• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Qual a diferença entre placas AGP e PCI ?

O barramento AGP (Accelerated Graphics Port) é um padrão de barramento desenvolvido pela Intel e que já está sendo amplamente utilizado por varias placas-mãe. Trata-se de um slot a parte e sem qualquer envolvimento com os slots PCI e ISA do micro, para ser utilizado exclusivamente por placas de vídeo 3D.
O slot PCI, tradicionalmente utilizado por placas de vídeo, oferece uma taxa de transferência típica de 132 MB/s. Esta taxa é alta, porém lenta para aplicações gráficas 3D. Neste tipo de aplicação, além dos pontos, outros dois tipos de dados são armazenados na memória de vídeo: elemento z (que armazena a informação de profundidade) e texturas ("superfícies" das imagens 3D).
As placas de vídeo 3D que utilizam o slot PCI normalmente são lentas, já que tanto o elemento z quanto as texturas são informações "pesadas". A taxa oferecida pelo slot PCI não é suficiente para o processador acessar rapidamente informações contidas na memória de vídeo, que fisicamente fica na própria placa de vídeo.
No caso do slot AGP, a placa de vídeo passa a armazenar as texturas e o elemento z diretamente na memória RAM do micro. Com isto, o desempenho do vídeo é aumentado consideravelmente, pois o processador consegue acessar a memória RAM a uma taxa de transferência altíssima: 528 MB/s no caso de processadores de 66 MHz (a maioria dos processadores existentes hoje - como o Pentium-200, o Pentium MMX-233 e o Pentium II-300 - trabalham externamente a 66 MHz).
O barramento AGP oferece um caminho rápido para que placas de vídeo consigam acessar a memória RAM do micro onde, como vimos, informações de vídeo serão armazenadas. A taxa de transferência obtida entre a placa de vídeo e a memória RAM do micro dependerá do modo de operação AGP que estiver sendo utilizado:
Modo x1: 264 MB/s
Modo x2: 528 MB/s
Modo x4: 1 GB/s
O modo de operação depende da placa de vídeo AGP. Se uma placa de vídeo AGP só trabalhar no modo x1, você nunca conseguirá atingir com esta placa mais do que 264 MB/s de taxa de transferência.
Estamos falando o tempo todo de taxas de transferência mas ainda não ensinamos como ela é calculada. O cálculo é simples: freqüência de operação x número de bits por transferência ¸ 8. Por exemplo, o processador Pentium-200 (assim como a maioria dos processadores existentes hoje) comunica-se com a memória RAM a 66 MHz, usando palavras de 64 bits. Logo, a taxa de transferência máxima do processador com a memória será de 66.000.000 x 64 / 8 = 528 MB/s.
O barramento PCI típico trabalha a 33 MHz e com palavras de 32 bits. Logo sua taxa de transferência máxima é de 33.000.000 x 32 / 8 = 132 MB/s. No caso do barramento AGP, ele transfere dados de 32 bits a 66 MHz. Logo sua taxa de transferência é de 66.000.000 x 32 / 8 = 264 MB/s. Esta é a taxa de transferência básica do barramento AGP, chamada modo x 1.
O AGP pode trabalhar com taxas de transferência mais elevadas, de 528 MB/s (modo x2) e 1 GB/s (modo x4). No caso do modo x2, esta taxa de transferência mais elevada é feita através de um "macete" de hardware: em vez de fazer o sincronismo somente na subida do pulso de clock (quando este passa de "0" para "1"), a transferência é feita tanto na subida quanto na descida do pulso de clock. Com isto, a taxa de transferência é dobrada: em cada pulso de clock, em vez de ser feita a transmissão de somente uma palavra de 32 bits, é feita a transmissão de duas palavras de 32 bits (ou seja, 64 bits por pulso de clock, sendo 32 bits por vez).
Acontece que muitas publicações ditas "especializadas" estão divulgando (erroneamente, é claro) que o barramento AGP trabalha a 133 MHz. Na realidade, o barramento AGP trabalha a 66 MHz. No modo x2, sua taxa de transferência é equivalente a como se o barramento operasse a 133 MHz.
Outro ponto que devemos ter em mente é que o barramento AGP atualmente nunca conseguirá atingir a taxa de 528 MB/s. Vimos que a taxa de transferência entre o processador e a memória RAM é de 528 MB/s, a mesma do AGP no modo x2. Tanto o processador quanto o AGP tentarão acessar a memória RAM ao mesmo tempo, na mesma velocidade. A comunicação do barramento AGP com a memória RAM obrigatoriamente terá que ser feita a uma velocidade mais baixa, para que as suas transferências sejam intercaladas com as transferências do processador com a memória RAM. Em linguagem mais técnica, não há largura de banda para as duas transmissões serem executadas simultaneamente.
O modo x2 do barramento AGP só conseguirá utilizar taxas de transferência de 528 MB/s no dia em que existirem processadores que trabalhem externamente acima de 66 MHz. E é justamente isto que está sendo planejado para este ano: o lançamento de processadores que trabalhem externamente a 100 MHz.
Com o barramento local trabalhando a 100 MHz, o processador conseguirá comunicar-se com a memória RAM a 100.000.000 x 64 / 8 = 800 MB/s, sobrando largura de banda para que comunicações com o barramento AGP em modo x2 possam ser feitas a 528 MB/s.
Por esse mesmo motivo, o modo x4 do barramento AGP provavelmente não será utilizado tão cedo.
Deve ter ficado claro, mas é importante repetir: o barramento AGP é utilizado exclusivamente por placas de vídeo 3D, logo você não encontrará nenhum outro periférico que utilize o slot AGP.
É sabido que as placas-mãe com chipset (circuitos de apoio existentes na placa-mãe) da Intel apresentam o melhor desempenho em micros com processadores Intel - como o Pentium, Pentium MMX, Pentium II e Pentium Pro. Entretanto, é importantíssimo notar que a Intel só adotou suporte ao barramento AGP em seus chipsets projetados para os processadores Pentium II e Pentium Pro; ela não projetou nenhum chipset com suporte ao AGP para o Pentium/Pentium MMX. Em outras palavras, você não encontrará placas-mãe para Pentium com chipset da Intel que possuam o barramento AGP.
Com isso, parece que a Intel quer empurrar o Pentium II goela abaixo do usuário que quer ter placas de vídeo AGP em seu micro. Devemos lembrar que a diferença de desempenho entre placas de vídeo AGP e PCI é brutal: enquanto as placas de vídeo PCI possuem uma taxa de transferência máxima de 132 MB/s, as placas de vídeo AGP possuem uma taxa de transferência mínima de 264 MB/s.
Para sorte nossa, os demais fabricantes de chipset perceberam esta lacuna deixada pela Intel. A principal concorrente da Intel no mercado de chipsets - a Via Technologies - possui um excelente chipset para placas-mãe Pentium que suporta barramento AGP, chamado Apollo VP-3. Diversos fabricantes de placa-mãe já estão fazendo placas que utilizam este chipset.
Conclusão: se você quiser ter barramento AGP em seu micro utilizando processadores com pinagem soquete 7, somente conseguirá em placas-mãe com chipsets que não sejam da Intel. O padrão soquete 7 é utilizado pelos processadores Pentium, Pentium MMX, AMD K5, AMD K6, Cyrix 6x86, Cyrix 6x86MX e IDT C6.

Indo além de 66 MHz
A leitora Andréa Rodrigues de Alcântara teve a seguinte dúvida com a coluna da semana passada: "Você menciona que só existem processadores que trabalham externamente com uma freqüência de 66 MHz e que já está sendo planejado o lançamento de processadores que trabalhem externamente a 100 MHz. Mas montei um Pentium MMX-166 estes dias com uma placa-mãe que tinha configuração para clocks externos de 50, 60, 66, 75 e 83 MHz. Será que com uma placa deste tipo (com barramento AGP, é claro) o problema da comunicação do barramento AGP com a memória RAM não seria solucionado, ou eu estou enganada?"
É verdade. Os processadores 6x86MX e 6x86-P200 da Cyrix trabalham externamente a 75 MHz. Neste caso, seu barramento local trabalha com uma taxa de transferência de 75.000.000 x 64 / 8 = 600 MB/s. No caso da placa-mãe trabalhando a 83 MHz, a taxa de transferência do barramento local seria de 83.000.000 x 64 / 8 = 664 MB/s.
Portanto, as freqüências de operação de 75 MHz e 83 MHz conseguem nos dar uma largura de banda maior do que os 528 MB/s tradicionalmente conseguidos com processadores de 66 MHz. Em outras palavras, o desempenho do barramento AGP em modo x2 será maior, caso seja utilizado em uma placa-mãe configurada a trabalhar a 75 ou 83 MHz.
Entretanto, somente os processadores da Cyrix trabalham oficialmente a 75 MHz. Não há nenhum processador que oficialmente trabalhe a 83 MHz. Entretanto, podemos configurar estas freqüências de operação mesmo assim, fazendo o processador trabalhar em overclock, o que garante um desempenho extra. Este processo nem sempre funciona.
Espero ter tirado suas dúvidas.


:cool: :cool:
 
Vou simplificar. AGP eh um barramento PCI dedicado... e com link logico de mais bits
 
Resumo, é melhor :cool:
 
A7V A7S.. a GRANDE maioria suporta...
uma porrada de placa... suportando um P3-500 por ai ja tem AGP.. .:)

AGP trabalha a 4x e PCI trabalha a 1x
ou seja.. 4x é mais rápido :)
 
a placa mae tem q ter um slot agp de fabrica, as atuais tem o slot agp 4x e ja tem algumas, mais recentes que ja tem o 8x, mas q tb sao mais kras. e ja vi uns testes q agp 4x pro 8x nao melhorou mto, mas tb feito com chipsets graficos da sis, nao da pra v mto, mas nao deve ser um grande pulo. flw
 
Apenas cuidado pois a maioria dos modelos de placa mãe com video onboard não tem slot AGP.
[]´s

Flávio
 
8x naum melhora pq acesso a RAM já eh mais lento que AGP 4X
 
Quando aumentarem mais ainda a frenquencia de memoria teremos mais banda para atender acesso a RAM e AGP, foi assim com 100Mhz e por diante tb será.
 
Ue ...?!?!?

Originally posted by OldMan
8x naum melhora pq acesso a RAM já eh mais lento que AGP 4X


Entao pq existe o AGP8X se a gente nem consegue saturar o 4X ?????
 
Ué pq compram um carro que da 300km/h senão tem estrada que de essa velocidade final????
Se já detemos a tecnologia temos que lançar para uma coisa chamar a outra, AGP 8x chama mais banda de acesso pra memoria e pra comunicação simultanea de um e de outro, simples.
 
pelo que eu to lendo o AGP 8X nao vai trazer nenhuma grande melhora....
......
......
a diferença vai ser minima......semelhante a comparar 2x com 4x...
 
É que nem HD, eles lançaram o padrão ATA-133 só por marketing já que não tem ganho nenhum com os hds atuais de ATA-100 pra ATA-133 e nem sei se um dia algum hd IDE vai tirar proveito da banda de 133mb/s... :rolleyes:
[]´s

Flávio
 
Re: Ue ...?!?!?

Originally posted by caldas

Entao pq existe o AGP8X se a gente nem consegue saturar o 4X ?????

Apenas jogada de marketing, para empurrar seus produtos goela abaixo, sem grandes melhorias :rolleyes:
 
Na verdade o Agp 8x não é mesmo grande coisa e nem seria tão bom mesmo se a RAM fosse tão rápida

Tudo que os fabricantes de placa de vídeo querem é evitar de todas maneiras possíveis acessar a RAM do sistema devido as baixas velocidades da RAM e AGP

Mesmo com os 2 funcionando a velocidades superiores aos existentes,não se compara logicamente ao tempo de acesso a RAM da placa de vídeo

Então quantos mais Mb tiver placa mais ele evita esses acessos desnecessários a RAM do sistema

Esse tem sido um dos principais fatores limitantes com relação ao
uso de texturas decentes nos jogos atuais

Colocar mais RAM ajudaria a solucionar o problema,mas não é uma solução economicamente viável

Por isso que a indústria deve adotar o padrão da P10 de usar memória virtual com sistema de paginação própria,permitindo uma capacidade de armazenamento gigantesca de dados e com acesso incrivelmente rápido

So que não sei se o R300 e o NV30 vão usar sistema de paginação de memória virtual
 
AGP ajuda eh no seguinte. A placa de vídeo leva menos tempo controlando o barramento principal quando ela recebe o grant master da North Bridge. Quando a placa eh master.. a CPU não pode acessar nem usar o barramento. Assim.. AGP 8X da mais tempo de acesso para a CPU.
 
Tempo de acesso ...

Originally posted by OldMan
AGP ajuda eh no seguinte. A placa de vídeo leva menos tempo controlando o barramento principal quando ela recebe o grant master da North Bridge. Quando a placa eh master.. a CPU não pode acessar nem usar o barramento. Assim.. AGP 8X da mais tempo de acesso para a CPU.


Entao o AGP8X visa o tempo de acesso e nao a largura de banda ???

Meio contraditorio a sabedoria popular :p
 
Quando vc visa transferir centenas de megabytes... largura de banda alta implica em um tempo de acesso baixo. Leva menos tempo pra placa fazer o que ela tem que fazer... ai o barramento fica mais livre pra CPU. Isso torna-se mais importante quanto mais r'apida for sua CPU. No nivel que os P4 2.53 Ghz estao chegando.. comeca o AGP 4x a ficar um pouco lento e atrapalhando o acesso da CPU ao barramento.

Mas isso so vai fazer diferenca mesmo daqui a um ano...+ou -
 
tempo de acesso ...

Originally posted by OldMan
Quando vc visa transferir centenas de megabytes... largura de banda alta implica em um tempo de acesso baixo. Leva menos tempo pra placa fazer o que ela tem que fazer... ai o barramento fica mais livre pra CPU. Isso torna-se mais importante quanto mais r'apida for sua CPU. No nivel que os P4 2.53 Ghz estao chegando.. comeca o AGP 4x a ficar um pouco lento e atrapalhando o acesso da CPU ao barramento.

Mas isso so vai fazer diferenca mesmo daqui a um ano...+ou -

Ta .. deixa eu vers e entendi ...

quando alguem tiver um P4 de 3Gh ou algo assim e querer pra jogo .... se nao tiver uma placa mae/video com AGP8X a CPU sera limitada pelo barramento AGP ???
 
Significa que os poucos milesegundos em que a placa de video esta usando o barramento... fazem a CPU ficar parada. Se seu PC tiver 3GHz isso significa muito mais ciclos de clock perdido que em uma CPU de 1 Ghz.

Lembrem que ao contrario de outros perifericos.. a memoria mapeada para o AGP eh compartilhada diretamente com a CPU (mesmo endereçamento)

Capichi?
 
Ok

Capichi :D
 
Originally posted by OldMan
Vou simplificar. AGP eh um barramento PCI dedicado... e com link logico de mais bits
serio, tu apelou. hahah. entendi a materia do marceloc todinha, mas seu resumo naum :D
 
Originally posted by OldMan
Vou simplificar. AGP eh um barramento PCI dedicado... e com link logico de mais bits
serio, tu apelou. hahah. entendi a materia do marceloc todinha, mas seu resumo naum :D
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo