Processador em 100% com jogos.

Ruriê Miguel

Member

Mozamigos, estou utilizando a seguinte config

AMD Ryzen 3 3200g
8gb RAM 3000Mhz DDR4
GeForce GTX 1650 MSI

E o meu problema é o seguinte...
Estou tentando rodar Assassin's Creed Origins no PC e desde de abri o jogo ele permanece o tempo inteiro, integral, toda vida em 100% de uso do processador, o que por ventura acaba causando bons e duradouros freezes durante a gameplay. A minha duvida é, o jogo foi instalado com gráficos no ultra e após abaixar para gráficos medianos o uso da CPU permaneceu em 100%... Acredito que este jogo não seja tão pesado a ponto de travar tanto assim.
Rodo CSGO a 120+ de FPS
Rodo COD WZ a 60 de FPS
E o Proprio AC Origins se mantém entre 45~75 de FPS, mas mesmo reduzindo os graficos ele não para com os freezes e nem com o uso intenso da CPU, há algo que eu esteja fazendo errado??

É o meu primeiro computador gamer, a propósito, então não mexi em basicamente nada nada de configuração do PC, não dei overclock em nada e nada do gênero.
Estou para receber mais uma memória de 8gb para complementar 16gb de RAM no PC, mas neste caso creio que não seja isso que esteja implicando nessa dificuldade.

Para fins de curiosidade, meu PC não aguentou nada nada o novo jogo Hell Let Loose, simplesmente fica 100% travado até nos gráficos mínimos...

Sabem o que posso fazer para melhorar?

Vê também a demanda na GPU e aproveita para verificar no gerenciador de recursos se é só game que está demandando tanto assim da sua cpu.

sim, comprando um CPU melhor ou travando os frames, esse seu CPU é de entrada, tudo que é jogo mundo aberto você vai sofrer para rodar com ele, Origins ainda é um dos jogos mais exigentes em quesito CPU, mapa é enorme, tem uma cacetada de coisa na tela..

Complicado... Será que com a memoria nova (subindo pra 16gb de RAM) pode melhorar algo? Por enquanto não sei se tenho cash pra upar o processador... Mas qual você recomendaria pra poder jogar esses jogos mundo aberto de hoje?

Você tem que equilibrar o desempenho GPU x CPU..reduzir os gráficos não vai diminuir o uso da CPU, mas sim aumentar, pois a taxa de quadros também vão subir. Você pode travar em 30FPS pra reduzir a carga na CPU e aumentar os gráficos pra aumentar a carga da GPU. Não sei se posso citar algum canal no YouTube, mas pesquisa aí, pode te ajudar 'COMO REDUZIR GARGALO, SEJA DE CPU OU GPU' primeiro canal e o primeiro vídeo. O mesmo explica muito bem sobre o que mais trabalha nos jogos, e em quais partes e como equilibrar o desempenho. Sobre a memória RAM, pode ajudar sim, mas primeiro você tem que ver o que está te limitando com o MSI Afterburner. Abraço!

Cara, sensacional o video e seu comentário! Me abriu muito mais a visão. Percebi que quando eu aumentei os graph do AC Origins ele -infelizmente- manteve os 100% da CPU mas mesmo assim ele teve um desempenho melhor.
Nesse caso ja esta subentendido que o gargalo é devido ao processador que deixa a desejar perto da Placa de Vídeo, certo? Vou buscar por algo melhor assim que entrar dinheiro então. Pode ser uma solução mais "cara" mas que vai me evitar preocupações... Ja sofri MUITO em notebooks tentando jogar CS e jogos que um PC normal não aguentaria. Então agora que estou com um PC de maior qualidade, vou presar por não passar raiva! KKKKKKKKK

foda que com o dólar nesse estado é complicado dar up agora..

Boa noite, tarde, dia!

Mozamigos, estou utilizando a seguinte config

AMD Ryzen 3 3200g
8gb RAM 3000Mhz DDR4
GeForce GTX 1650 MSI

E o meu problema é o seguinte...
Estou tentando rodar Assassin's Creed Origins no PC e desde de abri o jogo ele permanece o tempo inteiro, integral, toda vida em 100% de uso do processador, o que por ventura acaba causando bons e duradouros freezes durante a gameplay. A minha duvida é, o jogo foi instalado com gráficos no ultra e após abaixar para gráficos medianos o uso da CPU permaneceu em 100%... Acredito que este jogo não seja tão pesado a ponto de travar tanto assim.
Rodo CSGO a 120+ de FPS
Rodo COD WZ a 60 de FPS
E o Proprio AC Origins se mantém entre 45~75 de FPS, mas mesmo reduzindo os graficos ele não para com os freezes e nem com o uso intenso da CPU, há algo que eu esteja fazendo errado??

É o meu primeiro computador gamer, a propósito, então não mexi em basicamente nada nada de configuração do PC, não dei overclock em nada e nada do gênero.
Estou para receber mais uma memória de 8gb para complementar 16gb de RAM no PC, mas neste caso creio que não seja isso que esteja implicando nessa dificuldade.

Para fins de curiosidade, meu PC não aguentou nada nada o novo jogo Hell Let Loose, simplesmente fica 100% travado até nos gráficos mínimos...

É isso aí mesmo, tá dentro do esperado ficar em 100% sob toda situação. O Ryzen 3200G só tem 4 núcleos e 4 threads. Isso não é o suficiente para nenhum jogo moderno e placas de vídeo na faixa de performance da sua.

Melhorar os gráficos ou resolução podem até te oferecer performance melhor, tamanho o seu gargalo. Fique de olho no USO DE GPU. Se estiver muito abaixo de 99%, isso quer dizer que você precisa melhorar os gráficos ou principalmente a resolução, jogando a maior carga e demanda para placa de vídeo, que está parcialmente ociosa.

Você pode melhorar os engasgos comprando mais 8GB de RAM, pois Single Channel está ajudando a causar engasgos e pequenos travamentos com certeza. Então faça isto. É fundamental pra resolver parte do seu problema. Comece por aí. Depois, quando der, tente trocar para o Ryzen 1600.

Última edição:
Cara, sensacional o video e seu comentário! Me abriu muito mais a visão. Percebi que quando eu aumentei os graph do AC Origins ele -infelizmente- manteve os 100% da CPU mas mesmo assim ele teve um desempenho melhor.
Nesse caso ja esta subentendido que o gargalo é devido ao processador que deixa a desejar perto da Placa de Vídeo, certo? Vou buscar por algo melhor assim que entrar dinheiro então. Pode ser uma solução mais "cara" mas que vai me evitar preocupações... Ja sofri MUITO em notebooks tentando jogar CS e jogos que um PC normal não aguentaria. Então agora que estou com um PC de maior qualidade, vou presar por não passar raiva! KKKKKKKKK
Em jogos CPU Bound pode ter uma certa limitação sim, como o próprio AC Origins, ou até mesmo em jogos Multiplayer como o BF1 ou Warzone, mas você pode contornar travando a taxa de quadros, o que no Multiplayer chega a complicar um pouco pelo fato de ter mais FPS melhor, no modo single dá pra relevar, mas tudo varia de jogo para jogo. O CS Go por exemplo não é um problema, mas pode ser no BF1 por ter mais elementos pra lá e pra cá, problemas este por exemplo não entregar uma taxa de quadros mais alta pelo fato do processador estar a 100%, algo a mais de 60 ou 70 fps. A memória RAM também causa engasgos e crash nos jogos, você pode monitorar com o MSI Afterburner a mesma, se ela estiver no limite (7GB) por exemplo, pode ser também uma causadora de problemas (mas isso não exclui o fato do processador trabalhar a 100%, tem que ficar de olho nele também), além da memória (VRAM) de vídeo da placa de vídeo, pois ela também causa engasgos quando está no limite.
Quanto ao CPUxGPU, em jogos single player, como eu disse depende do jogo, porém no geral você pode ficar tranquilo pois diversos jogos vão rodar em 1080p 60fps. Mas antes de se preocupar com upgrade, primeiro você tem que traçar o seu perfil de jogador, se deseja mais FPS do que qualidade ou o contrário, se o foco vai ser jogos em Multiplayer enfim...eu por exemplo, não ligo de jogar em 30FPS desde que seja em FullHD com qualidade Alta, comparado ao console eu fico tranquilo em jogar com a mesma taxa de quadros, porém como disse quero uma experiência de alta qualidade, maior que a de um console. Não curto jogos Multiplayer, pois gosto de apreciar a história. Então, a minha dica é se a configuração atual atrapalha nos jogos que deseja jogar, objetivando o seu perfil de jogador, você pode trocar o processador e aumentar a memória RAM, do contrário, se pra você está tranquilo setar em 30FPS alguns jogos CPU Bound, então não há com o que se preocupar. Abraço e boa jogatina :D

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar