[AJUDA] Qual WaterCooler melhor para meu Gabinete? 120 ou 240?

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos mr.sobral
  • Data de Início Data de Início

mr.sobral

know-it-all Member
Galera, tenho o gabinete abaixo. Comprei um Air Cooler mas me arrependi... a impressão que eu tenho é que ele bloqueia muito o fluxo de ar da Case (que já é pequena).
Pensei em pegar um WaterCooler... só não sei se pego o de 120, jogando o ar pra fora na região traseira, ou um 240 jogando o ar pra fora na parte frontal.

O processador é um Ryzen 3600, e o gabinete só tem 3 slots de fan (2 na frente e 1 atras).
A parte da frente é em acrilico... entao talvez fique feio o watercooler 240 ali, sem nenhum led, já que vai ficar visivel só o radiador.

Em5DhU6WMA41oZI

Em5DhU5W8AMQiCe

Última edição:
A traseira do gabinete precisa de uns 15cm livre. E os fans da frente precisam de ar livre pra puxar pra dentro. Se tiver vidro/acrilico lá ve se dá pra tirar e deixar só no filtro de poeira

A traseira do gabinete precisa de uns 15cm livre. E os fans da frente precisam de ar livre pra puxar pra dentro. Se tiver vidro/acrilico lá ve se dá pra tirar e deixar só no filtro de poeira
vlw pela resposta mano... mas a duvida é sobre os water cooler... se vale a pena pegar o modelo 240mm pra instalar na frente... ou ficaria melhor pra esse gabinete o modelo 120, instalando na parte traseira.

Não tenho certeza, mas tive impressão do painel frontal do seu gabinete ser totalmente fechado, sem nenhum tipo de abertura para entrada de ar.
Acho que as fans frontais não tem onde captar ar para o interior do gabinete.

Pela foto acho que a frente só tem espaço suficiente para instalação das duas fans.
Não sei se seria possível instalar um radiador de 240 com as duas fans.

Eu acho que não vale esse up. Se a temperatura está incomodando, tentaria antes mexer na frente do gabinete ou fazer undervolt.

o gabinete é esse aqui... a frente é acrilico, entao a passagem do ar externo é por um vao na parte inferior desse plastico frontal.

To na duvida se pego um L240 jogando o ar pra fora, na parte frontal, ou um L120 jogando o ar pra fora na parte trazeira.
Acho que qualquer um desses vai melhorar bastante, só pelo fato de sair esse trambolho de dissipador do aircooler no meio do gabinete que praticamente bloqueia a circulação de ar dentro... O watercooler já sopraria o ar quente direto pra fora da maquina ne... acho que deve melhor bastante. O que acham? Vale o up, mesmo sendo um L120?

vish cara.. é bloqueado de tudo lá na frente, WC mesmo de 240mm ficaria com temps piores do que o Air Cooler

Eu te recomendaria comprar um fan 12cm corsair ML pro, noctua ou outro com boa vazão pra botar na traseira pra exaustão. Não importa o gabinete que vc tenha, uma fan dessas vai ser util

vish cara.. é bloqueado de tudo lá na frente, WC mesmo de 240mm ficaria com temps piores do que o Air Cooler

Eu te recomendaria comprar um fan 12cm corsair ML pro, noctua ou outro com boa vazão pra botar na traseira pra exaustão. Não importa o gabinete que vc tenha, uma fan dessas vai ser util
oxe... mas um deepcool gammaxx L120 na trazeira jogando o ar direto pra fora já deve melhorar, nao? Pq o air cooler que to usando (Gammax GT V2) ocupa muito espaço e tranca a circulação de ar dentro do gabinete, concordas?

não dá na mesma se a sua placa de video vai jogar ar quente lá tb.. e a VRM da placa mae tb esquenta pco mais com um 3600

Water Cooler tem uma "resistencia" pro ar sair que é o radiador... melhor é sempre colocar radiador + fan emcima jogando ar pra fora ou na frente jogando ar pra dentro do gab. mas com fan traseira e superior pra tirar o ar da GPU

teu problema é o gabinete... ao invés de WC compra um gabinete pichau com mesh na frente e mantem o air cooler

não dá na mesma se a sua placa de video vai jogar ar quente lá tb.. e a VRM da placa mae tb esquenta pco mais com um 3600

Water Cooler tem uma "resistencia" pro ar sair que é o radiador... melhor é sempre colocar radiador + fan emcima jogando ar pra fora ou na frente jogando ar pra dentro do gab. mas com fan traseira e superior pra tirar o ar da GPU
se eu botar o L240 na frente jogando o ar pra dentro, vo tá jogando ar quente direto na VGA...
acho q tenho as seguintes opções:
1) mantenho o aircooler, e só troco as 3 fans por modelos Corsair ML120 PRO de 72 CFM;
2) coloco um watercooler L120 atras, jogando o ar pra fora;
3) coloco um watercooler L240 na frente, mas jogando o ar pra fora (frente), e viro o cooler de trás jogando o ar pra dentro;

obs.1: nao tava afim de trocar o gabinete... curto ele, compacto e tal. A passagem de ar dos coolers da frente é por baixo, num vao que tem embaixo, nessa carenagem plastica frontal.

Acho que a opção 1 ainda é melhor ne... na opção 2 teria somente a fan do watercooler pra tirar o ar quente de todo o gabinete pra fora ne...
E na opção 3 nao dá pra garantir que vai jogar o ar quente vai sair bonitinho pelo vao debaixo... ainda se fosse um gabinete com tela mesh na frente, daria boa...

Já vi usuários que instalaram radiador na frente mas com fans invertidas e o desempenho não ficou legal.

Pelas fotos não consegui ver direito a entrada de ar do gabinete, por acaso seria essa passagem do print aqui.
Chegou a testar sem a tampa frontal e ver como ficaram as temperaturas?

Posso estar enganado, mas parece que não vai caber o radiador com as fans na grade frontal.
Se notar só tem espaço para as fans que ficaram bem próximo da gaiola do discos rígidos.

se eu botar o L240 na frente jogando o ar pra dentro, vo tá jogando ar quente direto na VGA...
acho q tenho as seguintes opções:
1) mantenho o aircooler, e só troco as 3 fans por modelos Corsair ML120 PRO de 72 CFM;
2) coloco um watercooler L120 atras, jogando o ar pra fora;
3) coloco um watercooler L240 na frente, mas jogando o ar pra fora (frente), e viro o cooler de trás jogando o ar pra dentro;

obs.1: nao tava afim de trocar o gabinete... curto ele, compacto e tal. A passagem de ar dos coolers da frente é por baixo, num vao que tem embaixo, nessa carenagem plastica frontal.

Acho que a opção 1 ainda é melhor ne... na opção 2 teria somente a fan do watercooler pra tirar o ar quente de todo o gabinete pra fora ne...
E na opção 3 nao dá pra garantir que vai jogar o ar quente vai sair bonitinho pelo vao debaixo... ainda se fosse um gabinete com tela mesh na frente, daria boa...

Cara, esqueça a opção 3 pois seu gabinete parece não comportar um hydro cooler frontal! Mas se fosse possível, as fans não iriam expulsar o ar quente para fora do gabinete, não! Porém, o ar quente ficaria concentrado na região do radiador! É pouco utilizado e também creio que não atinja a performance esperada para um hydro cooler!

O airflow do seu gabinete não parece ser muito bom, acho que mesmo que você coloque fans ML PRO não irá ter uma melhora tão significativa assim! Logo, eu também excluiria a opção 1 e iria na opção 2 com um hydro cooler 120mm na traseira fazendo exaustão!

Na verdade aircooler colabora com o fluxo, não bloqueia. Quanto a WC realmente 120mm é certeza que empata ou perde pro seu cooler atual, tem que ser 240 no mínimo.

Já vi usuários que instalaram radiador na frente mas com fans invertidas e o desempenho não ficou legal.

Pelas fotos não consegui ver direito a entrada de ar do gabinete, por acaso seria essa passagem do print aqui.
Chegou a testar sem a tampa frontal e ver como ficaram as temperaturas?

Posso estar enganado, mas parece que não vai caber o radiador com as fans na grade frontal.
Se notar só tem espaço para as fans que ficaram bem próximo da gaiola do discos rígidos.
Segue print com uma vista em perspectiva:

Mas acabei concordando com voces galera... obrigado!
Acho que vou na opção 1, mantendo como tá e trocando os coolers c3Tech pelos Corsair PRO de 72CFM...
Suspeito que a opção 2 ficasse boa tbm.... colocando o L120 atras no sentido SAIDA|<-Cooler<-RAD puxando o ar de dentro direto pra fora, fazendo passar pelo radiador...e colocando 2 coolers mais fortes na frente. Mas se o watercooler L120 nao expulsa tao bem o ar pra fora, nem vale a pena eu botar ele ali, pq ele seria o unico com essa função de remover o ar quente do gabinete.

Obs.: com a tampa aberta, nada passa dos 78°C... fica show... hehe.
E realmente, acho que o gabinete nao comporta watercooler L240 na frente nao... e o ar ia custar a sair, visto que ele teria que descer pra sair por baixo, totalmente contra a fisica, onde a tendencia é o ar quente subir.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, esqueça a opção 3 pois seu gabinete parece não comportar um hydro cooler frontal! Mas se fosse possível, as fans não iriam expulsar o ar quente para fora do gabinete, não! Porém, o ar quente ficaria concentrado na região do radiador! É pouco utilizado e também creio que não atinja a performance esperada para um hydro cooler!

O airflow do seu gabinete não parece ser muito bom, acho que mesmo que você coloque fans ML PRO não irá ter uma melhora tão significativa assim! Logo, eu também excluiria a opção 1 e iria na opção 2 com um hydro cooler 120mm na traseira fazendo exaustão!
real... olhando agora, percebi que nao cabia mesmo, mas eu ja tirei aquela baia de HD 3.5" pra melhorar um pouco o fluxo de ar... de qualquer maneira... fazer o ar quente sair por baixo nao é uma boa mesmo.

Pelo que entendi o R5 3600 com o Gammaxx e gabinete aberto ficou em 78 C?
Qual a temperatura com o gabinete fechado?

As temperaturas da gpu são normais, mesmo com o gabinete fechado?

Particularmente gostei bastante dos ML120, são fans muito boas conforme diversos reviews mostram.
Mas talvez as temperaturas não cheguem a diminuir o tanto que se deseja.
Não posso opinar sobre as fans que tem, mas geralmente as que vem com o gabinete atendem o propósito.

Não sei qual dos ML120 interessou.
O ML120 pack e o Pro são essencialmente as mesmas fans.
O Pack seria uma versão mais básica, digamos um pouco mais econômica, sem opção de trocar os pads além de não terem borracha anti-vibração.
São fans de 2400 rpm e dependendo de cada um pode ser necessário criar um curva de rotação por conta do ruído.
Particularmente em média rotação achei bem de boas.

Pelo que entendi o R5 3600 com o Gammaxx e gabinete aberto ficou em 78 C?
Qual a temperatura com o gabinete fechado?

As temperaturas da gpu são normais, mesmo com o gabinete fechado?

Particularmente gostei bastante dos ML120, são fans muito boas conforme diversos reviews mostram.
Mas talvez as temperaturas não cheguem a diminuir o tanto que se deseja.
Não posso opinar sobre as fans que tem, mas geralmente as que vem com o gabinete atendem o propósito.

Não sei qual dos ML120 interessou.
O ML120 pack e o Pro são essencialmente as mesmas fans.
O Pack seria uma versão mais básica, digamos um pouco mais econômica, sem opção de trocar os pads além de não terem borracha anti-vibração.
São fans de 2400 rpm e dependendo de cada um pode ser necessário criar um curva de rotação por conta do ruído.
Particularmente em média rotação achei bem de boas.
foi a placa de video que chegou a 78°c com a tampa aberta... o processador nao sobe tanto..

tinha me interessado nos L120 da DeepCool V2, que já possui o sistema anti-leak lançado em 2020.

Pensa comigo... no layout atual, o aircooler sopra no dissipador, onde parte atravessa pra parte trazeira (ainda dentro do gabinete) e parte vai para os lados, caindo ar quente sobre a VGA, certo?
Com um L120 na traseira, ele vai soprar o ar quente do processador direto pra fora do gabinente, acredito eu nao, ou seja, o aquecimento gerado pelo processador já está sendo eliminado direto pra fora do gabinete...

Última edição:
Concordo que o bloco do wc é mais compacto com a possibilidade do radiador ser instalado na traseira e o ar aquecido sair direto para fora do gabinete.

Mas creio que a diferença de temperatura para a gpu costuma ser discreta.
Tem reviews que testaram air cooler e water cooler, gabinete fechado, a diferença de temperatura da gpu foi de apenas 3 C a menos.
Review aqui e aqui.

Ao invés de comprar um wc,as vezes eh mais interessante pegar um outro gabinete melhor refrigerado e manter esse seu deepcool... Não existe wc q fara milagres nessa configuração se tu n tiver ventilação alguma de ar direito pra dentro do gabinete

Segue print com uma vista em perspectiva:

Mas acabei concordando com voces galera... obrigado!
Acho que vou na opção 1, mantendo como tá e trocando os coolers c3Tech pelos Corsair PRO de 72CFM...
Suspeito que a opção 2 ficasse boa tbm.... colocando o L120 atras no sentido SAIDA|<-Cooler<-RAD puxando o ar de dentro direto pra fora, fazendo passar pelo radiador...e colocando 2 coolers mais fortes na frente. Mas se o watercooler L120 nao expulsa tao bem o ar pra fora, nem vale a pena eu botar ele ali, pq ele seria o unico com essa função de remover o ar quente do gabinete.

Obs.: com a tampa aberta, nada passa dos 78°C... fica show... hehe.
E realmente, acho que o gabinete nao comporta watercooler L240 na frente nao... e o ar ia custar a sair, visto que ele teria que descer pra sair por baixo, totalmente contra a fisica, onde a tendencia é o ar quente subir.

real... olhando agora, percebi que nao cabia mesmo, mas eu ja tirei aquela baia de HD 3.5" pra melhorar um pouco o fluxo de ar... de qualquer maneira... fazer o ar quente sair por baixo nao é uma boa mesmo.

As vezes rola de comprar um gabinete de mesh e vender seu atual,não deve ficar muito caro se conseguir vender o atual num preço decente

Galera, tenho o gabinete abaixo. Comprei um Air Cooler mas me arrependi... a impressão que eu tenho é que ele bloqueia muito o fluxo de ar da Case (que já é pequena).
Pensei em pegar um WaterCooler... só não sei se pego o de 120, jogando o ar pra fora na região traseira, ou um 240 jogando o ar pra fora na parte frontal.

O processador é um Ryzen 3600, e o gabinete só tem 3 slots de fan (2 na frente e 1 atras).
A parte da frente é em acrilico... entao talvez fique feio o watercooler 240 ali, sem nenhum led, já que vai ficar visivel só o radiador.

Em5DhU6WMA41oZI

Em5DhU5W8AMQiCe

Eu uso em um i7-7700k em 5.0ghz um WC H80i.
As temperaturas não passam de 83ºC em teste de stress.

Galera, só pra encerrar o tópico, eu consegui falar com a T-Dagger, marca do gabinete, que passou o contato da importadora Solid... Eles me enviaram de graça a parte frontal do gabinete do modelo com tela mesh (parceiros demais)... Só paguei o frete.

Aí troquei a grade e os 2 coolers frontais por outros de maior vazão (56,5CFM). Resolveu! Agora a temperatura da VGA não passou mais dos 78°C, q antes chegava em 83°C fácil... e o processador, que antes chegava facil em 75°C agora dificilmente bate os 70°C, mesmo em jogos pesados.
Segue foto.
Confirmado. Era problema de refrigeração/Air flow e foi resolvido. Não vejo mais a necessidade de colocar watercooler. Agradeço a todos.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar