Q9550 + ep45-ud3l

jack_bing

Hungry Member
Registrado
opa
so meio leigo em over, dei uma lida na net, tentei fazer aqui mas nada =/
os multiplicadores tão assim 8.5x333=2.8.. so que se eu almenta um poquinho qdo eu reinicio o SO ja nem entra... da uma tela azul e reinicia..
ta certo que to com cooler box aqui, mas acho que dava pra almenta um poquinho o clock neah?

confg.
Q9550
Gigabyte EP45-UD3L
4gb Kingston 800mhz
Geforce 9600GT 512mb
HD 320gb Sansung
Fonte c3tech 600W

quem pude da uma ajuda ae..
desde ja mto obrigado!
 
quanto é esse pouquinho q vc aumentou? quanto esta o vcore?
 
Amigo, baixe o Core temp e veja qual o VID do seu QUad.
Dpois poste aqui o qto aumentou d voltagem pq senao fica dificil te ajudar. ;)
 
Que divisor está usando para as memórias? Primeiro busque descobrir até onde vai o FSB dela com seu processador.

Com uma mobo dessas eu atingi 4ghz em um Q9650 que vendi pra um integrante aqui do fórum. Tentou usar o ET que vem no cd da mobo?
 
qdo chega em casa vou verifica certinho e posto aqui assim
o ET da mobo ta intalado ja, so que se eu usa ele mesmo o pc ja trava ;/
 
Dá uma olhada nessa captura que o Alexandre Ziebert fez em uma plataforma com essa placa. Espero que possa ajudar em seu over. Poste os resultados aí que sempre tem alguém bom o suficiente pra ir dando umas boas dicas.

[ ]s

prime533lowvolts.gif



As configs por ele usadas.
MB Intelligent Tweaker (M.I.T.)
Robust Graphics Booster------------------------------------[Auto]
CPU Clock Ratio--------------------------------------------[7x]
Fine CPU clock ratio---------------------------------------[+0.0]
CPU Frequency----------------------------------------------3.73GHz (533x7)

******************** Clock Chip Control********************
CPU Host Clock Control-------------------------------------[Enabled]
CPU Host Frequency(MHz)------------------------------------[533]
PCI Express Frequency(MHz)---------------------------------[Auto]
C.I.A.2----------------------------------------------------[Disabled]

******************** Advanced Clock Control ******************
CPU Clock Drive--------------------------------------------[800mV]
PCI Express Clock Drive------------------------------------[800mV]
CPU Clock Skew---------------------------------------------[150ps]
MCH Clock Skew---------------------------------------------[100ps]

******************** DRAM Perforamnce Control********************
Performance Enahnce----------------------------------------[Standard]
Extreme Memory Profile (X.M.P.)----------------------------[Disabled]
(G)MCH Frequency Latch-------------------------------------[Auto]
System Memory Muliplier(SPD)-------------------------------[2.0D]
DRAM Timing Selectable-------------------------------------[Auto]

********************Mother Board Voltage Control******************
Load-Line Calibration--------------------------------------[Disabled]
CPU Vcore--------------------------------------------------[1.35000V]
CPU Termination--------------------------------------------[1.30V]
CPU PLL----------------------------------------------------[1.55v]
CPU Reference----------------------------------------------[0.848v]

MCH Core---------------------------------------------------[1.400V]
MCH Reference----------------------------------------------[0.743V]
ICH I/O----------------------------------------------------[Normal]
ICH Core---------------------------------------------------[Normal]

DRAM Voltage-----------------------------------------------[2.100V]
 
Última edição:
Dá uma olhada nessa captura que o Alexandre Ziebert fez em uma plataforma com essa placa. Espero que possa ajudar em seu over. Poste os resultados aí que sempre tem alguém bom o suficiente pra ir dando umas boas dicas.

[ ]s

prime533lowvolts.gif



As configs por ele usadas.

Tentei aqui mas não foi não, o pc reinicia e reseta as conf.
tentei abxa um poco o vcore tbm, o FSB, mexi em algumas coisas mas tbm nem adianto não
Qto ao ET que veio na placa mãe se eu coloca o over no 1º o windows não inicia...
O VID do processador eu não consigui acha ;/

Sei la o que ta acontecendo, deve se as memorias poracaria =/
Alguem tem mais alguma sugestão??
 
Tentei aqui mas não foi não, o pc reinicia e reseta as conf.
tentei abxa um poco o vcore tbm, o FSB, mexi em algumas coisas mas tbm nem adianto não
Qto ao ET que veio na placa mãe se eu coloca o over no 1º o windows não inicia...
O VID do processador eu não consigui acha ;/

Sei la o que ta acontecendo, deve se as memorias poracaria =/
Alguem tem mais alguma sugestão??

Acredito que as memos devam estar realmente segurando seu over. Você poderia usar um divisor menor e assim descobrir o máximo do FSB. Daí vai acertando aos poucos as memos após saber até onde seu FSB e seu proc vão.
 
Acredito que as memos devam estar realmente segurando seu over. Você poderia usar um divisor menor e assim descobrir o máximo do FSB. Daí vai acertando aos poucos as memos após saber até onde seu FSB e seu proc vão.

vou fazer isso ;D
sobre as memos eu terei que troca-las mesmo?
num sabia que kingston era tão ruim pra over ;/
 
vou fazer isso ;D
sobre as memos eu terei que troca-las mesmo?
num sabia que kingston era tão ruim pra over ;/

Talvez nem sejam ruins de over, mas é interessante primeiro descobrir o FSB máximo e até onde o seu proc vai. Com essas informações em mãos fica mais fácil ir otimizando as memos, aumentando aos poucos a frequência e relaxando os timings.

Comece sempre com timings mais altos que o normal quando for aumentar a frequeência e aos poucos vá diminuindo. Da mesma forma que faz no FSB.

Over é uma loteria, tem que ter calma e ir aos poucos.

Eu por exemplo ainda não tentei over algum em minhas memos, mesmo sabendo que elas devem ir longe, porém já descobri que em matéria de FSB minha mobo aguenta tranquilo. Estou procurando descobrir mais sobre os timings de minhas memórias. Gostaria de ver se ela vai além dos perfis XMP que possui.

[ ]s
 
opaa
desculpa a demora, mas eh que ta mtooo corrido aqui mesmo
o FSB maximo mesmo eh 350MHz, tentei coloca mais e estressa o sistema com o everet ultimate, mas dai começo esquenta mto, chegava a 90º se dexasse ums 5mim
agora os timings que vc fala eh o vcore?

desculpe a ignorancia, so meio leigo em over
 
pra brinca com over ae no caso tem que troca o cooler vai fritar heauieahiueahae :D
 
Opa! Olha, os timings são os ajustes da memória. Essa mobo tem uns bons divisores e sobe facilmente o FSB, usei uma idêntica por uns dias e atingi facilmente 4Ghz com um Q9650.

3.6 Ghz com as memos em 533.4 MHz (3:4) @ 5-6-6-18 (padrão delas)
http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=616765

4.0 Ghz com as memos 534 MHz (5:6) @ 5-7-7-20
http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=616847

Se você brincar ai com os divisores das memos sobe facilmente o processador (como fiz nos dois exemplos). Não fiquei muito tempo com o sistema, ainda possuo a mobo, mas agora encostada aqui.

No meu caso usei dois pentes Gskill 1066 com timings normais eu diria.
Dá uma procurada sobre divisores das memórias, pois acho que dá pra você subir esse proc bem sem se preocupar com as memos.
 
Opa! Olha, os timings são os ajustes da memória. Essa mobo tem uns bons divisores e sobe facilmente o FSB, usei uma idêntica por uns dias e atingi facilmente 4Ghz com um Q9650.

3.6 Ghz com as memos em 533.4 MHz (3:4) @ 5-6-6-18 (padrão delas)
http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=616765

4.0 Ghz com as memos 534 MHz (5:6) @ 5-7-7-20
http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=616847

Se você brincar ai com os divisores das memos sobe facilmente o processador (como fiz nos dois exemplos). Não fiquei muito tempo com o sistema, ainda possuo a mobo, mas agora encostada aqui.

No meu caso usei dois pentes Gskill 1066 com timings normais eu diria.
Dá uma procurada sobre divisores das memórias, pois acho que dá pra você subir esse proc bem sem se preocupar com as memos.

Vishh as memorias não da nem pra meche não, um poquinho que eu almento o pc ja não boota
eh uma Kingston 800Mhz DDR2 ;/
Mas consigui almenta o clock do proc pra 360x8.5, deixando o resto em sotck mesmo.. vcore 1.3
A temp do core mais alto eh de 72º~75º, ta bom ou vai deminui mto a vida util?

Deixei o resto em stock pq num tenho mto esperiencia pra da uma fuçada la, mesmo dando uma olhada na net e lendo o manuel dela, achei melhor nem meche.. mas se tiver outras opçoes que auxiliem no over pode fala ^^

mto obrigado pela ajuda brother!
 
Essas temps estão em full load? Em minha config, nos dias mais quentes aqui os cores chegam a 65º em full load sem ar-condicionado ligado. Considero alta essa temperatura hein. Seria interessante você buscar um cooler pra abaixar um pouco isso.
 
Ola jack_bing, li seu tópico e percebi sua dificuldade nas memorias kingston.

As minhas são kingston perfil baixo DDR2 800mhz, comecei o over, testei e percebi que as memos esquentaram pra caramba. Dai abri um tópico e algns colegas me ajudaram, inclusive o Lebaldi do adrenaline.

As memorias podem ser setadas manualmente em um divisor. Se o fsb estiver em 400 as memos podem ser setadas a 800mhz e tensão normal, 1.88v.

Meu FSB esta em 412 x 8.5 = 3500mhz, não subi mais por que as memorias ja subiram pra 824mhz 1.88v. Não quero força-las pois esquentam pacas.

Tudo isso é alterado no M.I.T na bios da mobo deve ser igual a sua pois a minha é uma giga x48

Tenta setar elas e sobe seu over, depois vou tentar tirar uns prints das telas(se minha net deixar, ta lerdinha)

Abraços
 
Ola jack_bing, li seu tópico e percebi sua dificuldade nas memorias kingston.

As minhas são kingston perfil baixo DDR2 800mhz, comecei o over, testei e percebi que as memos esquentaram pra caramba. Dai abri um tópico e algns colegas me ajudaram, inclusive o Lebaldi do adrenaline.

As memorias podem ser setadas manualmente em um divisor. Se o fsb estiver em 400 as memos podem ser setadas a 800mhz e tensão normal, 1.88v.

Meu FSB esta em 412 x 8.5 = 3500mhz, não subi mais por que as memorias ja subiram pra 824mhz 1.88v. Não quero força-las pois esquentam pacas.

Tudo isso é alterado no M.I.T na bios da mobo deve ser igual a sua pois a minha é uma giga x48

Tenta setar elas e sobe seu over, depois vou tentar tirar uns prints das telas(se minha net deixar, ta lerdinha)

Abraços

A udl usa um p45 ao inves do x48, a bios será um pouco diferente. Mas tenho uma udl e sei que a danada oferece bons divisores pras memos e ali é onde ele deve trabalhar pra conseguir subir mais o proc sem ter dores de cabeça com as memos. Mas com o cooler box as temps devem sempre serem monitoradas.
 
A udl usa um p45 ao inves do x48, a bios será um pouco diferente. Mas tenho uma udl e sei que a danada oferece bons divisores pras memos e ali é onde ele deve trabalhar pra conseguir subir mais o proc sem ter dores de cabeça com as memos. Mas com o cooler box as temps devem sempre serem monitoradas.

Isso mesmo usucapiao, é parecido. Vamos ver se vc pode nos ajudar. Essas kingston aguentam até quantos mhz diariamente???
 
Infelizmente não conheço as memos que ele possui, já tive memos corsair, gskill e ocz somente, mas não sou de fazer over nas memos por morar em um lugar extremamente quente e não dispor de coolers.

Se não me falha a memória essa mobo tem divisores 200, 266, 333, 400, dependendo das opções selecionadas no fsb e processador. Lembro-me ainda de ter sofrido um pouco para ter a opção exata que usei em meu over (e as memos so rodaram um mhz acima do normal), conforme postei os links de validação.

Se por acaso eu for brincar com a mobo tiro algumas fotos da bios. Ando meio preguiçoso pra abrir o pc e emprestei as memos para um amigo, daí praticamente estou com a config da assinatura e as ddr3 não são usadas na udl.

Que divisor vc está utilizando em suas memos? Ou esta acompanhando a subida do fsb?
Acho que as memos dele devem atingir o que a sua atingiu tranquilamente.
 
Estive conversando com o Eletric Squall que está com uma UDL3 fez uns testes junto com um Q9650.

q93003600.jpg


Como eu disse, acho que o negócio é evitar subir as memos se elas estão marrentas, use os divisores e pode ter certeza que seu proc vai longe!

 
Última edição:
Estive conversando com o Eletric Squall que está com uma UDL3 fez uns testes junto com um Q9650.

http://img268.imageshack.us/img268/7976/q93003600.jpg

Como eu disse, acho que o negócio é evitar subir as memos se elas estão marrentas, use os divisores e pode ter certeza que seu proc vai longe!


Na verdade esse é o Q9300, o Q9650 dele está comigo, como a gente passou a ser vizinhos a uns meses atrás (até a uns meses atrás eu morava no Japão :lol:), então vai peça de PC de casa em casa, altos empréstimos :lol:

Fora isso, essa mobo embora seja uma versão diria capada da UD3R, é excelente pra over, tanto que esse Q9300 na finada XFX 780i dele não estabilizava FSB 450 de jeito nenhum. Com essa mobo foi FSB 480 fácil fácil :lol:

Eu particularmente recomendo essa mobo, overclock sem dor de cabeça, isso que o Q9300 dele tem um VID alto, o Q9300 a 2,5Ghz com 7,5 de multi tem VID 1.1500V, o Q9650 a 3Ghz com 9 de multi tem 1,1375v :lol:
 
Na verdade esse é o Q9300, o Q9650 dele está comigo, como a gente passou a ser vizinhos a uns meses atrás (até a uns meses atrás eu morava no Japão :lol:), então vai peça de PC de casa em casa, altos empréstimos :lol:

Fora isso, essa mobo embora seja uma versão diria capada da UD3R, é excelente pra over, tanto que esse Q9300 na finada XFX 780i dele não estabilizava FSB 450 de jeito nenhum. Com essa mobo foi FSB 480 fácil fácil :lol:

Eu particularmente recomendo essa mobo, overclock sem dor de cabeça, isso que o Q9300 dele tem um VID alto, o Q9300 a 2,5Ghz com 7,5 de multi tem VID 1.1500V, o Q9650 a 3Ghz com 9 de multi tem 1,1375v :lol:

Então, eu fiquei estupefato em ver as dificuldades do companheiro aqui.
Tenho uma UDL3 parada, mas brinquei com ela antes, com um Q9650 e fiquei pasmo com a qualidade da danada.

E o que mais me agradou foram as temps dela. Comparada com a minha, eu diria que estavam gélidas! Aqui o forninho é forte!

Estou pensando em utilizar essa UDL para um PC na sala, MSN, internet, e-mails, trabalhos, evitando assim que fiquem pedindo pra usarem meu desk!

Hahahaha!
 
Bom ...

Como se não bastasse "Atropelar" a 780i em TODOS os aspectos relacionados a Over e Estabilidade ... ( o que mais se pode pedir de uma mobo de R$ 350,00 ? )

Para terminar o massacre ...
500FSB estáveis em um QUAD + 4 Pentes de memória !
A imagem diz tudo :thumbs_up

q93003750.jpg


Infelizmente a Gigabyte não tem mobos com SLI, se tivesse, seria minha escolha para o PC1 ... mas infelizmente não faz ...
Impressionante, essa mobo é nota 1000 ... Custo X Benefício extremo ... não há do que reclamar pelo preço da mesma ...

Possívelmente, a mesma não tem concorrência na mesma faixa ... as "P5Q's" da vida, estão com os dias contados !

Abraços ! :wave:
 
Última edição:
Infelizmente não conheço as memos que ele possui, já tive memos corsair, gskill e ocz somente, mas não sou de fazer over nas memos por morar em um lugar extremamente quente e não dispor de coolers.

Se não me falha a memória essa mobo tem divisores 200, 266, 333, 400, dependendo das opções selecionadas no fsb e processador. Lembro-me ainda de ter sofrido um pouco para ter a opção exata que usei em meu over (e as memos so rodaram um mhz acima do normal), conforme postei os links de validação.

Se por acaso eu for brincar com a mobo tiro algumas fotos da bios. Ando meio preguiçoso pra abrir o pc e emprestei as memos para um amigo, daí praticamente estou com a config da assinatura e as ddr3 não são usadas na udl.

Que divisor vc está utilizando em suas memos? Ou esta acompanhando a subida do fsb?
Acho que as memos dele devem atingir o que a sua atingiu tranquilamente.

Estou utilizando o 2.00D, FSB em 400. Mas como coloquei fsb em 412 as memos sobem para 824mhz. Se acompanhasse a subida do fsb estaria a +ou- 950mhz, dai esquenta demais, essa opção é muito boa.
 
Meu próximo combo EP45-UD3L(ja tenho) + Q9550. Com meu E7200 consegui 480 de fsb, quando comprar o Q9550 quero usar ele em @3.8 que já ta bom de mais.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo