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Como alguem vai defender a pedofilia?
Talvez a abordagem tenha sido feita de maneira errada, mas o exercício é bem vindo sim.
Não sei se o professor soube explicar direito o que queria, mas falar sobre um assunto não significa necessariamente defende-lo. Pedofilia, por exemplo, é uma doença. Há material para ser estudado na internet, como depoimentos de pedófilos falando sobre a compulsão. Há também estudos científicos e estatísticos sobre a estrutura do cérebro ou traumas que podem desencadear a pedofilia. Acho que é neste sentido que o professor espera que o aluno trabalhe.
Há também, como já falaram, aspectos ligados a empatia com doente (no caso da pedofilia). Só possível tratar se entender o que se passa na cabeça de alguém assim.
Acredito que os alunos estão mais revoltadinhos com fato de terem que fazer um trabalho que vai exigir um pouco de raciocino e pesquisa. O professor está correto de sugerir aos alunos que debatam e estudem estes temas, afinal são coisas que teremos que lidar durante a nossa vida.
Se você não se identifica com uma ideologia, uma boa forma de proceder é deixar claro no trabalho que você compactua com ela, mas entende os argumentos que a embasam. Não acho que o professor queira que você se torne um ateu para falar sobre ateísmo, só quer que você conheça os assuntos.
Filosofia é uma matéria que deve auxilar o aluno a pensar.
Fico me perguntando então por qual razão algumas pessoas acham isso "perda de tempo"?
A crítica a Filosofia que eu mais vejo hoje em dia (e que eu concordo) não é, na verdade, uma crítica a filosofia em si, mas sim ao mau uso dela. Stephen Hawkings e Richard Dawkins, por exemplo, tem feito afirmações muito duras, afirmando que a "filosofia é inútil" - porém, esta frase é tem um paralelo enorme com uma frase do Nietzsche e que causa uma certa polêmica quando lançada no grupo errada: "Deus está morto".
O que acontece, nos dois casos, é que as duas áreas(religião e filosofia) já foram a melhor, senão a única, fonte para se obter certas respostas que hoje podem ser obtidas de uma maneira muito mais segura e confiável pela ciência. É razoável assumir que as duas frases são exageradas, mas o maior problema está na necessidade do povo de tentar pegar uma ideia complexa e encaixar numa frase de 3 palavras...
Não estou dizendo que este seja necessariamente o caso que o brfritos tenha citado, mas é o único caso que eu conheço que mereça ter pelo menos alguma atenção.
Já que ninguém falou, eu falo:
Esse seminário "polêmico" (segundo o OP) não é nenhuma novidade em ambiente escolar/acadêmico. Acho que a maioria aqui deve ter refletido minimamente sobre esse fato, não?
Já que ninguém falou, eu falo:
Esse seminário "polêmico" (segundo o OP) não é nenhuma novidade em ambiente escolar/acadêmico. Acho que a maioria aqui deve ter refletido minimamente sobre esse fato, não?
Ok. No post anterior eu não estou dizendo que muitos aqui VIVENCIARAM essa metodologia. Eu mesmo não a vivenciei (ou, se vivenciei, caiu no esquecimento).Fiz ensino médio em escola particular e coisas assim nem passaram perto de serem abordadas, também nunca conheci pessoalmente alguém da minha idade que tivesse declarado ter esse tipo de experiência escolar. Na verdade nunca tive aulas de filosofia ou coisa parecida, só fui conhecer essas coisa muito recentemente depois de "velho" graças a internet, onde pude me interessar pelo assunto. Então repito o que alguns falaram, quem me dera se eu pudesse ter tido a oportunidade de ter um professor assim dando tais aulas que nem esse pessoal está tendo. Acho que se tivesse estudado esse tipo de coisa na escola com certeza teria sido minha matéria favorita.
Ok. No post anterior eu não estou dizendo que muitos aqui VIVENCIARAM essa metodologia. Eu mesmo não a vivenciei (ou, se vivenciei, caiu no esquecimento).
O ponto que levantei é SABER DA EXISTÊNCIA dessa metodologia.
Esse post serve de reply pro post do M4IN, também.
#tamojunto
Ok. No post anterior eu não estou dizendo que muitos aqui VIVENCIARAM essa metodologia. Eu mesmo não a vivenciei (ou, se vivenciei, caiu no esquecimento).
O ponto que levantei é SABER DA EXISTÊNCIA dessa metodologia.
Esse post serve de reply pro post do M4IN, também.
#tamojunto
Acho que vai da idade de cada um.Sim, de certa forma eu estava falando disso também, mas exemplifiquei usando minha experiência. Quando falamos de escola, eu desconhecia totalmente a existência de aulas e trabalhos desse nível que para mim só imaginava em alguns cursos universitários, e não para o pessoal de 15-17 anos que está no ensino médio. Esse tipo de abordagem para mim é totalmente novidade.
Acho que vai da idade de cada um.
Não tive aula de filosofia. Entrei no ensino médio em 94, tenho 35 anos.
Só que esse tipo de metodologia já me é conhecido há bastante tempo. Não sei se por causa da internet, de filmes, de seriados, de conversas ou outro motivo. Mas ao ler o post de abertura do tópico me chamou a atenção por ser algo já conhecido, apenas isso. E o OP demonstrou tomar conhecimento desse tipo de metodologia recentemente. Esse foi o motivo do meu post #40.
:yes:
(...) Uma das partes do seminário ele parou e criou a situação do próximo seminário (que será sobre pedofelia) e disse o seguinte pro aluno da pedofelia "Vocês, caso fossem acusados por pedofilia e fossem a pena de morte, o que diriam em sua defesa?" e os alunos entraram na ideia bem legal, e falaram "A gente só estava dando amor e carinho para eles...não machucamos ninguém" etc etc....
Enfim, acho que está sendo bem interessante isso (...)