Qual direct x eh baseado o xbox 360?

salin

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pessoal comprei um x360 e fiquei abobalhado com os graficos de kameo etc otimo videogame imagino os games ano que vem bom, minha duvida eh a seguinte: qual direct x eh baseado ele uns falam 10 isso procede? entao ele podera recever o crysis numa boa? :eek:
 

Alesr50

Schiit Happens :D
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POst do OldMam:

6- Nenhum jogo no 360 vai ser 100% do D3d10 porque quando o 360 saiu nem metade das features de hardware do D3d10 tinha sido especificada. O 360 fica em um meio termo do D3D9 com o 10. Vocês realmente subestimam o que o D3D 10 ( e o Opengl3.0 junto) vai trazer de novo. O hardware grafico do 360 é excepcional, mas não é nada excepcionalmente mais avançado do que a ATI tem pra PC (senão ela ja tinha lançado pra PC ja que ela tem tido prejuízo a meses). É uma arquitetura muito semelhante que faz bom uso das facilidades de um console tal qual barramento integrado e de baixa latência... do mesmo modo que....
 

Puga

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DirectX 9+ (ou seja, pode possuir alguns recursos do DX10, mas não é DX10):

08.jpg


Dados da própria ATI ;)

http://news.teamxbox.com/xbox/9487/ATI-Releases-Xbox-360-GPU-Technology-Papers/
 

LoSel 0 JaBa

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acho que é dx9 mais baseado no dx10...


Uma das features que eu considero mais importantes no 10 são as mega texturas o seja, uma comunicação super rápida com a ram do sistema. Se a VGA tem 1 gb de ram por exemplo, ela usa esse giga de ram e mais outro giga na memória principal do sistema, fazendo jogos bem mais bonitos com MEGATEXTURAS, o 360 infelizmente não tem a memória expansível, então não pode ter essa feature, logo não é DX 10 full, mas é algo um pouco próximo, é o rabisco inicial do DX 10 digamos assim.
 

Xenos

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O problema é que o Xbox 360 nao tem tanta memória assim.
nem ele nem o PS3.
os 2 tem 512Mb somente.
muito pouco...
com boa programacao pode se conseguir melhor desempenho...
 

Fillype

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Um user de outro fórum comentou que o x360 poderá fazer pixel shader 4.0 através do XNA, alguem poderia comentar?
 

OldMan

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Ele tem parte das features requeridas pra SM4 (unified shader architecture, tal qual todas as placas ATI atuais). MAs ele ainda não pode fazer os geometry shaders e não sei quanto a retroalimentacão da saida do raster para o inicio do pipeline sem usar de render to texture.
 

Foxdonut

Where´s da foxdonut??
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pra um console nao acho que 512 de memoria seja pouco, afinal, quem tem um pc, usa uns 500 de RAM so pro windowns funciona.......
 

Porrete

Life´s a game. Play it.
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Aproveitando, PS3 será OpenGL certo? 2.0, 3.0 ou um "hibrido" estilo o DX do 360?
 

Porrete

Life´s a game. Play it.
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OldMan

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Na verdade o OpenGL ES foi feito pelo grupo Krhonos fora da ARB do OpenGL. Agora todo OpenGL passou pra esse grupo e o OpenGL 3.0 ta sendo feito em cima desse GL ES. Só que vai contar com 2 niveis de OpenGL o OpenGL LM (lean and mean) que é baixissimo nivel acessando diretamente o hardware e só as features aceleradas diretamente pelo hardware e o OpenGL (e que é exatamente o GL que o PS3 usa) e um a nível mais alto que atravessa as espessas camadas de drivers etc.... varia features antigas do OpenGl serão dropadas do core em hardware e passarao prea camada de mais alto nivel em software (tal como display list). Vai ser adicionado o conceito de State Objects para chaveamento rapido da máquina de estados da API com mínima necessidade de comunicaćão com o Sistema Operacional. Isto deve facilitar em muito o desenvolvimento de hardware GL e software GL e diminuir em muito o gargalo entre Sistema operacional e o Hardware. Vai ser um tremendo avanćo na API, aproveitando as mesmas idéias boas do DX10 (pela primeira vez na historia é o GL que copia algo do D3D) e extendendo mais algumas coisas que dewvem facilitar em muito a vida dos fabricantes de hatrdware e drivers.
 

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