[TÓPICO DEDICADO] Qualidade das câmeras dos celulares

To aqui aprendendo mais sobre o modo manual do celular.

Criei um cenário pra testar ISO 800 e 1600, tem uma luz da copa que fica ao lado mas o ambiente onde os sapos estão está escuro só com o auxilio da luz da copa do lado.

As fotos:

ISO 800
20170622_182501 by Diego Ferreira, no Flickr

ISO 1600
2017-06-22_06-53-16 by Diego Ferreira, no Flickr

Com o ISO 400 fica muito boa a foto e praticamente sem ruído, mas no caso eu quis testar o ISO alto mesmo.

@ LG G5
 
Última edição:
To aqui aprendendo mais sobre o modo manual do celular.

Criei um cenário pra testar ISO 800 e 1600, tem uma luz da copa que fica ao lado mas o ambiente onde os sapos estão está escuro só com o auxilio da luz da copa do lado.

As fotos:

ISO 800
20170622_182501 by Diego Ferreira, no Flickr

ISO 1600
2017-06-22_06-53-16 by Diego Ferreira, no Flickr

Com o ISO 400 fica muito boa a foto e praticamente sem ruído, mas no caso eu quis testar o ISO alto mesmo.

@ LG G5
o diferencial dele em relação aos demais é em ambiente externo a noite. taca ISO 50, foco infinito, 30 segundos de exposição e um tripé, ou ponto de apoio pra não segurar nas mãos. o q mais prejudica a fotografia é a questão de mexer/tremer. descobri isso tirando foto de um óculos, mesmo q tentando ficar com as mãos paralisadas a foto saia um pouco tremida, embaçada, mas qdo colocava o celular fixo, apoiado na mesa a qualidade muda absurdamente. faça o teste. nas mãos, por mais q vc tente não tremer, não é a mesma coisa q com apoio (fixo).
 
o diferencial dele em relação aos demais é em ambiente externo a noite. taca ISO 50, foco infinito, 30 segundos de exposição e um tripé, ou ponto de apoio pra não segurar nas mãos. o q mais prejudica a fotografia é a questão de mexer/tremer. descobri isso tirando foto de um óculos, mesmo q tentando ficar com as mãos paralisadas a foto saia um pouco tremida, embaçada, mas qdo colocava o celular fixo, apoiado na mesa a qualidade muda absurdamente. faça o teste. nas mãos, por mais q vc tente não tremer, não é a mesma coisa q com apoio (fixo).

Fotos noturna com o ISO 50 e essa exposição máxima saem boas?
Esses dias eu coloquei essa exposição aí, o negócio demora 30 segundos kkkk.. realmente é preciso um apoio.

Mas vamos supor, se eu faço isso, aponto pra um ambiente bonito e com luzes no fundo... Se passar algum CARRO, mesmo que o celular esteja em um tripé... Vai sair rastros? terá rastros registrado nesses 30 segundos ???? Ou não? Na realidade eu não entendo muito de exposição, ISO to aprendendo. Até agora sei que quanto mais tempo a exposição mais luz entra, mas no caso de 20, 30 segundos como é muito tempo eu não sei como funciona.
 
Apoie o cel em algum lugar, iso 50 ou no máximo 100, expo depende da quantidade de luz q tenha já no ambiente.
Ative a foto por voz, no meu é só falar "cheese'' que tira.

Tente aí
 
Fotos noturna com o ISO 50 e essa exposição máxima saem boas?
Esses dias eu coloquei essa exposição aí, o negócio demora 30 segundos kkkk.. realmente é preciso um apoio.

Mas vamos supor, se eu faço isso, aponto pra um ambiente bonito e com luzes no fundo... Se passar algum CARRO, mesmo que o celular esteja em um tripé... Vai sair rastros? terá rastros registrado nesses 30 segundos ???? Ou não? Na realidade eu não entendo muito de exposição, ISO to aprendendo. Até agora sei que quanto mais tempo a exposição mais luz entra, mas no caso de 20, 30 segundos como é muito tempo eu não sei como funciona.
com essas configurações + apoio fixo tu vai conseguir umas fotos nesse nível...
30308272754_9910976883_o.jpg


34202630250_f495a48543_o.jpg


33208215270_0537721c10_o.jpg


31119530575_044fe533d9_o.jpg
se tiver carros em movimento vc consegue fazer esse efeito da segunda foto com o rastro das luzes.
o tempo de exposição quanto mais escuro o local, mais tempo vc coloca, pra capturar mais luz.
da uma olhada tb nesse site q tem excelente conteúdo pra aprender a usar os controles manuais e outros recursos.
o foco é DSLR, mas os princípios são semelhantes... aqui :mao:
 
Última edição:
Apoie o cel em algum lugar, iso 50 ou no máximo 100, expo depende da quantidade de luz q tenha já no ambiente.
Ative a foto por voz, no meu é só falar "cheese'' que tira.

Tente aí

Cara ativei e deu certo, tem que falar cheese mesmo! kkkk
Eu nem sabia dessa, bom saber, vivendo e aprendendo! Valeuuuuuuuu.

com essas configurações + apoio fixo tu vai conseguir umas fotos nesse nível...
30308272754_9910976883_o.jpg


34202630250_f495a48543_o.jpg


33208215270_0537721c10_o.jpg


31119530575_044fe533d9_o.jpg
se tiver carros em movimento vc consegue fazer esse efeito da segunda foto com o rastro das luzes.
o tempo de exposição quanto mais escuro o local, mais tempo vc coloca, pra capturar mais luz.
da uma olhada tb nesse site q tem excelente conteúdo pra aprender a usar os controles manuais e outros recursos.
o foco é DSLR, mas os princípios são semelhantes... aqui :mao:

Cara que bacana, vou tentar algo do tipo se eu achar um cenário bacana.
Meu sonho é tirar umas fotos top assim a noite, tenho que procurar aqui na cidade algo bonito... Mas moro no interior, sem nada de bom pra fotografar.
Vou ver se final de semana eu faça algo do tipo em uma praça que tem aqui, só vai faltar o tripé.

OBS: Bacana esse link ai, já estou lendo a parte de fotos noturnas. Salvei aqui nos favoritos, obrigado.

Achei uma foto bacana com ISO 50 e uma exposição de 5 segundos, não tão alta assim.

Rijeka waterfront by Karlo Dabo, no Flickr

Um dia eu chego lá...
 


Amigos, usei um pouco da dica dos 2 e tirei uma foto que gostei muito do resultado (pra iniciar né..)

Usei o ISO 50, tempo de exposição 5s... E ativei a função de voz, apoiei o celular no canto da cadeira, mas eu tive que ficar segurando ele pra não cair então deve ter dado alguma tremidinha.

O local onde bati a foto está bem escuro sem iluminação, a iluminação que passa ali por perto é que vem dos outros cômodos da casa.
Eis o local, como está a iluminação:
mesa.jpg

Essa foto foi tirada no modo automático pra ter noção de como está. Obviamente está um
pouquinho só mais claro que na foto (não entra tanta luz no sensor do G5 a noite) mas está escuro mesmo.

E aqui a foto com o ISO 50, Exp 5s, etc...

2017-06-22_10-01-39 by Diego Ferreira, no Flickr

:D:D:D

Obrigado a vocês, agora é ir aprimorando em ambientes realmente bonitos.
 
Última edição:
Achei uma foto bacana com ISO 50 e uma exposição de 5 segundos, não tão alta assim.

Rijeka waterfront by Karlo Dabo, no Flickr

Um dia eu chego lá...
 




Amigos, usei um pouco da dica dos 2 e tirei uma foto que gostei muito do resultado (pra iniciar né..)

Usei o ISO 50, tempo de exposição 5s... E ativei a função de voz, apoiei o celular no canto da cadeira, mas eu tive que ficar segurando ele pra não cair então deve ter dado alguma tremidinha.

O local onde bati a foto está bem escuro sem iluminação, a iluminação que passa ali por perto é que vem dos outros cômodos da casa.
Eis o local, como está a iluminação:
mesa.jpg

Essa foto foi tirada no modo automático pra ter noção de como está. Obviamente está um
pouquinho só mais claro que na foto (não entra tanta luz no sensor do G5 a noite) mas está escuro mesmo.

E aqui a foto com o ISO 50, Exp 5s, etc...

2017-06-22_10-01-39 by Diego Ferreira, no Flickr

:D:D:D

Obrigado a vocês, agora é ir aprimorando em ambientes realmente bonitos.
depois tu compra um "Mini Tripé Flexível" q pode te ser bem útil. tem uns bem baratos e bons.
pra analisar a qualidade das fotos sempre passa pro PC e avalia, pq na tela do Smart não da pra perceber os granulados, ainda q a foto esteja um brigadeiro só.
esse G5 é bom pra tirar uma onda com a cara dos amigos. qdo tiver festa ou num show, tu manda eles tirarem foto no escuro com o telefone deles, depois tu tira com o teu pra humilhar...:soclose: uheheuheueheuehe
 
Última edição:
Estava vendo umas fotos do Lumia 930 aqui.

Não tem jeito, é o grande campeão depois dos 1020. A riqueza de detalhes, nitidez, dinâmica, tudo... Não tem comparação com nenhuma das fotos postadas aqui. Incrível...

Deu vontade de jogar o Z3 no lixo.

Discordo. Desde a geração 2015 de celulares, temos qualidades tão boas ou melhores que os saudosos Nokia. iPhone6, Galaxy s6/s7/note5, LG G5, G6, Google Pixel e agora o S8 (melhor camera do mundo para celulares) são iguais ou melhores que tais Nokias.
 
Discordo. Desde a geração 2015 de celulares, temos qualidades tão boas ou melhores que os saudosos Nokia. iPhone6, Galaxy s6/s7/note5, LG G5, G6, Google Pixel e agora o S8 (melhor camera do mundo para celulares) são iguais ou melhores que tais Nokias.

S8 melhor do mundo onde cara? Você tava em coma?
G6 e pixel ganham do s8 em praticamente todos os testes.
Mas eu concordo com vc quanto aos nokias. De fato ficaram no passado e hj nao chegam no chinelo dos atuais. Tirando o 808 e o 1020 na luz do dia obviamente.
 
Discordo. Desde a geração 2015 de celulares, temos qualidades tão boas ou melhores que os saudosos Nokia. iPhone6, Galaxy s6/s7/note5, LG G5, G6, Google Pixel e agora o S8 (melhor camera do mundo para celulares) são iguais ou melhores que tais Nokias.

Não são. E vou além. Não chegam nem perto. Principalmente do 1020. As fotos que tenho aqui possuem detalhes que você não consegue observar em nenhuma dessas fotos que postam. Nenhuma. Isso porque não tenho o 950, que deve ser ainda melhor.
 
S8 melhor do mundo onde cara? Você tava em coma?
G6 e pixel ganham do s8 em praticamente todos os testes.
Mas eu concordo com vc quanto aos nokias. De fato ficaram no passado e hj nao chegam no chinelo dos atuais. Tirando o 808 e o 1020 na luz do dia obviamente.

De forma nenhuma. Já viu como a estabilização ótica do G6 é muito inferior? E o auto-foco então? A pequena, se existir, vantagem que o G6 tem nas fotos se perde em meio à grande inferioridade que ele tem em algumas áreas. No geral, a câmera do S8 é superior para quem quer pegar o celular e bater uma foto ali, na hora, sem muito fru-fru. Esse é meu critério. Quanto ao Pixel, os dois são muito parelhos. Acredito que S8, Pixel e HTC U11 são os melhores, com diferença pequena entre eles.
 
S8 pode ser melhor no automático, mas no manual não é mesmo. E comprar um telefone desses por causa da câmera, pra ficar usando no automático, é a mesma coisa q comprar uma DSLR pra usar no automático e sem lente boa, ou seja, noobice.

Se for pra ficar tirando fotos de paisagens sim, mas no dia a dia não dá pra ficar usando o celular no modo manual, foto de crianças e pessoas.

Na DSLR é outro nível, está tudo à mão.
 
S8 pode ser melhor no automático, mas no manual não é mesmo. E comprar um telefone desses por causa da câmera, pra ficar usando no automático, é a mesma coisa q comprar uma DSLR pra usar no automático e sem lente boa, ou seja, noobice.

80% das vezes tiro fotos no automático, quando realmente quero tirar uma foto especial vou pro manual, por isso eu prezo bastante por uma câmera que entregue bons resultados no automático.

Vendi recentemente minha Nikon D5300 18-140 porque perdi a vontade que tinha antes de ficar experimentando fotos. É um bom conhecimento e uso quando preciso, mas hoje em dia perdi a paciência que tinha.

Sobre a discussão que não leva a nada de Samsung x LG, vou me abster hoje =)
 
Eu penso o seguinte.
As fotos de smart estão praticamente tudo no mesmo nível, o q muda mesmo é a interface do s.o., a cara do cel, a bateria, a durabilidade, o agilidade da garantia caso precise.
Como eu disse antes, as cameras estão em um nivel muito bom, podemos comparar ate com dslr.
 
Última edição:
Eu sinto falta de resolução nos smartphones. Por isso talvez o 930 ainda me impressione. É uma riqueza nos contornos impressionante. Os smarts hoje ainda tem resolução que são baixas para a qualidade limitada do sensor.

Mas enfim, voltando ao mundo normal e limitado do Zenfone 3, que tem problema gravíssimo para focar a noite. Tem que botar no manual e foco em infinito, senão fica tudo borrado.

p_20170622_221954_vhdqhulb.jpg


p_20170618_145607_vhdh4uho.jpg


p_20170618_125158kcu3i.jpg
 
Como eu disse antes, as cameras estão em um nivel muito bom, podemos comparar ate com dslr.

:nao:
Nada a ver mesmo. Têm que crescer muito o tamanho desses sensores pra chegar aos pés de uma DSLR APS-C (lente intercambiável na verdade agora é a nomenclatura, de onde DSLR é um subgrupo). Full frame então não digo nada.
 
:nao:
Nada a ver mesmo. Têm que crescer muito o tamanho desses sensores pra chegar aos pés de uma DSLR APS-C (lente intercambiável na verdade agora é a nomenclatura, de onde DSLR é um subgrupo). Full frame então não digo nada.

Tem um monte de site comparando bons smartphones com DSLR e o resultado impressiona. Creio que o que ele quis dizer é que é possível comparar hoje o resultado. Principalmente se for para trabalhar com imagens reduzidas para compartilhamentos. Pois ninguém mais precisa de uma imagem extremamente bem detalhada pra ficar passando a 768p por aí.
 
:nao:
Nada a ver mesmo. Têm que crescer muito o tamanho desses sensores pra chegar aos pés de uma DSLR APS-C (lente intercambiável na verdade agora é a nomenclatura, de onde DSLR é um subgrupo). Full frame então não digo nada.

Nao estou falando de lentes que custam mais que a própria camera, mas sim daquelas que vem junto na câmera.
Vi vários comparativos de dslr vs smart top de linha em fotos diurnas de flores, carros, lagoas, brinquedos, etc que são tudo a mesma coisa, a diferença é mínima, ainda mais se a pessoa postar no facebook ou instagram onde a qualidade vai pro saco.
Tudo a mesma merda.
 
Óbvio que depende da situação e do uso. Eu tiro muitas fotos das minhas crianças dentro de casa e posso afirmar que não tem o menor sentido a comparação. Mesmo quando eu usava a Nikon D3000 (reconhecidamente ruidosa) com a 35mm f1.8 (boa mas barata), tirava fotos deles com tal qualidade que o melhor celular hoje nem sonha.

Fotos de flor com boa iluminação a situação muda de figura, realmente.

Tem um monte de site comparando bons smartphones com DSLR e o resultado impressiona. Creio que o que ele quis dizer é que é possível comparar hoje o resultado. Principalmente se for para trabalhar com imagens reduzidas para compartilhamentos. Pois ninguém mais precisa de uma imagem extremamente bem detalhada pra ficar passando a 768p por aí.

Nao estou falando de lentes que custam mais que a própria camera, mas sim daquelas que vem junto na câmera.
Vi vários comparativos de dslr vs smart top de linha em fotos diurnas de flores, carros, lagoas, brinquedos, etc que são tudo a mesma coisa, a diferença é mínima, ainda mais se a pessoa postar no facebook ou instagram onde a qualidade vai pro saco.
Tudo a mesma merda.
 
Brincando com a parada do ISO 50 e exposição "maior" usei 5 segundos e tirei essa foto aqui da rua agora a noite.

20170623_191135_2.jpg


A foto ficou meio amarela, então usei o modo automático do google fotos mas ela caiu de 5mb pra 2mb.

A árvore perto da caçamba ficou meio borrada, acho que foi porque balançou com o vento nesses 5 segundos né?
Apoiei o celular na grade da sacada, fiquei sem respirar e tirei a foto mas esqueci do "cheese" e apertei com o dedo o visor mesmo... até gostei da foto, esperei todos carros passarem pra não atrapalharem... Agora vou em busca de saideras pra fotos noturnas, to achando mais legal isso do que as com luz do dia... kkkkk

Foto tirada com o LG G5, ISO 50 , exp 5s + edição google fotos (automático só).
 
depois tu compra um "Mini Tripé Flexível" q pode te ser bem útil. tem uns bem baratos e bons.
pra analisar a qualidade das fotos sempre passa pro PC e avalia, pq na tela do Smart não da pra perceber os granulados, ainda q a foto esteja um brigadeiro só.
esse G5 é bom pra tirar uma onda com a cara dos amigos. qdo tiver festa ou num show, tu manda eles tirarem foto no escuro com o telefone deles, depois tu tira com o teu pra humilhar...:soclose: uheheuheueheuehe

kkkkkkk... vou ir pegando o jeito pra depois brincar com ele! Já comecei ontem mesmo os testes noturno, agora a bateria dele não vai durar nada... kkk
 
Discordo. Desde a geração 2015 de celulares, temos qualidades tão boas ou melhores que os saudosos Nokia. iPhone6, Galaxy s6/s7/note5, LG G5, G6, Google Pixel e agora o S8 (melhor camera do mundo para celulares) são iguais ou melhores que tais Nokias.

Nossa senhora, falar que iPhone 6 é melhor que Lumia 930 foi sacanagem. iPhone 6 num é melhor que meu antigo Lumia 925 e o Galaxy S6 não bate de frente com o Lumia 930 em fotos noturnas.
Nem venha me falar de modo automático porque de noite não tem jeito, precisa ser no manual.

S8 melhor do mundo onde cara? Você tava em coma?
G6 e pixel ganham do s8 em praticamente todos os testes.
Mas eu concordo com vc quanto aos nokias. De fato ficaram no passado e hj nao chegam no chinelo dos atuais. Tirando o 808 e o 1020 na luz do dia obviamente.

808 e 1020 não tem jeito, são sensores bem maiores e lentes mais avançadas.

S8 pode ser melhor no automático, mas no manual não é mesmo. E comprar um telefone desses por causa da câmera, pra ficar usando no automático, é a mesma coisa q comprar uma DSLR pra usar no automático e sem lente boa, ou seja, noobice.

Como disse Marquees Brownlee "a diferença entre as câmeras dos tops de linha ficou tão pequena que nem vale a discussão de qual é a melhor".
E com isso voltamos ao velho ditado que quem faz a diferença é mais o fotógrafo que a câmera.
 
Lavando os possantes - Zenfone 3

Como eu odeio esse negócio de HDR. Estava no auto e várias fotos foram DESTRUIDAS por causa desse troço horrível....... Esqueço de desabilitar. Perdi várias fotos bem melhores.

VnbEs4f.jpg


5un3VMz.jpg


Bp047QC.jpg


BhaKv8H.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo