Qual latência mínima deixo aqui para melhor performance em jogos?

Carlos Irving

Banido
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Olá, tenho 16 GB DDR4 dual channel G.Skill Ripjaws V 3000 MHz. É aquela memória de mandíbulas rasgadas, rss....
Coloco na bios em enhanced mode nas memórias?
 
Sinceramente você pode por oq quiser ali, isso não vai afetar sua performance em jogos.
 
Só usar em XMP...
 
Deixei XMP ativado, ficou 3000 Mhz, então nas latências não mudou nada?
Ficou 15-16-16- e o resto preciso ver.
A esforço e muitas horas gastas testando overclock e apertar timings não compensa os 1-3% de ganho em jogos. Use o XMP e pronto.
 
A esforço e muitas horas gastas testando overclock e apertar timings não compensa os 1-3% de ganho em jogos. Use o XMP e pronto.
Especialmente numa RTX2060, que costuma ser o gargalo do sistema na maioria disparada dos jogos (exceção dos jogos MP basicamente), fazendo com que timings melhores ou mesmo clocks maiores não façam a menor diferença na performance.
 
Especialmente numa RTX2060, que costuma ser o gargalo do sistema na maioria disparada dos jogos (exceção dos jogos MP basicamente), fazendo com que timings melhores ou mesmo clocks maiores não façam a menor diferença na performance.

Um i7 7700k é gargalo para a RTX 2060 no meu caso?
 
Um i7 7700k é gargalo para a RTX 2060 no meu caso?
Depende do jogo e da resolução. 1080p costuma ser sua barreira em jogo aqui e acolá pra placa entregar o máximo de frames que ela pode, mesmo os não competitivos. Muitas vezes em certas partes dos jogos, especialmente quando muitos NPCs ou áreas muito distantes que exigem cálculos mais complexos de sombras, volumetria em geral e outros aspectos. Mas se sua meta é 60 ou 75FPS, acho que o 7700 não chega a ser uma barreira pra 2060 não. Dai o gargalo gerado pelo CPU não mudaria nada pra ti. Então primeiro é importante levar isso em conta, pra depois começar a investigar gargalo de CPU e memória no sistema.
 
Depende do jogo e da resolução. 1080p costuma ser sua barreira em jogo aqui e acolá pra placa entregar o máximo de frames que ela pode, mesmo os não competitivos. Muitas vezes em certas partes dos jogos, especialmente quando muitos NPCs ou áreas muito distantes que exigem cálculos mais complexos de sombras, volumetria em geral e outros aspectos. Mas se sua meta é 60 ou 75FPS, acho que o 7700 não chega a ser uma barreira pra 2060 não. Dai o gargalo gerado pelo CPU não mudaria nada pra ti. Então primeiro é importante levar isso em conta, pra depois começar a investigar gargalo de CPU e memória no sistema.

Mas notei que jogando em 1440p, o gargalo diminui em alguns jogos.
 
Mas o certo é a GPU ficar 99, 100% o tempo todo?
Não tem certo e errado. Por exemplo, gargalo de GPU (99%, 100% GPU USAGE) é o cenário terrível para jogos competitivos, pois o input lag aumenta absurdamente. Fica proibitivo jogar e é desvantagem monstruosa pra outros jogadores. Então nesse cenário, gargalo de CPU, contanto com que este não esteja batendo seus 100% de uso também, é mais indicado. Já em jogos que não são FPS e especialmente jogos que não são competitivos, o gargalo de GPU não é um problema, pois esse input lag não vai te atrapalhar.

Mas se vc quer saber se há gargalo, é só observar se tá caindo muito disso (95% pra baixo) e de forma consistente. Claro, sem Vsync, framecap, nada, né?

É sempre importante lembrar que gargalo não é exatamente um problema. Tudo depende do que você tá jogando.
 
Última edição:
Não tem certo e errado. Por exemplo, gargalo de GPU (99%, 100% GPU USAGE) é o cenário terrível para jogos competitivos, pois o input lag aumenta absurdamente. Fica proibitivo jogar e é desvantagem monstruosa pra outros jogadores. Então nesse cenário, gargalo de CPU, contanto com que este não esteja batendo seus 100% de uso também, é mais indicado. Já em jogos que não são FPS e especialmente jogos que não são competitivos, o gargalo de GPU não é um problema, pois esse input lag não vai te atrapalhar.

Mas se vc quer saber se há gargalo, é só observar se tá caindo muito disso (95% pra baixo) e de forma consistente. Claro, sem Vsync, framecap, nada, né?

É sempre importante lembrar que gargalo não é exatamente um problema. Tudo depende do que você tá jogando.

Quer dizer que quando jogo BF V que é competitivo, se a GPU ficar 99% direto, há gargalo?
E a CPU fica oscilando muito: de 80 % cai para 50% e depois volta.:)
Mas talvez a causa disso também seja a conexão da internet, que ficou lagada depois
do Covid-19, pois muitos alunos de escola ficam em casa, estudando online....enfim, jogar
online não é mais liso como antes.
 
Quer dizer que quando jogo BF V que é competitivo, se a GPU ficar 99% direto, há gargalo?
E a CPU fica oscilando muito: de 80 % cai para 50% e depois volta.:)
Mas talvez a causa disso também seja a conexão da internet, que ficou lagada depois
do Covid-19, pois muitos alunos de escola ficam em casa, estudando online....enfim, jogar
online não é mais liso como antes.
Calma. Vamos por partes.

99% de uso de GPU é indicativo de gargalo de GPU. E não tem certo e errado. Dependendo do jogo e o objetivo, pode ser o esperado, como pode ser negativo.

No caso do BF5, que é um jogo online, onde cada milissegundo vai te colocar com ligeira vantagem sobre outros competidores, cenário de GPU bound é terrível e deve ser evitado. No caso de um jogo feito o Red Dead Redemption, modo capanha solo, você não terá vantagem em relação a isso sobre ninguém, então não é algo com que você deva se preocupar. Isso se deve a fila de tempo de GPU. E fila por falta de tempo nunca é positivo para tempo de resposta do sistema. Há sempre um atraso. Mas, como salientei, há cenário pra se preocupar com isso e há cenário onde não há relevância.

O que nunca é bom, é CPU em 100% de uso. Isso tem que ser evitado a todo custo em jogos. Pois gera eventualmente engasgos, travamentos, falha de carregamentos de texturas, entre outros problemas. Eventualmente! Não é sempre também, depende muito de cada motor gráfico e como eles se dedicam pra manipular os eventos.
 
Última edição:
Calma. Vamos por partes.

99% de uso de GPU é indicativo de gargalo de GPU. E não tem certo e errado. Dependendo do jogo e o objetivo, pode ser o esperado, como pode ser negativo.

No caso do BF5, que é um jogo online, onde cada milissegundo vai te colocar com ligeira vantagem sobre outros competidores, cenário de GPU bound é terrível e deve ser evitado. No caso de um jogo feito o Red Dead Redemption, modo capanha solo, você não terá vantagem em relação a isso sobre ninguém, então não é algo com que você deva se preocupar. Isso se deve a fila de tempo de GPU. E fila por falta de tempo nunca é positivo para tempo de resposta do sistema. Há sempre um atraso. Mas, como salientei, há cenário pra se preocupar com isso e há cenário onde não há relevância.

O que nunca é bom, é CPU em 100% de uso. Isso tem que ser evitado a todo custo em jogos. Pois gera eventualmente engasgos, travamentos, falha de carregamentos de texturas, entre outros problemas. Eventualmente! Não é sempre também, depende muito de cada motor gráfico e como eles se dedicam pra manipular os eventos.

Nesse domingo, meu amigo vai trazer o PC dele que tem uma GTX 1060 mas eu vou por a minha RTX 2060 nele
e usar os 16 de Ram DDR 3200 dele, o Nvme bom que ele tem e ou também, e o melhor: O Poderosíssimo Ryzen 5800X, hahaha...
Eu vou testar o BF V e o Red Dead II, tudo na mesma configuração daqui e vamos ver se a GPU minha vai cair para menos de
99%....

Depois te falo aqui!:bwahaha:
 
Nesse domingo, meu amigo vai trazer o PC dele que tem uma GTX 1060 mas eu vou por a minha RTX 2060 nele
e usar os 16 de Ram DDR 3200 dele, o Nvme bom que ele tem e ou também, e o melhor: O Poderosíssimo Ryzen 5800X, hahaha...
Eu vou testar o BF V e o Red Dead II, tudo na mesma configuração daqui e vamos ver se a GPU minha vai cair para menos de
99%....

Depois te falo aqui!:bwahaha:
RDR2 vai ficar 100% direto. BF5 não tenho experiência.

E pra vc evitar o cenário GPU bound em jogos competitivos, caso ocorra, é só limitar os frames um pouquinho abaixo dos frames que costuma bater. Exemplo 100FPS, você limita no jogo em 95FPS ou 90FPS. Assim a placa de vídeo não vai enfileirar frames.
 
BF5 não tenho experiência.

BF tem a configuração de "quadros futuros" que limita em 1 frame, evitando assim a latência e gargalo.

E pra vc evitar o cenário GPU bound em jogos competitivos, caso ocorra, é só limitar os frames um pouquinho abaixo dos frames que costuma bater.

E no painel de controle da Nvidia tem essa mesma opção, alguns jogos como o BF tu pode mudar pelo jogo, mas no geral é recomendável que se ative direto no painel. Não precisa travar, pode deixar solto e é melhor. Apenas ir no painel e limitar a 1 quadro.
 
BF tem a configuração de "quadros futuros" que limita em 1 frame, evitando assim a latência e gargalo.



E no painel de controle da Nvidia tem essa mesma opção, alguns jogos como o BF tu pode mudar pelo jogo, mas no geral é recomendável que se ative direto no painel. Não precisa travar, pode deixar solto e é melhor. Apenas ir no painel e limitar a 1 quadro.

Olá, no BF 5 eu deixo ligado para fazer quadros futuros? Coloco nos settings em SIM?

E no painel da Nvidia, aonde eu mexo para limitar a 1 quadro?
Grato.:)
 
Olá, no BF 5 eu deixo ligado para fazer quadros futuros? Coloco nos settings em SIM?

É recomendável que se deixe ligado sim. Por padrão acaba renderizando 3 quadros, o que aumenta a latência, e pode ocasionar gargalos. Essa opção reduz para apenas 1 quadro no máximo.

E no painel da Nvidia, aonde eu mexo para limitar a 1 quadro?

Gerenciar as configurações em 3D > Modo de latência baixa > Ultra.

O "Ultra" é recomendável para jogos GPU bound, em ocasiões onde sua GPU está em 100% de uso. Vai ajudar a diminuir a latência pré-renderizando os quadros pouco antes de serem exigidos. Detalhe é que só funciona em DirectX 11, caso esteja jogando em DirectX 12 o sistema operacional e o próprio jogo ou fazem tudo automaticamente ou lhe dão a opção tipo os quadros futuros em BF5.
 
É recomendável que se deixe ligado sim. Por padrão acaba renderizando 3 quadros, o que aumenta a latência, e pode ocasionar gargalos. Essa opção reduz para apenas 1 quadro no máximo.



Gerenciar as configurações em 3D > Modo de latência baixa > Ultra.

O "Ultra" é recomendável para jogos GPU bound, em ocasiões onde sua GPU está em 100% de uso. Vai ajudar a diminuir a latência pré-renderizando os quadros pouco antes de serem exigidos. Detalhe é que só funciona em DirectX 11, caso esteja jogando em DirectX 12 o sistema operacional e o próprio jogo ou fazem tudo automaticamente ou lhe dão a opção tipo os quadros futuros em BF5.

E no caso do jogo BF V, tem a opção de limitar a 200 fps no padrão. Eu coloco quanto ali?
Meu monitor está em 120 fps, mas não tenho VGA que chegue a isso, nem a 100 jogando em 1440p.
Fica em torno de 60 e poucos fps, às vezes cai para 57 devido a conexão da internet.
O que eu coloco ali?
 
E no caso do jogo BF V, tem a opção de limitar a 200 fps no padrão

Joguei pouco BF5, não curti muito em relação aos anteriores, senão me engano 200 é o limite gráfico, certo?

Agora que me dei conta, tu tem uma 2060 e fica em 60 quadros? Se for isso, está MUITO errado. Enfim, caso jogue em resoluções maiores e acabe ficando assim eu limitaria. Ai sim o que o @marcelocruz citou vai ser de grande utilidade. Problema é jogar BF nessa taxa de quadros.
 
BF tem a configuração de "quadros futuros" que limita em 1 frame, evitando assim a latência e gargalo.



E no painel de controle da Nvidia tem essa mesma opção, alguns jogos como o BF tu pode mudar pelo jogo, mas no geral é recomendável que se ative direto no painel. Não precisa travar, pode deixar solto e é melhor. Apenas ir no painel e limitar a 1 quadro.
Então essa é certamente a melhor opção.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

BF tem a configuração de "quadros futuros" que limita em 1 frame, evitando assim a latência e gargalo.



E no painel de controle da Nvidia tem essa mesma opção, alguns jogos como o BF tu pode mudar pelo jogo, mas no geral é recomendável que se ative direto no painel. Não precisa travar, pode deixar solto e é melhor. Apenas ir no painel e limitar a 1 quadro.
Não conheço essa configuração de limitar um quadro antes em nVidia. Seria onde?

Não sei se tá falando do Reflex ou Low Latency. Mas pelo que sei não é bem isso que é o resultado.
 
Não conheço essa configuração de limitar um quadro antes em nVidia. Seria onde?

Modo de baixa latência.

Mas pelo que sei não é bem isso que é o resultado.

No geral a CPU aloca 3 quadros em fila, ao deixar ligado o número reduz para 1. O que acaba sendo bom em jogos competitivos que sobra FPS, tipo CS. No BF5 o Ultra meio que deixa como se fosse 1 quadro em fila mas trabalhando em paralelo a GPU, ou seja, digamos que você esteja rodando a 60 quadros (seu PC roda a 300 mas por alguma razão você quer travar a 60) que da ali 16.66 ms, a GPU vai renderizar o quadro em 3ms e vai passar 13ms fazendo NADA. O que pode ocasionar em alguns gargalos, ou cortes na imagem.

Ao ativar essa opção em Ultra a GPU vai estar preparando o terreno e quando estiver quase terminando já vai pedir para a CPU mandar o quadro, logo a CPU não tem aquele tempo oscioso, diminuindo assim a latência. Mas é mais para jogos tipo BF5, GPU bound. O BF meio que já faz isso com a 'renderização de quadros futuros', mas no painel você acaba forçando, como se fosse travar o FPS no RIva ou no Painel, é melhor que no jogo.
 
Modo de baixa latência.



No geral a CPU aloca 3 quadros em fila, ao deixar ligado o número reduz para 1. O que acaba sendo bom em jogos competitivos que sobra FPS, tipo CS. No BF5 o Ultra meio que deixa como se fosse 1 quadro em fila mas trabalhando em paralelo a GPU, ou seja, digamos que você esteja rodando a 60 quadros (seu PC roda a 300 mas por alguma razão você quer travar a 60) que da ali 16.66 ms, a GPU vai renderizar o quadro em 3ms e vai passar 13ms fazendo NADA. O que pode ocasionar em alguns gargalos, ou cortes na imagem.

Ao ativar essa opção em Ultra a GPU vai estar preparando o terreno e quando estiver quase terminando já vai pedir para a CPU mandar o quadro, logo a CPU não tem aquele tempo oscioso, diminuindo assim a latência. Mas é mais para jogos tipo BF5, GPU bound. O BF meio que já faz isso com a 'renderização de quadros futuros', mas no painel você acaba forçando, como se fosse travar o FPS no RIva ou no Painel, é melhor que no jogo.

Sei o que acontece, conheço a tecnologia. Não a toa mencionei a forma de reduzir a latência de sistema. Pra quem quiser a explicação mais direta.

 
Sei o que acontece, conheço a tecnologia. Não a toa mencionei a forma de reduzir a latência de sistema. Pra quem quiser a explicação mais direta.



Elas se complementam, se o jogo tiver só sair usando. haha

Lembro que um tempo atrás tinha Fortnite no PC e jogava muito raramente e esses negócios ai deram uma boa ajuda, creio que possa melhorar no caso dele mas sei lá, parece que a 2060 está entregando menos do que deveria. Mas também posso estar me equivocando, não cheguei a ver muita coisa sobre a 2060, apenas vejo uns reclamando, outros falando bem. Então sinceramente não sei. Mas que achei 60 FPS pouco, isso eu achei.
 

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