[DÚVIDA] Qual o melhor Switch? Huano, Outemu, Kailh ou outros? E pode trocar o Switch de qualquer teclado mecânico?

Lucas_Muniz

New Member
Quero comprar um teclado até uns 300 reais mas não sei qual comprar, Os mais em contas são os que tem o Outemu só que só vejo reclamações deles, e se eu comprar um com o Outemu, eu consigo trocar para outro melhor?

Quero comprar um teclado até uns 300 reais mas não sei qual comprar, Os mais em contas são os que tem o Outemu só que só vejo reclamações deles, e se eu comprar um com o Outemu, eu consigo trocar para outro melhor?
Fuja de outemu, kaih são bons switches.

Para fazer a troca dos switches o teclado precisa ser "hotswap"

Entre os mais baratos Kailh certamente, se não puder pegar Cherry. Huano é muito novo no mercado e não dá pra saber direito, os switches Huano pra mouses são confiáveis pelo menos.

O problema dos Outemu é que falham ou dão double-click mais facilmente. Geralmente você resolve com um pouco de lubrificação (lubrificante ptfe, silicone ou até óleo desengripante), ou trocando o switch se for removível, mas eu não pagaria muito caro em um teclado com Outemu, no máximo 150 ou 200 pila se você estiver ciente dessa possível manutenção extra.

Não compensa comprar pra trocar de switch, pois você vai gastar quase o preço de outro teclado nos switches. Além disso os pinos dos switches variam, corre o risco de não servir, e nem todo teclado tem switch removível, aí teria que soldar tudo de novo.

Fuja de outemu, kaih são bons switches.

Para fazer a troca dos switches o teclado precisa ser "hotswap"
Então eu posso comprar um teclado hotswap de entrada mesmo que seja Outemu e ir trocando os Switchs para Kaih por exemplo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entre os mais baratos Kailh certamente, se não puder pegar Cherry. Huano é muito novo no mercado e não dá pra saber direito, os switches Huano pra mouses são confiáveis pelo menos.

O problema dos Outemu é que falham ou dão double-click mais facilmente. Geralmente você resolve com um pouco de lubrificação (lubrificante ptfe, silicone ou até óleo desengripante), ou trocando o switch se for removível, mas eu não pagaria muito caro em um teclado com Outemu, no máximo 150 ou 200 pila se você estiver ciente dessa possível manutenção extra.

Não compensa comprar pra trocar de switch, pois você vai gastar quase o preço de outro teclado nos switches. Além disso os pinos dos switches variam, corre o risco de não servir, e nem todo teclado tem switch removível, aí teria que soldar tudo de novo.
Então compensa mais pegar ou um com Kailh ou um com Outemu considerando essa manutenção, mas essa manutenção é fácil? E os produtos são baratos?

Então eu posso comprar um teclado hotswap de entrada mesmo que seja Outemu e ir trocando os Switchs para Kaih por exemplo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então compensa mais pegar ou um com Kailh ou um com Outemu considerando essa manutenção, mas essa manutenção é fácil? E os produtos são baratos?
É só tirar a keycap e dar uma borrifada por cima (encaixando o caninho da lata em um dos cantos do switch), super fácil aplicar. Quando ao preço depende, o mais barato é o óleo desengripante, deve achar por 8 ou 10 pila a lata, mas existem opções mais caras como ptfe que citei ou até wd-40 dry lube, de forma geral não precisa comprar nada muito caro.

Sobre qual pegar, procura algum com switch Kailh. Se não conseguir achar, eu acho que arriscaria em um Sharkoon com switches Huano mesmo. Essas marcas mais aleatórias têm mais chances de dar problemas na pcb, no firmware, causando problemas de ativação ou nos leds, então apenas o switch não garante que o teclado não possa ter outros problemas.

Os gaterom são bons demais!

E entree o Ga
É só tirar a keycap e dar uma borrifada por cima (encaixando o caninho da lata em um dos cantos do switch), super fácil aplicar. Quando ao preço depende, o mais barato é o óleo desengripante, deve achar por 8 ou 10 pila a lata, mas existem opções mais caras como ptfe que citei ou até wd-40 dry lube, de forma geral não precisa comprar nada muito caro.

Sobre qual pegar, procura algum com switch Kailh. Se não conseguir achar, eu acho que arriscaria em um Sharkoon com switches Huano mesmo. Essas marcas mais aleatórias têm mais chances de dar problemas na pcb, no firmware, causando problemas de ativação ou nos leds, então apenas o switch não garante que o teclado não possa ter outros problemas.
Achei esse "Teclado Mecânico Gamer XPG Summoner, RGB, Switch Cherry MX Speed Silver, US) acha uma boa? Tá a 300 reais, que é o limite que vou pagar

E entree o Ga

Achei esse "Teclado Mecânico Gamer XPG Summoner, RGB, Switch Cherry MX Speed Silver, US) acha uma boa? Tá a 300 reais, que é o limite que vou pagar
Tá excelente, XPG é da Adata, não é marca random, e switch cherry dificilmente vai ter outro nesse preço. Eu pegaria esse aí mesmo sem medo.

Husky Gaming Blizzard tem switchs Gateron que são do mesmo nível dos Cherry, porém é 60%.

Ei, ei, ei! aqui! Help me please!
com teclado e mouse eu jogo pubg, csgo e outros parecidos, acho que está na hora de trocar meu teclado borrachudo, pois notei que apertei com tanta pressa durante um duelo que o botão não desceu. Eu deveria optar pelo RED ou Brown ?
minha mão é pesada mas na hora da adrenalina ela fica mais leve...

Bora reabrir essa discussão pelo amor de God.
Hoje em dia não temos mais que seguir essas grandes marcas, switchs Kailh, Cherry, Adata, Gateron ou até mesmo o Outemu. Temos outras opções, chinesas e japonesas tão boas quanto Kailh, Cherry e Adata, até melhores. Nessa lista temos Ajazz, que se compara em suas melhores versões aos Adata, também temos GMKFans nesse nivel.
No nivel de Cherry, temos Wuque e Adamantium com construções robustas, tanto em POM quanto em PACM12 com sensibilidades leve de ataque que variam de 36±3gf a 45±5gfe e ativação de até 1.5mm±0.3
Chegamos aos Kailh. onde temos Akko, Wuque e TTC, sim Akko está nesse páreo, por mais nova que possa ser, chegou botando banca. com uma variação absurda de modelos, pressões e qualidades, e nessa lista tambem podemos incluir os modelos premium da Ajazz. tanto Akko, TTC, Wuque e Ajazz, teem switches que chegam a 1.00mm ±0.3 de ativação e ataque de 36±0.3gf a 65±0.3gf. Enfim, temos muitas outras que não citei aqui, que são excelentes. Não precisamos mais nos prender a Kailh e Cherry. Isso porque nem entrei nos teclados Magnéticos, que hoje podemos comprar-lós com switch`s nivel Kailh por menos de 650,00 já com impostos.

Última edição:
Descobri, só pela curiosidade, a existência de mais de 10 tipos de keycaps. Caso queira trocar, precisa encontrar o tipo de keycap compatível com seu teclado mecânico.

Keycap-1.png

Keycap-2.webp

Há um site comparativo para compreender o perfil de cada keycap: https://www.keycaps.info/

Sobre switch, há tabelas fornecidas pela Keychron sobre as cores dos switches
Para switch Cherry: https://www.keychron.com/blogs/news/cherry-mechanical-switch-guide
Para switch Gateron: https://www.keychron.com/blogs/news/gateron-mechanical-switch-guide

E também, há dois vídeos sobre teclados mecânicos e switches do canal Fabio Akita caso queiram inteirar mais sobre o assunto, os vídeos são informativos e mostra na prática o que cada switch faz:

Users who are viewing this thread

Voltar