• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Racismo, quase passei por preconceituoso.

Toya

Banido
Banido
Bom, ja que acordei 5:30 da manha com chuva e nao da pra voar, vo dissertar por aqui:

Tava com a namorada no ônibus, indo prum shopping que é longe, tipo na periferia da cidade, ai é gente mais humilde que vai praquele lado, é mais vila saca. Ai a gente tava em pé e umas paradas depois que a gente entrou, um cara negro, meio grande e gordo entrou e pediu pro cobrador pra avisar ele pra parar no barra shopping, que é onde eu e ela iriamos parar.
Quando tava chegando perto eu vi o motorista falar pro cara que é na próxima e falei "é na próxima" pra ela e ela perguntou será.
Falei, "óh, o negao lá vai descer no barra tbm, vamo lá pra porta" e meio que apontei o cara que ja tava na porta. Descemos do bus, eu feliz e saltitante nem percebi, depois a namors que me contou que eu falei essa do negao meio alto, e todo mundo na nossa volta ouviu e nos olhou torto, ela até brincou que tavam vindo linxar a gente.

E cara, eu nao sou preconceituoso e tenho pavor de quem é, mas passei no perigo ali e nem percebi saca, e se tem aqueles merdas que adoram arranjar encrenca e se tirar pra ofendido e que sofreu racismo? Podia virar uma novela o caso
Mas véio... vo me referir ao negro grande como? "O cara ali que nao é branco?"
Isso me deixa puto as vezes, tá certo q eu falei alto, devia ser discreto, mas agora se eu falar do negro eu so racista?
Vo passar a me ofender se me chamarem de branco, pq eles nao sao pretos, sao negros, entao eu sou claro e nao branco... :slap:

Nao é querer ser racista, mas tem muito negro recalcado, eles mesmo são os preconceituosos, acha que os brancos tem alguma dívida com os negros e adoram fazer rolo com qualquer coisinha...
 
Negão é negão e pronto. Negros são muito preconceituosos consigo mesmo e não aceitam isso embora eu reconheça sim o passado "perdido" deles.

Chamar um negro de preto é considerado até racismo, mas wtf? Branco pode ser branco, mas preto não pode ser preto? Os próprios negros se auto "detonam" como se ser preto fosse algo ruim, vide que hoje é ridículo como alguns negros se classificam como "morenos" ou até mesmo em alguns canais de tv tentam passar essa classificação, moreno é uma pessoa branca de cabelo preto, preto é preto.

Tenho amigos pretos gente boa mas conheço muita gente preta que tem esse pensamento de ser racista consigo mesmo. Existem revistas feitas só para pessoas negras, isso beira o ridículo. Se querem pretiar a comunidade que não usem chapinha, não façam plástica no nariz querendo deixar ele mais findo igual ao de uma pessoa branca. Ótimos exemplos desse tipo de pessoa negra são o Dudu Nobre e a mulher dele que vivem com histórinhas bobas de "somos coitadinhos" sempre aproveitando pra falar da cor da pele deles.

Mas enfim, vivemos em um mundo onde não nascer com cabelo pixaim e pele preta faz a pessoa ter muitas facilidades na vida. Só acho o cúmulo coisas como "cota para negros" em colégios e até em desfiles de moda, mulheres negras raramente servem para serviço de moda pelo seu tipo de corpo, os estilistas preferem mulheres com traços europeus desde sempre e pronto, não precisa aquele papo bobo de "não somos aceitas".

E por último, querendo ou não, o Brasil é um país onde existem MUITAS PESSOAS NEGRAS (únicos estados que se vê pouca gente dessa cor são RS, SC e PR) e me linxem ou não, o Brasil é um país cheio de pobreza, e a maioria que corresponde ao tipo do "faveladinho" ou bagaceiro, é negro, justamente pelo racismo que ainda existe em nossa sociedade e sempre existirá.
 
Última edição:
E uma coisa também é verdade, se vc disser a uma pessoa da etnia negra: negão, preto, etc é considerado racismo. Mas eles não enxergam como racismo chegar em uma pessoa e começar: branquelo, alemão, pó de arroz, galego, etc não é visto como racismo; mas pode ser que a pessoa se sinta ofendida também. Esse negócio de racismo quase que é algo exclusivo das pessoas da cor negra, e ás vezes até aumentam a situação.
 
tem uma amiga minha advogada que diz "chame de afro-decendente"

meu pai dizia a muito tempo atras "fale que é um rapaz de cor e nao negao ou preto"

sei la como chamar alguem assim, prefiro chamar de "ei senhor(a)" ou "ei rapaz/ei moça"!

porque pra ganhar um processo pra responder por racismo é muito facil, principalmente num onibus (onde vai ter testemunha ate dizer chega!)

e sim eles sao preconceituosos com eles mesmos, vejam o michael jackson e nem venham falar que é vitiligo, pois se fosse teria diversas manchas brancas (ia ser um negativo de uma foto de um dalmata :lol:) e nao seria todo branco :said:
 
O problema é o passado vergonhoso da escravidao, foram os brancos os responsaveis por isso, ficaram martelando na cabeça dos negros que eles devem se envergonhar de sua origem e que ser branco é "cool"

Devemos nos envergonhar do passado, mas nao nos sentir culpados por algo que nao cometemos
 
O problema é que se fosse um branco no lugar do negro você não chamaria de "brancão", você diria "aquele cara alí", que era o que você poderia ter feito pra evitar problema.
 
O problema é que se fosse um branco no lugar do negro você não chamaria de "brancão", você diria "aquele cara alí", que era o que você poderia ter feito pra evitar problema.

Acredito que este seja o ponto.

Eu sou branco e no lugar desse cara da historia, se me chamassem de branquelo eu possivelmente me sentiria ofendido.Apesar de que chamar de "Negão" tem algo a mais por questão de historia e tudo mais.

* Curiosamente é mais comum e estranhamente menos ofensivo quando um negro chama outro negro de negão ou crioulo ( alguns amigos meus vivem chamando um ao outro assim), vai entender.
 
Última edição:
Acho que pra chamar de negão você tem que conhecer a pessoa primeiro, chamar um estranho de negão não fica bem.
 
Tem muito negro tem apelido de negão ou neguinho...Não acho que é preconceito isso
 
quando nós os chamamos de pelé eles tbm sentem ofendidos, pq? pelé foi o melhor jogador da história!!
 
quando nós os chamamos de pelé eles tbm sentem ofendidos, pq? pelé foi o melhor jogador da história!!

o negócio é que negro se sente ofendido com qualquer coisinha.
 
Detesto pré-conceito e/ou racismo.

Acho que, se virarmos do avesso qualquer um, ninguém saberá se é branco, preto, amarelo, vermelho ou o escambau.

Um dos meus melhores amigos (meu xará, inclusive) é negro e, há muito tempo, quando nos referíamos a alguém de cor, a primeira coisa que ele perguntava era: De que cor? Óbvio que, depois dessa, respondíamos, negro/negra.

Esse sim, tem orgulho de ser da cor que é, assim como me sinto privilegiado em tê-lo com amigo.
 
exatamente,

O problema nesse caso não foi chama-lo de negão, foi ele se sentir fraco diante de sua intimidade, intimidade essa que vc não tinha para chama-lo assim. Qualquer um se sente fraco quando alguém da uns tapinhas nas costas e um sorriso cínico e o chama: "e ai meu chapa", sem os tapinhas nas costas e sem o sorriso cínico ninguém se ofenderia, no entanto o tapinha e o sorriso mostra que ele é mais "forte" "cool" que vc e vc não quer ficar por baixo e se ofende. é a mesma coisa.

da mesma forma chama-lo de negão, branquelo, irmão, filho, tio tudo isso poderia ser considerado preconceito dependendo do ponto de vista. Uma tia minha se ofendeu uma vez pq um menino de rua a chamou de tia, ela fez o maior escandalo na frente de todo mundo.

O ideal é respeitalo e chama-lo da forma que vc gostaria que lhe chamassem.
 
Mexeu com um cara de bonde e ia levar uma surra. :lol:
Ali pro lado do Barra só tem bonde, nem é questão de ser periferia, ta longe disso, é que fica na ZS mesmo.
Mas, não considero racismo o que tu fez, todo mundo tem o instinto de falar "negão", não vejo a palavra como uma ofensa, "HOJE PASSOU DOIS NEGÃO ME ENCARANDO NA RUA, ACHEI QUE FOSSE SER ASSALTADO"(isso já é um **** preconceito, mas usar a palavra negão na minha opinião não é).
Meus amigos negros eu chamo de negão e eles atendem numa boa, tem uns que levam na boa até as piada, mas daí depende de cada um obviamente.
Porém, mesmo EU não considerando racismo o que tu fez, nunca se sabe como os outros pensam, então tem que se cuidar nessas horas pra não largar um "negão" e ficar em uma situação de "seu cu não será perdoado".
 
Na semana passada vi um negro na rua com uma camisa escrito assim " 100% negro"

Fiquei pensando se fosse o contrario eu na rua com uma camisa escrito "100% Branco", acho que me chamariam de racista...
 
Não tem nada a ver, o pessoal olhou torto porque acho que tá na moda, todo mundo olha torto, se olhar com risadinha o povo estranha, tá todo mundo de cara amarrada...:boring: mas, o kra pode te estranhar porque negão é meio íntimo, algo como somente para conhecidos e vc poderia sair desta falando que chama seus amigos de negão também, muito embora realmente seja algo que puxa pra cor, raça e pode ser entendido assim como racismo, so que geralmente o racista chama de preto, ou afro-descendente que é o termo adotado nos EUA que é um dos lugares mais segregacionistas, aqui há muita missigenação, mas é que nem chamar um kra de japonês por ter traços orientais, depois da segunda ou terceira geração ele é simplesmente brasileiro, senão vamos ser todos alguma coisa-descendente afinal o Brasil é missigenado e tem todos os povos do mundo aqui e suas descendencias.
 
simples....
branco é uma raça
negro é outra raça...

preto é nome de cor, e negao é pejorativa... da mesmo forma que chamar alguem de branquelo
 
simples....
branco é uma raça
negro é outra raça...

Anh... tecnicamente não existem diferenças genéticas o bastante para considerar raças no ser humano!
 
simples....
branco é uma raça
negro é outra raça...

preto é nome de cor, e negao é pejorativa... da mesmo forma que chamar alguem de branquelo
Eu juro que não entendi o que você falou, então eu não posso chamar alguém de negão, mas posso chamar de preto?

Não existe nenhum tipo de raça humana, brancos e negros são exatamente a mesma coisa, só muda a cor da pele e uma ou outra característica genética que tem nenhuma relação com a cor da pele, mas sim com a origem (descendência) daquela pessoa.




E negão é pejorativo só na cabeça da pessoa que acha isso, se uma pessoa é negra, não é preconceito chama-la de negra, isso é uma mera constatação de que ela é negra, agora se você, em tom pejorativo, diz neguinho, nego, negão, ou qualquer outro nome (inclusive branquelo, branco, etc.) para humilhar a pessoa, para ela se sentir, por exemplo, inferior a você, aí sim pode se considerar como preconceito.
 
O problema é que se fosse um branco no lugar do negro você não chamaria de "brancão", você diria "aquele cara alí", que era o que você poderia ter feito pra evitar problema.

Acho que pra chamar de negão você tem que conhecer a pessoa primeiro, chamar um estranho de negão não fica bem.

Otimo comentario.

Tem muito negro tem apelido de negão ou neguinho...Não acho que é preconceito isso

Mas ele nem conhecia o cara pra saber o apelido dele :D

simples....
branco é uma raça
negro é outra raça...

preto é nome de cor, e negao é pejorativa... da mesmo forma que chamar alguem de branquelo

Simples assim.


Minha opnião, o dono do topico esta errado. Voce chama o cara de negão e queria o que? Que ele te agradecesse ? Voce tem que agradecer a Deus por ele não ter ouvido se não voce poderia ter morrido.

Imagina o contrario, voce e sua mina na porta do busão esperando pra descer, e sua mina sendo negra, vem um infeliz la de traz e fala " Vamos descer no mesmo ponto daquela neguinha"

Voce ia gostar? Acho que não, mesmo ela sendo negra neh.

Isso pra mim é preconceito sim alem de falta de respeito. isso vale não so pela cor mas para qualquer coisa do genero tipo: Gordo, magrelo, cabeçudo, dentuço etc.

Se ponha no lugar do cara e pense se voce ia gostar.
 
Eu juro que não entendi o que você falou, então eu não posso chamar alguém de negão, mas posso chamar de preto?

Não existe nenhum tipo de raça humana, brancos e negros são exatamente a mesma coisa, só muda a cor da pele e uma ou outra característica genética que tem nenhuma relação com a cor da pele, mas sim com a origem (descendência) daquela pessoa.




E negão é pejorativo só na cabeça da pessoa que acha isso, se uma pessoa é negra, não é preconceito chama-la de negra, isso é uma mera constatação de que ela é negra, agora se você, em tom pejorativo, diz neguinho, nego, negão, ou qualquer outro nome (inclusive branquelo, branco, etc.) para humilhar a pessoa, para ela se sentir, por exemplo, inferior a você, aí sim pode se considerar como preconceito.

Concordo. :yes:
Vou falar um pouco por mim e do que percebo...
Vc vê algém branco sendo chamado de "branco" - digo, mas ou menos nos moldes como vc se referiu ao "negão": apontou o dedo e disse que o "negão" ai descer tbm... Vc vê a situação inversa ocrrendo com alguma frequencia? Tipo, coloque-se na situação do "negão", mas vc, branco e um negão no seu lugar: ai o "negão" que diz pra descer no tal lugar X pq o "branco/brancão/branquelo/sei lá" vai descer no mesmo lugar X tbm...
Vc vê isso acontecendo? Talvez aconteça, entretanto é uma situação mais dificil de ocorrer... Por isso fica complicado de analisar.

Pessoalmente, não vejo problema algum no que o autor do tópico fez - claramente ele não foi racista -, porém, (eu) numca chamo um desconhecido, seja ele negro/branco/pardo/amarelo/roxo/verde..., por algo que não um pronome de tratamento dos mais usuais: senhor, você, ele... ou os "clássicos": "aquele rapaz", "cara", "o sujeito ali"...


Otimo comentario.



Mas ele nem conhecia o cara pra saber o apelido dele :D



Simples assim.


Minha opnião, o dono do topico esta errado. Voce chama o cara de negão e queria o que? Que ele te agradecesse ? Voce tem que agradecer a Deus por ele não ter ouvido se não voce poderia ter morrido.

Imagina o contrario, voce e sua mina na porta do busão esperando pra descer, e sua mina sendo negra, vem um infeliz la de traz e fala " Vamos descer no mesmo ponto daquela neguinha"

Voce ia gostar? Acho que não, mesmo ela sendo negra neh.

Isso pra mim é preconceito sim alem de falta de respeito. isso vale não so pela cor mas para qualquer coisa do genero tipo: Gordo, magrelo, cabeçudo, dentuço etc.

Se ponha no lugar do cara e pense se voce ia gostar.

"...ter morrido." foi um exagero. Nem sabe se o sujeito é um homicida...
Ótimos argumentos, assim que penso.
 
Última edição:
:lol: Chamar de preto é que é racista, pelo menos de onde venho é assim, preto é cor, desbota, negro é etnia e negão é forma afetuosa, carinhosa, tipo nego, nega, neguinha (sem o 'r')...são coisas carinhosas, inclusive entre os negros de onde moro (e não são poucos), eles falam, 'não agora não vou sair porque vou ficar com minha nega'...e olha que eles tem várias restrições, algo como se vc estiver com um negro ele não deixa vc andar do lado direito, ou esquerdo agora não lembro, porque entre eles quando há uma formação assim são ladrões, quando por exemplo um branco está do lado esquerdo 'é normal', se estiver do direito é ladrão...não digo que isso aprendi com a 'cultura' deles, mas na rua, nos bares e biroscas...lá tem black power, negros radicais e tudo, mas quem não é racista é tolerado.
Raça não existe com relação a Humanos, somos etnias, além da diferença de pigmentação, tem o 'Sangue B' que nem falam ou algo assim, acho que o sangue com esse fator é o dos negão...:slap:

O que não falta é os cara se chamando, neguinho, nega, alemão, galego...a forma de falar revela se é pejorativo, o sentido carinhoso é tipo de fraternidade e não sensualidade...irmãosinho...huahuahuahuahua:p
 
nao da pra voar

a neblina ontem de madruga aqui bateu recorde. Eu ia fazer curso no inverno q dizem q vc frita no cockpit, ae a mulher do curso: vai demorar X meses, eu WTF? ae ela falou q não tinha teto direto essa época, ae demorava muito mais.

@ tópic

sei lá eu não chamo chamo de negão por regra geral de não chamar pessoas pela característica física.

acho isso grosseria em qqr raça ou situação, tipo vc chamar a pessoa:

ô careca, ô baleia, ô magrelo, etc... nem rola.

Sempre tipo; ô do boné, ô da camisa verde... ae não dá pobrema.

OBS: Eu tenho medo da reação de afro-decendentes, já vi vários falando em denunciar alguém *falsamente por racismo pq ficaram contrariados com alguma coisa.
 
Toya, tome muito cuidado,vc pode encontrar alguém que goste de arrumar confusão por pouca coisa, eu mesmo já presenciei um "afrodescendentão" induzindo uma pessoa a ofende-lo por ser "afrodescendente"
O sujeito faz ou fazia parte de um grupo afrodescendente do litoral de SP, ele se sentia onfendido por qualquer referência a cor preta( numa ocasião, qdo acabou o cartucho preto da impressora no setor que ele trabalhava, qdo falaram a cor do cartucho, ele logo reagiu perguntando, o que a pessoa que respondeu tinha contra preto?)
Na minha opinião, com essas atitudes de se acharem os diferentes, eles acabam sendo racistas coms os brancos.
Mais um exemplo de como eles não gostam da própria raça, vc já viu negro rico casado com negra? Só com loira, o Netinho q se orgulha de ser negão, como ele próprio diz, não casou com negra, o finado Norton Nascimento também e ficava pregando que faltava negro na tv, casou 2 vezes e não foi com negra.
Isso sem falar nos jogadores de futebol, dá para contar nos dedos da mão esquerda do Lula quem é casado com negras.
Finalizando, quando for se referir a um "afrodecendentão" ou "afrodescendentona" faça como vc faz com qquer pessoa: senhor, senhora, rapaz ou moça, todos somos iguais perante a lei.
 
Toya, tome muito cuidado,vc pode encontrar alguém que goste de arrumar confusão por pouca coisa, eu mesmo já presenciei um "afrodescendentão" induzindo uma pessoa a ofende-lo por ser "afrodescendente"
O sujeito faz ou fazia parte de um grupo afrodescendente do litoral de SP, ele se sentia onfendido por qualquer referência a cor preta( numa ocasião, qdo acabou o cartucho preto da impressora no setor que ele trabalhava, qdo falaram a cor do cartucho, ele logo reagiu perguntando, o que a pessoa que respondeu tinha contra preto?)
Na minha opinião, com essas atitudes de se acharem os diferentes, eles acabam sendo racistas coms os brancos.
Mais um exemplo de como eles não gostam da própria raça, vc já viu negro rico casado com negra? Só com loira, o Netinho q se orgulha de ser negão, como ele próprio diz, não casou com negra, o finado Norton Nascimento também e ficava pregando que faltava negro na tv, casou 2 vezes e não foi com negra.
Isso sem falar nos jogadores de futebol, dá para contar nos dedos da mão esquerda do Lula quem é casado com negras.
Finalizando, quando for se referir a um "afrodecendentão" ou "afrodescendentona" faça como vc faz com qquer pessoa: senhor, senhora, rapaz ou moça, todos somos iguais perante a lei.

:rolleyes: discordo apenas em um ponto, todo mundo gosta de loiras, elas mesmo são algo como sexy simbols...tem negras lindas também, mas logico que os negros preferem as loiras, mas também tem o outro lado, as loiras também preferem os negros!!! elas também são racistas então? porque as loiras se casam preferencialmente com eles, principalmente se eles tem dinheiro, fama ou sucesso...daí gera uma dúvida, negros e loiras se casam porque são racistas ou porque 'não' são racistas?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo