• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

nossa, eu vejo esse tópico aqui e percebo que preciso dar um jeito na minha rede. minha rede atual tá uma salada: tem powerline, repetidor, switch... to esperando chegar meu roteador novo pra mexer nisso. a ideia é trocar o roteador da vivo fibra por um ONT, ligar o roteador novo (huawei ax3 - a versão dual core) nele pra rotear e desabilitar o repetidor, deixar o powerline funcionando só no cabo msm.
 
Tô com o modem da NET em modo bridge ligado a um xiaomi ax1800, agora preciso colocar um switch pra ligar o computador e outras coisas.

Como faço a ligação?
Modem -> Switch -> Roteador
ou
Modem -> Roteador -> Switch?
Como você colocou o AX1800 em bridge ele?
 
Tô com o modem da NET em modo bridge ligado a um xiaomi ax1800, agora preciso colocar um switch pra ligar o computador e outras coisas.

Como faço a ligação?
Modem -> Switch -> Roteador
ou
Modem -> Roteador -> Switch?
vc sempre usou esse roteador em modo bridge?
Eu uso um Xiaomi AC2100 e recentemente estou tendo muitos problemas com perce de conexão com ele, do nada ele perde o sinal da rede.
aí tenho q resetar o roteador. já teve algum problrma do tipo?
 
vc sempre usou esse roteador em modo bridge?
Eu uso um Xiaomi AC2100 e recentemente estou tendo muitos problemas com perce de conexão com ele, do nada ele perde o sinal da rede.
aí tenho q resetar o roteador. já teve algum problrma do tipo?
sim, sempre usei em bridge e nunca tive nenhuma perda de sinal
 
Pessoal, necessito auxílio:
acabei de mudar, o modem (huawei hg8245q2, 300mb contratados) fica na sala e eu gostaria de conectar meu computador e um notebook via cabo, num cômodo distante onde chega pouco sinal.

quais minhas alternativas? não gostaria de passar o cabo pela casa em canaletas.

- powerlink + switch funcionaria?
- colocar um bom roteador no quarto pegaria o sinal (Acess Point que chama?), e depois eu poderia conectar os computadores nele via cabo?
- colocar adaptadores melhores nos computadores resolveria? (chega sinal, mas a internet oscila entre 5 e 30mb atualmente)

não consigo me decidir, tanto pela falta de conhecimento e acabar comprando coisa errada, quanto em gastar demais numa solução que poderia ser mais simples.
uma outra possível solução: mudar pro quarto que divide parede com a sala (onde está o modem) e passar o cabo da fibra que o conecta pela parede, e aí colocar o modem neste outro quarto. mas aí temo que o resto da casa também sofreria por falta de sinal, e sequer sei como pesquisar quem realizaria este tipo de serviço.

agradeço muito a quem se dispor a me ajudar
 
Pessoal, necessito auxílio:
acabei de mudar, o modem (huawei hg8245q2, 300mb contratados) fica na sala e eu gostaria de conectar meu computador e um notebook via cabo, num cômodo distante onde chega pouco sinal.

quais minhas alternativas? não gostaria de passar o cabo pela casa em canaletas.

- powerlink + switch funcionaria?
- colocar um bom roteador no quarto pegaria o sinal (Acess Point que chama?), e depois eu poderia conectar os computadores nele via cabo?
- colocar adaptadores melhores nos computadores resolveria? (chega sinal, mas a internet oscila entre 5 e 30mb atualmente)

não consigo me decidir, tanto pela falta de conhecimento e acabar comprando coisa errada, quanto em gastar demais numa solução que poderia ser mais simples.
uma outra possível solução: mudar pro quarto que divide parede com a sala (onde está o modem) e passar o cabo da fibra que o conecta pela parede, e aí colocar o modem neste outro quarto. mas aí temo que o resto da casa também sofreria por falta de sinal, e sequer sei como pesquisar quem realizaria este tipo de serviço.

agradeço muito a quem se dispor a me ajudar

O que vai consumir banda nesse quarto distante? E quanto está disposto a investir na infra?
 
Boa tarde galera beleza?

Tenho um cabo cat5e de boa qualidade mas antigo instalado em um comodo aqui de casa. Não to conseguindo fazer chegar os 300 nesse ponto de jeito nenhum, já refiz as pontas várias vezes e nada. No outro ponto funcionar normal usando o mesmo notebook/roteador.
Dicas?
Queria tentar ao máximo antes de trocar o cabo
 
BETA DO POST

TUTORIAIS E DICAS NO GERAL SOBRE SUA REDE:


0 - Glossário - Entendendo expressões técnicas
1 - Geral - Configurações e Diagnósticos
2 - A importância do MTU na sua rede (diminuir pacotes perdidos)
3 - TCP/UDP + IPv4 e IPv6 + VLAN + CGNAT (entenda no que são usados em sua rede)
4 - Equipamentos de rede - Switch, Roteador, AP (Access Point), HUB e etc...
5 - Como funciona os acessos em sua rede - UPnP, NAT, Firewall, Port Forwarding
6 - DHCP Server ou Gateway Padrão (Entenda o básico sobre quem envia IP's pra você)
7 - QoS, Controle de Banda, WMM, NAT BOOST, LAN BOOST e GAME BOOST - Divisão justa da velocidade da internet
7.1 - Controle de Banda - Definindo prioridade para um computador/video-game da rede (ajuda a diminuir lag/ping relacionado a velocidade)
7.2 Melhorando a qualidade da transmissão WiFi com Beamforming ou Beamforming + & MU-MIMO 3x3 ou 4x4
8 - Funcionalidades da USB nos Roteadores (PrintServer, 3/4G, DLNA, Compartilhamento de Diretórios/Pastas, e etc...)
9 - Diagnóstico de Rede - DNS - Escolhendo o mais rápido, estável e seguro DNS para sua rede
10 - Diagnóstico de Rede - Ping Alto - Compreendo as causas
11 - Segurança da Rede - Desligando o acesso remoto e mudando a senha da administração geral (tutorial feito para LiveTIM e vale para todos provedores)
12 - Diagnóstico de Rede - MTR - Verificando em tempo real os pacotes perdidos da rede (o teste deve ser feito via cabo)
13 - Segurança da Rede - Roubo de WiFi, Firewall, IDS/IPS e etc...
14 - Boas práticas e Configuração - Redes WiFi e Redes cabeadas - WDS, AP, potência do sinal, e etc...
15 - Diagnóstico de Rede - Ferramentas - Wireshark, TCPTRACEROUTE, FING, NMAP e entre outras
16 - Equipamentos de rede - Escolhendo o melhor roteador para a rede (post ficará no tópico Lista dos melhores roteadores domésticos)
17 - Stress Testing (teste de performance) - Qual o melhor tipo de rede doméstica com mais de 1 roteador na rede: AP's cabeados ou WDS ?
18 - Diagnóstico de Rede - Possibilidades que fazem cair meu JOGO, LIGAÇÃO e etc...
19 - Equipamentos de rede - Melhores Modens (com função roteador) que a operadora entrega pra você para atender sua rede local sem interrupções
20 - Equipamentos de rede - [MICRO E PEQUENAS EMPRESAS] - Redes de Alta Densidade WiFi até 250 Clientes Conectados em um AP (access point cabeado)
21 - Diagnóstico de Rede - Verificando a velocidade da internet e compreendo se existe algum gargalo na rede local afetando sua velocidade
22 - Diagnóstico de Rede - O que é firmware? Quando sei que o firmware do modem ou roteador esta com problemas?
23 - Boas práticas e Configuração - MODEM em BRIDGE - Qual o momento certo para ter um roteador roteador central?
24 - Boas práticas e Configuração - Transformando seu PC com Windows (nesse tutorial o Win 7) em um roteador (ICS)
25 - Equipamentos de rede - Ajuntando 2 links de Internet (load balance) e mantendo uma única rede local.


VULNERABILIDADE WPA2 - ATUALIZE O SEU ROTEADOR E TUDO QUE SE CONECTA NA SUA REDE:
https://adrenaline.uol.com.br/2017/...pa2-para-o-windows-7-e-10-na-semana-passada-/

VPNFilter Malware - Nesse momento pode infectar mais de 700 mil roteadores de diversas marcas
https://www.techtudo.com.br/dicas-e...-mais-de-700-mil-roteadores-saiba-fugir.ghtml
Os links para os posts do adrenaline não estão funcionando. E acabei de ver porque - está linkando pra "adrenaline.uol.com.br", e o certo é "adrenaline.com.br"
Edit: muito bom esse tópico!! Estou com alguns problemas aqui na minha rede, principalmente no WiFi, mas antes vou ler mais coisas daqui e, depois de tudo, se ainda persistirem os problemas, eu posto aqui! Parabéns aos criadores/colaboradores!
 
Última edição:
Boa noite pessoal, uma perguntinha, estou com uma conexao de 500mb atualmente, porém em momentos aleatórios do dia o meu computador parece que passa a identificar a rede como 10/100 em vez de 10/100/1000. Ou seja, passa a chegar só 94Mb de internet como se estivesse limitada pela placa de rede ser só 10/100 ou o cabo não ser um cat5e. Não parece ser um problema físico, já que quando eu tiro de "Auto negotiation" nas configurações e coloco "1gbps /full duplex" o problema resolve. Mas creio que não era pra isso acontecer, era pra ele estar identificando a rede corretamente mesmo em "Auto negotiation", não?
 
Boa noite pessoal, uma perguntinha, estou com uma conexao de 500mb atualmente, porém em momentos aleatórios do dia o meu computador parece que passa a identificar a rede como 10/100 em vez de 10/100/1000. Ou seja, passa a chegar só 94Mb de internet como se estivesse limitada pela placa de rede ser só 10/100 ou o cabo não ser um cat5e. Não parece ser um problema físico, já que quando eu tiro de "Auto negotiation" nas configurações e coloco "1gbps /full duplex" o problema resolve. Mas creio que não era pra isso acontecer, era pra ele estar identificando a rede corretamente mesmo em "Auto negotiation", não?
Verifique as conexões do cabo.. pode ser que haja algum mal contato e os 4 pares do cabo de rede não estejam conectados, o que dropa a conexão para 100mbps
 
Boa tarde pessoal, preciso de uma ajuda de vcs no seguinte problema.

Possuo hoje internet de 240 mb da net, e divido ela com meus tios, pois todos nós moramos no mesmo terreno, e as casas são uma do lado da outra...
A internet chega pelo modem(bridge), vai até um roteador da mercusys ac12g, ele é gig, e o mesmo faz todo o gerenciamento da rede. Deste roteador, sai um cabo de rede para cada casa(3 casas) e dentro de cada, em um roteador para receber o sinal pela porta wan (alterei todas as faixas de IPS) e distribuir por lá, e todos os roteadores são AC.
O que está acontecendo é o seguinte: sempre quando vou na casa de algum deles, e faço a medição da internet, a mesma não passa de 30 mb, posso medir com celular notebook, que a velocidade não passa disso. Agora, se tiro o cabo do roteador, e coloco direto no notebook, pega os 240 mb total sempre. alguém teria alguma noção do que possa ser esta perca de velocidade quando faço a medição pelos roteadores que meus tios tem dentro de casa?
 
Boa tarde pessoal, preciso de uma ajuda de vcs no seguinte problema.

Possuo hoje internet de 240 mb da net, e divido ela com meus tios, pois todos nós moramos no mesmo terreno, e as casas são uma do lado da outra...
A internet chega pelo modem(bridge), vai até um roteador da mercusys ac12g, ele é gig, e o mesmo faz todo o gerenciamento da rede. Deste roteador, sai um cabo de rede para cada casa(3 casas) e dentro de cada, em um roteador para receber o sinal pela porta wan (alterei todas as faixas de IPS) e distribuir por lá, e todos os roteadores são AC.
O que está acontecendo é o seguinte: sempre quando vou na casa de algum deles, e faço a medição da internet, a mesma não passa de 30 mb, posso medir com celular notebook, que a velocidade não passa disso. Agora, se tiro o cabo do roteador, e coloco direto no notebook, pega os 240 mb total sempre. alguém teria alguma noção do que possa ser esta perca de velocidade quando faço a medição pelos roteadores que meus tios tem dentro de casa?
Seu contrato permite compartilhamento de internet com outras casas? Esta medindo na rede 2.4Ghz?
 
Boa tarde pessoal, preciso de uma ajuda de vcs no seguinte problema.

Possuo hoje internet de 240 mb da net, e divido ela com meus tios, pois todos nós moramos no mesmo terreno, e as casas são uma do lado da outra...
A internet chega pelo modem(bridge), vai até um roteador da mercusys ac12g, ele é gig, e o mesmo faz todo o gerenciamento da rede. Deste roteador, sai um cabo de rede para cada casa(3 casas) e dentro de cada, em um roteador para receber o sinal pela porta wan (alterei todas as faixas de IPS) e distribuir por lá, e todos os roteadores são AC.
O que está acontecendo é o seguinte: sempre quando vou na casa de algum deles, e faço a medição da internet, a mesma não passa de 30 mb, posso medir com celular notebook, que a velocidade não passa disso. Agora, se tiro o cabo do roteador, e coloco direto no notebook, pega os 240 mb total sempre. alguém teria alguma noção do que possa ser esta perca de velocidade quando faço a medição pelos roteadores que meus tios tem dentro de casa?
Todos os roteadores são mercusys ac12g ?
 
O meu é o ac12g e mais um tio meu tem um tbm. Os demais modelos, são um archer c5 e um c20, ambos da TP - Link.

Já tentou mudar o roteador principal ?

Se não tente mudar, colocar outro com portas Gigabit.
 
Já tentou mudar o roteador principal ?

Se não tente mudar, colocar outro com portas Gigabit.

Não tentei mudar o roteador principal, pq quando tiro o cabo que vai para algum dos roteadores e plugo direto no meu notebook, pega os 240 mb no talo. por isso, não fiz troca...
ai, eu fico achando que é alguma configuração nos roteadores, porém fico com o pé atrás em relação ao meu roteador principal...
 
Não tentei mudar o roteador principal, pq quando tiro o cabo que vai para algum dos roteadores e plugo direto no meu notebook, pega os 240 mb no talo. por isso, não fiz troca...
ai, eu fico achando que é alguma configuração nos roteadores, porém fico com o pé atrás em relação ao meu roteador principal...

Fiquei pensando exatamente isso, que poderia ser algo do roteador final.

Vê se esse vídeo te ajuda.



Outra nada dando certo, troque os roteadores.
 
Beleza!!!,

Vou fazer estes testes, caso contrario, irei adquiri algum roteador mais potente.... poderia me indicar algum,..?

Eu estava vendo na internet, alguns modelos importados, tipo, o huawei ax3 pro, pelos comentários que vi, é um roteador bom.... mas como é importado, fico com certo receio...
 
Beleza!!!,

Vou fazer estes testes, caso contrario, irei adquiri algum roteador mais potente.... poderia me indicar algum,..?

Eu estava vendo na internet, alguns modelos importados, tipo, o huawei ax3 pro, pelos comentários que vi, é um roteador bom.... mas como é importado, fico com certo receio...
Antes de pensar em comprar faça todos os testes possíveis, reveja as configurações. As vezes pode ser uma coisa boba que talvez você esteja deixando passar.

Não sei se ajudaria, mas tente colocar os roteadores finais como AC.

Sobre o Huawei AX3 Pro, pelo que vejo as pessoas comentando a versão boa dele é a chinesa ...
Outra opção importado e o Xiaomi Redmi AX6 ...

Sobre importar, tem seus prós e contras ...
Já importei bastante nos últimos 5 anos, já comprei coisas que vieram ruins como outras que estão funcionando até hoje.

Ex: meu celular, lâmpada inteligente e metade do meu pc atual, tudo importado.

Se for importar, compre do aliexpress e de algum vendedor com boa avaliação, comentários e muitas vendas.
Outra caso importe e tenha problema, com taxa dos correios vai ter que pagar e se o produto vier ruim você pode pedir reembolso.

E é isso !

Se quiser garantia longa que geralmente os roteadores tem de 5 anos, compre produtos nacionais.
 
Fala, pessoal. Finalmente chegou fibra óptica aqui na rua onde moro. Assinei inicialmente o plano de 100mb, mas me ofereceram uma promoção e tô pensando em migrar pra 200mb.

Infelizmente, descobri hoje que a placa de rede do meu notebook limita a velocidade a 100mb e precisaria comprar outro notebook ou trocar a placa de rede se quisesse ter uma velocidade superior a essa via cabo. Pesquisando um pouco vi que existe um tal adaptador de rede gigabit.

Será que utilizando esse adaptador no meu notebook eu conseguiria uma velocidade superior a 100mb plugando no cabo ou a única solução é trocar a placa rede/notebook mesmo?
 
Será que utilizando esse adaptador no meu notebook eu conseguiria uma velocidade superior a 100mb plugando no cabo ou a única solução é trocar a placa rede/notebook mesmo?

Para os 200Mbps vai funcionar sim. Note que adaptador gigabit plugado numa porta USB 2.0 irá funcionar até cerca de 300Mbps, enquanto numa porta USB 3.0 será de 1Gbps. Para os 200Mbps não será problema.

Recomendo de bons fabricantes, como TP-Link porque existem inúmeros adaptadores USB-Ethernet de baixa qualidade que não conseguem suportar velocidades mais altas.
 
Para os 200Mbps vai funcionar sim. Note que adaptador gigabit plugado numa porta USB 2.0 irá funcionar até cerca de 300Mbps, enquanto numa porta USB 3.0 será de 1Gbps. Para os 200Mbps não será problema.

Recomendo de bons fabricantes, como TP-Link porque existem inúmeros adaptadores USB-Ethernet de baixa qualidade que não conseguem suportar velocidades mais altas.

Opa, valeu pelo esclarecimento. Estava de olho justamente nesse modelo da tp-link: https://www.amazon.com.br/dp/B00YOKMKE6/?tag=mundoconectad-20
 
Boa Tarde pessoal!
Estou com um problema um pouco complicado, vou detalhar meus equipamentos e depois descrever meu problema...
Provedor VIVO Fibra 300mega
Roteador mesh EERO PRO 5
Switch 5 portas tplink SG-TI 1005D
Cabos cat6
Disositivos conectados a essa rede, porém não é todos ao mesmo tempo:
2 tvs por cabo
2 notebooks por wifi
2 celulares
1 videogame por cabo
1 sistema de automação residencial por cabo
1 Desktop por cabo

Meu problema está neste Desktop por cabo, instalei ele essa semana utilizando cabos cat6 e ligado através do switch, porém só estou recebendo (cravado, pouca latência) 90megas.

Alguém teria alguma solução possível para este problema?

MUITO OBRIGADO!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo