• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC

Vi esse Intelbras EPE 1006 por 29,90 na Amazon (elegível para Prime), que o fabricante diz ter fusível e varistor. Será que finalmente temos um sucessor à altura do lendário Clone F1087 Professional? Será que protege alguma coisa tendo apenas um varistor, mesmo que bem dimensionado? Esperando o Faller comprar um, abrir e avaliar haha.

51OnEtRrgxL._AC_SL1200_.jpg


» Dupla proteção: fusível contra curto-circuito e sobrecarga, e varistor contra surtos de tensão
» Cabo de 1,5 metro: maior distância para ligar os equipamentos
» 100 a 240 Vac bivolt automático – 50/60 Hz
» Capacidade de absorção de energia em caso de surtos elétricos: 125 joules
» Corrente máxima de operação: 10 ampères
» Potência máxima de operação: 1.270 W (127 volts) e 2.200 W (220 volts)
» Material antichamas: evita a propagação de incêndio, aumentando a segurança do ambiente
» Para uso em ambiente interno

Ficha técnica: https://backend.intelbras.com/sites...sheet_a4_protetores_eletronicos_epe1006_0.pdf

Comprei esse EPE 1006. As 6 tomadas dele tem o encaixe remóvivel, que ao serem retiradas, permitem a utilização de uma tomada padrão americano sem adaptadores.
O encaixe das tomadas é muito bom, e tirar esse "adaptador" da tomada de 3 pinos pra ligar uma tomada padrão antigo é bem trabalhoso, precisei de um alicate inclusive. Não chega a ser um ponto negativa, pois demonstra que as tomadas de 3 pinos estão extremamente bem fixadas. Da pra usar sem e obviamente, mas ela não "entra" tão fácil.

Minha fonte comprada em 2009, e importada, tem o padrão americano. Liguei ela direto sem adaptadores e os demais componentes nos 3 pinos.

Mas vamos ao que interessa, que seria a construção interna do filtro.
Infelizmente não foi possível abri-lo por possuir um parafuso tipo "philips invertido".
Desse jeito:

Os 6 parafusos do meio até são possíveis de serem removidos (consegui remover um com um alicate que tenho aqui). Já os 4 da ponta (que estão mais profundos) necessitarão de uma chave específica pra retirar.
Se alguém (preferencialmente de mg) tiver uma dessas chaves sobrando e quiser me emprestar somente pra abrir o filtro, ou se eu achar alguma na minha cidade, me disponho a colaborar com a database do tópico e abri-lo (obviamente devolvendo a chave depois).
 
Última edição:
@lfaller já ouviu falar dos filtros de linha da marca Inusitech? Nunca tinha ouvido falar, mas pesquisando aqui mesmo no Adrena, me deparei com essa marca, que pelo visto ainda não foi resenhado. E não são baratos, o de 8 tomadas por exemplo, está na faixa de 100,00. Mas parecem bem construídos, inclusive tem a parada de centelhador a gás, que mesmo eu sendo leigo no assunto elétrica/eletrônica, já ouvi falar q é um componente importante que só costuma vir em filtros de linha importados.

Se puder analisar as características técnicas e dar um parecer inicial, mesmo sem olhar os componentes, eu estaria até disposto em comprar e postar as fotos aqui em breve.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:

FILTRO DE LINHA POWER LINE PROTECTOR
Classe II + filtro de linha com 8 tomadas, capacidade de dreno de corrente de 13.500 amperes, atenuação aos ruídos EMI/RFI, Tecnologia baseada na utilização de varistor de óxido de zinco (MOV) e Desconexão por fusível

Proteção: Linha-Neutro / Linha-Linha / Linha-Terra / Neutro-Terra
Tensão nominal de operação: 127 / 220 Vca @50 / 60 Hz
Corrente de carga máxima - IL: 10 A
Potência máxima - WMAX: 2200 W
Máxima tensão de operação continua - UC: 275 Vca / 350 Vcc
Corrente de descarga máxima - IMAX: 17kA @8 / 20 µs (L-L ou L-N)
Corrente de descarga total - ITOTAL: 62kA
Tempo típico de resposta: 25 us
Temperatura de operação: - 40 °C... + 70 °C
Conexão de entrada: Cabo com plugue 2 P + T (ABNT NBR 14136) 10 A
Comprimento do cabo de entrada: 2,3 m
Conexão de saída: 8 Tomadas 2 P + T (ABNT NBR 14136) 10 A
Acondicionamento: Caixa plástica não propagante a chamas
Display LED com voltímetro e amperímetro integrado
Classe: II
Tecnologia de proteção: Varistor óxido de zinco (MOV)
Centelhador a GÁS
Cores: Preto
"Estou deixando o link da apresentação do chamado DPS INUSITECH, e também do produto no ML com frete Grátis. Realmente chama atenção pelos elementos de proteção redundantes, elementos pintados, centelhador a gás, capacidade e velocidade de atuação... acima dos existentes no mercado.
Logo quero resenhar esse produto,
parece ganhar mercado; pois o preço pelo valor que se entrega é baixo. "

Por curiosidade, vocês não são da mesma empresa, né?
 
Olá pessoal, tudo bem?
Estou montando um computador do zero e estou pensando em comprar um nobreak pra ligar ele.
Li nas especificações técnicas que eu não devo utilizar nobreak caso eu tenha uma fonte com PFC ativo.
Alguém sabe me dizer o que é mais indicado nesse caso: usar fonte sem PFC com nobreak, ou então deixar o nobreak de lado e usar apenas uma fonte com PFC ativo?
 
Pode sim usar no-break com fontes com PFC ativo, basta que o no-break gere forma de onda senoidal PURA quando estiver no modo bateria.
 
Bom, comprei 3 filtros de linhas da clamper pelo proprio site deles, 1 energia 8 e 2 energia 5, substituir o meu atual upsai fht-1200.

@lfaller vc já analisou esse modelo de filtro? Diz ter DPS e microdisjuntores, posso abrir e tirar fotos minuciosas e te mandar para voce destrinchar.
 
Comprei um iCLAMPER Energia 5, no qual mantenho ligado um PC e 2 monitores. Surgiu uma dúvida: qual o melhor cenário?... deixar filtro de linha ligado constantemente... 24/7, ou ligá-lo/desligá-lo a cada vez que for utilizar o PC? (nesse caso, teria de ligar/desligar monitores a cada uso... Quando ao PC, habilitei ErP na Bios, portanto, portas USB não ficam energizadas enquanto a máquina está desligada).
A dúvida surgiu quando vi que o filtro não utiliza propriamente uma chave liga/desliga... mas sim um microdisjuntor. Não seria então o caso de deixá-lo ligado constantemente??
Agradeço de antemão. Abraço aos amigos.
 
Comprei um iCLAMPER Energia 5, no qual mantenho ligado um PC e 2 monitores. Surgiu uma dúvida: qual o melhor cenário?... deixar filtro de linha ligado constantemente... 24/7, ou ligá-lo/desligá-lo a cada vez que for utilizar o PC? (nesse caso, teria de ligar/desligar monitores a cada uso... Quando ao PC, habilitei ErP na Bios, portanto, portas USB não ficam energizadas enquanto a máquina está desligada).
A dúvida surgiu quando vi que o filtro não utiliza propriamente uma chave liga/desliga... mas sim um microdisjuntor. Não seria então o caso de deixá-lo ligado constantemente??
Agradeço de antemão. Abraço aos amigos.
Tanto faz.
 
Galera, alguem saberia me dizer se esses nobreaks "gamers" da Ragtech são bons? Ou é só puro marketing?
 
Cara, vc tem alguma recomendação/modelo?
sua fonte e de 650W um de 1400va fica no limite
basicamente qualquer um de 2000vs com fator 0.8 de onde modificada (que e mais barato) ou um de onde pura se vc for mais fresco so que muito mais caro
compra com engate externo pra bateria
 
Difícil pergunta. O correto nesse caso seria utilizar um surge protector exclusivo para esta fonte, ainda mais se mora em 110V.
Moro em 110v, tem algum que você consegue indicar? Não sei absolutamente nada sobre o assunto. Estou me mudando e se for necessário, posso fazer qualquer mudança na rede elétrica
 
Bom dia pessoal, tenho um filtro de linha da marca APC, modelo P6B:

Gostaria de saber se tem a necessidade de troca-lo por um iclamper?
 
Moro em 110v, tem algum que você consegue indicar? Não sei absolutamente nada sobre o assunto. Estou me mudando e se for necessário, posso fazer qualquer mudança na rede elétrica
um filtro iclamper e aterramento não resolveria?
 
Uma dúvida...
Não há problema algum para o PC ficar sem aterramento. Agora para você, o risco é de choque elétrico.

Aterramento serve principalmente para proteção do usuário.
Tá aí uma dúvida minha... se eu ligo meu PC em uma tomada sem aterramento, o PC dá choquinho se encostar nas partes metálicas dele.
O fato de ter tensão na carcaça do PC não é prejudicial a ele?
Outra dúvida, um amigo meu não tem aterramento, e no neles só dá choquinho se a tomada estiver com a fase e neutro invertidos. Faz sentido?
 
Uma dúvida...

Tá aí uma dúvida minha... se eu ligo meu PC em uma tomada sem aterramento, o PC dá choquinho se encostar nas partes metálicas dele.
O fato de ter tensão na carcaça do PC não é prejudicial a ele?
Outra dúvida, um amigo meu não tem aterramento, e no neles só dá choquinho se a tomada estiver com a fase e neutro invertidos. Faz sentido?
sim pois uma das "fases" tem um "retorno com o terra" por isso da choque e se inverter para de dar choque e uma topologia das fontes chaveadas
 
Pessoal, filtro de linha tem "validade"? Tenho dois da clamper: 1) 1 de 2014 que a luzinha da "proteção ativa" não acende mais - será que pode ser fusível? - kkkk leigo total; 2) Tenho outro de 2017 que tá com a proteção ainda acessa, então acho que está funcionando. Teria alguma recomendação de trocar de x em x anos?
 
Duvida:

Eu acabei ficando com um CDR1500ex sobrando aqui em casa e coloquei ele para ligar e desligar o meu monitor e meu computador (Fonte para PC 650W ATX Cooler Master - MWE 650 White V2) da mesma forma que eu usava um filtro de linha.

630339_e6aaf503ebde4c52aaa8441fe4a882af~mv2.png


Este Condicionador de Energia ajuda ou atrapalha a fonte? Ficar ligando e desligando o botão de energia do condicionador é recomendável? Após o Windows desligar o computador, ignorar a chave da fonte (a que fica atrás) e desligar um filtro ou o condicionador a qual ela está ligada faz diferença?
 
Última edição:
Olá
Moro em uma região onde tenho constantes micro-quedas de energia, acontecendo cerca de uma a duas vezes por semana. Tenho um computador com uma fonte Corsair CX750, que possui PFC ativo.
Tenho interesse em adquirir um nobreak, pois uso meu PC para trabalho e jogos, mas estou com bastante dificuldade de encontrar algo num preço bom. Sei que ele tem que ser do tipo onda senoidal pura, mas possuo cerca de 1200 reais para gastar com isso (mais barato, melhor), e não sei em quais modelos posso confiar.
Vocês saberiam me dizer se o modelo do link abaixo me atenderia, ou saberiam recomendar algum outro que eu possa comprar?

 
estou montando um setup high end e percebi que disponho somente de duas tomadas. tô pensando em comprar o seguinte clamper


a ideia é ligar o pc (fonte CORSAIR HX1000I) diretamente em uma das tomadas e o clamper na outra, deixando nele 2 monitores, modem e o que mais precisar. é uma boa ideia? um dos monitores é o ALIENWARE AW2521HF
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo