[TÓPICO DEDICADO] Qual Linux você usa ou gosta?

Tô com um PC basicão aqui, infelizmente não rola rodar Windows pois do 10 em diante só SSD pra rodar algo razoavelmente bem, abaixo disso é ossada, os emuladores estão sussa aqui, só o HIgan que ainda tá afinando.
Mednafen roda bastante sistema muito bem, SNES incluso.
Tem a interface Mednaffe pra facilitar.
 
Sim amigo tinha ouvido falar do mednafen mas não esperava que ele tivesse versão gráfica, só terminal mesmo, obrigado pela dica!!!
P.S: Tu sabes como se configura um joy usb ou um teclado no mednafen? Tô passando um bocado pra conseguir isso.
 
Última edição:
Alguém usa direto Linux sem precisar do Windows para nada mais ?

Não consigo me decidir sobre a distro que escolher e nem o pacote de escritório….achei o onlyoffice muito falho em relação ao dicionário.
Vou passar os próximos 45 dias a dois meses usando somente linux pra trabalhar e estudar, hoje acho que rola. Depois posto como foi a experiência. Vou usar um laptop T420 i5/SSD/8gb, quero atualizar meu desktop e vou vender primeiro minhas peças, depois importar da ALX e quando chegar montar novamente. Então nesse período vou estar somente com o laptop.
Ruim mesmo só vai arrumar um substituto par ao outlook, restante das ferramentas do O365 consigo me virar pelo navegador de internet.

Meu hobbie é jogar, então por enquanto ainda sou refém do windao das massas

Edit:
xubuntu com praticamente tudo que uso, incrivel como um T420 velho, rodando linux com xfce eu tenho a sensação do computador estar muito mais rapido que a maquina da assinatura.
 
Última edição:
Troquei de laptop e sigo no Void Linux. Dois SSDs (um nvme de 240GB e outro sata de 450GB) utilizando o sistema de arquivos btrfs.

Como esse é AMD e não tem placa Nvidia, to podendo usar Wayland e abandonei totalmente o Xorg/X11.

Fiz um script pra converter todas as minhas músicas de formato flac pra opus pra ocupar menos espaço no SSD. Deixo em flac no HD externo. Vai cair de 140GB pra 12GB de espaço ocupado.

scr-2021-06-20-10-47-08.png

Show de bola esse opus. Nao conhecia.
Liberou espaco pra caramba aqui
 
Utilizo Linux desde os meus 16 anos acho (nasci em 86). Comecei com Mandrake, depois Slackware, depois Gentoo e nos últimos anos estou utilizando o Void Linux. Tentei utilizar o Fedora recentemente, mas acabei voltando pro Void. Não consigo me adaptar em outra distribuição. Gosto das coisas enxutas e simples.

Print:

Cara,tu deve manjar mais do que eu de Linux,pela sua experiência com Linux desde os 16 anos,não vi os outros, li até você,e me surpreendi com você,nasci em 1987 e tenho 34 anos agora,e com 16 anos comecei a ter meu primeiro computador que era com o Windows XP eu acho,com 16 anos também comecei a fazer curso profissionalizante,de Office,Word Excel e power point,Corel Draw e Photoshop e depois com 19 anos numa escola chamada CEPEG(Escola politécnica Geraldo Werninghaus) Ex-dono da WEG(Empresa de motores aqui em Jaraguá do sul/SC),comecei nessa escola fazendo curso de técnico em informática com habilitação em redes, e mexer com Linux,no começo era o Kurumin 5.1a,mas gostava mesmo do Kurumin NG 8.0.6 ,que hoje é descontinuado, que pena.Eu ficaria com o Kurumin NG pra sempre,mas acho que ele não tinha suporte para WIFI,não me lembro,pois usava internet a cabo.
 
Cara,tu deve manjar mais do que eu de Linux,pela sua experiência com Linux desde os 16 anos,não vi os outros, li até você,e me surpreendi com você,nasci em 1987 e tenho 34 anos agora,e com 16 anos comecei a ter meu primeiro computador que era com o Windows XP eu acho,com 16 anos também comecei a fazer curso profissionalizante,de Office,Word Excel e power point,Corel Draw e Photoshop e depois com 19 anos numa escola chamada CEPEG(Escola politécnica Geraldo Werninghaus) Ex-dono da WEG(Empresa de motores aqui em Jaraguá do sul/SC),comecei nessa escola fazendo curso de técnico em informática com habilitação em redes, e mexer com Linux,no começo era o Kurumin 5.1a,mas gostava mesmo do Kurumin NG 8.0.6 ,que hoje é descontinuado, que pena.Eu ficaria com o Kurumin NG pra sempre,mas acho que ele não tinha suporte para WIFI,não me lembro,pois usava internet a cabo.
Kurumin era uma distro bacana mesmo.
 
Eu uso diariamente o Manjaro KDE para trabalho, mas já usei bastante Ubuntu e Fedora. Até hoje não encontrei distro que tenha repositórios tão completos "out of the box" como dessas distros baseadas no Arch.
 
Uso para servidor apenas...

Usava o CentOS, mas como tive algumas dificuldades com determinados hardwares, o Ubuntu Server salvou e ficou no lugar do CentOS.

O Ubuntu Server também é mais simples de configurar.
 
Fedora 35 no dia a dia.
 
Atualmente, a minha distribuição Linux favorita é o Arch Linux.

Eu poderia até explorar outras distros pra ver se tem alguma melhor, mas eu sinceramente nem perco tempo com isso.

"Ah, mas o Arch Linux é difícil de instalar"

Já foi difícil, hoje é só conectar o computador à internet e executar o comando ArchInstall no terminal e rapidinho você tem um computador pronto pra uso, só requer saber ler em inglês.

Não considero o Arch Linux a solução para todos os problemas, mas para o meu uso está servindo muito bem.
 
Ubuntu 20.04, queria testar outras mas nunca tenho saco de instalar tudo que eu uso de novo. O Void Linux e o Arch Linux são os que eu testaria.
 
Kubuntu LTS
51235368865ed06937dfdfb272ec4750.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo