[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

Pessoal me tirem uma dúvida, aqui na minha rede eu sempre uso os DNS da cloudflare, por questão de privacidade, ping dele fica em torno de 12/13ms, já o DNS do provedor fica em 3/4, compensa usar o do provedor no console de jogos ou um DNS dessas empresas maiores (Google, Cloudflare, opendns) ainda continua sendo melhor ?
 
Como eu faço pra deixar o roteador na mesma faixa de IP da ONU.

IP ONU 168.196.88.3
IP Roteador 192.168.3.1

Queria deixar o roteador na mesma faixa "168.196.88.xx'

Não posso deixar a ONU em bridge. A operadora bloqueia.v tem alguma maneira?

ahhh ... quero ter todo o aceso ao roteador.
 
Como eu faço pra deixar o roteador na mesma faixa de IP da ONU.

IP ONU 168.196.88.3
IP Roteador 192.168.3.1

Queria deixar o roteador na mesma faixa "168.196.88.xx'

Não posso deixar a ONU em bridge. A operadora bloqueia.v tem alguma maneira?

ahhh ... quero ter todo o aceso ao roteador.
É possível isso sem desativar o DHCP do roteador? Eu acho que não..
 
Eu encontrei esse testador de cabo de rede no Ali.

Será que é útil mesmo pra saber se a crimpagem foi bem feita?

Hab9c3bd41419410b8cc5de2725ba8f872.jpg
 
Eu encontrei esse testador de cabo de rede no Ali.

Será que é útil mesmo pra saber se a crimpagem foi bem feita?

Eu tenho um modelo mais antigo. É útil sim para medir a continuidade dos conectores. Não garante que o cabo irá funcionar 100%, mas certamente garante que vc irá identificar se por acaso algum fio ficou sem contato.
 
É preciso saber se eles realmente tem um DNS próprio para você usar.. Esse DNS Próprio normalmente é colocado manualmente no seu roteador, e não solicitado automaticamente.
Pelo menos sempre foi assim com a Net e Vivo que eu tive desde 2010..

Mas se o problema é usar um DNS mais rápido, vc pode usar o DNS Benchmark para testar qual server é melhor pra vc..
Resultado do bench :facepalm:
onzISem.png


Se o meu roteador estiver com o dhcp desativado e não tenho acesso ao do provedor, terei que configurar o dns em cada device ou tem alguma opção melhor?
 
Não sei se esse é o tópico mais apropriado p/ isso, mas como é o mais movimentado, decidi pedir ajuda aos universitários por aqui mesmo...

bem, recentemente comprei uma ont da ubiquiti (UF-LOCO) p/ substituir o equipamento da Vivo Fibra (as famosas HGUs) e deu tudo certo... deixei a UF-LOCO em bridge, sincronizada na rede da vivo e um UDM-PRO fazendo o PPPoE e gerenciando toda minha rede...
o problema disso é que eu não consigo acessar a UF-LOCO (p/ ver, por exemplo, qualidade do sinal) através dos devices que estão na LAN do UDM-PRO. Só consigo faze-lo conectando algum device diretamente na LOCO e fixando um IP no mesmo range que configurei ela. No meu caso, por exemplo, configurei a LOCO p/ 192.168.0.1 e a rede do UDM-PRO está em 192.168.1.X. Tbm não adiantou fixar a LOCO em 192.168.1.x - mesmo range da rede do UDM-PRO (deve ser pq a LOCO está em bridge). Diante da minha noobice, peço socorro...

Pelo que pesquisei/entendi, na linha edge da ubiquiti, existe a possibilidade de vc atribuir "máscaras" a interface WAN dos edgerouters quando vai acessar algum ip (então, supostamente, eu poderia criar uma regra q acessando 192.168.0.1 a interface WAN usaria o ip 192.168.0.2 e assim simularia o comportamento de fixar um ip no mesmo range da loco), porém não encontrei nada no udm-pro - q pertence a outra linha de produtos da ubiquiti - a UNIFI - (na verdade até vi gente dizendo q não tinha suporte a isso).

Alguém sabe se existe outra saída? tem alguma idéia ou sabe se tem como contornar isso no Unifi Network?

Por enquanto tô na "gambiarra" mesmo de ter conectado um switch na loco e do switch sai um cabo para WAN do UDM-PRO e outro p/ meu computador principal (no meu computador principal tem a ethernet ligada na LAN do UDM-PRO, com a internet funcionando e essa outra ethernet saindo do switch da loco com ip fixo só p/ acessa-la)... queria me livrar dessa pequena "gambis"
 
Pessoal boa tarde. Existe alguma função parecida para rede lan com dhcp ? https://www.ehow.com.br/significa-ap-isolation-linksys-info_17233/ O cenário seria que recebo um link no router e distribuiria via dchp no entanto os clientes conectados não conversam entre si. Muito obrigado.

VLANS faria isto:

 
Tem algo acontecendo comigo que realmente esta a ponto de fazer minha cabeça explodir, porque não faz nenhum sentido pra mim.

Diz respeito ao aplicativo Mega.NZ para PC.

Estava testando aqui minha rede, e descobri se eu usar um cabo Cat5 antigo que tenho aqui, minha conexão no PC fica limitada a 100Mbps (minha placa de rede suporta 1gbps). Com esta configuração eu consigo fazer uploads no app do Mega para windows na velocidade máxima, entre 10 e 12.5mbps de up (minha conexão é 600/300).

Mas, se eu colocar o cabo Cat6, tenho 1gbps, com todo o potencial da Conexão, mas os uploads do Mega ficam limitados a 2-3mbps, e não passa disso.

Realmente isso me deixa maluco velho.... Não tenho ideia do é isso... :rolleyes:
 
Olá pessoal, comprei um Redmi AX6 e estou quase jogando ele na parede.
Está na última versão 1.1.10.
Coloquei o roteador da operadora em bridge, na LAN4 como ele fala aí para a WAN do AX6:
ALapqQk.png

Fixei o IP do laptop:
DjXbPCz.png

Coloquei as portas:
MxVZ0Fo.png

E nada funciona:
zmBuOtP.png
jygKLxa.png
4XekoE0.png

O que mais eu tenho que fazer?
Se tiver que por o AX6 em modo AP não tem problema contanto que abra as portas e como faço isso?
Se eu conectar no WIFI do roteador da operadora e adicionar a porta do torrent nele funciona perfeitamente.
 
Olá pessoal, comprei um Redmi AX6 e estou quase jogando ele na parede.
Está na última versão 1.1.10.
Coloquei o roteador da operadora em bridge, na LAN4 como ele fala aí para a WAN do AX6:
ALapqQk.png

Fixei o IP do laptop:
DjXbPCz.png

Coloquei as portas:
MxVZ0Fo.png

E nada funciona:
zmBuOtP.png
jygKLxa.png
4XekoE0.png

O que mais eu tenho que fazer?
Se tiver que por o AX6 em modo AP não tem problema contanto que abra as portas e como faço isso?
Se eu conectar no WIFI do roteador da operadora e adicionar a porta do torrent nele funciona perfeitamente.
Já deu certo.
 
Bom dia Pessoal,

Não consigo acessar as imagens da minha câmera de segurança através do mitrastar da vivo, alguém sabe se a se esse roteador tem algum tipo de bloqueio (rede local), nao uso acesso remoto

meu esquema é o seguinte: Mitrastar (ligado em modo roteador, nao pode ficar em bridge por causa do telefone) e um tplink antigo (tb roteando a internet), no tplink a camera funcional normal, mas qd tento acessar no mitrastar, ele as vezes entra na interface da camera, mas o bitrate fica zerado, como se algo tivesse bloqueando e com isso nao consigo usar a camera, preciso usar ele no mitrastar (gigabit), a rede esta toda cabeada
alguém pode me ajudar ou dar alguma ideia?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

respondendo ao colega do outro topico
(https://forum.adrenaline.com.br/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1076088036)

Quando configurei a 1a vez o tplink se eu nao me engano eu desativei o DHCP (ja tem alguns anos q fiz essa configuração) depois disso nao consigo mais logar no tplink, nao me importei mt pq como a configuração funcionou qd eu usava no wi fi, nao teria problema nao acessar mais ele,

Eu nao posso conectar todos os dispositivos nele pq ele nao é gigabit, o mitrastar é gigabit, mas tem um wifi bem ruim por isso uso o tplink em alguns computadores, mas o principal meu é cabo, mas ai eu nao consigo acessar a camera
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

bANWOTD.jpg


Em azul cabo do DVR, em amarelo é cabo que vem do mitrastar "passando" internet
 
Última edição:
respondendo ao colega do outro topico
(https://forum.adrenaline.com.br/thr...-vdsl-fibra-optica-hfc.594503/post-1076088036)

Quando configurei a 1a vez o tplink se eu nao me engano eu desativei o DHCP (ja tem alguns anos q fiz essa configuração) depois disso nao consigo mais logar no tplink, nao me importei mt pq como a configuração funcionou qd eu usava no wi fi, nao teria problema nao acessar mais ele,

Eu nao posso conectar todos os dispositivos nele pq ele nao é gigabit, o mitrastar é gigabit, mas tem um wifi bem ruim por isso uso o tplink em alguns computadores, mas o principal meu é cabo, mas ai eu nao consigo acessar a camera
A falta do servidor DHCP não é problema (nem a ausência de acesso à gerencia dele), desde que as conexões dos cabos no TP-Link estejam corretas e ele não esteja atuando no roteamento da sua rede.

Antes de mais nada você precisa confirmar qual é o IP que os equipamentos que estão conectados ao TP-Link estão recebendo, se é está vindo dele (192.168.1.x, por exemplo) ou do Mitrastar (192.168.25.x ou 192.168.15.x, dependendo do modelo, onde 'x' é o IP de cada equipamento).

Se quiser 'começar pelo começo' uma alternativa é restaurar o TP-Link para as configurações de fábrica e refazer as configurações (basicamente colocar em bridge e configurar o Wi-Fi), na parte traseira dele deve ter algum botão 'reset', basta usar um clips de papel.

No tópico da VIVO postei um link para a página de suporte da TP-Link onde está o passo a passo para a configuração do equipamento em Bridge/Access Point.
 
"Antes de mais nada você precisa confirmar qual é o IP que os equipamentos que estão conectados ao TP-Link estão recebendo, se é está vindo dele (192.168.1.x, por exemplo) ou do Mitrastar (192.168.25.x ou 192.168.15.x, dependendo do modelo, onde 'x' é o IP de cada equipamento)."

Eu sei que no mitrastar aparece todos os equipamentos conectados, exceto o IP do DVR essa nao aparece por nada la, no tplink eu nao sei dizer pois nao consigo mais acessar, tenho tentando evitar resetar o tplink pois ai eu perco de vez o acesso a camera

Se eu colocar o cabo de rede q vem do DVR no mitrastar, tem alguma configuração mais simples que eu consigo fazer pra acessar no mitrastar? assim eu "pulo" o tplink

Eu ja tentei colocar outras vezes o cabo de rede do dvr no mitrastar e ele nunca apareceu la, nao sei se tem algo que bloqueia no mitrastar

eu sou meio leigo e esse problema ta um pouco complexo de resolver
 
Eu sei que no mitrastar aparece todos os equipamentos conectados, exceto o IP do DVR essa nao aparece por nada la, no tplink eu nao sei dizer pois nao consigo mais acessar, tenho tentando evitar resetar o tplink pois ai eu perco de vez o acesso a camera
Nós precisamos efetivamente saber com quais IPs seus equipamentos estão trabalhando, dessa forma a coisa fica menos nebulosa, do contrário ficaremos no achismo do lado de cá e você ficará ainda mais confuso por aí.

Compartilha com a gente o IP que seu computador está recebendo (por exemplo) e em qual equipamento ele efetivamente está conectado (Mitrastar ou TP-Link), além do próprio DVR que é a "causa" do problema, assim saberemos se eles estão trabalhando em faixas de IPs diferentes ou não.

Se eu colocar o cabo de rede q vem do DVR no mitrastar, tem alguma configuração mais simples que eu consigo fazer pra acessar no mitrastar? assim eu "pulo" o tplink
Você sabe mexer nas configurações do seu DVR?

Verifique se ele não está com uma configuração fixa/manual de IP da rede do TP-Link. É isso que pode estar impedindo-o de funcionar quando conectado diretamente ao Mitrastar.
 
Nós precisamos efetivamente saber com quais IPs seus equipamentos estão trabalhando, dessa forma a coisa fica menos nebulosa, do contrário ficaremos no achismo do lado de cá e você ficará ainda mais confuso por aí.

Compartilha com a gente o IP que seu computador está recebendo (por exemplo) e em qual equipamento ele efetivamente está conectado (Mitrastar ou TP-Link), além do próprio DVR que é a "causa" do problema, assim saberemos se eles estão trabalhando em faixas de IPs diferentes ou não.


Você sabe mexer nas configurações do seu DVR?

Verifique se ele não está com uma configuração fixa/manual de IP da rede do TP-Link. É isso que pode estar impedindo-o de funcionar quando conectado diretamente ao Mitrastar.
Certo, vamos la, o que vc precisa dentro do mitrastar? (tplink nao vou conseguir acessar)
O que tem todos os IPs da rede local conectados (Tabela de IPs Reservados), (Tabela de Concessão) dentro do DHCP ? Me explica onde e como fazer?

O DVR é intelbras eu segui o manual deles, entrei no DVR ele gerou um IP, desmarquei o DHCP dentro do DVR se nao toda hora ele iria trocar de IP e isso é o que eu nao quero, salvei o IP e consigo acessar so do tplink como mencionei, nunca no mitrastar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

LFIC5r0.png


DVR configuração
 
Última edição:
O DVR é intelbras eu segui o manual deles, entrei no DVR ele gerou um IP, desmarquei o DHCP dentro do DVR se nao toda hora ele iria trocar de IP e isso é o que eu nao quero, salvei o IP e consigo acessar so do tplink como mencionei, nunca no mitrastar
Acho que a solução mais fácil é:

Marque novamente a opção DHCP, salve, desplugue o cabo de rede o TP-Link e conecte no Mitrastar, dessa forma ele pegará um IP da faixa correta e provavelmente será listado no Mitrastar.

Quando conseguir acessá-lo novamente com o IP novo você poderá executar esse procedimento de 'travar' um IP novamente se quiser, mas deixe para um segundo momento.
 
Boa noite a todos,

Estou com um problema estranho na minha rede, tenho internet Vivo 600 up/300 down e no geral tudo funciona normal com exceção do meu notebook, o Alienware M15 R6 com AX1650i tem velocidade de download mais lento que o upload quando conectado no roteador Tp-Link RE 450, pegando no maximo 250mbit up e 300 down (speedtest e fast.com), o windows informa que a conexão com o roteador é 650 up e 866 down, tanto o iPad quanto o iPhone funcionam normal conectado neste roteador, assim como o Alienware funciona normal quando esta no Archer C6 por exemplo.

Estou começando a desconfiar de alguma incompatibilidade entre o Alienware e o RE450, é possivel isso? Fora a questão da velocidade tambem tenho problemas com queda de pacote.
O RE450 não tem configurações avançadas como o QoS e não tem muito o que mexer ali, apesar de ser um access point ele esta conectado no modem com o RJ45.
 
Boa noite a todos,

Estou com um problema estranho na minha rede, tenho internet Vivo 600 up/300 down e no geral tudo funciona normal com exceção do meu notebook, o Alienware M15 R6 com AX1650i tem velocidade de download mais lento que o upload quando conectado no roteador Tp-Link RE 450, pegando no maximo 250mbit up e 300 down (speedtest e fast.com), o windows informa que a conexão com o roteador é 650 up e 866 down, tanto o iPad quanto o iPhone funcionam normal conectado neste roteador, assim como o Alienware funciona normal quando esta no Archer C6 por exemplo.

Estou começando a desconfiar de alguma incompatibilidade entre o Alienware e o RE450, é possivel isso? Fora a questão da velocidade tambem tenho problemas com queda de pacote.
O RE450 não tem configurações avançadas como o QoS e não tem muito o que mexer ali, apesar de ser um access point ele esta conectado no modem com o RJ45.
Access Point ou Repetidor, que é o caso do RE450, não tem ajuste de roteamento. Ele é apenas um rádio Wifi.
Será que não está havendo alguma interferencia do Wifi do C6 com o wifi do RE450? Eles estão em canais distintos? tipo canal 36 em um e 149 no outro?
 
Access Point ou Repetidor, que é o caso do RE450, não tem ajuste de roteamento. Ele é apenas um rádio Wifi.
Será que não está havendo alguma interferencia do Wifi do C6 com o wifi do RE450? Eles estão em canais distintos? tipo canal 36 em um e 149 no outro?
O RE450 fica no quarto e o C6 na sala em baixo da escada, são duas paredes e uma laje de distância, verifiquei aqui e os canais são bem distintos RE450 no 44 e o C6 no 149. Também atualizei o firmware do RE450 mas não mudou nada.
 
O RE450 fica no quarto e o C6 na sala em baixo da escada, são duas paredes e uma laje de distância, verifiquei aqui e os canais são bem distintos RE450 no 44 e o C6 no 149. Também atualizei o firmware do RE450 mas não mudou nada.
pode ser algum ajuste da placa de rede no windows para determinadas frequencias usadas no RE450. Veja nas configuracoes avancadas do adaptador de rede e existe aluma funcao de power save ligada.
 
pode ser algum ajuste da placa de rede no windows para determinadas frequencias usadas no RE450. Veja nas configuracoes avancadas do adaptador de rede e existe aluma funcao de power save ligada.
Olhei aqui e não tem power save, tentei ativar ou desativar algumas coisa e sem efeito, fiz reset de fabrica no RE450, alterei os canais, coloquei banda fixa em 80Mhz e nada, reinstalei os drivers da Killer e idem.
Pelo visto vou ter que passar pra frente esse roteador.

vlw o apoio
 
Saudações!
Comprei um Redmi AX6000 recém-lançado confiando nas specs, mesmo sem review, e estou esperando chegar (aliás, se alguém tiver recebido e tiver alguma impressão para passar, agradeço).
Estou substituindo um Deco M5, que vou levar para juntar com as duas outras unidades e melhorar o sinal da casa nova da minha mãe.

Além disso, moro num apartamento de 79m2, e o sinal do Deco M5 não está muito bom em todos os pontos, especialmente na suíte (como diria o meme, nunca foi bom, mas agora parece que piorou kkkkkkk). Coloquei ele no alto da sala e até melhorou, mas é bem difícil de ver vídeos.. Fica mais para navegação no quarto.

Então como estava precisando comprar um roteador para melhorar o sinal, estou aproveitando para fazer um upgrade para WiFi 6.

Segue imagem da planta:
lcYkAHm.jpeg


Então tenho duas questões:
1) Acham que o Redmi AX6000 vai melhorar o sinal em relação ao Deco M5 (especialmente na suíte)?
Como o apartamento é alugado, não consigo fazer melhorias para colocar o roteador num ponto mais central, tipo o Quarto 2.

2) Meu celular e o da minha esposa têm WiFi 6, mas meu notebook, que fica no Quarto 2, na parede grudada com o roteador (onde está escrito 325), tem placa AC8265 (WiFi 5, com 867mhz de velocidade máxima teórica e MU-MINO). A placa é on-board, então não dá para fazer o upgrade interno de placa PCI ou M.2.

Pesquisando vi que existem umas placas WiFi 6 USB (ex: USB Fenvi AX1800).


O sinal atual no notebook é bom, mas de vez em quando dá umas instabilidades, especialmente em videochamadas, mas não tenho certeza se é o roteador ou a internet na Claro.

Acham que vale a pena comprar um adaptador USB para ter WiFi 6 também no notebook ou o ganho é pequeno? Não sei se só a troca para um roteador com sinal mais forte (teoricamente) e mais atual já melhoraria a qualidade da internet.

Qual a opinião de vocês?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo