hz ?
 
Amigo para que o freesync esteja ativo e elimine o tearing é necessário que os frames não ultrapassem
Me explica isso ?
Eu tinha uma RX 580 e agora tenho uma GTX 1060 com monito de 32' FreeSync

Sempre passo do 75 fps nos meu games ..

N posso usar os 144hz do meu monitor ?

Tenho que setar o jogo a 75 hz ?
Todo monitor Freesync tem um range de operação, onde o limite máximo é o mesmo da taxa de atualização do monitor. Em um monitor 75Hz o range máximo é 75FPS, se passar disso o Freesync é automaticamente desativado mesmo que no painel mostre ativo. Quando os frames descerem abaixo desse limite ele automaticamente ativa novamente.

Se o monitor é 144Hz o range máximo será 144 frames. O mínimo varia de acordo com o monitor, mas nunca vi nenhum caso onde o máximo fosse diferente da taxa máxima de Hz do monitor.
 
Amigo para que o freesync esteja ativo e elimine o tearing é necessário que os frames não ultrapassem

Todo monitor Freesync tem um range de operação, onde o limite máximo é o mesmo da taxa de atualização do monitor. Em um monitor 75Hz o range máximo é 75FPS, se passar disso o Freesync é automaticamente desativado mesmo que no painel mostre ativo. Quando os frames descerem abaixo desse limite ele automaticamente ativa novamente.

Se o monitor é 144Hz o range máximo será 144 frames. O mínimo varia de acordo com o monitor, mas nunca vi nenhum caso onde o máximo fosse diferente da taxa máxima de Hz do monitor.
Tá então o que devo fazer pra n ter problema?
Ativar freesync no painel NVIDIA.
Usar display Port
Setar o fps no jogo até 144 ou posso setar menos?
 
Esse monitor é 75hz, não 144.

Use o Riva Tuner e ative o limitador de frames nele em 72 ou 73 fps, pra dar uma margem. Confirme no painel de controle se o monitor tá setado em 75hz. E adeus, tearing.
 
Tá então o que devo fazer pra n ter problema?
Ativar freesync no painel NVIDIA.
Usar display Port
Setar o fps no jogo até 144 ou posso setar menos?
Pra não ter problema o lance é comprar um console, PC é naturalmente uma plataforma cheia de problemas kkkkk

Mas é isso aí, ativa o freesync no painel e seta o fps pra 144. Se vc não joga nada competitivo seu problema está resolvido, só aproveitar e ser feliz.

Agora se joga algo como CS-GO, por exemplo, não se deve limitar frames pq isso aumenta o imput lag.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Obs. : como o amigo disse acima, se seu monitor for 75Hz deve-se limitar a 75frames. Se for 144hz, 144 frames e assim por diante.
 
Tenho
Esse monitor é 75hz, não 144.

Use o Riva Tuner e ative o limitador de frames nele em 72 ou 73 fps, pra dar uma margem. Confirme no painel de controle se o monitor tá setado em 75hz. E adeus, tearing.
Possuo o mesmo monitor, comprado recentemente. Não tive muito tempo para testar a fundo, mas percebi que com FPS cravado em 72 ainda existe tearing na parte inferior da tela. E detalhe, testei tanto com AMD quanto com NVIDIA, mesma coisa nas duas. A diferença é que com a NVIDIA eu consegui habilitar o Vsync via driver sem causar input lag (ou pelo menos o input lag foi baixo a ponto de eu nem perceber), já na AMD o Vsync via driver causou um input lag estrondoso mesmo limitando fps a 72 via RivaTuner. Porém, no game que eu estava testando que era o Red Dead REDEMPTION 2, bastou ativar o Vsync do próprio game mesmo que resolveu o problema com a placa da AMD, sem causar input lag.
A verdade é que, no fim das contas, eu não entendi foi nada. Achei que deveria ser apenas limitar fps abaixo do refresh rate, habilitar freesync e um abraço. Ter que ativar também o Vsync via driver e alguns casos o do próprio jogo é bem chato.
 
Tenho

Possuo o mesmo monitor, comprado recentemente. Não tive muito tempo para testar a fundo, mas percebi que com FPS cravado em 72 ainda existe tearing na parte inferior da tela. E detalhe, testei tanto com AMD quanto com NVIDIA, mesma coisa nas duas. A diferença é que com a NVIDIA eu consegui habilitar o Vsync via driver sem causar input lag (ou pelo menos o input lag foi baixo a ponto de eu nem perceber), já na AMD o Vsync via driver causou um input lag estrondoso mesmo limitando fps a 72 via RivaTuner. Porém, no game que eu estava testando que era o Red Dead REDEMPTION 2, bastou ativar o Vsync do próprio game mesmo que resolveu o problema com a placa da AMD, sem causar input lag.
A verdade é que, no fim das contas, eu não entendi foi nada. Achei que deveria ser apenas limitar fps abaixo do refresh rate, habilitar freesync e um abraço. Ter que ativar também o Vsync via driver e alguns casos o do próprio jogo é bem chato.
Esse tearing na parte de baixo se elimina com v-sync mesmo. Mantendo o cap em 72, não deveria haver input lag perceptível mesmo com o v-sync on (seja via driver ou via jogo), mas cada jogo é um pau diferente, é a vida, há alguns em que eu nem mesmo consigo fazer o freesync funcionar.

No RDR2, especificamente, o jogo tá sempre abrindo com o freesync desativado pra mim, desde dezembro. Tenho que alternar pra modo janela e depois pra full screen de novo, só assim que funciona.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra não ter problema o lance é comprar um console
:eca:
 
Me explica isso ?
Eu tinha uma RX 580 e agora tenho uma GTX 1060 com monito de 32' FreeSync

Sempre passo do 75 fps nos meu games ..

N posso usar os 144hz do meu monitor ?

Tenho que setar o jogo a 75 hz ?
Você precisa manter o FPS dentro da faixa onde o FreeSync atua. O valor mínimo varia de monitor para monitor, mas o valor máximo será sempre igual à taxa de atualização máxima do seu monitor.

Se o seu monitor for 144Hz, então vc não pode deixar passar de 144 FPS para utilizar o FreeSync.

Se o seu monitor for 75Hz, então não pode passar de 75 FPS.

E assim em diante...

Convém limitar o FPS uns 3 frames abaixo do máximo. Então num monitor de 144Hz, é melhor deixar uns 141 FPS, num de 75Hz uns 72 FPS, e assim em diante.

Mesmo com o FreeSync ativo, as vezes aparece algum tearing na parte de baixo da tela, então pra resolver isso convém habilitar o V-Sync do jogo. Geralmente resolve. Só precisa tomar cuidado pro FPS não atingir o limite superior dessa faixa de atuação. Se isso acontecer, o FreeSync deixa de atuar em lugar do V-Sync, e isso vai introduzir input lag.

Então, acho que de forma resumida:

1- Travar o FPS máximo 3 frames abaixo do valor máximo do seu monitor;
2- Habilitar o V-Sync dentro do jogo para eliminar o tearing, caso ainda ocorra.
 
Última edição:
Eu tenho um Acer Agon de 32 que é FreeSync e 144hz junto de um GTX 1060
Tenho jogado mais The Division 2. Lá setado no médio em DX 12, modo janela pego em mediao 70, 80 fps
O Vsync ta ativado no painel da Nvidia, só me resta saber agora, se eu ativo a sincronização vertical no jogo e limito o FPS ou não faço nada ....
 
Pega seu monitor, vê qual o range dele. Configure um limitador superior de FPS em 3 Hz a menos que o máximo da sua tela. Isso serve para evitar que o monitor passe do limite mesmo em casos temporários de overshoot.
 
Pessoal, obrigado pelas respostas e desculpem a demora em retornar. O Freesync está ligado no app da AMD e tá tudo lockado em 71, continuo com tearing D:

Segue imagem das configurações:

xLkK5Cl.png
 
Verifica no monitor se o dp capability tá em 1.2. Se estiver em 1.1, o freesync não funciona. Estando tudo correto, tem uma parte no final do OSD do monitor que informa o refresh rate e confirma que o freesync tá certo (aparece tipo "Frequency: 75Hz (Freesync)", ou algo parecido.

Tenta usar o RTSS em vez desse limitador da AMD e vê se muda alguma coisa. Isso seria o mais indicado mesmo se estivesse tudo certo, o da AMD introduz mais input lag.

Testa outro jogo. Tem algumas engines em que o freesync fica meio bugado aqui pra mim.
 
Última edição:
Poise, eu tentaria outros jogos tmb, to jogando o Outlast 2 agora com os frames destravados e lá nas alturas e não estou tendo um tearing na tela, mesma coisa foi com o RE7, RE2, etc.. agora tem outros jogos que aparece o Tearing, TR, GTA V, etc...
 
Você precisa manter o FPS dentro da faixa onde o FreeSync atua. O valor mínimo varia de monitor para monitor, mas o valor máximo será sempre igual à taxa de atualização máxima do seu monitor.

Se o seu monitor for 144Hz, então vc não pode deixar passar de 144 FPS para utilizar o FreeSync.

Se o seu monitor for 75Hz, então não pode passar de 75 FPS.

E assim em diante...

Convém limitar o FPS uns 3 frames abaixo do máximo. Então num monitor de 144Hz, é melhor deixar uns 141 FPS, num de 75Hz uns 72 FPS, e assim em diante.

Mesmo com o FreeSync ativo, as vezes aparece algum tearing na parte de baixo da tela, então pra resolver isso convém habilitar o V-Sync do jogo, geralmente resolve. Só precisa tomar cuidado pro FPS não atingir o limite superior dessa faixa de atuação, se isso acontecer, o FreeSync deixa de atuar em lugar do V-Sync, e isso vai introduzir input lag.

Então, acho que de forma resumida:

1- Travar o FPS máximo 3 frames abaixo do valor máximo do seu monitor;
2- Habilitar o V-Sync dentro do jogo para eliminar o tearing, caso ainda ocorra.

Como você faz na sua configuração - trava os FPS no painel de controle da Nvidia ou trava no RivaTuner? Você deixa o V-Sync ativado no menu gráfico do Red Dead Redemption 2?

No meu caso (possuo um monitor FHD com freesync e 165 Hz), no perfil do jogo do Painel, posso travar em 160 Hz? Ou fica melhor no RivaTuner?

Vendi minha 5700 XT e peguei uma RTX 2080 Super essa semana e estou voltando a usar o Painel de Controle da Nvidia (usava até 2016, quando estava com uma GTX 980 Ti). Só instalei o driver e PhysX, o restante ignorei (como o Geforce Experience e outros). Estou tentando obter os melhores ajustes possíveis.
 
Como você faz na sua configuração - trava os FPS no painel de controle da Nvidia ou trava no RivaTuner? Você deixa o V-Sync ativado no menu gráfico do Red Dead Redemption 2?

No meu caso (possuo um monitor FHD com freesync e 165 Hz), no perfil do jogo do Painel, posso travar em 160 Hz? Ou fica melhor no RivaTuner?

Vendi minha 5700 XT e peguei uma RTX 2080 Super essa semana e estou voltando a usar o Painel de Controle da Nvidia (usava até 2016, quando estava com uma GTX 980 Ti). Só instalei o driver e PhysX, o restante ignorei (como o Geforce Experience e outros). Estou tentando obter os melhores ajustes possíveis.

Fiz vários testes e cheguei a seguinte resposta: Freesync (range oscilando entre 48 ~ 165 Hz) + V-Sync (Ativado pelo driver ao invés do jogo) + RTSS (no meu caso, 162 ou 160 Hz - boas margens de segurança).

Se entendi bem, o Freesync opera na maior parte do tempo (otimizando e eliminando os framedrops e stutterings), e o RTSS e V-Sync auxiliam para que a referida margem de FPS acima seja mantida (e deixe o input lag aceitável) e o refresh rate do monitor não seja ultrapassado (e não cause tearings).

RDR 2 está rodando fluído e a experiência de jogo está extremamente empolgante. :fuckyeah:
 
Como você faz na sua configuração - trava os FPS no painel de controle da Nvidia ou trava no RivaTuner? Você deixa o V-Sync ativado no menu gráfico do Red Dead Redemption 2?

No meu caso (possuo um monitor FHD com freesync e 165 Hz), no perfil do jogo do Painel, posso travar em 160 Hz? Ou fica melhor no RivaTuner?

Vendi minha 5700 XT e peguei uma RTX 2080 Super essa semana e estou voltando a usar o Painel de Controle da Nvidia (usava até 2016, quando estava com uma GTX 980 Ti). Só instalei o driver e PhysX, o restante ignorei (como o Geforce Experience e outros). Estou tentando obter os melhores ajustes possíveis.
Você precisa basicamente fazer duas coisas: limitar o FPS e habilitar o Vsync. Em ambos os casos é preferível fazer pelo menu do próprio jogo. Se o jogo não tiver alguma dessas opções, então vc limita o FPS pelo RTSS e o Vsync pelo painel de controle da NVIDIA.
 
Precisa habilitar o vsync? Tem certeza? Existe diferença de usar o freesync sem vsync? Eu uso sem aqui.
Acho que o vsync adiciona muito input lag e é desnecessário com freesync.
 
Precisa habilitar o vsync? Tem certeza? Existe diferença de usar o freesync sem vsync? Eu uso sem aqui.
Acho que o vsync adiciona muito input lag e é desnecessário com freesync.
A proposta do freesync é a princípio substituir o V-sync, então não seria necessário o uso do mesmo. O problema é que para o Freesync estar ativo os frames não podem ultrapassar o máximo de Hz do monitor. Daí algumas pessoas usam o V-sync para limitar os quadros de acordo com a frequência do monitor.
 
Precisa habilitar o vsync? Tem certeza? Existe diferença de usar o freesync sem vsync? Eu uso sem aqui.
Acho que o vsync adiciona muito input lag e é desnecessário com freesync.
Eu acho que explico isso nesse fórum umas 3 vezes por semana. Sem v-sync, vc pode ter tearing mesmo dentro do range de freesync, então é indicado ativar. Não vai ter input lag caso vc use o RTSS e limite um pouco abaixo do refresh rate do monitor, pq nesse caso o buffer do v-sync não é usado, o v-sync só atuaria pra compensar variações de frametime. Nesse cenário, não ha nenhuma desvantagem em usar v-sync.

Se vc não usa e não vê tearing, não tem problema não, mas também não vai perder nada ativando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A proposta do freesync é a princípio substituir o V-sync, então não seria necessário o uso do mesmo. O problema é que para o Freesync estar ativo os frames não podem ultrapassar o máximo de Hz do monitor. Daí algumas pessoas usam o V-sync para limitar os quadros de acordo com a frequência do monitor.
Na verdade, pra limitar os quadros, o melhor é o RTSS mesmo.
 
Na verdade, pra limitar os quadros, o melhor é o RTSS mesmo.
Existem várias formas e cada jogo tem um resultado, dependendo do sistema e da engine. Pela minha experiência particular a melhor forma é limitar pelo próprio jogo, quando há essa opção claro. Na falta dela o RTSS é uma boa opção.

V-sync seria a pior forma de todas, já que o Freesync foi criado justamente para sanar algum dos problemas do mesmo. Dai ao usar os dois vc soma parte dos problemas de ambos (Como o imputlag mosntro do V-sync) pra se obter o mesmo resultado em tela do Freesync sozinho.

Mas sinceramente eu nem entro nessa seara de discussão, quando se fala de Hz, frames, tearing e o kcete aqui no fórum tem um pessoal que gosta de ter razão em tudo sem nem ler as especificações básicas que o fornecedor do recurso oferece e qual o seu propósito. Daí vemos essas bizarrices aí.
 
A proposta do freesync é a princípio substituir o V-sync, então não seria necessário o uso do mesmo. O problema é que para o Freesync estar ativo os frames não podem ultrapassar o máximo de Hz do monitor. Daí algumas pessoas usam o V-sync para limitar os quadros de acordo com a frequência do monitor.

Não, amigo. O Vsync junto com o FreeSync serve para remover o tearing. Para não deixar os FPS ultrapassarem o range do FreeSync é recomendado utilizar o cap pelo painel da NVIDIA ou do RTSS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Existem várias formas e cada jogo tem um resultado, dependendo do sistema e da engine. Pela minha experiência particular a melhor forma é limitar pelo próprio jogo, quando há essa opção claro. Na falta dela o RTSS é uma boa opção.

V-sync seria a pior forma de todas, já que o Freesync foi criado justamente para sanar algum dos problemas do mesmo. Dai ao usar os dois vc soma parte dos problemas de ambos (Como o imputlag mosntro do V-sync) pra se obter o mesmo resultado em tela do Freesync sozinho.

Mas sinceramente eu nem entro nessa seara de discussão, quando se fala de Hz, frames, tearing e o kcete aqui no fórum tem um pessoal que gosta de ter razão em tudo sem nem ler as especificações básicas que o fornecedor do recurso oferece e qual o seu propósito. Daí vemos essas bizarrices aí.

Habilitar o Vsync dentro do range do FreeSync não causa lag porque justamente a taxa de atualização é variável.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo