Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

........
Estou pensando em colocar uma proteção para ADSL, e vi esse cara aqui: http://www.lojaclamper.com.br/clamper-energia-tel

O certo seria ligá-lo à tomada, colocar o RJ-11 que vem da Oi em "Linha" e ligar a porta "Equip" no modem ADSL?
Essa proteção é o suficiente para proteger a de rede que vai para meu PC, certo?

Outra coisa, ele possui uma tomada (saída). Nessa tomada deve ser ligado especificamente o modem da Velox ou qualquer outro equipamento (telefone, por exemplo)?
@torrentman @josé Amilton @lfaller

Quem puder ajudar, agradeço!
Essa proteção ajudará no caso de surtos de tensão.. Se vai resolver todos os problemas a enfrentar não é possível saber, afinal um raio, por exemplo, caminha desde a nuvem até ai na sua casa e vais querer que essa coisinha dai, desse tamanho vá segurar e domar esse raio????

Naquela tomada que sobrou podes ligar qualquer coisa desde seu modem, televisor, telefone, até mesmo o abajour...
 
Essa proteção ajudará no caso de surtos de tensão.. Se vai resolver todos os problemas a enfrentar não é possível saber, afinal um raio, por exemplo, caminha desde a nuvem até ai na sua casa e vais querer que essa coisinha dai, desse tamanho vá segurar e domar esse raio????

Naquela tomada que sobrou podes ligar qualquer coisa desde seu modem, televisor, telefone, até mesmo o abajour...
Obrigado pela resposta.

Para ser sincero, minha preocupação é em relação a danificar o PC através do cabo de rede. Tudo no meu computador fica no Clamper Multi Energia 8 (porém esse não tem proteção de rede, apenas o Multi Proteção tem a proteção de rede). Meu objetivo com esse "adicional" é proteger a parte da rede que vai para o PC. Para esse objetivo em específico, é o equipamento recomendado?

Pelo que eu entendi, como já tenho o Clamper para gabinete, monitor, etc, ficaria faltando apenas a proteção da rede para ficar "100% protegido".

Caso eu tenha entendido errado, pode me falar.

Se quiser acrescentar qualquer sugestão, fique a vontade.

Abraços
 
Última edição:
Foi justo por isso, para complementar a proteção em uma config genérica, que a Clamper deve ter lançado a versão multi proteção que protege tanto a entrada de rede quanto a entrada da internet caso ela venha sobre linha telefônica, cabo da TV a cabo, ou antena de rádio. Grande parte das pessoas pensa que aquela proteção, mais ou menos valorada em cerca de R$ 50, serve para proteger o velho aparelho telefônico, herança da sua avó, de R$ 18,00..
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-804095490-aparelho-telefnico-intelbras-emft-15-cor-bord-_JM

aparelho-telefnico-intelbras-emft-15-cor-bord-D_NQ_NP_713015-MLB25105675705_102016-F.jpg


Na verdade essas proteções adicionais visam proteger seu PC de surtos de tensão derivados de descargas atmosféricas induzidas nessas linhas que transportam a internet...
 
Galera, atualmente ligo meus equipamentos (monitor, gabinete, carregador do cel e impressora) no meu Clamper Multi Energia 8 (tudo isso fica no meu quarto). O modem da Velox/telefone ficam na sala. Usava sempre tudo wifi, agora vou passar a usar cabo (RJ-45 que vai do modem da Velox para o meu PC).
Estou pensando em colocar uma proteção para ADSL, e vi esse cara aqui: http://www.lojaclamper.com.br/clamper-energia-tel

O certo seria ligá-lo à tomada, colocar o RJ-11 que vem da Oi em "Linha" e ligar a porta "Equip" no modem ADSL?
Essa proteção é o suficiente para proteger a de rede que vai para meu PC, certo?

Outra coisa, ele possui uma tomada (saída). Nessa tomada deve ser ligado especificamente o modem da Velox ou qualquer outro equipamento (telefone, por exemplo)?
@torrentman @josé Amilton @lfaller

Quem puder ajudar, agradeço!

Os protetores contra sobretensão sempre ajudam mas eles não fazem milagres. Muitas vezes o projeto elétricos da edificação é importante pela equalização dos terras. essa equalização é uma garantia de não existir diferenças de potencias entre os terras. A não muito tempo comentei aqui, onde moro, o local não tem nada equalizado e prefiro nas tempestades desligar o PC. Certo dia , por esquecimento, caiu um raio ao lado e foi quase tudo do PC alem de outros danos em vizinhos e sistemas de porteiro eletrônico e câmeras de segurança. Estou aqui com um protetor básico só para surtos da rede, porque para o resto precisava de uma alteração no projeto de aterramento das edificações por aqui ou seja; uma malha geral para equalizar todos os terras que existem. Cito como exemplo; Os para raios no alto das edificações deveriam irem se interligar nesta malha. A energia elétrica o terra dos medidores também deveriam irem até esta malha hipotética, os terras de telefonia, NET e outras, todos ligados a esta malha geral.
Assim teríamos uma atuação mais eficiente dos protetores, sem sobretensões adicionais por diferenças de potencial entre terras.
Mas digo sempre, é melhor ter que não ter, pelo menos tens a proteção entre os condutores.


Boa sorte.
 
Os protetores contra sobretensão sempre ajudam mas eles não fazem milagres. Muitas vezes o projeto elétricos da edificação é importante pela equalização dos terras. essa equalização é uma garantia de não existir diferenças de potencias entre os terras. A não muito tempo comentei aqui, onde moro, o local não tem nada equalizado e prefiro nas tempestades desligar o PC. Certo dia , por esquecimento, caiu um raio ao lado e foi quase tudo do PC alem de outros danos em vizinhos e sistemas de porteiro eletrônico e câmeras de segurança. Estou aqui com um protetor básico só para surtos da rede, porque para o resto precisava de uma alteração no projeto de aterramento das edificações por aqui ou seja; uma malha geral para equalizar todos os terras que existem. Cito como exemplo; Os para raios no alto das edificações deveriam irem se interligar nesta malha. A energia elétrica o terra dos medidores também deveriam irem até esta malha hipotética, os terras de telefonia, NET e outras, todos ligados a esta malha geral.
Assim teríamos uma atuação mais eficiente dos protetores, sem sobretensões adicionais por diferenças de potencial entre terras.
Mas digo sempre, é melhor ter que não ter, pelo menos tens a proteção entre os condutores.


Boa sorte.

Valeu, obrigado pela resposta.
Eu cheguei a ver esse vídeo, mas ainda não vi usuários dando feedback sobre o produto. Talvez eu arrisque.

Abraços
 
Tá, pra resolver tudo logo então, deixa ver se entendi:

Uso uma fonte 800w, monitor, HD Externo, Carregador de Celular, Modem, Roteador, caixa de som, tudo ligado em um estabilizador, a uns 8 anos.

Tenho que trocar pra clamper e ponto final, é isso? Descartaria o estabilizador, pra qual uso ele serviria?

Valeu!
 
y3mUVPyMe3xFpyMVo_5Yz_ZQTqA61QbsS2Bx28rHKiIhlWJT8bdocLKyEq9oTqyLxs_Yd9cBDMnmEKlsuRDfUbcODJO_WXH9SjlkmySgkduFgXQQ9tB0vjFhXZqsdmkSVxgqRB8Jdz1o8lt7XIX0i61CCFUSMBcy2o25uRYWFNRCds


estou muito feliz com essa aquisição

99 reais na picahu, acabou o preto porem agora mais seguro sem aquele estabilizador velho e barulhento
 
Isso aí abaixo serve melhor que estabilizador e filtro de linha, ou não serve pra nada?

ZbRrrFajAGuQy0ilMgHzVS406lw6k4gv0Jp-6_UaYwz3gOZgVbfx2sAqeBT4ysNgzHOBUxBZl_cy8ITf_uz-67VIpTiTrkJqil-crzAaPUmxQmurfoZBcxEV8n8Z8vaXwj5wiHwwm0Sq__ZnOJ4EpCnfoMCJ1wOP65SGXv2CC40qmbOeuFb6qk80nzlpJ-KGzTvTOAtC88WTpn2Q5zDd831OkEjlvMBX7U4UZiSVxb_2Jmgchx5W1KkrhpS4rRFwdfvhvI-hc116Vspo1wgWCEIkIrlA9gxZB8shZTEjk1qGQZPC4bQIaoH1S68Uw2wDalLIx9fLhoQQhQShvUUmHfnxXsA7WQCvqvB82JQhpcOBifOQo-2ar6RLfAxP5NHH1kOMDsmvMKcscCb258CMREgv2Z763zMEOODoCGUxETuKZbo3xFAbc111NqLna_YvoFltk_m3sefq0fTCjovlWab55fJmG9w799lWZ5qmFHH3KQR_CoPuiiNAgAVGGAjq20jZ9cpU9PrTMgqZapYNAHdMs8hdFQt82KEKLXwoEm4Yj7q1ZBMgvjNDSJ7wRRDORuLQOs_ujj2HzsVFKljed75J9-SEKx8CX180pr9TVcnAVyt1_EZbKN_5nEa5goUpAf4pKCC8cztLpOYnWDd0aUcCXZPJFICLGK74jbnwBDA=w702-h935-no
 
O filtro de linha iClamper 5 aguenta 1270 Watts e a impressora demanda no máximo 510 Watts.. O que você acha?? São dados de manual de cada um deles.
É só consultar..
 
O filtro de linha iClamper 5 aguenta 1270 Watts e a impressora demanda no máximo 510 Watts.. O que você acha?? São dados de manual de cada um deles.
É só consultar..

É que quando liguei a impressora juntamente com outros aparelhos no filtro senti um cheiro estranho nela ao imprimir uma quantidade maior de folhas, por isso a pergunta. Achei que podia ser algo relacionado ao filtro.
 
Eu moro num setor de chacara e toda a cidade e na base do gato, sendo assim nos postes não tem aqueles transformadores da companhia elétrica, não sei se é por isso mas próximo a minha casa tem uma serralheria e sempre que o carinha tá trabalhando rola uns pico de energia por conta das máquinas dele! E nessas horas meu estabilizador estala mais que queima de fogos em copacabana! Tem tbm o fato de não minha região cair muito raio e tals, minha dúvida e! No meu caso é mais prejudicial à máquina ficar com ou sem estabilizador? Ou qual seria a melhor opção para mim? Lendo o tópico pensei em talvez uma régua?
Obs; minha fonte e uma cx 600w e meu estabilizador na verdade é um noobreak que não carrega mais ^^.
 
Eu moro num setor de chacara e toda a cidade e na base do gato, sendo assim nos postes não tem aqueles transformadores da companhia elétrica, não sei se é por isso mas próximo a minha casa tem uma serralheria e sempre que o carinha tá trabalhando rola uns pico de energia por conta das máquinas dele! E nessas horas meu estabilizador estala mais que queima de fogos em copacabana! Tem tbm o fato de não minha região cair muito raio e tals, minha dúvida e! No meu caso é mais prejudicial à máquina ficar com ou sem estabilizador? Ou qual seria a melhor opção para mim? Lendo o tópico pensei em talvez uma régua?
Obs; minha fonte e uma cx 600w e meu estabilizador na verdade é um noobreak que não carrega mais ^^.
Uma proteção decente contra surtos de tensão e, se sua internet chega ai sobre a rede telefônica ou da TV a cabo, há que proteger também essa linha por onde a mesma chega.
Para isso a melhor proteção por aqui, em nosso mercado, é essa dai: http://www.lojaclamper.com.br/clamper-multiprotecao-8-branco
 
Eu moro num setor de chacara e toda a cidade e na base do gato, sendo assim nos postes não tem aqueles transformadores da companhia elétrica, não sei se é por isso mas próximo a minha casa tem uma serralheria e sempre que o carinha tá trabalhando rola uns pico de energia por conta das máquinas dele! E nessas horas meu estabilizador estala mais que queima de fogos em copacabana! Tem tbm o fato de não minha região cair muito raio e tals, minha dúvida e! No meu caso é mais prejudicial à máquina ficar com ou sem estabilizador? Ou qual seria a melhor opção para mim? Lendo o tópico pensei em talvez uma régua?
Obs; minha fonte e uma cx 600w e meu estabilizador na verdade é um noobreak que não carrega mais ^^.

Olha este tipo de sobretensão não vai resolver com um filtro desses comuns de linha.
Eu tive um caso de queima constante de um no-break de 3 Kva e, quando chegou na terceira vez resolvi analisar as instalações elétricas do cliente. Constatei que no mesmo poste onde é coletado a rede também estava ligado a linha de uma serralheria , a qual, gerava a sobretensão. Então fiz um filtro especial duplo Phi, isto é, envolvendo indutores capacitores e varistores.assim foi resolvido o problema deste cliente.
Uma outra solução é adicionar supressores corretamente calculados em cascata, deixando este indicado pelo pessoal como sendo o último.
Veja o exemplo dos níveis de tensão para entrada de energia, distribuição e equipamentos. A diferença é que no Brasil o último nível é de 800 Vac. - NBR 5410 define 0,8 KV:
NiveisdeproteoA.jpg

Boa sorte.
 
Última edição:
Olha este tipo de sobretensão não vai resolver com um filtro desses comuns de linha.
Eu tive um caso de queima constante de um no-break de 3 Kva e, quando chegou na terceira vez resolvi analisar as instalações elétricas do cliente. Constatei que no mesmo poste onde é coletado a rede também estava ligado a linha de uma serralheria , a qual, gerava a sobretensão. Então fiz um filtro especial duplo Phi, isto é, envolvendo indutores capacitores e varistores.assim foi resolvido o problema deste cliente.
Uma outra solução é adicionar supressores corretamente calculados em cascata, deixando este indicado pelo pessoal como sendo o último.
Veja o exemplo dos níveis de tensão para entrada de energia, distribuição e equipamentos. A diferença é que no Brasil o último nível é de 80 Vac. - NBR 5410 define 0,8 KV:
NiveisdeproteoA.jpg

Boa sorte.

Supresores e como se fosse djuntores? Quanto custam? Eu coloco pra casa inteira ou só para o pc? Tive problema de tela azul a uns dias depois de tirar uma das minhas memórias o erro parou, esses picos de energia podem ser os responsaveis por estragar a memória?
 
Supresores e como se fosse djuntores? Quanto custam? Eu coloco pra casa inteira ou só para o pc? Tive problema de tela azul a uns dias depois de tirar uma das minhas memórias o erro parou, esses picos de energia podem ser os responsaveis por estragar a memória?

Não!
Estais completamente errado.
Supressores são dispositivos para limitar determinado nível de tensão. O que ocorre é sempre se colocar uma proteção em série para limitar a capacidade de curto circuito do componente ou da instalação elétrica.
Por exemplo, cai um raio na linha cuja energia é superior a capacidade do protetor que entra em curto. Nesse caso ele colocará a linha de alimentação também em curto contra o terra gerando uma sobrecorrente ou corrente de curto. Assim se coloca um disjuntor ou fusível em série para que atua e abra o componente do circuíto.
Espero ter esclarecido.
 
Não!
Estais completamente errado.
Supressores são dispositivos para limitar determinado nível de tensão. O que ocorre é sempre se colocar uma proteção em série para limitar a capacidade de curto circuito do componente ou da instalação elétrica.
Por exemplo, cai um raio na linha cuja energia é superior a capacidade do protetor que entra em curto. Nesse caso ele colocará a linha de alimentação também em curto contra o terra gerando uma sobrecorrente ou corrente de curto. Assim se coloca um disjuntor ou fusível em série para que atua e abra o componente do circuíto.
Espero ter esclarecido.

intendo!! entao vc acha q uns 3 em cascata ja resolve? tem algum problema? e eu instalo eles antes ou depois do djuntores?
 
intendo!! entao vc acha q uns 3 em cascata ja resolve? tem algum problema? e eu instalo eles antes ou depois do djuntores?

Sim, mas observa o aterramento que deve ser único conforme mostra meu post acima ou que seja equalizado.

Achei interessante este vídeo caseiro, testando um varistor. O autor não parece ser um técnico especializado ou engenheiro pois saberia como funciona um varistor, o qual , pertence a família dos semi condutores, com uma curva característica muito parecida com as do zener.
Achei interessante porque eu sempre recomendo colocar em série um disjuntor ou fusível com o componente, vídeo mostra porque.
Vejam;
 
Última edição:
Eu não sei se é o local adequado para isso, mas como o pessoal aqui manja horrores aqui vai um baita problemão da rede elétrica de casa.

Tudo começou quando me mudei para um apto próprio início de janeiro. Ao instalar meu PC no local notei que saia um baita zunido da fonte (corsair vx550)..Esse zunindo era intermitente...ele elevava o barulho e regredia (tipo um efeito onda, se é q vcs entendem o que quero dizer), depois parava alguns segundos ou até poucos minutos e voltava a fazer de novo.
Resultado, depois de 1 mês, quando apertei o power do pc, a fonte explodiu e saiu fumaça pra tudo q era lado.

Blz, achei q o problema estava na fonte queimada. mesmo ela nunca tendo feito um zunido sequer na residencia anterior, e depois disso resolvi pegar uma boa que estava sobrando na casa do meu irmão, uma sea sonic 520 eu acho; assim que instalei no pc e liguei, começou a dar altos estalos nela...e esses estalos era mais frequentes sempre q eu jogava algo...ainda assim, na minha ignorância, achei q o problema era na fonte (apesar de na casa do meu irmão ela funcionar sem barulhos). Resultado, um dia quando fui ligar o pc ele não ligava mais...levei num técnico e ele constatou que a fonte já era.

Ok, resolvei comprar uma coolermaster storm gx 650, indicação até aqui do forum, e assim que instalo e ligo o pc....faz o mesmo zunido que a corsair fazia!!

Diante disso, chamei um eletricista e ele constatou que as tomadas estava com as polarizações invertidas, trocando todas da casa praticamente, verificou tb o disjuntor (monofásico) e viu que estava tudo certo, usou uns aparelhos lá e tb constatou que não havia nenhuma variação na tensão (sei lá o nome, acho q era isso).

Depois de ter feito isso tudo, eu fui lá testar o pc e............continuava o zunido! Indaguei ao eletricista que me disse que era bom ver a frequência da rede de energia, já que ele não tinha o equipamento, e aparentemente a rede elétrica estava com tensão muito boa (aqui são 220v, e no aparelho deve constava tipo 229 eu acho)...

Eu não sei mais o que fazer, alguém pode dar uma ajuda?

P.S: não uso estabilizador há anos. Meu pc sempre foi ligado no filtro da clamper. testei com e sem o filtro e os barulhos continuavam do mesmo jeito.
@lfaller
 
É caso de benzedura!!!
Não consigo imaginar o que exatamente possa estar havendo ai na sua casa. Os sintomas por por você relatados levam a acreditar em sujeira, excesso de harmônicos na rede elétrica. Esses harmônicos são geralmente inseridos na rede elétrica por cargas descompensadas, por chuveiros elétricos com controle eletrônico da água quente, por motores pesados, por alguma eletrônica pesada pela vizinhança (típico de zonas industriais com muitas máquinas e equipamentos elétricos na vizinhança).
Eu, com algum conhecimento de eletrônica, faria um filtro de linha decente, de ordem mais elevada (quinta ordem e não primeira ordem como um filtro típico da Clamper) , e colocaria antes da fonte..
Algo assim:
Filter5order_Sch.jpg

Os dois resistores de 1 ohm, na entrada, representam a rede elétrica e o resistor de 90 ohms na saída representa a carga. Nenhum desses três resistores deve ser inserido no filtro, só estão ai para simulação e obtenção do gráfico de resposta do filtro em condições mais reais de uso.


Cuja curva de resposta é aproximadamente essa daqui:
Filter5order.jpg

Esse filtro apresenta em 60 Hz (frequência da rede elétrica) uma atenuação desprezível de 0,019 dB e em 7,6 KHz uma atenuação de 40 dB que significam reduzir em mais de 100 vezes a amplitude de harmônicas sobrepostas a rede elétrica


Cuja visão montado é essa daqui:
1Filtro.jpg


Ele é foi feito com uso de um indutor duplo (aquele mais bonitinho), retirado de uma TV antiga, sucata, da entrada de sua fonte e com outro indutor duplo, enrolado a mão, com fio cabinho isolado, em um núcleo de ferrite toroidal com diâmetro externo aproximado de 3 cm. No mais são capacitores associados para se chegar na capacitância desejada. A parte dos varistores e fusíveis térmico nem é necessário que aportes, embora úteis como proteção contra surtos de tensão..

Sinto muito lhe dar como possível resposta isso dai como tarefa a realizar, mas é melhor do que nada te responder ou simplesmente diagnosticar harmônicos sem te dar um caminho..Ache alguém com capacidade de elaborar isso dai, que é realmente simples, e quem sabe te livras do problema..

Esse filtro eu usei e está documentado ai nesse tópico: Como tornei útil um estabilizador, datado do início de 2008, quase 10 anos atrás..
 
Desculpa Lfaller, mas n entendi quase nada do que disse :okay:
Mas em resumo, eu moro no último andar do prédio.
Sei que aqui em cima tem a bomba de água do prédio. Será que é isso q ta ferrando a energia daqui ?
 
Desculpa Lfaller, mas n entendi quase nada do que disse :okay:
Mas em resumo, eu moro no último andar do prédio.
Sei que aqui em cima tem a bomba de água do prédio. Será que é isso q ta ferrando a energia daqui ?

São situações distintas:
Uma é sobretensão gerada por partidas de motores ou chaveamento de capacitores ou cargas de grande porte.
Outra e a geração de harmônicos gerado por chaveamento eletrônico que geram ruídos indesejáveis na rede danificando equipamentos.
No primeiro filtros contra sobretensões podem resolver.
No segundo só isso não basta, precisa de filtro para atenuar ou eliminar estes harmônicos conforme o Faller detalhou acima. Quem pode gerar estes harmônicos, acionamentos eletrônicos ( conversores) de elevadores, chuveiros eletrônicos, controlador eletrônico de ar condicionado etc...
 
São situações distintas:
Uma é sobretensão gerada por partidas de motores ou chaveamento de capacitores ou cargas de grande porte.
Outra e a geração de harmônicos gerado por chaveamento eletrônico que geram ruídos indesejáveis na rede danificando equipamentos.
No primeiro filtros contra sobretensões podem resolver.
No segundo só isso não basta, precisa de filtro para atenuar ou eliminar estes harmônicos conforme o Faller detalhou acima. Quem pode gerar estes harmônicos, acionamentos eletrônicos ( conversores) de elevadores, chuveiros eletrônicos, controlador eletrônico de ar condicionado etc...
Aqui no predio nao existe chuveiros eletricos, é tudo a gas. Agora como eu moro no ultimo andar, acredito q devem ter materiais eletricos tipo maquinas para os elevadores, bomba de agua do predio e talvez mais outros.
Nesse caso, como providencio um filtro desses ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo