queda brusca de fps/congelamento durante jogos em pc "razoável"

mr.barbudo

Member
Registrado
ola, tem acontecidos alguns problemas que vem me incomodando a um tempo, ja tentei varios métodos que achei pela internet, ( tenho apenas um conhecimento medio sobre computadores entao é meio dificil descobrir os problemas ou fazer os testes sozinho entao sempre vejo algo na internet para ajudar) basicamente tenho um computador que eu considero otimo para mim, nao sei ao certo se tem algo de incoerente com ele.
pc:
placa mae b450m gaming
cpu: ryzen 5 3600 (cooler box padrão, porem o cabinete é bem ventilado e o quarto e um tanto fresco)
gpu: rtx 3060 gigabyte 12 gb
ram: 2 modulos de 8 gb ddr4 3000
fonte: corsair vs600
um hd de 1tb (usado so para armazenamento)
ssd kingston 240 gb( os jogos e o windows)
(todas as peças novas e nao tem mais de 2.5 anos)
o problema nao é com taxa de frames, pois isso se mantem em um nivel bom, em quase todos os jogos acima dos 100 fps facilmente, o problema é que em varios jogos ocorre com frequencia um travamenos/congelamentos e tambem algumas quedas bruscas de fps, como disse ja tentei muitos meios para corrigir e nunca consegui,( drives atualizados, cclean, att de bios, alocamento de memoria virtual, programas em segundo plano etc...) juntamente com esses "travamentos" o uso da gpu e tambem da cpu despencam, as vezes chegando a 1% tem esse clipe que fiz, mostra o nivel do problema e tem algumas informações do msi ali, nao sei se é necessario mais alguma para fazer uma analise do problema, se for necessario mais informações eu posso fazer outro clipe com mais info no msi, esse problema ocorre com frequencia.
Desde jã agradeço muito a atenção e ajuda!


 
Os módulos de memória estão encaixados em modo dual channel na placa mãe?
Esses travamentos ocorrem em todos os jogos? Ou só em jogos pesados ?

Recomendo analisar o SSD ou HD onde os jogos estão instalados e ver se não possuem setores defeituosos
Teste os módulos de memória também individualmente, deixe cada módulo uma madrugada inteira em teste pelo memtest(crie pendrive bootavel pra isso)
Remova o driver de vídeo com o DDU em modo de segurança e instale o driver de vídeo novamente
Desative ou ative o SAM para teste
Desative o XMP para teste e veja se o problema continua
 
O problema é essa combinação bomba que vc usa de R53600+B450.
A maior parte de problemas semelhantes ao seu aqui no fórum são causados por essa péssima combinação, embora para alguns poucos felizardos ela funcione.
Então, a solução é simples: troque a plataforma.
 
O problema é essa combinação bomba que vc usa de R53600+B450.
A maior parte de problemas semelhantes ao seu aqui no fórum são causados por essa péssima combinação, embora para alguns poucos felizardos ela funcione.
Então, a solução é simples: troque a plataforma.

É pelos vários tópicos que ja vi vc passando vc sempre fala que esse conjunto e uma bomba, então eu sou um contemplado real no seu veredito, pois nunca tive nenhum problema com esse combo que vc tanto fala que e ruim.
Assim pra dar um veredito desse, com essa afirmação acho que vc tem que pelo menos ter passado pelo combo e ter problema com ele pra depois vir da sua opinião, coisa que vc não tem pois usa intel pelo menos e o que esta na sua descrição.

No caso do amigo pode ser vários fatores como descrito acima, memorias, ssd, dentre outros.
Mas primeira coisa que olharia era se as memorias estão em dual channel pois fazem uma diferença gritante nos AMDs.
Uma coisa que não gosto de fazer e ja tive problemas e colocar Win + Jogos no mesmo ssd prefiro compartimentos separados.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo