• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Quem é rico/classe média tem menos mérito nas conquistas do que quem é pobre?

danillofc

New Member
Registrado
Sempre tem quem comente que pessoa x ou y só alcançou tal posição ou conquistou tal coisa porque já tinha dinheiro, que aí ficou bem mais fácil, você concorda?
 
Mas é claro.

Com dinheiro você tem mais tempo pra tudo. E tempo é essencial pra se conquistar qualquer coisa.
 
Nops...

A diferença é que um vai ter que se esforça mais, bem mais.
 
Mérito não tem nada a ver com as condições, tem a ver com conquistas e pré-requisitos para obtê-las.
O que tem a ver com "pobre vs rico" é a justiça, por causa da disparidade de condições.
 
Ditado popular:

"Todos só veem as pingas que eu tomo, ninguém vê os tombos que eu levo."

Isso realmente responde a sua pergunta.
 
Bastante...
Um cara que nasce numa família rica que consegue lhe prover uma educação melhor, consegue tudo muito mais fácil.
Desde a base da criança, desde os brinquedos, já são coisas mais elaboradas. Quando adolescente, estuda em algo tipo "objetivo" e já tem portas abertas pra uma federal.
Não tem como comparar com os moleques da minha escola que brincavam com barro e tinham a única refeição do dia era na escola.

Não é feio o cara vir de uma boa família e trilhar seu caminho, ter sucesso por conta própria.
Mas também não tem como negar que base é tudo.

Quer um exemplo?

Tem empresa que elimina o cara pela faculdade que ele fez.
O cara fez uma Unisa, não chega nem na entrevista. O cara fez Mackenzie é que vai disputar.
As vezes o cara da Unisa era o primeiro da turma e o do Mackenzie comprou o TCC...

Dinheiro dá vantagem em quase tudo, sempre.

Eu mesmo, não sou um completo imbecil (só um pouco).
Mas estudei em uma escola péssima, não tive matérias básicas.

Se tivesse uma base melhor, com certeza estaria melhor.

Na adolescência, se minha família conseguisse bancar, já estaria no mínimo fazendo um bom curso de inglês ou algum técnico do meu interesse. Mas, não, eu estava trabalhando em um mercadinho da 1 as 21 pra ganhar 300 reais e tentar montar meu pczinho (Sdds 8800 GTS 320).

O tempo que podia dedicar ao estudo pra entrar numa federal, usei pra passar num concurso.
Não dá pra chegar aos 20 anos, numa família pobre e ficar mais 3 anos tentando entrar numa faculdade, mais 5 estudando, pra então ter sua própria grana.

Óbvio que tem gente que fez isso e teve sucesso.... Mas não tem como negar que é muito mais difícil do que pra o cara que aos 5 já tava aprendendo a ler.
 
Passei no concurso do Banco do Brasil na posição 35 (Reserva) então por isso fui stalkear todos os 34 que estão na minha frente (Para ver se eles podiam não assumir para eu ir para as diretas kkk)....TODOS, EXATAMENTE TODOS eram classe média~alta! Das 63 vagas, 50 são brancos, 11 amarelos e míseros 2 pardos~negros (Sendo que 50% da população é parda ou negra)! E mesmo estes 2 pardos~negros os dois eram de pais classe~média alta também! 90% da população Brasileira não ganha nem 2 salários mínimos e na minha frente só tem gente que fez intercâmbio ou foi pra DIsney, isso só pode mostrar uma coisa...obviamente se tem mérito estes 63 que passaram, mas fica visível que ter dinheiro ajudou muito, logo, pobre tem mais mérito nas conquistas sim.
 
Passei no concurso do Banco do Brasil na posição 35 (Reserva) então por isso fui stalkear todos os 34 que estão na minha frente (Para ver se eles podiam não assumir para eu ir para as diretas kkk)....TODOS, EXATAMENTE TODOS eram classe média~alta! Das 63 vagas, 50 são brancos, 11 amarelos e míseros 2 pardos~negros (Sendo que 50% da população é parda ou negra)! E mesmo estes 2 pardos~negros os dois eram de pais classe~média alta também! 90% da população Brasileira não ganha nem 2 salários mínimos e na minha frente só tem gente que fez intercâmbio ou foi pra DIsney, isso só pode mostrar uma coisa...obviamente se tem mérito estes 63 que passaram, mas fica visível que ter dinheiro ajudou muito, logo, pobre tem mais mérito nas conquistas sim.

Sei bem como é isso. Concurso público normalmente é uma amostra cristalina da desigualdade social que afeta diretamente a educação/ensino. Em concursos mais tops tipo Banco do Brasil, tribunais, Polícia civil etc. quase sempre os primeiros colocados são de uma classe social superior, pessoas que tiveram muito mais condições de se preparar de forma decente.

Pessoas que estudaram em escola pública e tiveram uma base precária tanto de educação como alimentação na juventude possuem obviamente mais desvantagem. Qualidade de vida é tudo.

Claro que tem exceções, pessoas pobres que conseguiram passar em concursos difíceis e conseguiram cargos incríveis, mas isso é uma exceção que acontece muito raramente.
Volta e meia o G1 e outros veículo mostram "casos de superação" assim como se fosse possível e viável qualquer um vencer na vida catando latinha e estudando através de livros encontrados no lixo.
 
Última edição:
Passei no concurso do Banco do Brasil na posição 35 (Reserva) então por isso fui stalkear todos os 34 que estão na minha frente (Para ver se eles podiam não assumir para eu ir para as diretas kkk)....TODOS, EXATAMENTE TODOS eram classe média~alta! Das 63 vagas, 50 são brancos, 11 amarelos e míseros 2 pardos~negros (Sendo que 50% da população é parda ou negra)! E mesmo estes 2 pardos~negros os dois eram de pais classe~média alta também! 90% da população Brasileira não ganha nem 2 salários mínimos e na minha frente só tem gente que fez intercâmbio ou foi pra DIsney, isso só pode mostrar uma coisa...obviamente se tem mérito estes 63 que passaram, mas fica visível que ter dinheiro ajudou muito, logo, pobre tem mais mérito nas conquistas sim.
Há quem diga que gente assim nem deveria comemorar ou exibir essas conquistas.
Eu mesmo, por mais que fizesse uns bicos de professor, tive muito apoio pra passar nos concursos que passei e que estou hoje, pra comprar material,foi quase um ano assim.
 
Vou fazer uma pergunta que acho legal, de modo a tentar entender qual o significado de "mérito" que cada um usa:

O pobre que conquistou algo classificatório (concurso, vestibular) mereceu mais ou teve que fazer muito mais pra poder merecer?
 
Vou fazer uma pergunta que acho legal, de modo a tentar entender qual o significado de "mérito" que cada um usa:

O pobre que conquistou algo classificatório (concurso, vestibular) mereceu mais ou teve que fazer muito mais pra poder merecer?
mas não precisa ser algo classificatório, tornar-se empreendedor ou conseguir um emprego registrado ou de salário maior já é uma "conquista" dependendo do nível de pobreza.
INdependende disso, considerando que não houve separação por cotas, o pobre/classe baixa teve que ralar mais dispondo de menos tempo. Se a conquista dele tem mais valor perante a sociedade e pessoas próximas do que alguém de classe média/rico que conquistou o mesmo ou algo similar, não sei dizer.
 
Passei no concurso do Banco do Brasil na posição 35 (Reserva) então por isso fui stalkear todos os 34 que estão na minha frente (Para ver se eles podiam não assumir para eu ir para as diretas kkk)....TODOS, EXATAMENTE TODOS eram classe média~alta! Das 63 vagas, 50 são brancos, 11 amarelos e míseros 2 pardos~negros (Sendo que 50% da população é parda ou negra)! E mesmo estes 2 pardos~negros os dois eram de pais classe~média alta também! 90% da população Brasileira não ganha nem 2 salários mínimos e na minha frente só tem gente que fez intercâmbio ou foi pra DIsney, isso só pode mostrar uma coisa...obviamente se tem mérito estes 63 que passaram, mas fica visível que ter dinheiro ajudou muito, logo, pobre tem mais mérito nas conquistas sim.

Teoricamente estudantes de classe alta possuem: melhores escolas, melhores professores, melhor ambiente para estudos, menos estresse, menos pressão psicológica e isso gera uma influência positiva. Por isso tanta gente de classe alta passa em concursos extremamente concorridos.

Embora existam exceções, concurso da PF e auditores da RF são a prova viva disso. :haha:
 
Isso vai muito de pessoa para pessoa, mas generalizando, não é que tenha menos mérito, por ser alguém de baixo que chega ao topo a conquista aos nossos olhos humanos, de quem conhece a pobreza, parece ter um peso duplo.
 
mas não precisa ser algo classificatório, tornar-se empreendedor ou conseguir um emprego registrado ou de salário maior já é uma "conquista" dependendo do nível de pobreza.
INdependende disso, considerando que não houve separação por cotas, o pobre/classe baixa teve que ralar mais dispondo de menos tempo. Se a conquista dele tem mais valor perante a sociedade e pessoas próximas do que alguém de classe média/rico que conquistou o mesmo ou algo similar, não sei dizer.
Mérito e valor perante a sociedade, na minha interpretação da língua portuguesa, têm significados diferentes.

Duas pessoas que alcançam o mesmo resultado tem o mesmo mérito, mas podem muito bem ter tido um percurso completamente diferente. O valor perante a sociedade é algo subjetivo, às vezes romantizado, pois leva em consideração a quantidade de esforço e as dificuldades. Mas são coisas que não definem o mérito ou a competência.

Podemos extrapolar esse conceito pra muito além do valor econômico: por exemplo comparando uma pessoa superdotada com outra tendo TDAH.
 
Teoricamente estudantes de classe alta possuem: melhores escolas, melhores professores, melhor ambiente para estudos, menos estresse, menos pressão psicológica e isso gera uma influência positiva. Por isso tanta gente de classe alta passa em concursos extremamente concorridos.

Embora existam exceções, concurso da PF e auditores da RF são a prova viva disso. :haha:
Quando estava estudando pro concurso fiz alguns colegas online e estudavamos ''juntos'', metade entrou como reserva e a outra metade pelo menos chegou até a segunda fase (Redação corrigida), o que tinhamos em comum? Tinhamos dinheiro para pagar cursos caros (2 deles inclusive fizeram comigo pelo Gran = 720 reais) e não trabalhavam e nem precisavam trabalhar nestes 3 meses (E todos já tinham uma boa bagagem nas costas)...Estudavamos no inicio +6 horas por dia, depois aumentamos pra uns 8 e na reta final foi +10 horas (Com muitas pausas, claro), sem falar que pagavamos professores para corrigir nossas redações para verificar o que deviamos melhorar, etc ....

Por outro lado, na comunidade do facebook vi muita gente reclamando que trabalhavam de dia, estudavam a noite e só dava pra estudar no máximo 2 horas na madrugada senão no outro dia já acordavam exaustos para trabalhar, outros reclamavam que pelo celular era dificil de ver os videos pois travava pelo 3g ou consumia muita banda (Eram quase 1.000 videos de 30 minutos do gran), aliás, nem sei como deve ser aprender informática daquele nível da prova para quem nunca teve um computador...sem contar que muita gente estava estudando pelo Youtube, que sabemos que é muito mais dificil de administrar para ver todo o conteúdo do edital (Somasse a isso + menos tempo pois trabalham)...e a grande esmagadora maioria destes, mesmo bastantes frequentes nas comunidades, não passaram...cara, não é uma batalha justa! Meu ego pede para dizer que fui o 35º melhor dos 12 mil candidatos da minha micro, mas sei muito bem que isso não é verdade, antes de fazer a prova fiz uma promessa que se eu passasse eu tentaria ajudar de alguma forma nesta desigualdade absurda.
 
Última edição:
O conhecimento sobre finanças, legislação, negócios, filosofia, artes, etc. esta todo concentrado em LIVROS e quem não teve acesso a livros já fica pra trás. Fora isso a pessoa pode ser impedida de ler livros pq é cega, pq não consegue se concentrar, pq não pode andar, pq não tem biblioteca, pq é analfabeta com 18 anos de idade, etc.

Atribuir totalmente ao fato de nascer em berço de ouro é mais ou menos. Dependendo do caso vc nasce numa família rica mas ao mesmo tempo é uma família narcisista por ex e isso vai explodir em algum momento.
 
Última edição:
Quando estava estudando pro concurso fiz alguns colegas online e estudavamos ''juntos'', metade entrou como reserva e a outra metade pelo menos chegou até a segunda fase (Redação corrigida), o que tinhamos em comum? Tinhamos dinheiro para pagar cursos caros (2 deles inclusive fizeram comigo pelo Gran = 720 reais) e não trabalhavam e nem precisavam trabalhar nestes 3 meses (E todos já tinham uma boa bagagem nas costas)...Estudavamos no inicio +6 horas por dia, depois aumentamos pra uns 8 e na reta final foi +10 horas (Com muitas pausas, claro), sem falar que pagavamos professores para corrigir nossas redações para verificar o que deviamos melhorar, etc ....

Por outro lado, na comunidade do facebook vi muita gente reclamando que trabalhavam de dia, estudavam a noite e só dava pra estudar no máximo 2 horas na madrugada senão no outro dia já acordavam exaustos para trabalhar, outros reclamavam que pelo celular era dificil de ver os videos pois travava pelo 3g ou consumia muita banda (Eram quase 1.000 videos de 30 minutos do gran), aliás, nem sei como deve ser aprender informática daquele nível da prova para quem nunca teve um computador...sem contar que muita gente estava estudando pelo Youtube, que sabemos que é muito mais dificil de administrar para ver todo o conteúdo do edital (Somasse a isso + menos tempo pois trabalham)...e a grande esmagadora maioria destes, mesmo bastantes frequentes nas comunidades, não passaram...cara, não é uma batalha justa! Meu ego pede para dizer que fui o 35º melhor dos 12 mil candidatos da minha micro, mas sei muito bem que isso não é verdade, antes de fazer a prova fiz uma promessa que se eu passasse eu tentaria ajudar de alguma forma nesta desigualdade absurda.
Não tem tanto a ver com a reflexão, mas tras um questionamento interessante. Fala-se muito que concurso é o caminho mais "rápido" pro pobre melhorar de vida, mas a maioria das vagas boas só vai conseguir quem é classe média pra cima,com mais tempo de sobra e dinheiro. Pra esse perfil que vc falou sobra no máximo uns concursos de prefeitura nível fundamental.
 
Não tem tanto a ver com a reflexão, mas tras um questionamento interessante. Fala-se muito que concurso é o caminho mais "rápido" pro pobre melhorar de vida, mas a maioria das vagas boas só vai conseguir quem é classe média pra cima,com mais tempo de sobra e dinheiro. Pra esse perfil que vc falou sobra no máximo uns concursos de prefeitura nível fundamental.

Sobram também outros concursos não tão cobiçados como concursos de universidades e institutos federais (concursos que geralmente ocorrem com boa frequência devido à alta rotatividade de pessoal, têm muitas vagas, não são tão concorridos como concursos mais tops e tem praticamente em todos os estados).

Esses são os chamados "concursos-escada" (concursos em que a galera passa para garantir uma renda mínima para a subsistência e seguir estudando para outros melhores).

Eu, por exemplo, comecei no serviço público em Universidade Federal. No concurso em que prestei foram:

- Cerca de 15 mil inscritos para o cargo de técnico administrativo que exigia só nível médio (número que, apesar de alto, não se compara com a concorrência em concursos mais tops/badalados), isso para pouco mais de 250 vagas.
- 739 inscritos para o cargo de técnico de TI que exigia nível médio + curso técnico em TI, sendo 26 vagas + 19 CR.

Acabei passando para técnico de TI nesse concurso, daí com uma renda razoável garantida pude ter mais tranquilidade para seguir estudando visando algo melhor e agora estou no Judiciário Federal com a mesma ideia de continuar estudando visando cargos melhores.

Claro, é bem mais difícil/custoso ter que ir subindo um degrau por vez do que a situação de quem sempre estudou nas melhores escolas, teve grana para pagar cursinho, não precisa trabalhar e já tem toda a estrutura para "brigar" logo de cara por cargos melhores em concursos mais tops, mas temos que jogar com as cartas que temos, né...
 
Última edição:
O conhecimento sobre finanças, legislação, negócios, filosofia, artes, etc. esta todo concentrado em LIVROS e quem não teve acesso a livros já fica pra trás. Fora isso a pessoa pode ser impedida de ler livros pq é cega, pq não consegue se concentrar, pq não pode andar, pq não tem biblioteca, pq é analfabeta com 18 anos de idade, etc.

Atribuir totalmente ao fato de nascer em berço de ouro é mais ou menos. Dependendo do caso vc nasce numa família rica mas ao mesmo tempo é uma família narcisista por ex e isso vai explodir em algum momento.
Porém mesmo que vc dê todos os livros do mundo para uma criança mal estruturada, ainda sim ela não está em pé de igualdade com uma criança de familia bem estruturada. Todos os psicologos dizem que se vc quer que uma criança leia livros, faça os PAIS dela começar a ler livros, pois somos como macacos: Macaquinho vê, macaquinho faz! Pois nós (Principalmente as crianças) tendemos a fazer o que os outros ao nosso redor fazem....e como fazer um pai semi-analfabeto que trabalha 9 horas fora + 4 hrs de transito para ganhar malemá o sustento da casa começar a ler LIVROS de finanças ou filosofia? Dai que se propaga a tal ''cultura do pobre'', que como se pode imaginar, não tem nada que se projete para frente....e é muito dificil de sair deste looping da pobreza quando se está nela.

Não tem tanto a ver com a reflexão, mas tras um questionamento interessante. Fala-se muito que concurso é o caminho mais "rápido" pro pobre melhorar de vida, mas a maioria das vagas boas só vai conseguir quem é classe média pra cima,com mais tempo de sobra e dinheiro. Pra esse perfil que vc falou sobra no máximo uns concursos de prefeitura nível fundamental.
Cara, o concurso do BB é para ''nível médio'' e isso chama um monte de gente com ensino médio que trabalha em caixas de mercado, atendentes de lojas, etc (Por isso teve mais de 1 milhão e meio de inscritos)...Mas eu stalkiei os 34 (Identifiquei só 32) da minha frente e achei tão bizarro que tive que anotar:

Todos eram classe média pra cima (Inclusive os 2 PPP), com muitas fotos do exterior.
Dos 32:
22 tinham graduação + 6 estavam se graduando, sendo que 18 foram em Federais, sendo 12 na USP e 9 eram de engenharia (1 inclusive é um cara de 52 anos em que o último emprego foi de Engenheiro Civil Senior numa empresa Francesa)
Mais da metade tinham pós graduação, inclusive 1 tinha até doutorado.
A grande maioria tinha 1 ou 2 idiomas extras, chegando a bizarrisse de 2 terem 4 idiomas (Fora o PT) e 1 ter 5 idiomas (Fora o PT)...teve 1 cara que o último trabalho foi de engenheiro de mecatronica na Coréia do Sul.
Já tinham 2 concursados (Um de maquinista da CPTM e outro de engenheiro mecanico na TransPetro)
Apenas 4 não tinham graduação, porém a maioria se encaixava em um destes abaixo:
3 eram MEI (Microempreendedor)
1 tinha uma micro empresa
1 tinha uma empresa de pequeno porte (Um escritório de projetos de arquitetura com capital social de 97 mil reais)

Tenho um cara no face que ele tb stakiou na micro dele e tem um cara que fez até um curso em Harvard! (Ele me mandou a foto e é verdade mesmo, tá no LinkedIn do cara).

Pro pobre mesmo que só tem ensino médio e que quer estudar pelo Youtube, só deve sobrar concursos de 1~2 mil reais.
 
Porém mesmo que vc dê todos os livros do mundo para uma criança mal estruturada, ainda sim ela não está em pé de igualdade com uma criança de familia bem estruturada. Todos os psicologos dizem que se vc quer que uma criança leia livros, faça os PAIS dela começar a ler livros, pois somos como macacos: Macaquinho vê, macaquinho faz! Pois nós (Principalmente as crianças) tendemos a fazer o que os outros ao nosso redor fazem....e como fazer um pai semi-analfabeto que trabalha 9 horas fora + 4 hrs de transito para ganhar malemá o sustento da casa começar a ler LIVROS de finanças ou filosofia? Dai que se propaga a tal ''cultura do pobre'', que como se pode imaginar, não tem nada que se projete para frente....e é muito dificil de sair deste looping da pobreza quando se está nela.


Cara, o concurso do BB é para ''nível médio'' e isso chama um monte de gente com ensino médio que trabalha em caixas de mercado, atendentes de lojas, etc (Por isso teve mais de 1 milhão e meio de inscritos)...Mas eu stalkiei os 34 (Identifiquei só 32) da minha frente e achei tão bizarro que tive que anotar:

Todos eram classe média pra cima (Inclusive os 2 PPP), com muitas fotos do exterior.
Dos 32:
22 tinham graduação + 6 estavam se graduando, sendo que 18 foram em Federais, sendo 12 na USP e 9 eram de engenharia (1 inclusive é um cara de 52 anos em que o último emprego foi de Engenheiro Civil Senior numa empresa Francesa)
Mais da metade tinham pós graduação, inclusive 1 tinha até doutorado.
A grande maioria tinha 1 ou 2 idiomas extras, chegando a bizarrisse de 2 terem 4 idiomas (Fora o PT) e 1 ter 5 idiomas (Fora o PT)...teve 1 cara que o último trabalho foi de engenheiro de mecatronica na Coréia do Sul.
Já tinham 2 concursados (Um de maquinista da CPTM e outro de engenheiro mecanico na TransPetro)
Apenas 4 não tinham graduação, porém a maioria se encaixava em um destes abaixo:
3 eram MEI (Microempreendedor)
1 tinha uma micro empresa
1 tinha uma empresa de pequeno porte (Um escritório de projetos de arquitetura com capital social de 97 mil reais)

Tenho um cara no face que ele tb stakiou na micro dele e tem um cara que fez até um curso em Harvard! (Ele me mandou a foto e é verdade mesmo, tá no LinkedIn do cara).

Pro pobre mesmo que só tem ensino médio e que quer estudar pelo Youtube, só deve sobrar concursos de 1~2 mil reais.
Esse cenário é meio distorcido oor causa da crise de 2015+pandemia que fez muitos super qualificados buscarem o concurso. E aposto que a maioria vai se frustrar muito com o trabalho, só o salário e estabilidade não trazem saúde mental.
Mas é verdade que se um pobre é aprovado no meio dessa gente, é quase um super herói. Claro que tem gente mais abastada que é tão acomodada e arrogante que perderia fácil uma prova dessas para um pobre focado e preparado há anos. Mas dizer que os aprovados que você citou tiveram pouco mérito, parece injusto
 
Esse cenário é meio distorcido oor causa da crise de 2015+pandemia que fez muitos super qualificados buscarem o concurso. E aposto que a maioria vai se frustrar muito com o trabalho, só o salário e estabilidade não trazem saúde mental.
Mas é verdade que se um pobre é aprovado no meio dessa gente, é quase um super herói. Claro que tem gente mais abastada que é tão acomodada e arrogante que perderia fácil uma prova dessas para um pobre focado e preparado há anos. Mas dizer que os aprovados que você citou tiveram pouco mérito, parece injusto
Como você mesmo disse: Ter um pobre aprovado no meio dessa gente é quase um super herói rsrs....Estes tiveram méritos sim, pois vi muita gente qualificada e com condições mas que não entraram...mas estes não competiram com os pobres que só tem ensino médio e ainda trabalham 9 horas por dia (A grande maioria dos candidatos).
 
Depende do mérito, depende dos recursos usados. Um pobre que conseguiu fazer medicina na federal prestando um vestibular sem poder pagar cursinho, trabalhando para se manter e colocar comida na mesa e ainda ter tempo para estudar, tem que se esforçar muito mais do que um classe média/rico que o pai banca o cursinho e não precisa trabalhar, apenas estudar, seria quase uma obrigação ele (o filho "rico") alcançar seu objetivo que é ser médico por viver de forma específica pra alcançar esse objetivo. Depende muito do contexto, um filho de pai rico por exemplo que conseguiu dobrar a riqueza que já tinha do pai pode ser considerado um mérito porque ele praticamente obteve a riqueza inteira do pai mesmo que pra isso tivesse utilizado os recursos dele.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo