Qual Linux é mais parecido com o Windows?

Continua após a publicidade

XQuest

Florianópolis - SC
Para um usuário iniciante no Linux e vindo do Windows 10 qual versão do Linux é mais parecido com o Windows e mais fácil de se utilizar?

Continua após a publicidade

JoséDaSilvaSauro

New Member
Para um usuário iniciante no Linux e vindo do Windows 10 qual versão do Linux é mais parecido com o Windows e mais fácil de se utilizar?

Bom, Linux e Win são sistemas totalmente diferentes. O ideal é usar uma distro que já tenha algumas facilidades para o usuário. Recomendo o Linux Mint.

https://linuxmint.com/

Quanto a parecer com o Win. Como eu disse, são sistemas muito diferentes. O Linux possibilita uma gama muito grande de desktop environments. Ao contrário do Win que tem uma única e estática interface. O Linux Mint, por exemplo, permite escolher entre três ambientes de desktop: cinnamon, mate e xfce. Eu recomendo você escolher a versão do Mint com xfce.

Qualquer dúvida posta ai que a gente ajuda. Ah, para criar um pendrive de instalação no Win eu recomendo o Rufus.

Obs: a maioria absoluta das distribuições linux trás a iso como live, ou seja, você pode criar um pendrive de instalação e testar a distro sem instalar no seu hd. É bem útil esse recurso.

JEDI

Active Member
Depende o que tu quer dizer com parecido.

Hoje em dia eu acho a maioria das distros parecidas com windows, pois todas elas possuem desktop, icones pra acessar os aplicativos, painel de controle e uma loja de aplicativos com muitas opções e com instalação simples.

Agora icones com mesmo nome e na mesma posição, e com papel de parede parecido é apenas um simples detalhe que pode ser resolvido com algum tema.

MarceloRGS

New Member

O desktop dos Linux atuais tem as mesmas funcionalidades. Mas o legal do Linux é justamente você pode fazer muita coisa em linha de comando, inclusive otimizar e usar os recursos a seu favor. Recomendo vc também começar a se aventurar na linha de comando. Se tiver interesse, o guia do Foca pode te ajudar bastante:

rlopes

Active Member
O máximo que vc consegue se aproximar do Windows é em identidade visual, e em instalar alguns apps com um simples clique, pois como disseram, são sistemas completamente diferentes.

Não sei se vc já aprendeu algum idioma, mas a recomendação pra qualquer idioma é sempre pensar diretamente na língua, sempre evitar pensar na sua língua nativa e traduzir mentalmente. A mesma coisa vale pra Linux, esqueça que o Windows existe e foque na nova curva de aprendizado, senão vc vai sempre se embolar. Tem distro tipo o Manjaro que você apenas configura a loja (no caso o Pamac) e esquece do terminal, tudo que vc precisar é instalável por lá. Linux é mais fácil do que parece.

farbus

Active Member
Hoje em dia, a grande maioria das distros são bem simples e intuitivas de se utilizar, tipo, pode testar as mais populares, como ubuntu, fedora, mint etc que vai ver que é bem tranquilo.

A primeira impressão conta muito, e o Ubuntu foi minha porta de entrada, e mesmo testando depois várias outras distros, invariavelmente sempre acabo voltando pro Ubuntu, que é a minha recomendação.

FelipeMoura

Member
Como já dito o Mint seria o mais amigavel. Mas curto muito o PoPOS.

Tiago Flanker

New Member

JoséDaSilvaSauro

New Member
Usuários que está vendo este tópico