• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Proteção Quedas/Meia Fase e Sobretensão

joaoacesar

New Member
Registrado
Pessoal, bom dia.

Eu moro em uma cidade (Eldorado do Sul/RS - 220v) e frequentemente sofro com quedas de luz e tensão em meia fase, além de possíveis sobrecargas em eventuais tempestades.

Já tive dois equipamentos queimados (uma geladeira e um NAS) e queria a opinião de vocês sobre o que poderia fazer para tentar minimizar os problemas.

Abaixo segue o que quero proteger:

Ponto 1: Computador, 3 monitores 23", 1 volante
Ponto 2: Geladeira
Ponto 3: Modem Fibra, Roteador e 1 NAS

Com relação a equipamentos, após ler alguns tópicos, cheguei a estes listados abaixo:
Ponto 1: http://www.clamper.com.br/product/clamper-multiprotecao-8/
Ponto 2: https://www.lojaclamper.com.br/iclamper-pocket-3-p-20a
Ponto 3: Estou em dúvida entre um Clamper 5 tomadas ou até um no-break (talvez dos mais baratos por não precisar segurar muita coisa).

A dúvida é: neste cenário apresentado, estes equipamentos me resolveriam o problema? Alguém sugere alguma outra configuração ou equipamento?

Desde já agradeço.
 
Também tenho esse dúvida. Eu sempre achei que para isso que pretende um Nobreak seria ideal para o NAS e PC (apenas para você conseguir desligar sem estragar os componentes). ACHO que o Filtro de Linha não vai te servir para isso que quer.
Quanto a geladeira, não faço ideia. Deixo para o pessoal mais entendido também.
 
Acho que se isso ocorre com a instalação inteira da sua casa, vale a pena adicionar um DPS ao seu quadro de distribuição (quadro de energia), assim você tem a sua casa inteira protegida contra sobretensão.

Contra quedas de tensão ou diminuição da tensão na rede, apenas um nobreak online irá te salvar.
 
Tem umas considerações a serem feitas
O que chamas de meia fase na realidade é a queda de uma fase na alta tensão, gerando uma tensão refletida na baixa tensão bem abaixo do especificado.
Na pequenas cidades as linhas alimentadoras seguem em redes de 69 KV e muito desta torres não tem o cabo guarda como as torres de tensão mais elevada.
Mas podes minimizar os problemas de sobretensão, seguindo requisitos ue escrevi a muito tempo sobre isso aqui mesmo.
Link

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/protecoes-contra-sobretensoes-uma-parte-do-emc.443603/
 
Que equipamento você usou pra detectar a "meia-fase" (entendo que só está sendo entregue 30Hz)?
Na realidade é o que o Amilton escreveu mais abaixo... queda de uma fase na alta gerando tensão refletida bem abaixo.


Acho que se isso ocorre com a instalação inteira da sua casa, vale a pena adicionar um DPS ao seu quadro de distribuição (quadro de energia), assim você tem a sua casa inteira protegida contra sobretensão.

Contra quedas de tensão ou diminuição da tensão na rede, apenas um nobreak online irá te salvar.
Vou pesquisar sobre esse DPS. acho que aqui mesmo no forum vou achar conteúdo a respeito!


Tem umas considerações a serem feitas
O que chamas de meia fase na realidade é a queda de uma fase na alta tensão, gerando uma tensão refletida na baixa tensão bem abaixo do especificado.
Na pequenas cidades as linhas alimentadoras seguem em redes de 69 KV e muito desta torres não tem o cabo guarda como as torres de tensão mais elevada.
Mas podes minimizar os problemas de sobretensão, seguindo requisitos ue escrevi a muito tempo sobre isso aqui mesmo.
Link

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/protecoes-contra-sobretensoes-uma-parte-do-emc.443603/
Obrigado, vou ler o texto!
 
Acho que se isso ocorre com a instalação inteira da sua casa, vale a pena adicionar um DPS ao seu quadro de distribuição (quadro de energia), assim você tem a sua casa inteira protegida contra sobretensão.

Contra quedas de tensão ou diminuição da tensão na rede, apenas um nobreak online irá te salvar.

Deixa eu ver se entendi. Instalando um DPS diretamente no quadro de energia faria minha casa inteira estar protegida de uma sobretensao, certo? este equipamento, pelo que eu li, desarma quando ocorre uma variação maior do que ele entende como correta (alguma porcentagem - li em algum lugar algo em torno de 20%). Neste caso, ele atuaria de forma benéfica protegendo qualquer equipamento do DPS pra dentro de casa, porém causaria uma situação "indesejada" que seria desarmar (precisa de intervenção manual para religar?) em qualquer sobretensão. no caso de minha cidade pode ocorrer de forma mais frequente do que estou acostumando, tendendo a dar a impressao de "piorar". faz sentido?
 
Última edição:
Na realidade é o que o Amilton escreveu mais abaixo... queda de uma fase na alta gerando tensão refletida bem abaixo.



Vou pesquisar sobre esse DPS. acho que aqui mesmo no forum vou achar conteúdo a respeito!



Obrigado, vou ler o texto!
 


Deixa eu ver se entendi. Instalando um DPS diretamente no quadro de energia faria minha casa inteira estar protegida de uma sobretensao, certo? este equipamento, pelo que eu li, desarma quando ocorre uma variação maior do que ele entende como correta (alguma porcentagem - li em algum lugar algo em torno de 20%). Neste caso, ele atuaria de forma benéfica protegendo qualquer equipamento do DPS pra dentro de casa, porém causaria uma situação "indesejada" que seria desarmar (precisa de intervenção manual para religar?) em qualquer sobretensão. no caso de minha cidade pode ocorrer de forma mais frequente do que estou acostumando, tendendo a dar a impressao de "piorar". faz sentido?

Ele vai limitar a sobre tensão dentro do valor suportado pelo equipamento que pela norma atual é de um surto de 800 Volts, caso ela venha pela rede elétrica. Existem outros caminhos para as sobretensões chegarem a nossos equipamentos e nestas os valores são os das fontes;
-A rede elétrica de entrada
-As portas de I/O e dados
-A entrada / saída para a rede de internet externa.

Nos PC domésticos nos preocupemos com a rede elétrica e a internet. Protetores específicos para isso, como dito no tópico, garantirão uma maior segurança funcional.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo