Entre a 8500 e a GF3 ti 500.. bom começando.
A ti 500 é um pouco mais rápida, em compensção a 8500 tem uma qualidade de imagem um pouco melhor. Em directX isso, pois em OpenGL a ATI nunca teve chance contra a NVIDIA (a maioria dos criadores do OpenGL trabalham na NVIDIA).
Os drivers mais novos da 8500 tão quase 100%. A decisão fica mais em que tipo de programa que vc vai usar. Se vc vai usar programs gráficos profissionais (que usam OpenGL todos) ou jogos que usem OpenGL.. compre NVIDIA, senão a ATI vale um pouco mais a pena.
Ambas placas são muito mais do que vc vai precisar pelos próximos 14 ou 16 meses, nunca a passagem de uma geração de placas para a próxima foi tão dramática. Pessoalmente eu não compro placas de Top de linha, pois são caras e dos drivers demoram para trazer todo desempenho. Eu sempre compro um nível a baixo.. (comprei uma Radeon 7500 a um mês.. e esta semana to pegando uma GF2 ULTRA).
Sobre a wildCat... quem me dera poder ter uma (50% mais rápida que a GF3 TI500, mas só tem OpenGL).
Pessoalmente vou esperar mais parea comprar a 1ª placa que a NVIDIA lançar com openGL 2.0 (poupei agora pra isso)