Processadores - Como fica o mercado?

Jab's

vBulletin Staff
Pessoal, estavo aki pensando.... como iri ficar o mercado de processadores este ano? O Duron realmente jah saiu de linha, qual vai ser o processador de baixo custo da AMD agorah? e a Intel, sera ke este Celeron com FSB 400 vai impressionar? como fica a serie XP da amd? e os P4 HT e os NW? e os XP T-bread?

Fla3DMadness

Active Member
A AMD agora tah fabricando apenas processadores XP t-bread... e vendendo o "mais lento" 1700+ por US$49,00 nos EUA... acho que esse é o grande trunfo da AMD, um processador muito bom por um preço muito baixo. E concorre com ele o Celeron que vc mencionou com o FSB de 400mhz (100mhz QDR) mas com um cache ridiculo de 128kb... da uma olhada nesse teste que compara o XP 1700+ t-bread, um Celeron 2ghz e um P4 1.8ghz: http://www.xbitlabs.com/cpu/3gems-oc/
Detalhe: o XP é um t-bread "A"... se fosse um "B" ele com certeza ia passar dos 2ghz de over. ;)
Em resumo, o Celeron é um lixo e ainda é caro... nem rodando em 3ghz ele presta... :p
A série XP vai ganhar um novo membro: Barton, com 512kb de cache e começa em 3000+ agora em fevereiro e logo vem o 3200+.... vai der um monstro! :D Com isso a AMD segura o Athlon XP até setembro quando vem o Athlon 64 que é o Hammer versão desktop. Pra servidores o Hammer virá com o nome de Opteron e sai em Abril se não atrasar mais. :p
Eu vejo que a intel vai continuar investindo em marketing, ou seja, pega um processador como o Celeron e coloca ele pra rodar acima de 2ghz... o desempenho é pior que o Athlon XP de 1.47ghz (1700+) mas mesmo assim tem muita gente que vai comprar só porque ele tem 2ghz.... :( assim como tem gente que compra GeForce2 MX200 de 64mb só por causa do 64mb... :rolleyes:
Agora é só aguardar pra ver o que vem por aí. :)
[]´s

Flávio

Aguirre

New Member
A Intel com HT nas freqüências acima de 2,4GHz vai ter mais uma vantagem.

Se os Barton não forem muito bons, a AMD fica fora do mercado de alto desempenho, como ela mesmo anunciou há um mês.

Espero que os Barton sejam de FSB 400MHz em DDR.

Fla3DMadness

Active Member
Pois é, temos que ver como o Barton vai se sair... até porque a Intel está pra lançar o Pentium4 com 800mhz de fsb (200mhz x 4)... :eek:
[]´s

Flávio

Jab's

vBulletin Staff
Pois é, temos que ver como o Barton vai se sair... até porque a Intel está pra lançar o Pentium4 com 800mhz de fsb (200mhz x 4)... :eek:
[]´s

Flávio

karalho.... soh espero ke naum seja como dizem .."potencia eh nada sem controle"....

eu eu kase esqueci: ke fim levou ou vali levar os processadores C3, akeles feitos pela VIA?

Fenris

Que fofo =)
Há algum tempo, eu vi em uma news da Adrenaline que o ClawHammer (Hammer de desktop) vai se chamar Athlon DT...

Não ouvi nada sobre o nome depois disso, mas com certeza espero sair o Barton, que mesmo que não seja muito bom vai acabar baixando preço de quase todos os AMD...

Bah to tristinho pq o XP2100+ q peguei é Palomino (Pelo menos é o que diz o Sandra)... Tava querendo pegar um T-Bread... :(

[]s

NetPlay

New Member

Alguém sabe ai quando a intel tem a intenção de lançar o prescot?

Vai ser este ai com FSB de 800 de o Flavio falow ne?

rafaelpa

Banido
Banido
Originally posted by Jab's
karalho.... soh espero ke naum seja como dizem .."potencia eh nada sem controle"....

eu eu kase esqueci: ke fim levou ou vali levar os processadores C3, akeles feitos pela VIA?

O único C3 que vi era um verdadeiro cocô :D
nem pra tocar divx... então acho que não vai longe isso

NetPlay

New Member
O único C3 que vi era um verdadeiro cocô :D
nem pra tocar divx... então acho que não vai longe isso

cocô é elogio...

:p :p :p

Jab's

vBulletin Staff

Originally posted by NetPlay
Alguém sabe ai quando a intel tem a intenção de lançar o prescot?

Vai ser este ai com FSB de 800 de o Flavio falow ne?

ke prescot eh esse? alguem ae tirar duvidas? ah, eu tmb ouvi falr ke a intel pretende lancar uma nova linha a 0.09 microns eh verdade?

Fla3DMadness

Active Member
Essa nova linha em 0.09 é o prescot que pelo que eu li vai sair em 3.4ghz pra cima... :eek:
E é o pentium 4 mesmo que virá com bus de 800mhz... acho que é pra fazer o pessoal trocar de placa mãe... de novo.... :rolleyes: cara... tava pensando aqui... a intel mudou de placa mãe 3 vezes só por causa do processador (Willamete, Northwood 400mhz FSB e Northwood 533mhz FSB) e agora vai mudar de novo.... sem contar as mudanças de memória.... Rambus 800, PC-133 :p, DDR 266, Rambus 1066, dual-DDR 266... :rolleyes:
[]´s

Flávio

NetPlay

New Member
Essa nova linha em 0.09 é o prescot que pelo que eu li vai sair em 3.4ghz pra cima... :eek:
E é o pentium 4 mesmo que virá com bus de 800mhz... acho que é pra fazer o pessoal trocar de placa mãe... de novo.... :rolleyes: cara... tava pensando aqui... a intel mudou de placa mãe 3 vezes só por causa do processador (Willamete, Northwood 400mhz FSB e Northwood 533mhz FSB) e agora vai mudar de novo.... sem contar as mudanças de memória.... Rambus 800, PC-133 :p, DDR 266, Rambus 1066, dual-DDR 266... :rolleyes:
[]´s

Flávio

putz... ter intel significa gastar memo.... Tomara que um dia eu prefira AMD.... tomara....

Aguirre

New Member
O prescott também vai ser compatível com o X86-64.

Não no lançamento, mas vai poder ser liberado por bios.

Fla3DMadness

Active Member
Isso naum dah pra ter certeza ainda... tem muita suposição que sim, ou que pelo menos se não for no prescot que a intel tah desenvolvendo um x86-64 também, mas ela nega sempre e descarta o x86-64.... só o tempo dirá. ;)
[]´s

Flávio

lambgomesll

Fala meu camarada!
no caso da intel......acredito.......que só por emulação, ela vai conseguir um resultado tão rápido............

se é mesmo que ela não estava preparada para este nicho de mercado, X86-64, o desenvolvimento de uma cpu como a da AMD, demoraria muito......

com isso, se é mesmo que só por emulação, o q mais interessa pra ela é frequência, e ela vai sair obstinada por isso, coitados dos consumidores......

A Intel tb pode trazer o Itanium para as CPU's do tipo X86, por emulação, o que lhe daria tempo neste nicho, para desenvolver algo como a AMD, neste caso o Itanium viria com nome Prescott,
e rodaria por emulação, perdendo obviamente desempenho......

e os consumidores comprariam normalmente um Itanium "com algumas funções desabilitadas", assim assim como o HT, dos P4.....

e Fla.....que páreo duro, mesmo sendo um Palomino........segura um Celeron como....?

o bixo até q voa bem.......!

willianm

El Ratón
Eu li as news na pagina principal e vi lah esse Barton 3000+, tipo nada contra a Amd até porque eu prefiro Amd a Intel, mas olha lah 2.16Ghz e os caras colocam 3000+ diferença de 840, acho q isso eh uma jogada pra falar q a Amd não tah muito atras dos P4.E uma comparação boa seria a Amd com a Nvidia quando fez as G4, q todos diziam ser uma solução da Nvidia soh para ela se considerar a nº1. Tipo eu sei q as vezes clock maior não significa melhor desempenho, mas ele deviam colocar um numero menor.

Jab's

vBulletin Staff
A AMD agora tah fabricando apenas processadores XP t-bread... e vendendo o "mais lento" 1700+ por US$49,00 nos EUA... acho que esse é o grande trunfo da AMD, um processador muito bom por um preço muito baixo. E concorre com ele o Celeron que vc mencionou com o FSB de 400mhz (100mhz QDR) mas com um cache ridiculo de 128kb... da uma olhada nesse teste que compara o XP 1700+ t-bread, um Celeron 2ghz e um P4 1.8ghz: http://www.xbitlabs.com/cpu/3gems-oc/
Detalhe: o XP é um t-bread "A"... se fosse um "B" ele com certeza ia passar dos 2ghz de over. ;)
Em resumo, o Celeron é um lixo e ainda é caro... nem rodando em 3ghz ele presta... :p
A série XP vai ganhar um novo membro: Barton, com 512kb de cache e começa em 3000+ agora em fevereiro e logo vem o 3200+.... vai der um monstro! :D Com isso a AMD segura o Athlon XP até setembro quando vem o Athlon 64 que é o Hammer versão desktop. Pra servidores o Hammer virá com o nome de Opteron e sai em Abril se não atrasar mais. :p
Eu vejo que a intel vai continuar investindo em marketing, ou seja, pega um processador como o Celeron e coloca ele pra rodar acima de 2ghz... o desempenho é pior que o Athlon XP de 1.47ghz (1700+) mas mesmo assim tem muita gente que vai comprar só porque ele tem 2ghz.... :( assim como tem gente que compra GeForce2 MX200 de 64mb só por causa do 64mb... :rolleyes:
Agora é só aguardar pra ver o que vem por aí. :)
[]´s

Flávio

deixa ver...vc disse que os amd Xp eh concorrente do celeron? entaum qual eh o processador da amd concorrente dos P4?

Fla3DMadness

Active Member
Eu li as news na pagina principal e vi lah esse Barton 3000+, tipo nada contra a Amd até porque eu prefiro Amd a Intel, mas olha lah 2.16Ghz e os caras colocam 3000+ diferença de 840, acho q isso eh uma jogada pra falar q a Amd não tah muito atras dos P4.E uma comparação boa seria a Amd com a Nvidia quando fez as G4, q todos diziam ser uma solução da Nvidia soh para ela se considerar a nº1. Tipo eu sei q as vezes clock maior não significa melhor desempenho, mas ele deviam colocar um numero menor.
Espera sairem alguns testes antes de falar... :rolleyes: ele vai vir com o dobro de cache L2 que os outros XP, 512kb contra 256kb... se o Barton com isso tudo de cache e rodando a 2.16ghz ficar pau a pau com o P4 de 3ghz vc não acha que ele merece ser chamado de 3000+? ;)
Originally posted by Jab's
deixa ver...vc disse que os amd Xp eh concorrente do celeron? entaum qual eh o processador da amd concorrente dos P4?
É o próprio XP... :) só que os mais lentos, ou seja, o 1700+ e o 1800+, agora concorre com os celeron 1.8 e 2.0... e os XP do 2000+ pra cima começa a concorrer com os Pentium 4... tanto é que do 2600+ pra cima o preço é equivalente ao pentium 4 2.6ghz pra cima.

lambgomesll: não entendi se vc tava ironizando ou não... hehehehehe... mas acho que tava... pois o celeron, mesmo de 2ghz, toma uma surra dos XP! :)
E a Intel ja afirmou que não pretende tão cedo introduzir processadores de 64-bit em desktops... por um bom tempo o Itanium vai ficar fora do alcance de consumidores comuns.
Ah, e o atraso do Athlon 64, ou seja, o hammer pra desktop, se deve a dois fatores:
1 - Expectativa de bom desempenho do Barton
2 - Lançamento do windows com suporte ao x86-64 esperado pra setembro... nesse ponto concordo com a AMD, pra que lançar um processador pra desktop sem suporte do windows? Já o Opteron, versão do hammer pra servidor, sai agoa em Abril e não depende do windows nesse mercado, o linux ja tem suporte pra ele desde que ele começou a ser desenvolvido. ;)
[]´s

Flávio

willianm

El Ratón
Sei lah acho q eh um jogo de marketing, e isso engana algumas pessoas q acham q esse 3000+ eh 3ghz e alguns vendedores mal intencionados usam isso pra enganar colocando na lista de venda por exemplo 3ghz ao inves de por 3000+ ou 2,16 ghz, mas vendo hj aqueles graficos se 2600+ batendo o p4 3Ghz acho q ele merece o nome, mas eh estranho, onde eles tiraram a base pra falar q o proc eh 3000+, ou 2600+?

lambgomesll

Fala meu camarada!
Sei lah acho q eh um jogo de marketing, e isso engana algumas pessoas q acham q esse 3000+ eh 3ghz e alguns vendedores mal intencionados usam isso pra enganar colocando na lista de venda por exemplo 3ghz ao inves de por 3000+ ou 2,16 ghz, mas vendo hj aqueles graficos se 2600+ batendo o p4 3Ghz acho q ele merece o nome, mas eh estranho, onde eles tiraram a base pra falar q o proc eh 3000+, ou 2600+?

Puts...cara....você mesmo acabou respondendo.......ou seja, de uma comparação direta com o P4 de clóck parecido....

e Fla.....respondendo sobre o Celeron......ele em clóck normal deve de perder até para um C3 da Via, mas em over, ele bem que voa baixo, claro sem comparação.....com um T-Bred em over, mas mesmo assim pelo preço, e para os apaixonados por números de clóck, ele se torna interessante.......agora em performance......AMD forever......

e qto a X86-64.....a intel mente, e sempre mentiu......ela não quer é dar o braço a torcer para a arquitetura da AMD, ela vai esperar até o último momento para ver se a AMD consegue emplacar neste seguimento......se a AMD se der bem, ela jogará suas fichas ou no P4 com clócks elevadíssimos, para rodar por emulação a arquitetura 64 Bits, ou trará o Itanium sem algumas das caracterísitcas mais importantes neste seguimento, para não derrubar o Itanium, deixando-o como melhor opção de CPU, ou CPU high-end, neste segmento.

neste caso do Itanium, ele viria com clócks mais altos, para compensar sua perda de performance, e tentar acompanha o Hammer.

Veja bem, o que estou dizendo é suposição minha, não li isto em nenhum lugar, mas tendo em vista o q dizem sobre a intel não ter um opção para este segmento, isto parece ser o mais óbvio a ser feito pela gigante.......

Inté.

lambgomesll

Fala meu camarada!
mais uma coisa sobre a comparação do XP2600+ com o P4 de 3GHz...

tem XP 1700+ rodando a quase 2,5 GHz, portanto não precisaria de um 2600+ para bater um P4 de 3 GHz....

NetPlay

New Member
mais uma coisa sobre a comparação do XP2600+ com o P4 de 3GHz...

tem XP 1700+ rodando a quase 2,5 GHz, portanto não precisaria de um 2600+ para bater um P4 de 3 GHz....

claro vc so vai meter over no amd... ai é facil...

essa escala de comparação que a amd criou é algo muito util, mas comop ja foi comentado alguns leigos podem se dar mal....

e só lembrando a velocidade do clock não diz qual proc é mais rapido. a velocidade do proc depende de todo o conjunto e não o numero de ciclos por segundo...

Se a amd coloca de um proc 2,17 Ghz (ou algo assim) pra vender vc's achão que os leigos vão pensar o que? que o p4 de 3 ghz 50% mais veloz... putz que mentira...

Darth Sidious

The DarkSide is my Allied
putz... ter intel significa gastar memo.... Tomara que um dia eu prefira AMD.... tomara....

É isso eu tbm heheheh! Eu adoro a Intel, mas diante do que o pessoal fala, a AMD tá fazendo o sucesso do melhor jeito: no boca a boca. Se fizesse marketing ia vender bem mais que intel.

Originally posted by NetPlay
Se a amd coloca de um proc 2,17 Ghz (ou algo assim) pra vender vc's achão que os leigos vão pensar o que? que o p4 de 3 ghz 50% mais veloz... putz que mentira...

Não entendi esse lance æ NetPlay, o cliclo dos P4 num são mais rápidos?!

Bom, então... seria um ótima oportunidade pra Intel abri uma diferença quanto a AMD por causa dos Itanium né???? Ou ñ??

:confused: :confused: :confused: :rolleyes:

Fla3DMadness

Active Member
Não espere que o itanium chegue tão cedo às mãos de meros mortais como nós... a Intel vai manter a linha Pentium 4 com clocks altissimos cada vez mais... esse ano ainda vai parar nos 3.2ghz pois essa arquitetura atual ja está no limite, e o que ela vai fazer esse ano é introduzir o bus de 800mhz talvez em abril junto com o 3.2ghz e ampliar o suporte ao HT a partir do modelo de 2.5ghz. Só no final do ano ela muda o núcleo do processador pro Prescott e o processo de fabricação pra 0.09 pra continuar subindo cada vez mais o clock.
Enquanto isso o Itanium 2 não deve passar dos 2ghz mas é uma arquitetura milhoes de vezes mais eficiente que a do P4 pois a intel sabe que no segmento de servidores e estação gráficas o que conta é a performance, não os gigahertz, enquanto que pro mercado de desktops ela vai empurrando o máximo de gigahertz possível pois é isso que acredito que 50% ou mais dos compradores olham. Por isso não acho errada a posição da AMD de chamar um processador de 2.25ghz de 2800+, ela está tentando educar o publico de que performance importa mais que os gigahertz. ;)
Quanto ao Barton... bom... eu sinceramente acho que a AMD exagerou um pouco ao chama-lo de 3000+... um 2900+ ficava de bom tamanho. :D
[]´s

Flávio

Xan

Operation: Metro!
Pô galera,não eh novidade pra galera que me conhece aki que eu sou altus newba:D ,mas eu queria fazer umas perguntas:
Em processadores 64-bits,TODAS as aplicações usadas hoje em dia no windows terão que ser alteradas para rodarem em 64-bits ou emuladas?
Isso tem algo a ver com o Kernell32 do windows?Teria que mudar pra um,digamos,sistema Kernell64???

Usuários que está vendo este tópico