[TÓPICO DEDICADO] Qual Linux você usa ou gosta?

Xinitrc

Well-Known Member
Registrado
Qual Linux você usa ou gosta?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gosto do Gentoo,porque demora mais de um dia para instalar,risos,e estou estudando ele,pois não consegui ainda instalar ele com internet,só com o ambiente gráfico KDE.
 
Acho que já tinha algum tópico sobre o assunto por aqui. De qualquer forma, respondi de novo. Uso o Debian stable. Mas gosto de várias outras distros, como OpenSuse, Arch, Artix, Manjaro, Xubuntu, PcLinuxOS, Linux Mint, NixOS e por ai vai. Mas, de uso diário, é só o Debian mesmo.
 
Os únicos que já usei foram o Ubuntu, Fedora e Mint, não entendo muito de Linux, uso de bobeira as vezes, então uso essas distros mais amigáveis kkk
 
Já usei muitas e hoje em dia só uso Linux desde 2010, usei do slackware a debian sid's, da familia arch só o manjaro, mas a que uso sempre e não deixo são as
- BigLinux
- PCLinuxOS versões BR

T+
 
Ubuntu sempre foi o preferido, mas lembro que usava o Conectiva até trabalhei com eles, mas hoje na empresa usamos o CentOS, mas sempre sou de usar Windows em casa, o Linux uso apenas para administração.
 
Ubuntu com umas extensoes no gnome fica top.
Gosto mto do workflow do gnome.
 
Mx quando preciso mexer em partições antigas, e geralmente o AntiX quando preciso ter duas distros no sistema, junto do MX geralmente.
As distros que uso em máquinas virtuais são as unstable ou testing, mas gosto bastante do puppy Linux pra usar em vm, tem uma performance fantástica.
 
estou a bons anos ja na verdade a 5 anos no Fedora, e não me arrependo comecei no Linux em 2005 com Ubuntu e em 2015 decidi depois de trabalhar muito com solução RedHat ir para o Fedora e não me arrependo
 
Utilizo Linux desde os meus 16 anos acho (nasci em 86). Comecei com Mandrake, depois Slackware, depois Gentoo e nos últimos anos estou utilizando o Void Linux. Tentei utilizar o Fedora recentemente, mas acabei voltando pro Void. Não consigo me adaptar em outra distribuição. Gosto das coisas enxutas e simples.

Print:

 
Gosto muito do Xubuntu, é lindo, leve e fácil de usar
 
Sou usuário doméstico, não trabalho com Linux. Usei em 2010 quando cursei ciência da computação (Não gostei e tranquei), mas o sistema me encantou, e desde então uso e faço uns distro hop de vez em quando, então vou dar minha opinião pessoal sobre tudo que experimentei.

Não gosto do Arch pq ele vem pelado demais, não tem bloatware porém também não tem coisas básicas como um Samba da vida, e pra mim não é vantagem, já que eu só faço uso básico do PC. Mesma coisa vale pro Debian, acho ele muito peladão.

Em facilidade de uso out of the box eu fico com o Manjaro, principalmente as versões light, vem com o básico, e o que falta vc acha fácil no Pamac, sem ficar caçando repositório, Flatpak, Snap etc, é um sistema fácil demais.

Como ambiente eu fico com o Elementary OS, acho o Pantheon muito bonito, extremamente coeso visualmente, coisa que é raro no Linux, muitas vezes nem os grandes DE's conseguem isso, além de ter um ecossistema bem completo, com filosofia própria, loja interessante, estabilidade decente, uma coisa que eu acho fenomenal no Elementary é a renderização das fontes, a diferença as vezes é sutil, mas eu sinto demais, o KDE por exemplo eu acho um lixo a renderização e não tem config no mundo que resolva, fontes todas estouradas, parece muito com o W10 quando lançou.

De menções honrosas eu coloco o Mint e o Pop!_OS, muito completos, principalmente o Mint, leve demais até na versão Cinnamon, e o EndeavourOS, alternativa leve do lado de base Arch, sem chegar a ser completamente pelado.
 
Xubuntu ou debian com Xfce, revivi um laptop antigo com xubuntu aqui.
Mas não uso muito linux em desktop, uso mais para administração e nesse caso ainda é muito CentOS. Se vou subir um server do zero sempre coloco uma versão LTS do Ubuntu server ou Debian.

RedHat pisou na bola em matar o CentOS, agora é migrar o que temos para outras distros.
 
Uso o Ubuntu 20.04 LTS, gosto muito dele! Mas no meu notebook quebra galho uso o MX Linux XFCE, baseado no Debian também.
 
OpenSuse. Funciona e não me enche o saco. :D Antes era Conectiva, mas a Mandrake comprou e esculhambou tudo...
 
Troquei de laptop e sigo no Void Linux. Dois SSDs (um nvme de 240GB e outro sata de 450GB) utilizando o sistema de arquivos btrfs.

Como esse é AMD e não tem placa Nvidia, to podendo usar Wayland e abandonei totalmente o Xorg/X11.

Fiz um script pra converter todas as minhas músicas de formato flac pra opus pra ocupar menos espaço no SSD. Deixo em flac no HD externo. Vai cair de 140GB pra 12GB de espaço ocupado.

scr-2021-06-20-10-47-08.png
 
Alguém usa direto Linux sem precisar do Windows para nada mais ?

Não consigo me decidir sobre a distro que escolher e nem o pacote de escritório….achei o onlyoffice muito falho em relação ao dicionário.
 
Alguém usa direto Linux sem precisar do Windows para nada mais ?

Não consigo me decidir sobre a distro que escolher e nem o pacote de escritório….achei o onlyoffice muito falho em relação ao dicionário.
Se precisa mesmo do Office da Microsoft, não tem jeito. Talvez o Office online (365) te atenda.

Linux o melhor e único é o LibreOffice.

Uso Linux sem precisar de Windows desde os meus 16 anos (tenho 34).
 
Alguém usa direto Linux sem precisar do Windows para nada mais ?

Não consigo me decidir sobre a distro que escolher e nem o pacote de escritório….achei o onlyoffice muito falho em relação ao dicionário.
Eu, mas acho que meu caso é bem particular.
O windows não tem utilidade alguma pra mim, raramente jogo (e jogo no linux mesmo), não dependo de office (quando uso algo assim, é google docs mesmo ou latex), e pra dev linux é bem mais prático que windows.

Se precisa mesmo do Office da Microsoft, não tem jeito. Talvez o Office online (365) te atenda.

Linux o melhor e único é o LibreOffice.

Uso Linux sem precisar de Windows desde os meus 16 anos (tenho 34).
Eu já vi umas pessoas recomendarem o WPS Office, não presta?
 
Alguém usa direto Linux sem precisar do Windows para nada mais ?

Não consigo me decidir sobre a distro que escolher e nem o pacote de escritório….achei o onlyoffice muito falho em relação ao dicionário.
Eu também. Consigo usar tranquilamente a maioria esmagadora das coisas (com minha biblioteca de jogos, eu tive problema com 3 apenas), e consegui alternar boa parte dos softwares proprietários ou exclusivos de Windows com contrapartes que funcionam, sinceramente, muito melhor e com muito maior estabilidade que o sistema da Microsoft.

OBS: fica a recomendação do AlternativeTo, página maravilhosa para procurar alternativas dos softwares mais conhecidos. Se conhecerem alguns também façam questão de colocar lá.
Se precisa mesmo do Office da Microsoft, não tem jeito. Talvez o Office online (365) te atenda.

Linux o melhor e único é o LibreOffice.
Infelizmente, os documentos em Offfice tem uma compatibilidade complicada quando abertos em suites como o LibreOffice (que concordo, é um dos melhores). O reverso já não acontece; os recursos das plataformas não são retrocompatíveis, e toda santa vez que eu tentava trabalhar com LibreOffice colaborativamente (recebendo/editando/enviando documentos), o arquivo sempre perdia toda a formatação, e algumas vezes até parte do conteúdo!
RedHat pisou na bola em matar o CentOS, agora é migrar o que temos para outras distros.
Demais.

Eu fiz pouco distro-hopping, e parei no Arch justamente pela falta de bloat. A satisfação de construir seu sistema operacional sem os tempos absurdos de compilação do Gentoo me encantou demais, além da falta de bloat, que honestamente achei que era um preço justo a se pagar. Mas antes estava no Manjaro, e foi o que eu mais tive tempo (2 anos; eu troquei muito de distro).
 
Eu, mas acho que meu caso é bem particular.
O windows não tem utilidade alguma pra mim, raramente jogo (e jogo no linux mesmo), não dependo de office (quando uso algo assim, é google docs mesmo ou latex), e pra dev linux é bem mais prático que windows.


Eu já vi umas pessoas recomendarem o WPS Office, não presta?
Não sei. Nunca utilizei suites Office pra falar a verdade.

Nas raras vezes que precisei, rodei o Office via Wine, mas eram offices mais antigos, tipo 2000 e alguma coisa. Não sei se os modernos funcionam.

@k4n0 recomendo dar uma espiada no Void Linux se quer uma distro bem enxuta.
 
Alguém usa direto Linux sem precisar do Windows para nada mais ?

Não consigo me decidir sobre a distro que escolher e nem o pacote de escritório….achei o onlyoffice muito falho em relação ao dicionário.
Tô com um PC basicão aqui, infelizmente não rola rodar Windows pois do 10 em diante só SSD pra rodar algo razoavelmente bem, abaixo disso é ossada, os emuladores estão sussa aqui, só o HIgan que ainda tá afinando.
 
Uso o Pop Os como meu sistema diário de trabalho. Acho simples, amigável e com um fluxo de trabalho ótimo, com algumas extensões do gnome. A extensão de gestão de janelas (Pop Shell) é uma daquelas coisas que você não sabe que precisa, mas depois que usa, não tem mais volta. Uso o MS Office online apenas para interagir com quem não usa outras soluções. Para todo o resto, uso os aplicativos office do google, que acho bem mais prático em trabalhos compartilhados. Uso soluções livres para qualquer programa do windows. Não preciso de aplicativos adobe e de engenharia, no entanto, pois não faço nada nessas áreas. Se preciso editar imagens, uso o Inkscape ou o Gimp, que atendem meu uso.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo