• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Q9400 + G31m-Es2c @ Over

hoguga

Gustavo
Registrado
Seguinte galera..


Estou pensando um dar um up de processador mas estou em duvida sobre o over q vou conseguir...

Minha duvida eh em relaçao as memos e a mobo.


Meu E5300 passa de 4.0 com essa G31, mas serah q eu consigo um bom over com esse quad tb?


nao vou comprar cooler, portanto, gostaria de saber quanto eu consigo com o box.

Minha principal duvida eh em relaçao ao clock das memos. Com o E5300, o mult mais baixo eh 2,66x...( 2,66 * 300 = 800)

Meu E5300 tah assim: 3900= 300*13.

Considerando q eu coloque fsb em 400. Logo, 400*2,66= 1064
Ou seja, minhas memos 800 nao aguentariam.

Serah q usando o q9400 nessa placa mae, aparece um multi abaixo de 2,66x?
 
Última edição:
Sim, aparece, com o processadores com FSB1066 e 1333 aparece a opção 1:1 que você colocando 400fsb pode por as memórias em 800mhz tranquilo.

Agora não sei se a mobo sua vai segurar o over, tinha uma GA-EP31 e quando coloquei o Quad era uma coisa pra dar estabilidade.

Abraço
 
Sim, aparece, com o processadores com FSB1066 e 1333 aparece a opção 1:1 que você colocando 400fsb pode por as memórias em 800mhz tranquilo.

Agora não sei se a mobo sua vai segurar o over, tinha uma GA-EP31 e quando coloquei o Quad era uma coisa pra dar estabilidade.

Abraço

humm

mas serah q eu nao consigo uns 3400 com essa mobo? :)

Lembrando, com cooler box.

Para 3400, eu teria q usar um fsb de 425.
 
Só tentando mesmo, conseguia 400fsb tranquilo, que me dava 3.2ghz, agora quando passava disso não passava nos testes de estabilidade. Aí acabei vendendo minha mobo e pegando essa Biostar, que só estou esperando chegar minha memórias 1066 pra arriscar os 4.0ghz.
 
Só tentando mesmo, conseguia 400fsb tranquilo, que me dava 3.2ghz, agora quando passava disso não passava nos testes de estabilidade. Aí acabei vendendo minha mobo e pegando essa Biostar, que só estou esperando chegar minha memórias 1066 pra arriscar os 4.0ghz.

hummm

blz pura entao. 3200 jah eh suficiente. Com certeza os ganhos serao pequenos acima disso... :yes:

essa tua mobo eh micro atx tb?
 
eu compraria outra mobo. G31 tem 3 fases de alimentação pra CPU
nao overclocka os quad tao bem assim nao..

eu me lembro quando tinha um Q6600 usava 333*9 3.0GHz numa boa. mas nunca tentei nada acima disso
 
eu compraria outra mobo. G31 tem 3 fases de alimentação pra CPU
nao overclocka os quad tao bem assim nao..

eu me lembro quando tinha um Q6600 usava 333*9 3.0GHz numa boa. mas nunca tentei nada acima disso

tem que ser microATX? vai de dfi p45 jr tem um user aqui no adrena vendendo uma. uma otima mobo, e com o preço que ta. eu acho que vale a pena

http://adrenaline.com.br/forum/baza...y-r-380-e7200-box-r-200-hds-250gb-r-90-a.html


pior q eu nao posso pegar mobo atx... meu gabinete soh entra micro... heheh

Mas com 3200 eu fico satisfeito. Os ganhos nao passam de 10% acima disso. :yes:


andei pesqisando..essa mobo eh micro atx.. :D
 
Última edição:
hoguga, acho que a situação aí é meio complicada.

FSB 425 MHz num quad core, para essa mobo, vai ser bem difícil de manter de forma segura.

Primeiro por conta da pequena quantidade de reguladores de tensão, que num quad fazem muita diferença, e segundo por conta do elevado valor que você vai ter que manter no PCI Express para chegar a esse FSB.

Falando por mim, eu não arriscaria dois investimentos altos como uma HD 5850 e um Q9400 nessas condições, digamos assim, "insanas".

Como você mesmo já deve ter percebido, seu conjunto de CPU + mobo + memos tá meio fora de sintonia com sua VGA, e acredito que por isso você tá pensando nesse up.

No seu lugar, eu seguraria as pontas por um tempo, e ia juntando uma grana para fazer um upgrade mais completo e definitivo, senão você corre o risco de comprar a CPU, não conseguir o que queria, aí lá vai comprar uma mobo, e aí corre o risco de gastar a mesma coisa que gastaria num upgrade mais organizado, digamos assim.

Essa é minha sugestão.

Um abraço!
 
hoguga, acho que a situação aí é meio complicada.

FSB 425 MHz num quad core, para essa mobo, vai ser bem difícil de manter de forma segura.

Primeiro por conta da pequena quantidade de reguladores de tensão, que num quad fazem muita diferença, e segundo por conta do elevado valor que você vai ter que manter no PCI Express para chegar a esse FSB.

Falando por mim, eu não arriscaria dois investimentos altos como uma HD 5850 e um Q9400 nessas condições, digamos assim, "insanas".

Como você mesmo já deve ter percebido, seu conjunto de CPU + mobo + memos tá meio fora de sintonia com sua VGA, e acredito que por isso você tá pensando nesse up.

No seu lugar, eu seguraria as pontas por um tempo, e ia juntando uma grana para fazer um upgrade mais completo e definitivo, senão você corre o risco de comprar a CPU, não conseguir o que queria, aí lá vai comprar uma mobo, e aí corre o risco de gastar a mesma coisa que gastaria num upgrade mais organizado, digamos assim.

Essa é minha sugestão.

Um abraço!

Acredito q 3400 vai ser dificil mesmo, pelos relatos q andei vendo. Mas acredito que 3200 eu consiga com facilidade e com tudo em stock...

Nao pretendo trocar de mobo/gabinete/memos tao cedo. Por isso quero dar apenas um pequeno up de processador....

Essa combinaçao E5300@3900 + HD5850 jah roda tudo mto bem, mas eu percebi q tenho gargalo em alguns jogos/casos especificos. Como Far Cry, Dirt e Grid.

Claramente o problema eh cache, visto os testes q eu vi com o E8400.
Alias, testes seus... :D
 
400 de FSB com essa plaquinha aê?
Só se aumentar o PCI-E pra 118MHz, que eu, particularmente, não arriscaria.
 
Eu usei muito tempo, digo uns 8 meses 400FSB e PCI118 na minha GA-EP31( tinha um E7200 @ 3.8ghz) e nunca tive problemas com nada, rodava tudo tranquilamente, inclusive fala no próprio site da Gigabyte que é possível usar 1600FSB em overclock.
 
Mas temos que admitir que essa mobo não é a mais adequada para um over com mais de 350 de FSB.
 
400 de FSB com essa plaquinha aê?
Só se aumentar o PCI-E pra 118MHz, que eu, particularmente, não arriscaria.

Eu usei muito tempo, digo uns 8 meses 400FSB e PCI118 na minha GA-EP31( tinha um E7200 @ 3.8ghz) e nunca tive problemas com nada, rodava tudo tranquilamente, inclusive fala no próprio site da Gigabyte que é possível usar 1600FSB em overclock.


ela soh pega 400 de fsb com pcie em 118?

tem certeza?
 
Mas temos que admitir que essa mobo não é a mais adequada para um over com mais de 350 de FSB.

Exatamente, ainda mais com um Quad.

Eu usava 400fsb e usei tempo como disse acima, mas sempre com um pézinho atrás.

ela soh pega 400 de fsb com pcie em 118?

tem certeza?

Sim, certeza absoluta !!!! Ainda se você deixar em AUTO ela joga pra 120mhz.

118mhz é setando manualmente.

Abraço.
 
Exatamente, ainda mais com um Quad.

Eu usava 400fsb e usei tempo como disse acima, mas sempre com um pézinho atrás.



Sim, certeza absoluta !!!! Ainda se você deixar em AUTO ela joga pra 120mhz.

118mhz é setando manualmente.

Abraço.

AChei um topico no CDH q fala a mesma coisa.. Sem aumentar o pcie ele nao establiza mesmo.. :(

mas tenho medo de deixar tao alto assim. Nao tem perigo de dar pau na vga?
 
Aqui nunca deu nada !!!! Mas é um risco !!!

Já li relatos que falam que ela aguenta esse valor do PCI-e alto assim por causa do chipset antigo ICH7 coisa que os ICH10 não aguentariam.

Fora que essa mobo não é ideal pra over em Quad também, as vezes pode ser que você nem consiga estabilidade com FSB400mhz.

Tem que pensar bem antes, as vezes compensa esperar um pouco e fazer um up melhor mais pra frente.
 
dae colega,

Olha, eu não quis arriscar aqui não, comprei outra placa mãe, usava o meu Q9400 de boa stock aqui... mas over acima de FSB 333 na G31 eu fico meio pé atrás.
A placa mãe é guerreira... mas acho que é muita areia pro caminhão dela.
Tem um colega aqui do fórum, o Danelon se não me engano, usa um Q6600 em over nela, o Q6600 já é uns 100~105W, e ela ta segurando de boa pelo que vi.
Esse Q9400 é 95W, até não seria tanto problema... o ruim é o FSB que já é alto nesse modelo (333 contra 266 do Q6600) .
 
Aqui nunca deu nada !!!! Mas é um risco !!!

Já li relatos que falam que ela aguenta esse valor do PCI-e alto assim por causa do chipset antigo ICH7 coisa que os ICH10 não aguentariam.

Fora que essa mobo não é ideal pra over em Quad também, as vezes pode ser que você nem consiga estabilidade com FSB400mhz.

Tem que pensar bem antes, as vezes compensa esperar um pouco e fazer um up melhor mais pra frente.




dae colega,

Olha, eu não quis arriscar aqui não, comprei outra placa mãe, usava o meu Q9400 de boa stock aqui... mas over acima de FSB 333 na G31 eu fico meio pé atrás.
A placa mãe é guerreira... mas acho que é muita areia pro caminhão dela.
Tem um colega aqui do fórum, o Danelon se não me engano, usa um Q6600 em over nela, o Q6600 já é uns 100~105W, e ela ta segurando de boa pelo que vi.
Esse Q9400 é 95W, até não seria tanto problema... o ruim é o FSB que já é alto nesse modelo (333 contra 266 do Q6600) .


bah, nao pensei q teria tantos "porens" assim.. :boring:

O Q6600 nao vale a pena. Eu quero pegar um Q94** ou Q95**..

Alguem recomenda uma mobo MICRO ATX boa de over entao?
 
É que over colega, ela é ninja.. mas para processador dual e com fsb 200~266 ai fica bonito nela qualquer um deles.... agora quad a coisa muda de figura.

Já que quer trocar tudo... pq não vai logo pra um AMD X3?? Um X3 720 é muito bom cara... não deve nada pra Intel não.
Com uma M3A78-EM (acho que é esse o nome certo), ela é micro-atx e ninja pra over em AMD.
 
É que over colega, ela é ninja.. mas para processador dual e com fsb 200~266 ai fica bonito nela qualquer um deles.... agora quad a coisa muda de figura.

Já que quer trocar tudo... pq não vai logo pra um AMD X3?? Um X3 720 é muito bom cara... não deve nada pra Intel não.
Com uma M3A78-EM (acho que é esse o nome certo), ela é micro-atx e ninja pra over em AMD.

olha, to pensando seriamente em pegar um E8400 ou E8200 usadinho e jah era.. heheh

Nao vou comprar mobo+ cpu d novo.. Em janeiro a intel vai lançar os i3.
Isso vai fazer os preços despencarem.... :)
 
longe do ideal, mas acho que quanto ao consumo aguenta, 3.2ghz com vcore baixo, um q9400 não consome tanto assim, o maior problema é que o fsb padrão é 333, e essa mobo passou disso começa a complicar, mas sim liberaria 1:1 da mem ao menos, 400 de fsb precisaria para 3.2ghz, isso daria 115 de pcie, longe do ideal, mas nao deve ser um problema tao grande, até o fabricante indica "fsb1600" por overclock como algo aceitável,
"Revolution energy saving design with Easy Energy Saver technology to FSB 1600 (O.C.)"


e na lista de cpu suportada tem:
"Core™ 2 Extreme QX9650 3GHz 12 MB Yorkfield 45nm C1 130W 1333 F2"

que rodando no mesmo clock deve consumir mais do que o q9400, alem de que com uma volt mais baixa da para abaixar ainda mais,
 
vo me intromete um poco !
Amigo em relação aos Quad, eu não sei , mas Com esse E8400 vc conseuge seus 4.0 Brincando sem força e Estabilizado , e vamo espera até Janeiro! ! !

Só que Atualiza a tua bios para a "F8" pois eu estava com poblemas com a bios "F5" ...
ta ai a dica !
abraços!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo