Há vários fatores que influenciam a qualidade das fotos noturnas: apperture ou abertura da lente, ISO e exposure ou exposição. Quase todos esses celulares que você citou até conseguem tirar fotos noturnas "razoáveis", mas nenhum deles possui um outro quesito fundamental para fotos noturnas chamado de OIS (Optical Imagem Stabilization ou Estabilização Ótica de Imagem), que é um sistema de estabilização mecânica da câmera para quando você sem querer movimentá-la enquanto estiver segurando-a e ela fazendo seu trabalho.
Quando você tira uma foto com baixa luminosidade, a câmera sempre tentará equacionar o seguinte problema: Qual Sensibilidade (ISO) máxima eu consigo fixar para obter um tempo de abertura mínimo nessa condição de luminosidade e ainda assim conseguir uma foto bem iluminada dentro desse ambiente de pouca luminosidade onde meu dono insiste em me usar?
O problema é que, quase sempre em smarphones sob condições de luminosidade baixa, o tempo de abertura ainda ficará muito alto (1/10 segundos, por exemplo) e durante esse 1 décimo de segundo que sua câmera precisar manter seu obturador aberto para captar a quantidade necessária de luz para obter sua tão desejada foto noturna, você pode tremer o celular alguns milímetros. Pronto. O circo está armado. Um reles milímetro de que seja com certeza fará com que os raios de luz que estão entrando pelo obturador para sensibilizar o sensor lá dentro da sua câmera gerarão imagens múltiplas o que produzirá "borrões" ou imagens desfocadas.
A câmera tentou seu melhor, mas nossa mão insiste em não ser tão firme como um tripé.

É nessas horas que o OIS entra em ação com seus giroscópios e sistemas de compensação para tentar manter a lente mais focada possível no sensor para que se forme uma única imagem e, portanto, para que ela não saia "borrada"
Esse vídeo ilustra de forma bem simples como esse sistema funciona:
Aí você pode pensar, "mas já que a câmera está fazendo esse trabalho todo equacionando ISO ou sensibilidade com tempo de exposição, e se eu colocar um ISO super alto e um tempo de exposição ultra baixo, meu problema não estaria resolvido? Definitivamente sim. O problema é que quão maior for a sensibilidade ou ISO, maior o número de artefatos que o sensor gerará, pois ele não mais conseguirá diferenciar imagem de ruído.
Um exemplo de como a imagem vai ficando é esse abaixo:
Veja que quanto maior o ISO, maior a quantidade de artefatos, que são nada mais que "ruído" que o sensor capta, pois ele não está conseguindo mais diferenciar a imagem. Seria mais ou menos o mesmo que aumentar demais o som em uma caixa de som ao ponto desta começar a chiar ao invés de produzir música.
Em câmeras DSLR modernas você consegue chegar até uns 12000 de sensibilidade e ainda assim tirar fotos boas. Com uma sensibilidade tão alta, a câmera pode acertar seu tempo de exposição para um valor super baixo e a foto com certeza não sairá tremida.
Com um telefone, mesmo os mais modernos como Galaxy S7, iPhone 7, Google Pixel, LG G5, você mal conseguirá passar de 1000 sem ter uma quantidade enorme de ruído. O problema, novamente, é que uma sensibilidade tão baixa para ambientes escuros demandará um tempo de exposição alto como havia dito ali em cima.
Sendo assim, um telefone com estabilização ótica de imagem já ajudaria bastante se seu intuito é tirar fotos em ambientes com baixa luminosidade.
Há inúmeros outros fatores que também são importantes, mas acho que esse já é um quesito interessante para você começar a procurar.
É isso aí.