• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Raspberry Pi - [TÓPICO DEDICADO]

Já tentou
localectl set-keymap br-abnt2
então depois que eu faço o login ele altera pois coloquei la no programinha que roda ao logar
eu queria alterar antes de logar pois eu tenho que ficar testando as teclas pra acertar (não permite auto login) :okay:
 
Galera bom dia,
Tudo bem com voces?
Estou com um problema no meu Raspberry Pi3, estou precisando configurar o WIFI no meu servidor. Eu tenho um servidor de DLNA e Samba configurado nele mas não poderei mais usar cabo de rede por questão de logistica no meu novo quarto.
Então eu tentei as seguintes maneiras para configurar o meu WIFI.

Eu criei um arquivo na pasta do BOOT chamado> wpa_supplicant.conf
dentro dele eu configurei o seguinte:

Código:
ctrl_interface=DIR=/var/run/wpa_supplicant GROUP=netdev
update_config=1
country=<Country Code>

network={
     ssid="<SSID>"
     psk="<PASSWORD>"
     scan_ssid=1
}

Ao reiniciar o Rasp o WIFI não conecta de forma alguma, eu coloquei a senha corretamente.

Dai eu tentei de uma forma diferente resolver o problema:
sudo iwlist wlan0 scan
sudo nano /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf
Código:
network={
   ssid="Test Wifi Network"
   psk="SecretPassWord"
}
ifconfig wlan0

mas ao reiniciar não conecta.

Dai minha ultima opção foi:

sudo raspi-config
Network options
coloquei a rede e a senha
O wifi conectou mas ao reiniciar o Rasp não conecta automaticamente, preciso configurar toda vez para o WIFI funcionar.

Alguem tem alguma possivel solução para isso? eu fico grato!
 
nome do arquivo
wpa_supplicant.conf

dentro do arquivo
country=BR
ctrl_interface=DIR=/var/run/wpa_supplicant GROUP=netdev
update_config=1

network={
ssid="nome da rede"
psk="senha"
}

na raiz do sd
 
nome do arquivo
wpa_supplicant.conf

dentro do arquivo
country=BR
ctrl_interface=DIR=/var/run/wpa_supplicant GROUP=netdev
update_config=1

network={
ssid="nome da rede"
psk="senha"
}

na raiz do sd

Eu tava colocando na pasta BOOT que seria o mesmo local que coloquei o arquivo SSH. Não seria lá?

O meu arquivo na basta boot ta assim, obs meu router é um Xiomi AX3000 com firmware chines.

rasp.jpg
 
Eu tava colocando na pasta BOOT que seria o mesmo local que coloquei o arquivo SSH. Não seria lá?

O meu arquivo na basta boot ta assim, obs meu router é um Xiomi AX3000 com firmware chines.

rasp.jpg
na rais do sd no mesmo lugar onde vc coloca o arquivo pra habilitar o ssh
depois que ele le o arquivo "some" e ele passa a reconectar sempre
 
na rais do sd no mesmo lugar onde vc coloca o arquivo pra habilitar o ssh
depois que ele le o arquivo "some" e ele passa a reconectar sempre

Eu coloquei la mas nao sumiu, sera q eu tenho que instalar algum pacote?
 
ta usando qual variante do sistema e qual versão do kernel ?
ja atualizou o firmware ?

A versão do meu esta em:
Linux raspberrypi 5.15.61-v7+ #1579 SMP Fri Aug 26 11:10:59 BST 2022 armv7l
pi@raspberrypi:~ $ cat /etc/debian_version
11.5

Distributor ID: Raspbian
Description: Raspbian GNU/Linux 11 (bullseye)
Release: 11
Codename: bullseye


Vou fazer o update conforme esse link:

Já te digo no que deu!


EDIT:

rpi-update is already the newest version (20210618).

Todo atualizado, vou fazer o teste do WIFI.

EDIT 2:

Fiz a configuração no raspi-config o WIFI conecta mas ao reiniciar o aparelho ele não conecta automaticamente. Um cara no forum gringo disse que talvez esteja ocorrendo isso pq o meu SD esta apenas com a permissão de apenas ler. Porem como eu fiz o update acredito que não esteja com essa opção. Não sei mais o que fazer pra esse WIFI conectar ao reiniciar :(
 
Última edição:
Galera, eu tenho um rasp 4 e uso ele pra torrent, plex e openmediavault, só que eu sinto falta só de uma coisa, que seria upar coisas pro google drive, direto do pi, sem precisar passar por outro pc.

Levando em conta que eu não uso interface gráfica, pra usar esses recursos, como eu poderia fazer isso? Valeu!

Outra pergunta: Como eu desfragmento meu HD Externo NTFS no Rasp?
 
Última edição:
A versão do meu esta em:
Linux raspberrypi 5.15.61-v7+ #1579 SMP Fri Aug 26 11:10:59 BST 2022 armv7l
pi@raspberrypi:~ $ cat /etc/debian_version
11.5

Distributor ID: Raspbian
Description: Raspbian GNU/Linux 11 (bullseye)
Release: 11
Codename: bullseye


Vou fazer o update conforme esse link:

Já te digo no que deu!


EDIT:

rpi-update is already the newest version (20210618).

Todo atualizado, vou fazer o teste do WIFI.

EDIT 2:

Fiz a configuração no raspi-config o WIFI conecta mas ao reiniciar o aparelho ele não conecta automaticamente. Um cara no forum gringo disse que talvez esteja ocorrendo isso pq o meu SD esta apenas com a permissão de apenas ler. Porem como eu fiz o update acredito que não esteja com essa opção. Não sei mais o que fazer pra esse WIFI conectar ao reiniciar :(
como vc ve se ele ta conectado pelo ip ou pelo roteador ?
 
como vc ve se ele ta conectado pelo ip ou pelo roteador ?

Coloco o cabo de rede e conecto via putty.
Eu segui esse tutorial aqui:

E dentro do arquivo de script eu coloquei isso:

cd ~/MagicMirror

sudo wpa_supplicant -c/etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf -iwlan0 -d

DISPLAY=:0 npm start

Quando reinicio o rasp o scrip sobe mas não conecta o WIFI. Não sei se fiz algo errado mas acredito que não.
Segue as prints da minha conf:

E aqui o log do script - https://pastecode.io/s/w9b2wrgx

INFO.jpg
 
Última edição:
Coloco o cabo de rede e conecto via putty.
Eu segui esse tutorial aqui:

E dentro do arquivo de script eu coloquei isso:

cd ~/MagicMirror

sudo wpa_supplicant -c/etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf -iwlan0 -d

DISPLAY=:0 npm start

Quando reinicio o rasp o scrip sobe mas não conecta o WIFI. Não sei se fiz algo errado mas acredito que não.
Segue as prints da minha conf:

E aqui o log do script - https://pastecode.io/s/w9b2wrgx

INFO.jpg
tenta ver onde fica o arquivo de inicialização pra executar o script la
vc sabe que o wifi do pt não e potente
 
tenta ver onde fica o arquivo de inicialização pra executar o script la
vc sabe que o wifi do pt não e potente

O script esta na pasta root e esta rodando, tem o log que postei no link:

O Wifi é 2.4ghz porem a placa de rede é /100 logo fica a mesma coisa praticamente. Realmente não sei que bug é esse do WIFI.
 
O script esta na pasta root e esta rodando, tem o log que postei no link:

O Wifi é 2.4ghz porem a placa de rede é /100 logo fica a mesma coisa praticamente. Realmente não sei que bug é esse do WIFI.
não o pi 3 ou menor so bate 12mb/s no máximo via wifi devido a restrição de inscrita no sd
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

to manually remove this file before starting wpa_supplicant again
ta com duplicidade o comando tem que rodar depois que o driver do wifi subir e ele ta sendo chamado 2 vezes
e qual arquivo vc editou pra adicionar e execução antes da interface gráfica ?
 
Última edição:
não o pi 3 ou menor so bate 12mb/s no máximo via wifi devido a restrição de inscrita no sd
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

to manually remove this file before starting wpa_supplicant again
ta com duplicidade o comando tem que rodar depois que o driver do wifi subir e ele ta sendo chamado 2 vezes
e qual arquivo vc editou pra adicionar e execução antes da interface gráfica ?

Não tenho interface grafica, apenas console mesmo. Eu segui esse tutorial:

e adicionei dentro do arquivo de script mm.sh que esta dentro da pasta root. Ta chamando 2 vezes pq achei que não tava rodando, ai ficou dessa maneira e nao sei remover um deles.
 
Não tenho interface grafica, apenas console mesmo. Eu segui esse tutorial:

e adicionei dentro do arquivo de script mm.sh que esta dentro da pasta root. Ta chamando 2 vezes pq achei que não tava rodando, ai ficou dessa maneira e nao sei remover um deles.
tem que chamar uma vez so e no final depois que carrega o driver do wifi antes não vai rolar
 
tem que chamar uma vez so e no final depois que carrega o driver do wifi antes não vai rolar

Como faço então pra chamar o driver do WIFI primeiro?
 
Como faço então pra chamar o driver do WIFI primeiro?
ve se tem como colocar um delay com o programa que vc ta usando pra isso
mais antes ele chama la em cima em na linha 50,51.52 na linha 4 ja esta chamando o programa
 
ve se tem como colocar um delay com o programa que vc ta usando pra isso
mais antes ele chama la em cima em na linha 50,51.52 na linha 4 ja esta chamando o programa

Desculpa a demora, tive que viajar e voltei ontem. Entao como seria a construçao da linha de comando para esse delay? Vc teria algo ai?
 
Desculpa a demora, tive que viajar e voltei ontem. Entao como seria a construçao da linha de comando para esse delay? Vc teria algo ai?
teria que dar uma olhada no forum aqui sempre conecta o wifi mais uso interface gráfica
vc reservou um endereço ip pro pi no roteador ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo