Quando vale à pena ter duas ou mais VGAs

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos shiko
  • Data de Início Data de Início

shiko

A vida é uma só!!!!
Pessoal, li essa notícia no FórumPcs (www.forumpcs.com.br) e achei muito esclarecedora. Acho que o pessoal aqui também pode acabar tirando suas dúvidas quanto à questão de usar mais de uma VGA, Nvidia ou ATI. Abaixo, segue a notícia. No final do notícia, o link para o site AnandTech, responsável pelo teste.

Os nossos colegas do site Anandtech resolveram analisar a performance das soluções MultiGPU e o primeiro artigo que eles publicaram no dia 23 de fevereiro foi dedicado a 2 chips gráficos trabalhando em paralelo, em comparação a um só. Está claro que existem duas grandes perguntas: que jogo se beneficia do trabalho em paralelo de mais de uma GPU? Qual o aumento de performance?

Eles testaram 7 jogos com três resoluções diferentes e isso significa 21 resultados. Segundo os resultados obtidos, parece que a placa que mais se beneficia de uma configuração dual é a GeForce GTX260 e a Radeon HD 4850 com 20 e 19 resultados satisfatórios, respectivamente. Mas, definitivamente, vale a pena ver todos os resultados já que são muitos testes e placas gráficas. Os drivers testados foram os Catalyst 8.12 hotfix e os GeForce 181.22. O processador de teste foi o Intel Core i7-965 @ 3,2GHz e no total existem 18 configurações gráficas testadas. O sistema operacional utilizado foi o Windows Vista 64 bits SP1.

As três resoluções testadas são 1680x1050, 1920x1200 e 2560x1600 e existe um gráfico para cada uma das resoluções. Eles testaram 7 jogos, com cada jogo rodando nas 3 resoluções e aqui 3 gráficos diferentes: um mostrando a performance no dito jogo com cada VGA, outro mostrando o ganho em % entre uma ou duas GPus e finalmente outro gráfico com a relação preço/performance de cada solução. Evidentemente, existem diferenças dependendo da resolução: um CrossfireX de 2 HD 4850 512MB pode gerar excelentes resultados até chegar a resolução de 2560x1600, quando a Radeon HD 4870 1GB mostra as qualidades de quem dispõe de mais VRAM. Sendo assim, vale a pena olhar os resultados, a resolução que nós estamos mais acostumados a jogar ou o máximo que o nosso monitor suporta.

Os jogos testados são: Age of Conan, Call of Duty World at War, Crysis Warhead, Fallout 3, FarCry 2, Left 4 Dead e Race Driver GRID.

Existiram casos onde os ganhos se aproximaram muito dos 100% e inclusive em alguns casos eles conseguiram obter mais do que o dobro da performance. Eles também fizeram testes de consumo e eles acabaram concluindo o seguinte: apesar das alternativas da NVIDIA serem excelentes na performance pura, as opções da AMD são grandes concorrentes no preço/performance e eles também ficaram surpresos com os excelentes resultados da HD 4850 X2.

Eles também fizeram questão de destacar que até 1920x1200 não vale a pena investir numa configuração dual e que com uma HD 4870 ou uma GTX260 nós vamos ter mais do que o suficiente. No entanto, e isso depende do caso, se a nossa resolução máxima é de 1680x1050 as soluções duais são um péssimo investimento. Só vale a pena colocar duas GPUs em monitores de 30 polegadas onde nós vamos poder colocar resoluções de 2560x1600.

Quanto à relação preço performance eles ficaram com as HD4870/GTX260, pois a partir daí existem VGAs mais potentes, mas muito caras.

http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=3517

Queria dar minhã opinião, tenho uma GTX 295 e monitor 1680x1050 não acho pessimo investimento pois considero GTX 295 dual GPU, rodei crysis 1680x1050 AA4x modo gamer media de frames 50FPS, nenhuma placa simgle GPU conseguiria esta performance, mas em contra partida não acho negocio fazer SLI de GTX295 acho melhor esperar o lançamento de soluções em 1 PCB.

Não sei se eles consideram dual GPU ter dois núcleos no mesmo pcb (4850X2, 4870X2) ou CF ou SLI. Não sei se no caso, a GTX 295 tem potência pra ser considerada uma dual, pois creio eu, que se comparar ela com uma HD 4870X2, ela perde, mas não tenho certeza.

Users who are viewing this thread

Voltar