• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Qual melhor pasta termica pra OC?

Leo Oliv

duck
Registrado
Eai pessoal blz?
Bom tou com uma seria duvida aqui, queria saber qual é a melhor pasta termica pra OC.
Olhei em mt forum e alguns falavam q era a Noctua NH-H1, outros diziam q era a Artic Silver 5, e outros a Thermal Grizzly, e fiquei confuso.
Queria uma pasta termica q durasse, refrigerasse bem o CPU e tb q fosse boa pra OC.
Akelas q vi e q gostei pelo preço foram essas ai:
Artic MX-4
Cooler Master MasterGel Maker (Fiquei com duvidas)
Cooler Master MasterGel Pro (Fiquei curioso)
Cooler Master MasterGel Maker Nano
Artic Silver 5
Noctua NH-H1
Thermal Grizzly Aeronaut
Thermal Grizzly Kryonaut
Gelid GC Extreme
Vi essas foto e fiquei mais confuso ainda kkkkk
https://www.overclock.net/photopost/data/1691803/2/2d/2d83bd70_5GHz-Load.png
https://www.overclock.net/photopost...0svNjk4NDU2L29yaWdpbmFsL2ltYWdlMDAyLnBuZw.png
https://overclocking.guide/wp-content/uploads/2015/06/Tim_test_update1.png

Agradeço :)
 
A ideia é fzr OC no meu PC q ta na assinatura o "PC PRA OC", e tb pra colocar no Ryzen tb pra deixar ele mais frio
 
E neste video, um dos mitos do Overclock recomenda outra pasta :


Pasta PCYes Gelid
Vlw msm, me convenceu mt esse video, e tb vendo outras fotos, videos e comentarios ,... acho q vou pegar msm a Gelid GC Extreme de 10G pq aonde eu vivo n vende PCYes la :( (europa) e dai a unica q tem é a Gelid GC Extreme msm, pego a de 10g pq a diferença n é mt e fica mt mais barato doq eu pegar 3 ou 4 de 3.5g.
Se for usar WC vai ter um resultado muito bom.
Tava pensando no H100x ou no H100i v2.
O h100x pelo preço e os resultados q vi
O h100i v2 pq sei q tds usam esse ai.
Isso ai me deixou meio confuiso:


Serà q compensa mais pegar o H100x? Pq ele n tem compatibilidade com o Corsair Link, serà q o Corsair Link é necessario (fundamental) pra OC? Pq n tou mt disposto a pagar um H100i v2
Comfrontando essas duas imagens de topicos diferentes da pra ver q a diferença é alguma entre o H100x e o H100i v2 e dps vi q o H100x n é compativel com o Corsair Link e dnv vou falar, ... será q muda algo se eu fzr OC com o Corsair Link ou sem o Corsair Link?
 
Gelid Extreme, IC Diamond ou Grizzly Kryonaut

Melhor que essas só as de metal líquido.

Esquece artic silver 5, mx-4...

air_results_final.png
 
Vey ate fazia mas o problema éq o processador é AMD
 
Tem tbm pra processadores AMD.
 
Delid não é pra qualquer CPU, AMD é uma que usa o DIE soldado no IHS, Intel fazia antigamente e parece ter voltado a fazer nos novos I9. Pesquisem antes do delid, atualmente é bastante seguro fazer com as ferramentas próprias para isso e não precisa mais de estilete ou morsa, mas não é qualquer CPU que pode fazer ou se beneficiará disso
 
Delid não é pra qualquer CPU, AMD é uma que usa o DIE soldado no IHS, Intel fazia antigamente e parece ter voltado a fazer nos novos I9. Pesquisem antes do delid, atualmente é bastante seguro fazer com as ferramentas próprias para isso e não precisa mais de estilete ou morsa, mas não é qualquer CPU que pode fazer ou se beneficiará disso
Eu nunca vou fzr Delid se fizer é somente se for necessario, e n acho necessario fzr delid pq pra chegar aos 5GHz num FX, um bom WC e uma boa pasta termica é o quanto basta.
 
Eu nunca vou fzr Delid se fizer é somente se for necessario, e n acho necessario fzr delid pq pra chegar aos 5GHz num FX, um bom WC e uma boa pasta termica é o quanto basta.
Acredito que o FX8350 tenha o DIE soldado no IHS, não tem motivo para cogitar o delid mesmo
 
A diferença de desempenho entre pastas térmicas excelentes (Kryonaut e Gelid Extreme) e pastas muito boas (CM MasterGel Maker, MX-4, Arctic Silver 5) é bem pequena, no máximo 4 graus em situações extremas, mas quase sempre só 1 ou 2C. Pegue a que estiver mais em conta.

Se realmente você faz absoluta questão do melhor desempenho possível (mesmo que seja só 1C de diferença ou menos), a Kryonaut (5.5g/1.5 ml) tá em torno de 90 reais no ebay (+15 dos Correios) importando do Reino Unido. Mas desde que a PC Yes passou a vender a Gelid Extreme por um bom preço no Brasil, ficou quase impossível recomendar outra pasta. EDIT: Devido aos relatos da Gelid Extreme secando após meses de uso, não recomendo a PC Yes OCX/Gelid Extreme.
 
Última edição:
A diferença de desempenho entre pastas térmicas excelentes (Kryonaut e Gelid Extreme) e pastas muito boas (CM MasterGel Maker, MX-4, Arctic Silver 5) é bem pequena, no máximo 4 graus em situações extremas, mas quase sempre só 1 ou 2C. Pegue a que estiver mais em conta.

Se realmente você faz absoluta questão do melhor desempenho possível (mesmo que seja só 1C de diferença ou menos), a Kryonaut (5.5g/1.5 ml) tá em torno de 90 reais no ebay (+15 dos Correios) importando do Reino Unido. Mas desde que a PC Yes passou a vender a Gelid Extreme por um bom preço no Brasil, ficou quase impossível recomendar outra pasta.
Ainda tou vendo a diferença entre a Nano, a GC Extreme e a Kryonaut, mais vlw pela resposta :)
 
Andei lendo o tópico dedicado de pasta térmicas (pág. 22) e alguns usuários relataram experiências com a Gelic GC-Extreme secando e perdendo desempenho depois de alguns meses de uso. Segundo eles, a pasta perde desempenho em alguns meses, eles desmontam o cooler e a pasta tá seca. Depois de reaplicar a pasta ela volta a ter o desempenho ideal, mas resseca novamente em alguns meses e tem que ser trocada novamente. Pesquisei no Google e achei em fóruns gringos experiências similares. Então retiro minha recomendação da PC Yes OCX/Gelid Extreme.

Só por curiosidade, fiz a mesma pesquisa no Google com a Kryonaut e a MasterGel Maker e não encontrei relatos da pasta secando em pouco tempo (usei os termos de busca "Kryonaut dry", "Gelid Extreme dry" e "MasterGel Maker dry"). A MX-4 e Arctic Silver 5 a gente já sabe que não secam praticamente nunca.
 
Última edição:
Andei lendo o tópico dedicado de pasta térmicas (pág. 22) e alguns usuários relataram experiências com a Gelic GC-Extreme secando e perdendo desempenho depois de alguns meses de uso. Segundo eles, a pasta perde desempenho em alguns meses, eles desmontam o cooler e a pasta tá seca. Depois de reaplicar a pasta ela volta a ter o desempenho ideal, mas resseca novamente em alguns meses e tem que ser trocada novamente. Pesquisei no Google e achei em fóruns gringos experiências similares. Então retiro minha recomendação da PC Yes OCX/Gelid Extreme.

Só por curiosidade, fiz a mesma pesquisa no Google com a Kryonaut e a MasterGel Maker e não encontrei relatos da pasta secando em pouco tempo (usei os termos de busca "Kryonaut dry", "Gelid Extreme dry" e "MasterGel Maker dry"). A MX-4 e Arctic Silver 5 a gente já sabe que não secam praticamente nunca.
Show!! Agradeço mt pela sua ajuda, vou pegar a CM MasterGel Maker (Nano), gostei mt desse review tb https://www.eteknix.com/cooler-master-mastergel-maker-nano-review/, e tb olhei la na pagina 22 do topico pasta termica, e vi ainda alguns recomendando a MasterGel Maker.
Gostava de pegar a MX-4 pelos 20g e o preço da MX-4 ser mais em conta. Mas no review q postei em cima tem uma diferença de 3°C.
Compensa pagar mais R$ 25,97 e ter 20g e 3°C a mais ?(R$74,21 preço q consigo pegar a MX-4 20g), Ou pagar R$ 48,23 e ter 18.5g a menos (1.5g CM MasterGel Maker Nano) e ter menos 3°C de calor?
Como n sou rico e tenho de poupar ao longo do tempo, ... acho q a MX-4 20g pra mim é melhor msm pq tem 20g.
Pq a ideia é fzr OC num FX 8320 mais de 5GHz numa Asus Crosshair V Formula-Z e tb usar pro meu Ryzen 5 2600 e ter temps ainda mais baixas.
 
Eu tenho uma seringa de 4g da MasterGel Maker e ela serve pra muuuitas aplicações (chutaria umas 20 ou mais). Esses tubos de 20g da MX-4 são voltados pra quem monta PC profissionalmente. Se é pra usar só no próprio PC, eu pagaria o de 4g.

4g de Mastergel Maker ou MX-4 formam um volume muito maior que 3,5 de AS5 porque são pastas mais leves.
Olha a diferença de tamanho das seringas de 4g da MX-4 e Mastergel Maker ao lado da AS5 de 3,5g:
ogmZDRF.jpg
 
Eu tenho uma seringa de 4g da MasterGel Maker e ela serve pra muuuitas aplicações (chutaria umas 20 ou mais). Esses tubos de 20g da MX-4 são voltados pra quem monta PC profissionalmente. Se é pra usar só no próprio PC, eu pagaria o de 4g.

4g de Mastergel Maker ou MX-4 formam um volume muito maior que 3,5 de AS5 porque são pastas mais leves.
Olha a diferença de tamanho das seringas de 4g da MX-4 e Mastergel Maker ao lado da AS5 de 3,5g:
ogmZDRF.jpg
Blz tendi, ent vou de CM MasterGel Maker msm, vlw pela ajuda :joia:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo