• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Programas Usados em Desenvolvimento de Jogos

TheProzin

Member
Registrado
Já tem um tempo que eu venho discutindo a ideia de desenvolver um jogo com um amigo e finalmente começamos. Nesse projeto vamos fazer um jogo simples em 2d só parar começar a se adaptar, aprender, estamos usando a Unity. Ele está fazendo a parte de mecânicas e eu de arte e outras coisas. Atualmente eu tô usando o piskel para fazê-las, queria saber se vale a pena comprar o aseprite, se tem algum outro programa que deveríamos usar para nos auxiliar? E no desenvolvimento em 3d algumas pessoas falam do Maya e do ZBrush, seriam esses os mais indicados?
 
Bem legal a iniciativa de vocês, e antes de mais nada gostaria de desejar boa sorte.

Voltando ao tópico:

Com o Piskel já dá para fazer coisas bem legais, é uma boa ferramenta free tal como o JPixel e o Pixelorama, mas, o Aseprite é um pouco superior e digo isto por terem algumas ferramentas as quais os outros não possuem. Agora, quem define a qualidade do trabalho não é a ferramente e sim o autor. Portanto, enquanto o Aseprite é um excelente investimento (na minha opinião), você pode sim trabalhar apenas com ferramentas free e ainda assim fazer um trabalho excepcional, isso vai depender de você.

Quanto a modelagem 3D, bem, essa que definitivamente não é minha praia... Bem, escuto muita gente falando muito bem do Blender, que é uma ferramenta gratuita, portanto acho que vale a pena dar uma olhada nele e ver se atende suas necessidades.
 
Não conhecia essa outras ferramentas. Obrigado pela ajuda e pela sorte, quando estiver com mais coisas dou um retorno de como está ficando o jogo. Vou tentar essas ferramentas e me preocupar com o 3d depois. Em questão de áudio, produzir os sons e música, alguma coisa gravadq e editada com o Audacity ou conheces algum outro software?
 
Não conhecia essa outras ferramentas. Obrigado pela ajuda e pela sorte, quando estiver com mais coisas dou um retorno de como está ficando o jogo. Vou tentar essas ferramentas e me preocupar com o 3d depois. Em questão de áudio, produzir os sons e música, alguma coisa gravadq e editada com o Audacity ou conheces algum outro software?
Então, o Audacity é uma excelente ferramenta sim para gravar e editar áudio, no entanto no que se diz sobre produzir sons e músicas ele deixa bastante a desejar realmente.

Para a produção de músicas e sons eu recomendaria uma DAW (Digital audio workstation), tal como o famoso Fruit Loops que se não me engano agora atende pelo nome de FL Studio ou então o queridinho de muitos, o Ableton. Contudo ambos que eu citei são ferramentas pagas, e que não são exatamente baratas, portanto vou citar uma alternativa free e que é de fato muito boa, que é o LMMS. Ele é uma DAW como o FL Studio e o Ableton mas é totalmente gratuito e open source, por isso acho que vale a pena dar uma olhada.

Eu mesmo já usei o LMMS bastante até e gostei.
 
Muito obrigado, vou dar uma olhada nisso logo que possível, obrigado pelas recomendações.
 
Olá, como citou o Absence, o Piskel é uma ferramenta Free mas serve pra fazer praticamente tudo em termos de gráficos em Pixel art. O Aseprite é mais completo, mas não é perfeito. Eu sou desenvolvedor solo (desenvolvo, testo, publico, crio as artes, etc.) desde a década de 90, e há pelo menos uns 6 anos tenho me dedicado exclusivamente aos jogos, mas Pixel art não é minha praia, mas toda vez que uso o Aseprite eu encontro uns bugs muito chatos.
Uma outra alternativa free que serve tanto para Pixel art como pra outros tipos de desenho é o Krita, mas eu uso com uma mesa digitalizadora. No mouse é complicado mas dá pra usar. Ele é perfeito pra fazer tilesets.

Existe tb uma outra alternativa que seria comprar packs de assets. Existem centenas de sites que vendem, e particularmente alguns não são caros e tem um material muito bom.

Outra ferramenta free muito útil e com recursos similares ao Photoshop é o Gimp.

Com relação ao 3D, Maya e ZBrush são fenomenais, mas não há necessidade disso. Aqui eu uso o Blender (tb é free) e já consigo fazer tudo que preciso. Os mapas UV vc cria no Krita ou no Gimp.

Por último, eu sei que você não perguntou, mas é só um comentário... Eu espero que você e seu amigo já tenham em mente tudo o que vocês querem fazer com o jogo, em que plataforma pretendem que ele rode, etc. O Unity é free até um certo ponto, algumas funções precisam de licença e não são nem um pouco baratas.
Uma ferramenta que vem crescendo muito e é beeem interessante é o Godot, recomendo que vcs dêem uma pesquisada nela.

Um abraço e boa sorte para vocês.
 
O krita cheguei a ver mas nem tanto, vou ver com mais calma. E a Godot a gente chegou a trabalhar um pouco, mas ele que é da parte de programação e curtiu mais a Unity por conta da linguagem
 
Não sei como é o workflow para animação do Krita, mas acredito que seja suficiente para arte 2D, só que acho que o Aseprite valha a pena pelo preço.
Para 3D recomendo que fique com o Blender por agora, é uma excelente ferramenta e mais voltada para iniciantes.
Eu não sou de mexer com audio, acho meio dificil, mas um tempo atrás achei uma ferramenta chamada Sunvox e gostei de dar uma brincada. O LMMS que achei meio avançado demais pra mim, mas eu nunca me aprofundei nele. Recomendo já ficar de olho em ferramentas como WWise e Fmod, elas ajudam bastante na parte de organizar o audio do jogo, da pra fazer tudo que elas fazem na mão pelo codigo, mas mesmo assim recomendo dar uma olhada mais pra frente.
Uma ferramenta que acredito que tambem valha a pena dar uma olhada quando forem pro 3D são os Substance Painter & Designer, são um pouco caros, mas acredito que valha bastante a pena pensando a longo prazo. São programas para fazer texturas procedurais. Da pra fazer o mesmo no Blender hoje em dia, mas eles são programas já consolidados na industria.
Se algum for se aventurar na Unreal, tem tambem as ferramentas do Mixer, que é praticamente a mesma coisa do Substance, mas gratuitos para quem usa a Unreal Engine.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo