Qual são as melhores placas de vídeo para fazer SLI em um pc LGA 775 com um Core 2 Quad Q9650?

Julio Fernandes Pitta

New Member
Olá! Estou montando um computador para a minha coleção, e queria saber qual é a melhor placa de vídeo para fazer SLI sem dar muito gargalo em um pc com as seguintes configurações:

Placa mãe: Asus P5B Deluxe Wifi
Processador: Core 2 Quad Q9650 4.0 GHZ (fiz overclock nele)
Fonte: 1250w
Ram: 8 Gb ddr2

sli ja era parece q os drivers e games ja nem suportam mais quer gpu boa venda a tual e pegue uma gtx 1070 1080 da vida

Como o amigo acima citou o SLi já está sendo deixado de lado tanto pela própria Nvidia como os games que não dão suporte a tecnologia.

Mas se quer um Sli por motivos nostálgico, na época desse hardware eram as 8800GT/GTS

sli ja era parece q os drivers e games ja nem suportam mais quer gpu boa venda a tual e pegue uma gtx 1070 1080 da vida
Sim eu sei. Hoje em dia já tem o Nvlink. Mas eu estava falando de uma placa de vídeo para combinar com o processador da época.

Como o amigo acima citou o SLi já está sendo deixado de lado tanto pela própria Nvidia como os games que não dão suporte a tecnologia.

Mas se quer um Sli por motivos nostálgico, na época desse hardware eram as 8800GT/GTS
Ok, muito obrigado pela ajuda.

Se for pela nostalgia, eu recomendaria duas 9800GT ou duas HD4870.

Fuja disso ae, começo do ano montei um Xeon E5450 e o bicho gargala qualquer coisa acima de uma 750ti
Gente, ler o tópico é a cortesia necessária a se fazer. O cara já explicou que é para uma coleção.

Se for mesmo para coleção tentaria achar as 8800gts, gtx ou as ultras, ou as gtx260, 275, 280 ou 285, sendo que as 260 e a 280 já tinham backplate de fabrica, na época dos core 2 duos e quad usei tanto as 8800 e as gtx200, single e sli.
Opção seria as HD4000 ou HD5000 tinham placas boas e bonitas.

Última edição:
Voto pela 8800GTS também

Colocaria 2 4850X2 e mais 8GB DDR2. Iria ficar bonito o bicho.

1026-front.jpg

Fuja disso ae, começo do ano montei um Xeon E5450 e o bicho gargala qualquer coisa acima de uma 750ti

Até em 4ghz o bicho da uma gargalada na GTX 750 .....

Para o autor do tópico:

A P5B Deluxe, não faz SLI por padrão só Crossfire... Sem contar que os slots PCI-E dela é um 16X e o outro é um Slot 4X, mas do tamanho de um 16X. Eu já tentei fazer SLI a alguns anos atrás na minha P5B Premium( é praticamente igual a P5B Deluxe , tirando alguns detalhes), e só foi possível porque eu usei drivers modificados. Na época eu testei um SLI com 2X 8600GT e também outro com uma 8600GT e uma 8600GTS. E posso dizer que não vale a pena.. Melhor do que qualquer SLI de placa velha é comprar uma GTX 750Ti na casa dos R$250(não mais do que isso) que vai casar de boa com essa configuração.

Edit:

Mas como é para coleção( Eu não vi esse detalhe). Tente arrumar uma 8800GTX . A placa é bonitona e é da época do Kit 775. Outras opções são as HD3870 e HD4870 Também são da mesma época. Um pouco mais nova tem as HD6850/6870( são de 2010) que também vai combinar bem em termos de estética..

O uso de placa muito antiga( as que não suportam DX11) nesse kit, vai deixar esse kit muito sub utilizado e vai impedir que rode muitos dos jogos que são produzidos em DX11, mesmo os leves.

O C2Q em 4 GHZ com 8GB de ram mesmo velho ainda consegue rodar bastante coisa...

Última edição:
8800GTS/X ou 9800GTX.

Bom, esse processador é do meio de 2008, certo? Bom, traçando uma "coluna" do tempo:

Fev/2008 - GeForce 9
Jun/2008 - HD 4000
Jun/2008 - GeForce 200
Jul/2008 - Q9650
Set/2009 - HD 5000
Abr/2010 - GeForce 400
Out/2010 - HD 6000

Eu acho que faz mais sentido pegar uma VGA que tenha sido lançada antes do processador, pois, geralmente, reflete com mais fidelidade o que seria um PC gamer top da época. O problema é que a GeForce 9800 GT (e variantes), assim como a HD 4870, não possuem suporte para DX11.

Se vc pretende jogar alguma coisa, por incrível que pareça, mesmo sendo um processador com 10 anos de idade, a placa de vídeo que mais combina com a época dela seria uma HD 5870. O problema é que elas são incrivelmente caras e consomem um absurdo de energia, mas elas são placas boas até hoje. Dá pra jogar muita coisa com uma HD 5870 até hoje.

Última edição:
Eu particularmente sempre defendi que SLI jamais vale a pena, já que você nunca irá conseguir extrair das duas placas os 100% de uso,

Mas...

... Já que a intenção é montar um setup da nostalgia, eu voto por um SLI de 8800GTS.

Apesar de ter sido lançada em 2010, ou seja, 02 anos após o lançamento do processador, eu acho que uma boa opção seria a HD6950 ou HD6970, por serem placas com suporte a DX11 e já contarem com 2GB de VRAM, o que te possibilitaria rodar vários jogos até em 1080p.

Outra opção mais atual e que casaria bem com o esse sistema seria a 750Ti e GTX950.

SLI em 2019 já era, hj mesmo q vc queira jogar em 4k tem placa q roda sem gargalo, frametime e CxB também são melhores em single GPU.

SLI em 2019 já era, hj mesmo q vc queira jogar em 4k tem placa q roda sem gargalo, frametime e CxB também são melhores em single GPU.

SLI/CrossFire nunca valeu a pena... Você paga 100% do preço em duas GPUs para ver a segunda jamais sendo utilizada com 100% de capacidade...

Um amigo meu (por volta de 2012~2013) inventou de fazer SLI com duas GTX570 Hawk da MSI. Mesmo naquela época (que era algo mais "popular"), eu nunca vi ele tirar total proveito das duas placas... Sempre via a segunda placa com uso baixíssimo e os fps dos jogos oscilando demais. Só acho que valeu a pena pra quem, há anos atras, usaria mais monitores ou resoluções acima do padrão da época. De resto, jamais valeu a pena

Users who are viewing this thread

Voltar