• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Raspberry Pi - [TÓPICO DEDICADO]

Ai galera, achei hoje... site com várias listas para serem implementadas no pihole ou adguard.

 
Senhores,

Como posso transmitir as imagens de quatro câmeras de segurança pra um Raspberry?

Explicando melhor:

Tenho um raspberry 3B+ rodando Pihole e somente isso. Como ele é ligado na TV, gostaria que ele somente reproduzisse a imagem das câmeras de segurança. É possível? Se for o caso, posso colocar um Rpi 4 no lugar.
 
Se as câmeras não forem processadas pelo RPi (ou seja, se o RPi só for exibir as imagens que foram capturadas por outro dispositivo), acho que ele dá conta sim.

Uma opção seria ter um servidorzinho web exibindo os vídeos em uma página, e aí o RPi só abre a página com o navegador.
 
Se as câmeras não forem processadas pelo RPi (ou seja, se o RPi só for exibir as imagens que foram capturadas por outro dispositivo), acho que ele dá conta sim.

Uma opção seria ter um servidorzinho web exibindo os vídeos em uma página, e aí o RPi só abre a página com o navegador.

Isso, já temos o DVR que faz tudo. Basicamente o RPi faria o "streaming das imagens", e seria na mesma rede.

Eu até consigo acessar o DVR e ver as imagens da camera através de um Browser, pelo IP local. O problema: a Intelbras pede que seja instalado um plugin no navegador se não for acessado via Internet Explorer. E no navegador do Raspbian, não consigo instalar o tal do Plugin de jeito nenhum.

Vou dar uma estudada melhor do que pode ser feito. Valeu!
 
Quais são as câmeras?

Se elas permitirem ONVIF você consegue reproduzi-las usando o programa VLC com o protocolo RTSP.
 
não seria melhor ligar o dvr direto na tv ?
 
Quais são as câmeras?

Se elas permitirem ONVIF você consegue reproduzi-las usando o programa VLC com o protocolo RTSP.
Vou tentar confirmar o modelo delas. Sei que o DVR é um Intelbras MHDX1004. São quatro câmeras. Mas vi aqui, se entendi certo, pelo protocolo RTSP só consigo visualizar uma câmera por vez, certo? Aí não me atenderia, precisaria ser as 4 câmeras. :confused:

não seria melhor ligar o dvr direto na tv ?

Rapaz, seria o cenário perfeito. Mas infelizmente é inviável no cenário aqui. Aí queria ver se encontraria alguma forma do RPi me ajudar.

Tava pensando aqui, fazendo um Offtopic: Bem que estas empresas poderiam fazer um aplicativo pra TV sobre isso. Não sei nem se existe isso em alguma empresa internacional mas seria uma mão na roda se tiver/for possível.
 
Vou tentar confirmar o modelo delas. Sei que o DVR é um Intelbras MHDX1004. São quatro câmeras. Mas vi aqui, se entendi certo, pelo protocolo RTSP só consigo visualizar uma câmera por vez, certo? Aí não me atenderia, precisaria ser as 4 câmeras. :confused:

Pelo RTSP você abre 4 programas VLC e consegue visualizar as 4 na tela. Note que o Rpi pode não ter hardware suficiente gráfico para exibir as câmeras. No meu teste com o Rpi 3 e Rpi 4, somente a versão 4 conseguiu rodar tranquilo uma transmissão pelo RTSP usando codificação h265.

No VLC vá em Mídia > Abrir transmissão de rede e coloque o endereço:
rtsp://<user>:<password>@<ip>:<port>/cam/realmonitor?&subtype=<typeNo>

Onde:
<user>: usuário do MHDX
<password>: senha do usuário
<ip>: IP do MHDX
<port>: porta (padrão é 554)
<typeNo>: canal ou streamming
 
Vou tentar confirmar o modelo delas. Sei que o DVR é um Intelbras MHDX1004. São quatro câmeras. Mas vi aqui, se entendi certo, pelo protocolo RTSP só consigo visualizar uma câmera por vez, certo? Aí não me atenderia, precisaria ser as 4 câmeras. :confused:



Rapaz, seria o cenário perfeito. Mas infelizmente é inviável no cenário aqui. Aí queria ver se encontraria alguma forma do RPi me ajudar.

Tava pensando aqui, fazendo um Offtopic: Bem que estas empresas poderiam fazer um aplicativo pra TV sobre isso. Não sei nem se existe isso em alguma empresa internacional mas seria uma mão na roda se tiver/for possível.
não da pra puxar um cabo hdmi ?
 
Pelo RTSP você abre 4 programas VLC e consegue visualizar as 4 na tela. Note que o Rpi pode não ter hardware suficiente gráfico para exibir as câmeras. No meu teste com o Rpi 3 e Rpi 4, somente a versão 4 conseguiu rodar tranquilo uma transmissão pelo RTSP usando codificação h265.
A rasp4 tem decoder HEVC em hardware, enquanto a pi3 não tem. Na pi3 o ideal seria usar h264 mesmo.
 
Pelo RTSP você abre 4 programas VLC e consegue visualizar as 4 na tela. Note que o Rpi pode não ter hardware suficiente gráfico para exibir as câmeras. No meu teste com o Rpi 3 e Rpi 4, somente a versão 4 conseguiu rodar tranquilo uma transmissão pelo RTSP usando codificação h265.

No VLC vá em Mídia > Abrir transmissão de rede e coloque o endereço:
rtsp://<user>:<password>@<ip>:<port>/cam/realmonitor?&subtype=<typeNo>

Onde:
<user>: usuário do MHDX
<password>: senha do usuário
<ip>: IP do MHDX
<port>: porta (padrão é 554)
<typeNo>: canal ou streamming

Testarei no próximo final de semana, mas fiz rapidamente no PC e funcionou! Só tive que fazer uma pequena adaptação no link, acrescentando o channel:

rtsp://<user>:<password>@<ip>:<port>/cam/realmonitor?channel=<typeNo>&subtype=<typeNo>

Mas tudo certo. Testarei mais daqui uns dias diretamente no RPi. Valeu!!
não da pra puxar um cabo hdmi ?

Infelizmente não consigo.


Essa solução é interessante. Mas como já tenho o RPi, busquei uma solução diretamente nele, já que não precisaria investir. Mas gostei do aparelhinho aí, pq um cabo HDMI não daria pra puxar, mas um cabo de rede sim. Valeu!
 
Testarei no próximo final de semana, mas fiz rapidamente no PC e funcionou! Só tive que fazer uma pequena adaptação no link, acrescentando o channel:

rtsp://<user>:<password>@<ip>:<port>/cam/realmonitor?channel=<typeNo>&subtype=<typeNo>

Mas tudo certo. Testarei mais daqui uns dias diretamente no RPi. Valeu!!


Infelizmente não consigo.



Essa solução é interessante. Mas como já tenho o RPi, busquei uma solução diretamente nele, já que não precisaria investir. Mas gostei do aparelhinho aí, pq um cabo HDMI não daria pra puxar, mas um cabo de rede sim. Valeu!
e tem a vantagem de ter mais desempenho que o pi
 
Pelo RTSP você abre 4 programas VLC e consegue visualizar as 4 na tela.

Bem, fiz o teste e rodou. Mas não consigo abrir mais instâncias do VLC. Só consegui uma por vez. Alguma dica? Até olhei alguns tutoriais mas não consegui. Uma câmera foi tranquilo, rodou 100%. Mas o ideal seriam as quatro câmeras.
 
Bem, fiz o teste e rodou. Mas não consigo abrir mais instâncias do VLC. Só consegui uma por vez. Alguma dica? Até olhei alguns tutoriais mas não consegui. Uma câmera foi tranquilo, rodou 100%. Mas o ideal seriam as quatro câmeras.
abre o vlc e em opções ve se esta marcado mais de uma instancia
 
abre o vlc e em opções ve se esta marcado mais de uma instancia

Tinha marcado e desmarcado, mas não tinha dado resultado. Como só posso ver as coisas no FDS, hoje resolvi fazer uma instalação do zero do sistema, e funcionou!!!, mas no momento não tenho como conectar na TV pra ver o resultado.

Agora tenho que resolver algumas coisas, mas vou aos poucos:

- Testar na TV pra ver o desempenho
- Descobrir como automatizar a abertura dos VLCs em caso de falta de energia
- Descobrir como dividir as 4 telas automaticamente, pra que fiquem proporcionais e ocupando todo o espaço na tela. O windows 10 tem um recurso assim. Depois irei pesquisar.
 
Tinha marcado e desmarcado, mas não tinha dado resultado. Como só posso ver as coisas no FDS, hoje resolvi fazer uma instalação do zero do sistema, e funcionou!!!, mas no momento não tenho como conectar na TV pra ver o resultado.

Agora tenho que resolver algumas coisas, mas vou aos poucos:

- Testar na TV pra ver o desempenho
- Descobrir como automatizar a abertura dos VLCs em caso de falta de energia
- Descobrir como dividir as 4 telas automaticamente, pra que fiquem proporcionais e ocupando todo o espaço na tela. O windows 10 tem um recurso assim. Depois irei pesquisar.
vc pode definir na linha de comando as coordenadas
 
Pessoal, eu quero comprar um raspberry pi mas tenho umas dúvidas…
- quero instalar o Ubuntu server, se eu colocar o pendrive nele com a imagem do Ubuntu consigo formatar como um pc normal (boot pelo pendrive…) e instalar no microsd o sistema?
- ele esquenta muito? Posso deixar ligado 24/7? Preciso da versão com cooler?
- compensa mais comprar no aliexpress, mercado livre ou algum outro lugar?
Obrigada!
 
Pessoal, eu quero comprar um raspberry pi mas tenho umas dúvidas…
- quero instalar o Ubuntu server, se eu colocar o pendrive nele com a imagem do Ubuntu consigo formatar como um pc normal (boot pelo pendrive…) e instalar no microsd o sistema?
- ele esquenta muito? Posso deixar ligado 24/7? Preciso da versão com cooler?
- compensa mais comprar no aliexpress, mercado livre ou algum outro lugar?
Obrigada!
Vamos lá... Vou seguindo a ordem das suas perguntas:
1- Não, você faz a instalação do Ubuntu Server pelo RaspberryPi Imager. Pois ele cria as partições necessárias para funcionamento do Pi.
2- Não esquenta muito, depende muito do que você vai executar nele. Mas recomendo usar pelo menos um dissipador de calor ou uma case com cooler (como a que eu uso no meu Pi4 - Argon One) e sim, pode deixar ligado 24/7. Acho que a maior parte do pessoal, faz isso com ele.
3- Acredito que a diferença de preço do Aliexpress para o ML hoje esteja bem pouca. Mas ainda sim prefiro comprar no Aliexpress, até porque as mercadorias estão chegando bem rápido.
 
Vamos lá... Vou seguindo a ordem das suas perguntas:
1- Não, você faz a instalação do Ubuntu Server pelo RaspberryPi Imager. Pois ele cria as partições necessárias para funcionamento do Pi.
2- Não esquenta muito, depende muito do que você vai executar nele. Mas recomendo usar pelo menos um dissipador de calor ou uma case com cooler (como a que eu uso no meu Pi4 - Argon One) e sim, pode deixar ligado 24/7. Acho que a maior parte do pessoal, faz isso com ele.
3- Acredito que a diferença de preço do Aliexpress para o ML hoje esteja bem pouca. Mas ainda sim prefiro comprar no Aliexpress, até porque as mercadorias estão chegando bem rápido.
Legal, entendi! Muito obrigada!!!
 
De nada, qualquer dúvida, estamos aí! ;)
Rs, aproveitando então…
Estava olhando os kits e tem uns com microsd e um suporte de SD para encaixar esse cartão no notebook. E tem outros kits com uma espécie de pendrive que encaixa o microsd nele e pode usar no computador.
Qual será que fica mais fácil para instalar o SO no microsd e configurar depois disso? Quero mais para por um adguard e configurar DoH…
Obrigada novamente!
 
Qual será que fica mais fácil para instalar o SO no microsd e configurar depois disso?
Na minha experiência, tanto faz. Como uso bem mais o desktop, o que adapta pra usb é mais prático pq só tenho leitor de cartão no notebook
 
Rs, aproveitando então…
Estava olhando os kits e tem uns com microsd e um suporte de SD para encaixar esse cartão no notebook. E tem outros kits com uma espécie de pendrive que encaixa o microsd nele e pode usar no computador.
Qual será que fica mais fácil para instalar o SO no microsd e configurar depois disso? Quero mais para por um adguard e configurar DoH…
Obrigada novamente!
Nesse caso, tanto faz o adaptador. Recomendo bastante adaptadores de qualidade, para que tu não tenha problema de algum arquivo se corromper durante esse processo.
Você instala o S.O no uSD, coloca no pi e inicializa o sistema.
Após isso que você faz as configurações do AdGuard dentro do pi inicializado.
Eu uso esse AdGuard a muito tempo. Não troco por nada.
 
Instalei o Raspberry OS no sdcard pelo smartphone, vc baixa a ISO no pc, passa para o celular, pluga sdcard no compartimento do smartphone, baixa um app na play store e instala o OS no sdcard. Não precisei comprar SDcard Reader ou qq outra coisa para instalar o sistema, economiza uma grana.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo