• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Raspberry Pi - [TÓPICO DEDICADO]

Eu tenho dois raspberry, pi 3b+ e pi4 8gb. Qual é o melhor para fazer o nas? Estou pensando em nas em um e emulador em outro.

E um quero usar o NAS, PLEX, TORRENT E HD 2.5 1TB.
O outro Batocera com jogos.
Depende das suas necessidades de velocidade. Se 300Mbps te atenderem e vc não pretender realizar transcoding com o plex, então a Pi 3b+ serve e aí vc pode aloprar com emuladores na pi 4.
 
Rapaz, fui ver a Pi Zero W 2 pra compra no Aliexpress, R$ 400. Que locura.
 
Rapaz, fui ver a Pi Zero W 2 pra compra no Aliexpress, R$ 400. Que locura.
Dia 23/11/2020 eu comprei meu Raspberry Pi 4 4GB com um kit. Total com frete deu 456 reais no ali, dólar estava 5,38. Depois de ver teu post fui consultar novamente na mesma loja, o mesmo kit já passa de 800 reais. Inacreditável.
 
Fala povo... Algum dos senhores já conseguiu instalar o zabbix após atualizar o sistema para o RaspberryPi OS 11?
Quando estava na versão 10 eu conseguia instalar de boa, porém agora não dá mais.
 
Rapaz, fui ver a Pi Zero W 2 pra compra no Aliexpress, R$ 400. Que locura.
Eu comprei 2 raspberry pi 4 com 2gb de ram por +- 450 reais, via aliexpress, não fui taxado... faz uns bons meses. Junta escassez global de chips e nossa moeda desvalorizada. É uma dupla afanada da mão invisível do mercado.
 
Eu estava querendo instalar o FreeDOS de forma nativa o Raspberry PI, mas sei que não tem como pela arquitetura. Mas existe algo parecido? Obrigado!!
 
Galera, decidi dar um uso pra meu Pi4 e configurei ele como NAS/dns/download de torrents. Tá tudo funcionando legal, segui alguns tutoriais e tal...

Eu instalei o Raspbian Lite 11 (64bits) e finalmente consegui alcançar a velocidade correta em transferência de arquivos, varia um pouco mas geralmente fica em 100mb/s, coisa que nunca consegui com a versão 32bits, ficava em 30mb/s, sei lá porquê...

Enfim, tudo legal, mas falta uma coisinha pra ficar perfeito: Conseguir enviar arquivos pro meu Google Drive pelo Pi4.
Como eu to na versão Lite, não tenho interface gráfica, acesso tudo pelo SSH ou pelas Web UI (qbittorrent, pihole e openmediavault).
Qual seria a melhor forma de resolver esse meu problema? Tem alguma forma de abrir um browser em web ui (ou coisa parecida) e enviar os arquivos?

Valeu pela ajuda e feliz natal!
 
Fala, blz ?

Estou querendo adquirir o Raspberry PI 4B, provavelmente o com 4 GB. Gostaria de saber onde comprar no Brasil, de preferência e principalmente onde adquirir os acessórios e quais adquirir.

Quero montar um sistema de qualidade para monitoramento da área externa do imóvel. O motivo de escolher o PI é que também tenho interesse em aprender mais, pois no futuro quero colocar mais funcionalidades (nele mesmo e/ou adquirir outros), como por exemplo roteador wireless e NAS.

Procurei em outros lugares e a informação é muito escassa, principalmente sobre o 4B.

Agradeço a ajuda.
 
Fala, blz ?

Estou querendo adquirir o Raspberry PI 4B, provavelmente o com 4 GB. Gostaria de saber onde comprar no Brasil, de preferência e principalmente onde adquirir os acessórios e quais adquirir.

Quero montar um sistema de qualidade para monitoramento da área externa do imóvel. O motivo de escolher o PI é que também tenho interesse em aprender mais, pois no futuro quero colocar mais funcionalidades (nele mesmo e/ou adquirir outros), como por exemplo roteador wireless e NAS.

Procurei em outros lugares e a informação é muito escassa, principalmente sobre o 4B.

Agradeço a ajuda.
Eu tenho um, acho que é o B, sinceramente não faço ideia... Comprei no ML e tudo que pesquiso sobre colocar nele, como um case com ventoinha que tenho, também vejo no ML. Agora to até namorando comprar um case com M.2, também pelo ML.

Qual informação você precisa? Num tem muito o que errar... talvez a fonte, mas é só seguir o indicado pelo fabricante:
  • Tensão de saída: 5,1VDC 3,0A
  • Tensão de entrada: de 96 a 264VAC
Na verdade vende a fonte original dele no ML, o meu eu já comprei com ela...

Mas diz aí se precisa de mais coisa que te ajudo se puder.

EDIT: Sim, o meu é um Raspberry Pi 4 Model B Rev 1.1 com 4GB de RAM
 
Última edição:
Meu primo queria um Rasp para emuladores e Plex a única exigência dele foi... cooler RGB, pior que o bagulho é bem construído, tem contato com o CPU e RAM.

20191130-162251.jpg
 
Eu tenho um, acho que é o B, sinceramente não faço ideia... Comprei no ML e tudo que pesquiso sobre colocar nele, como um case com ventoinha que tenho, também vejo no ML. Agora to até namorando comprar um case com M.2, também pelo ML.

Qual informação você precisa? Num tem muito o que errar... talvez a fonte, mas é só seguir o indicado pelo fabricante:
  • Tensão de saída: 5,1VDC 3,0A
  • Tensão de entrada: de 96 a 264VAC
Na verdade vende a fonte original dele no ML, o meu eu já comprei com ela...

Mas diz aí se precisa de mais coisa que te ajudo se puder.

EDIT: Sim, o meu é um Raspberry Pi 4 Model B Rev 1.1 com 4GB de RAM

Opa, valeu.

A fonte era uma das dúvidas. Valeu.

Quando você comprou, comprou um dos kits ou foi pesquisando peça por peça e comprou separado ?

Sobre o case, eu queria um case fechado, mas fico preocupado com a questão de temperatura? Como que fica a temperatura aí? É necessário usar cooler ou ele vai bem sem ?
 
Opa, valeu.

A fonte era uma das dúvidas. Valeu.

Quando você comprou, comprou um dos kits ou foi pesquisando peça por peça e comprou separado ?

Sobre o case, eu queria um case fechado, mas fico preocupado com a questão de temperatura? Como que fica a temperatura aí? É necessário usar cooler ou ele vai bem sem ?
Comprei logo num kit, só comprei a Case separadamente. Na minha experiência, sim, precisa de um cooler com dissipação, a placa fica muito quente sem.
Eu comprei essa aqui:
D_NQ_NP_855034-MLB48098278527_112021-O.webp

Funciona muito bem, mesmo com bastante uso a temperatura fica bem de boa:
Em IDLE
Código:
pi@raspberrypi:~ $ vcgencmd measure_temp
temp=39.9'C

Copiando um arquivo pela rede, já que um dos usos que dou a ele é ser um NAS:


Independente da que vc pegue, recomendo bastante.
Tenho um Rasp 3B que nao tem ventoinha, só uns dissipadores, dentro de um case todo fechado... Não fica muito bom se eu quiser usar com alguma coisa mais pesada... Com emuladores até vai bem.
 
Última edição:
Comprei logo num kit, só comprei a Case separadamente. Na minha experiência, sim, precisa de um cooler com dissipação, a placa fica muito quente sem.
Eu comprei essa aqui:
D_NQ_NP_855034-MLB48098278527_112021-O.webp

Funciona muito bem, mesmo com bastante uso a temperatura fica bem de boa:
Em IDLE
Código:
pi@raspberrypi:~ $ vcgencmd measure_temp
temp=39.9'C

Copiando um arquivo pela rede, já que um dos usos que dou a ele é ser um NAS:


Independente da que vc pegue, recomendo bastante.
Tenho um Rasp 3B que nao tem ventoinha, só uns dissipadores, dentro de um case todo fechado... Não fica muito bom se eu quiser usar com alguma coisa mais pesada... Com emuladores até vai bem.

Valeu pela resposta top.

Minha única preocupação com o case aberto é se eu precisar encostar nele. Aí teria que desligar para evitar descarga elétrica e risco de queimar a placa, não é isso?

E sobre os coolers, ouvi dizer que são barulhentos e isso para mim se torna um impeditivo, qual sua experiência neste aspecto ?
 
Valeu pela resposta top.

Minha única preocupação com o case aberto é se eu precisar encostar nele. Aí teria que desligar para evitar descarga elétrica e risco de queimar a placa, não é isso?

E sobre os coolers, ouvi dizer que são barulhentos e isso para mim se torna um impeditivo, qual sua experiência neste aspecto ?
Eu meto a mão toda hora no dissipador, na placa, no cooler, nas USB.... nunca queimei nada...

Fazem um barulhinho chato mesmo... eu iria entao com a Argon One, com ou sem m.2, ai é contigo. Eu to namorando ela faz um tempo, mas... Cadê a coragem pra gastar nisso? kkkkk
 
Comprei logo num kit, só comprei a Case separadamente. Na minha experiência, sim, precisa de um cooler com dissipação, a placa fica muito quente sem.
Eu comprei essa aqui:
D_NQ_NP_855034-MLB48098278527_112021-O.webp

Funciona muito bem, mesmo com bastante uso a temperatura fica bem de boa:
Em IDLE
Código:
pi@raspberrypi:~ $ vcgencmd measure_temp
temp=39.9'C

Copiando um arquivo pela rede, já que um dos usos que dou a ele é ser um NAS:


Independente da que vc pegue, recomendo bastante.
Tenho um Rasp 3B que nao tem ventoinha, só uns dissipadores, dentro de um case todo fechado... Não fica muito bom se eu quiser usar com alguma coisa mais pesada... Com emuladores até vai bem.

Valeu pela resposta top.

Minha única preocupação com o case aberto é se eu precisar encostar nele. Aí teria que desligar para evitar descarga elétrica e risco de queimar a placa, não é isso?

E sobre os coolers, ouvi dizer que são barulhentos e isso para mim se torna um impeditivo, qual sua experiência neste aspecto ?
Eu meto a mão toda hora no dissipador, na placa, no cooler, nas USB.... nunca queimei nada...

Fazem um barulhinho chato mesmo... eu iria entao com a Argon One, com ou sem m.2, ai é contigo. Eu to namorando ela faz um tempo, mas... Cadê a coragem pra gastar nisso? kkkkk

Valeu.

Eu vou comprar a versão com o case aberto e os dissipadores de alumínio. O jeito vai ser arriscar mesmo, kkk

Só não comprei ainda porque o kit sai por uns 1.200,00.

Sobre o Argon one, também curti muito. Parece que ele permite ajustar a rotação das fans via software. Muito interessante.

E lá fora está 45 dólares. Pelo que sei isso está dentro da faixa de isenção de imposto de importação. Talvez assim valha a pena ?
 
Valeu pela resposta top.

Minha única preocupação com o case aberto é se eu precisar encostar nele. Aí teria que desligar para evitar descarga elétrica e risco de queimar a placa, não é isso?

E sobre os coolers, ouvi dizer que são barulhentos e isso para mim se torna um impeditivo, qual sua experiência neste aspecto ?


Valeu.

Eu vou comprar a versão com o case aberto e os dissipadores de alumínio. O jeito vai ser arriscar mesmo, kkk

Só não comprei ainda porque o kit sai por uns 1.200,00.

Sobre o Argon one, também curti muito. Parece que ele permite ajustar a rotação das fans via software. Muito interessante.

E lá fora está 45 dólares. Pelo que sei isso está dentro da faixa de isenção de imposto de importação. Talvez assim valha a pena ?
Aí eu não sei responder, nunca comprei importado....
 
Eu adotei uma solução mais simples e barata. Comprei separados, o raspberry pi4, um case de plastico com uma ventoinha junto (3x 3 cm?) e uns dissipadores de alumínio pequenos com adesivo, tudo via shopee e ou ali express. Links pra itens similares. * Não é recomendação de compra.


 
Eu adotei uma solução mais simples e barata. Comprei separados, o raspberry pi4, um case de plastico com uma ventoinha junto (3x 3 cm?) e uns dissipadores de alumínio pequenos com adesivo, tudo via shopee e ou ali express. Links pra itens similares. * Não é recomendação de compra.


Eu comprei um kit no aliexpress desse jeito aí.
Tá funcionando bem aqui.
 
Valeu pelas respostas. Eu comprei a placa no Brasil mesmo porque o preço está a mesma coisa e chega bem mais rápido.

Aí estou vendo um kit com fonte original + dissipadores, case e cabo hdmi.
 
Estou fechando a compra dos acessórios. Qual o maior cartão SD que o Rasp 4B suporta?

E sabem se um sandisk U10 A1 dá conta do recado ?
 
Última edição:
Estou fechando a compra dos acessórios. Qual o maior cartão SD que o Rasp 4B suporta?

E sabem se um sandisk U10 A1 dá conta do recado ?
Se você quer performance mesmo o ideal é pegar um SSD Sata ou M.2, esses cartões SD são bem lentos... Eu tenho um Sandisk 64GB e dá pra usar bem, mas até um pendrive é mais rápido que ele....
 
Se você quer performance mesmo o ideal é pegar um SSD Sata ou M.2, esses cartões SD são bem lentos... Eu tenho um Sandisk 64GB e dá pra usar bem, mas até um pendrive é mais rápido que ele....
Tô pensando em pegar o kit upgrade da case Argon One M2.
Vem o adaptador usb, a parte de baixo com o M2 e mais um nvme de 128Gb
 
@Himitsu em um segundo momento estou pretendendo colocar um SSD nele, mesmo que "pendurado". Mas em um primeiro momento gostaria de deixar um SD, até para testar se isso já me atende.

Eu havia lido a algum tempo que o Rasp tem limitações quanto ao tamanho do SD, isso é verdade ?

E sobre a velocidade, se eu colocar um SD A3 nele, existe alguma restrição quanto a isso?

E voltando no SSD, fico na dúvida se vale a pena no meu caso porque eu não pretendo deixar nada armazenado nele, mas sim em uma pasta compartilhada na rede, que é toda Gigabit com cabos de boa qualidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tô pensando em pegar o kit upgrade da case Argon One M2.
Vem o adaptador usb, a parte de baixo com o M2 e mais um nvme de 128Gb

Quanto está saindo esse kit?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo