• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

RAID com SSD Intel na Maximus VIII

Cyclosa

☣ Biohazard ☣
Registrado
Fala galera blz? Estou com uma dúvida, tenho 2 SSD da intel 520 Series de 180Gb e quero instalar o sistema em RAID 0 e usar os outros 4 hd como storage.
A duvida, nunca fiz raid, meus 180 em raid ficarao 320gb ou fica 180 com o dobro da velocidade?
A placa mae diz ser SATA 6gb, como atinjo a velocidade máxima desta porta?
o raid é feito no setup e depois tenho que instalar algum software pra ativar o TRIM?

vlw galera

specs do ssd

Desempenho
  • Leitura sequencial (até) 550 MB/s
  • Gravação sequencial (até) 520 MB/s
  • Leitura aleatória (alcance de 8 GB) (até) 50000 IOPS
  • Gravação aleatória (alcance de 8 GB) (até) 60000 IOPS
maxresdefault.jpg
 
primeiro vc tem q aprender a fazer conta, 180 + 180 = 320 ?
segundo q raid de SSD não vai te adiantar de nada. o q manda no desempenho em geral é o Access Time e no caso de Raid já vi relatos q até aumenta, ou seja, fica mais lento. Leitura e Escrita só te fariam diferença se vc fosse gravar arquivos muito grandes 100gb pra mais.
 
Fala galera blz? Estou com uma dúvida, tenho 2 SSD da intel 520 Series de 180Gb e quero instalar o sistema em RAID 0 e usar os outros 4 hd como storage.
A duvida, nunca fiz raid, meus 180 em raid ficarao 320gb ou fica 180 com o dobro da velocidade?
A placa mae diz ser SATA 6gb, como atinjo a velocidade máxima desta porta?
o raid é feito no setup e depois tenho que instalar algum software pra ativar o TRIM?

vlw galera

specs do ssd

Desempenho
  • Leitura sequencial (até) 550 MB/s
  • Gravação sequencial (até) 520 MB/s
  • Leitura aleatória (alcance de 8 GB) (até) 50000 IOPS
  • Gravação aleatória (alcance de 8 GB) (até) 60000 IOPS
maxresdefault.jpg
Hoje tudo é mais simples, basta acertar na BIOS da controladora, instalar o SO e tacale pau, TRIM e velocidade da porta acontecem tudo automaticamente.

Hoje vc já usa esses SSDs? Como está o desempenho deles no CrystalDiskMark? Qual é a placa mãe?

Teste bem o Raid-0 depois de instalado, não adianta velocidade maior e o tempo de acesso ficar pior, tenho opinião parecida com o colega @drivetester sobre R-0 com SSDs. Em uma analogia bem ruim é tipo um carro com boa potência mas sem torque em baixa rotação, basta uma subida depois de uma lombada pra perder o encanto :D

Como vc ficará sem segurança nos dados, mais importante que isso é saber como vc fará o ~storage~ com os outros discos, Raid1 (2+2), Raid5, Raid10 ou vai deixar cada um por si?

primeiro vc tem q aprender a fazer conta, 180 + 180 = 320 ?
(...)

:haha::haha:
 
primeiro vc tem q aprender a fazer conta, 180 + 180 = 320 ?
segundo q raid de SSD não vai te adiantar de nada. o q manda no desempenho em geral é o Access Time e no caso de Raid já vi relatos q até aumenta, ou seja, fica mais lento. Leitura e Escrita só te fariam diferença se vc fosse gravar arquivos muito grandes 100gb pra mais.
Obrigado pela aula de matematica :bat:

Sobre esse access time, será que aumenta tanto assim? vou pesquisar na net sobre isto... deve ter algum review sobre

Hoje tudo é mais simples, basta acertar na BIOS da controladora, instalar o SO e tacale pau, TRIM e velocidade da porta acontecem tudo automaticamente.

Hoje vc já usa esses SSDs? Como está o desempenho deles no CrystalDiskMark? Qual é a placa mãe?

Teste bem o Raid-0 depois de instalado, não adianta velocidade maior e o tempo de acesso ficar pior, tenho opinião parecida com o colega @drivetester sobre R-0 com SSDs. Em uma analogia bem ruim é tipo um carro com boa potência mas sem torque em baixa rotação, basta uma subida depois de uma lombada pra perder o encanto :D

Como vc ficará sem segurança nos dados, mais importante que isso é saber como vc fará o ~storage~ com os outros discos, Raid1 (2+2), Raid5, Raid10 ou vai deixar cada um por si?



:haha::haha:

Valeu pela dica amigo, então, a placa é uma Maximus VIII Extreme e acabei de montar, os SSDs nunca foram usados, acho besteira usar um ssd solto com capacidade tão baixa.. só de instalar 2 jogos já vai metade rsrs queria proveita-los de uma maneira legal, senao vou acabar vendendo mesmo e ficando com 1.
 
(...)
Valeu pela dica amigo, então, a placa é uma Maximus VIII Extreme e acabei de montar, os SSDs nunca foram usados, acho besteira usar um ssd solto com capacidade tão baixa.. só de instalar 2 jogos já vai metade rsrs queria proveita-los de uma maneira legal, senao vou acabar vendendo mesmo e ficando com 1.
Se vc acabou de montar, nada melhor que tirar um tempo e brincar, não?

A pesquisa vc deveria ter feito antes de gastar dinheiro, já que vc tem as coisas, mão na massa! ;)

Monta com 1 SSD, testa, roda benchmarks, testa no mundo real, depois coloca o outro, configura o Raid-0, formata e executa os mesmos testes. Não tem mistério, depois é só ver como ficou melhor.

[]'s
 
Disse tudo, vou fazer os testes, como o windows 8.1 funcionou lá e eu já estou pra instalar o 10 vou realizar testes com Cristal disk Mark e posto aqui o resultado
 
Manda bala no RAID-0, fica ótimo.. esses SSDs juntos vão passar de 1000MB/s de taxas de escrita/leitura, no dia a dia não se nota grandes diferenças, mas em loadings e tal dão diferença.

Sem falar do espaço, que você terá bastante com os dois em RAID (360GB é um ótimo espaço para o Windows, programas e jogos).
 
Manda bala no RAID-0, fica ótimo.. esses SSDs juntos vão passar de 1000MB/s de taxas de escrita/leitura, no dia a dia não se nota grandes diferenças, mas em loadings e tal dão diferença.

Sem falar do espaço, que você terá bastante com os dois em RAID (360GB é um ótimo espaço para o Windows, programas e jogos).

Voce falou uma coisa que levei em consideração e fiz o raid, o espaço iria ser ruim usar tao pequeno, mesmo que nao ficasse rapido ao menos iria aumentar.
Realizei testes single e com Raid 0 e eis os resultados, o que acharam? é meu primeiro raid que vou usar e a inicialização do windows muda drasticamente, mesmo com 1 disco padrão ssd !

Teste SSD sem Raid a esquerda e com Raid 0 a direita
iUcXeJ2eyyQJwsQajJXT0TIMGLxg_Xq9mQW3Sm-NhF7CrrZgWRgWFCY6N8wj9gKdqyZYMGB8_FtJP5ZfOijxvPcic3zk4cZHU7dAocxunTEZHKCQxA3fANS8RXK5EHnKNZbzltBbl1wMDkoHcv5bJlilOY24Hh77_UR0FeM8idR4g8pTkITRGNak9Wzy8_8bUYditCvEwRZKRfHLeHfG1aH6gpetLCHBkGrjS7P638mS9menX906apwhta7DiQ3UZMl8qn6pnv-Kj0zh8BDPy2Zc17KVY1gvNfveR-ObbHP6nEM09bC7ZlgW59yo4fHYgpvp-IEtAK6gA2nHnx3bjhlEHFHT5sc1qBjwEnSVMsTYXGOeLMQDF5lYzidsflYD-r-M0sE_MuZJxWtPZT8LiTo-mOvjf1dEmrkidXXIhk6Y3a95gcYAb3ANWiYHJHBcEus-uLiiaCHilprkjQVpsB8DQZhb0WuCajrqd-qHR2EmYd2ZaYuBgkZqctbZMhUx3AZdoYsEdUMJeI7Ps-hZusM-6LYrJwuvDOthJ9yU9vxXT5i9Mim2rj5dPX9yFlyiPeYRUVRZYueZoE0n-BvqS1umhaGv2kiR_ifXpHbZi_1s_KXewTp5=w504-h480-no
a5zoHyZ-D7-yetfWRzWJRXxrdbrllu3i1Q1nxS4n7pgQmMzl1rwzKgABrp9_A8nrs71GyvT09MoldnpIWj1bqXtYCZnxtFR05R0tp4K_fWZANlkF7hOqf43ASBsMKnFRXQ1418BUuw6fuCTi8N6QyEgUnfKkj1f0e24YcaNAh3Aay0R0dmh44vKdtzPtXQMbXbW55W3rVzjwk-FwvwROw63u7O5XuU2JTx73M9pGYWU6JiNoFYrksTlmvZPgDNY2JhkVi8-aEUKkRZnwjLq8awsGT_ncFbOM9y_njzXhc8qOaCdTU_D38jIx5CJfypYPlGqA84ngPJzFEypeV3Po-OroVqosdGrAxWphrcTgXdrNZfUsdb6kzw4avsOwKHcTb9oircvHy8C2I34rHPk571s6GTEkH1NFYEsO8TtkbZoViZorCjW98O6nlOwGI4567xMsDxfokECILlP5dx4Dwsrb5qKQYXG_Wzbtn6LHb177qW2QORK4bPqPfhRTqu5MbtsWUHu-mgGAknEJPb3WiBqlMopj-n5UMXu8V635f73fkirvAIYE2k56caL0w4vGGTJRW8phJwMhyRl_bg54zIZQc6Zew7q_aI9dnON-rJ5ihvlTQzc-=w480-h492-no
 
Ficou show!

Agora é só meter os outros discos num Raid-5 pra ter segurança e já era :)

[]'s
Eduardo.
 
Voce falou uma coisa que levei em consideração e fiz o raid, o espaço iria ser ruim usar tao pequeno, mesmo que nao ficasse rapido ao menos iria aumentar.
Realizei testes single e com Raid 0 e eis os resultados, o que acharam? é meu primeiro raid que vou usar e a inicialização do windows muda drasticamente, mesmo com 1 disco padrão ssd !

Teste SSD sem Raid a esquerda e com Raid 0 a direita
iUcXeJ2eyyQJwsQajJXT0TIMGLxg_Xq9mQW3Sm-NhF7CrrZgWRgWFCY6N8wj9gKdqyZYMGB8_FtJP5ZfOijxvPcic3zk4cZHU7dAocxunTEZHKCQxA3fANS8RXK5EHnKNZbzltBbl1wMDkoHcv5bJlilOY24Hh77_UR0FeM8idR4g8pTkITRGNak9Wzy8_8bUYditCvEwRZKRfHLeHfG1aH6gpetLCHBkGrjS7P638mS9menX906apwhta7DiQ3UZMl8qn6pnv-Kj0zh8BDPy2Zc17KVY1gvNfveR-ObbHP6nEM09bC7ZlgW59yo4fHYgpvp-IEtAK6gA2nHnx3bjhlEHFHT5sc1qBjwEnSVMsTYXGOeLMQDF5lYzidsflYD-r-M0sE_MuZJxWtPZT8LiTo-mOvjf1dEmrkidXXIhk6Y3a95gcYAb3ANWiYHJHBcEus-uLiiaCHilprkjQVpsB8DQZhb0WuCajrqd-qHR2EmYd2ZaYuBgkZqctbZMhUx3AZdoYsEdUMJeI7Ps-hZusM-6LYrJwuvDOthJ9yU9vxXT5i9Mim2rj5dPX9yFlyiPeYRUVRZYueZoE0n-BvqS1umhaGv2kiR_ifXpHbZi_1s_KXewTp5=w504-h480-no
a5zoHyZ-D7-yetfWRzWJRXxrdbrllu3i1Q1nxS4n7pgQmMzl1rwzKgABrp9_A8nrs71GyvT09MoldnpIWj1bqXtYCZnxtFR05R0tp4K_fWZANlkF7hOqf43ASBsMKnFRXQ1418BUuw6fuCTi8N6QyEgUnfKkj1f0e24YcaNAh3Aay0R0dmh44vKdtzPtXQMbXbW55W3rVzjwk-FwvwROw63u7O5XuU2JTx73M9pGYWU6JiNoFYrksTlmvZPgDNY2JhkVi8-aEUKkRZnwjLq8awsGT_ncFbOM9y_njzXhc8qOaCdTU_D38jIx5CJfypYPlGqA84ngPJzFEypeV3Po-OroVqosdGrAxWphrcTgXdrNZfUsdb6kzw4avsOwKHcTb9oircvHy8C2I34rHPk571s6GTEkH1NFYEsO8TtkbZoViZorCjW98O6nlOwGI4567xMsDxfokECILlP5dx4Dwsrb5qKQYXG_Wzbtn6LHb177qW2QORK4bPqPfhRTqu5MbtsWUHu-mgGAknEJPb3WiBqlMopj-n5UMXu8V635f73fkirvAIYE2k56caL0w4vGGTJRW8phJwMhyRl_bg54zIZQc6Zew7q_aI9dnON-rJ5ihvlTQzc-=w480-h492-no
Ficou ótimo o RAID amigo!!! Espaço a mais e desempenho.

A única coisa que não gosto do RAID é aquela tela da Intel que aparece antes de carregar o Windows, demora uns 5s naquela tela de CTRL+I ali se a pessoa quer mexer no RAID e tal.

Quando está em AHCI normal, carrega mais rápido porque aquela tela simplesmente não aparece. Mas fora isso, sou um "amante" de RAID 0 de SSDs também.
 
Voce falou uma coisa que levei em consideração e fiz o raid, o espaço iria ser ruim usar tao pequeno, mesmo que nao ficasse rapido ao menos iria aumentar.
Realizei testes single e com Raid 0 e eis os resultados, o que acharam? é meu primeiro raid que vou usar e a inicialização do windows muda drasticamente, mesmo com 1 disco padrão ssd !

Teste SSD sem Raid a esquerda e com Raid 0 a direita
iUcXeJ2eyyQJwsQajJXT0TIMGLxg_Xq9mQW3Sm-NhF7CrrZgWRgWFCY6N8wj9gKdqyZYMGB8_FtJP5ZfOijxvPcic3zk4cZHU7dAocxunTEZHKCQxA3fANS8RXK5EHnKNZbzltBbl1wMDkoHcv5bJlilOY24Hh77_UR0FeM8idR4g8pTkITRGNak9Wzy8_8bUYditCvEwRZKRfHLeHfG1aH6gpetLCHBkGrjS7P638mS9menX906apwhta7DiQ3UZMl8qn6pnv-Kj0zh8BDPy2Zc17KVY1gvNfveR-ObbHP6nEM09bC7ZlgW59yo4fHYgpvp-IEtAK6gA2nHnx3bjhlEHFHT5sc1qBjwEnSVMsTYXGOeLMQDF5lYzidsflYD-r-M0sE_MuZJxWtPZT8LiTo-mOvjf1dEmrkidXXIhk6Y3a95gcYAb3ANWiYHJHBcEus-uLiiaCHilprkjQVpsB8DQZhb0WuCajrqd-qHR2EmYd2ZaYuBgkZqctbZMhUx3AZdoYsEdUMJeI7Ps-hZusM-6LYrJwuvDOthJ9yU9vxXT5i9Mim2rj5dPX9yFlyiPeYRUVRZYueZoE0n-BvqS1umhaGv2kiR_ifXpHbZi_1s_KXewTp5=w504-h480-no
a5zoHyZ-D7-yetfWRzWJRXxrdbrllu3i1Q1nxS4n7pgQmMzl1rwzKgABrp9_A8nrs71GyvT09MoldnpIWj1bqXtYCZnxtFR05R0tp4K_fWZANlkF7hOqf43ASBsMKnFRXQ1418BUuw6fuCTi8N6QyEgUnfKkj1f0e24YcaNAh3Aay0R0dmh44vKdtzPtXQMbXbW55W3rVzjwk-FwvwROw63u7O5XuU2JTx73M9pGYWU6JiNoFYrksTlmvZPgDNY2JhkVi8-aEUKkRZnwjLq8awsGT_ncFbOM9y_njzXhc8qOaCdTU_D38jIx5CJfypYPlGqA84ngPJzFEypeV3Po-OroVqosdGrAxWphrcTgXdrNZfUsdb6kzw4avsOwKHcTb9oircvHy8C2I34rHPk571s6GTEkH1NFYEsO8TtkbZoViZorCjW98O6nlOwGI4567xMsDxfokECILlP5dx4Dwsrb5qKQYXG_Wzbtn6LHb177qW2QORK4bPqPfhRTqu5MbtsWUHu-mgGAknEJPb3WiBqlMopj-n5UMXu8V635f73fkirvAIYE2k56caL0w4vGGTJRW8phJwMhyRl_bg54zIZQc6Zew7q_aI9dnON-rJ5ihvlTQzc-=w480-h492-no


Como o amigo torrent disse, ótimo raid e aproveite o desempenho dele,
[]'s


Ficou ótimo o RAID amigo!!! Espaço a mais e desempenho.

A única coisa que não gosto do RAID é aquela tela da Intel que aparece antes de carregar o Windows, demora uns 5s naquela tela de CTRL+I ali se a pessoa quer mexer no RAID e tal.

Quando está em AHCI normal, carrega mais rápido porque aquela tela simplesmente não aparece. Mas fora isso, sou um "amante" de RAID 0 de SSDs também.

Torrent amigo, só uma obs, tanto vc qto o Cyclosa, podem configurar o raid diretamente pelo UEFI (bios) da placa mãe, sem usar a config do raid pelo painel da Intel, que atualmente é obsoleto, e assim evitar o delay que vc mencionou.

Qdo se escolhe o modo raid no bios (nas placas atuais Intel, não sei nas AMD), em algum lugar do bios aparece a opção de se escolher os drives que comporão o raid e a partir dai configurar o volume raid, sem precisar dessa tela adicional da Intel.

E o modo com o menor tempo de boot dos W8 e 10 é fazer a sua instalação em GPT e com o CSM desabilitado (e como mencionado, com o raid configurado diretamente no bios da placa mãe).

[]'s
 
Valeu galera
Só fiquei com aquilo na cabeça, onde que diminuiu a velocidade como foi dito no inicio do post? pois na escrita também aumentou... é com o tempo que vai perdendo eficiencia? ou é no dia a dia que se percebe em alguns programas? pois os ssds já tinham quase 4 meses de uso...

Torrentman, exatamente isto que percebi, demora essa tela na inicialização, é rapido mas seria melhor se nao tivesse, ou desse para controlar o tempo que ela aparece....

Squalquer não sabia dessa, pior que deu um trabalho arrumar assim, kkk mas se der vou tentar reinstalar desta forma.... vou ver se minha placa mae tem esta opção nativa, pois pelo que vi ao escolher ela reinicia e entra no modo raid intel denovo.....

abraços.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo