[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos

Esse de 120 reais é Furukawa, uma marca "top" de cabos. O outro é de marca genérica. Mas não deve ser ruim não, se está escrito "CAT6" no cabo (o que parece ser o caso) é porque é CAT6 mesmo. O que pode ser de qualidade um pouco inferior são os conectores no cabo mais barato. Mas se for para ligar uma vez e nunca mais mexer, também não fará grande diferença.

Aliás, uso rede Gigabit em CAT5e que cabeei faz anos meu apartamento (tenho um cabo com 15 metros), e nunca tive problemas. Consigo "full gigabit" de boa.

Ou seja, CAT6 é obviamente melhor que CAT5e, e mesmo sendo de marca genérica dificilmente você terá problemas por causa do cabo (só obviamente não passe cabo de rede junto com cabeamento elétrico para reduzir problemas de inferferência, e nesse caso o CAT6 é sim superior e mais tolerante à interferências do que o CAT5e).

Mas essa é minha humilde opinião, certamente existem foristas aqui com maior conhecimento sobre cabos que podem complementar ou corrigir minha opinião.

👍
 
Esse de 120 reais é Furukawa, uma marca "top" de cabos. O outro é de marca genérica. Mas não deve ser ruim não, se está escrito "CAT6" no cabo (o que parece ser o caso) é porque é CAT6 mesmo. O que pode ser de qualidade um pouco inferior são os conectores no cabo mais barato. Mas se for para ligar uma vez e nunca mais mexer, também não fará grande diferença.

Aliás, uso rede Gigabit em CAT5e que cabeei faz anos meu apartamento (tenho um cabo com 15 metros), e nunca tive problemas. Consigo "full gigabit" de boa.

Ou seja, CAT6 é obviamente melhor que CAT5e, e mesmo sendo de marca genérica dificilmente você terá problemas por causa do cabo (só obviamente não passe cabo de rede junto com cabeamento elétrico para reduzir problemas de inferferência, e nesse caso o CAT6 é sim superior e mais tolerante à interferências do que o CAT5e).

Mas essa é minha humilde opinião, certamente existem foristas aqui com maior conhecimento sobre cabos que podem complementar ou corrigir minha opinião.

👍
no caso o mais caro é 100% cobre né, vo pegar ele
 
Povo,

Estou procurando por algum switch com capacidade de gestão (VLANs, LAG, IGMP snooping, QoS, etc...) e até o momento o único que encontrei foi este:



Parece ser um switch honesto e com preço acessível para instalar em casa:

Switch Easy Smart Gigabit de 8 Portas​

TL-SG108E V6



 
Boa tarde pessoal. Tô aqui tentando rastrear uma questão de conectividade em casa.
Já tem um tempo instalamos 2 tomadas de internet e TV em 2 pontos distintos da casa, distância de 25 metros um do outro.
Na primeira tomada, estão 3 keystones da Sohoplus, crimpados em T568B (ele recebe sinal de 3 portas gigabit da ONT da operadora, todos os cabos padrão T568B), na segunda tomada, que recebe sinal dessa, tem 2 keystones da Sohoplus também, no mesmo padrão T568B. A questão é que fiz um teste ligando o PC direto na ONT da operadora, reconhece 1000/1000 na placa de rede, inclusive com o mesmo cabo que eu uso no PC no cômodo onde ele fica, ligado na segunda tomada. Só que de forma alguma usando a segunda tomada reconhece que é uma conexão gigabit, fica em 100/100.

Será que o problema são os keystones? Ou vou ter que desmontar todos eles e re-crimpar?
 
Povo,

Estou procurando por algum switch com capacidade de gestão (VLANs, LAG, IGMP snooping, QoS, etc...) e até o momento o único que encontrei foi este:



Parece ser um switch honesto e com preço acessível para instalar em casa:

Switch Easy Smart Gigabit de 8 Portas​

TL-SG108E V6




Tenho dois desses, recomendo. Tem também a versão de 5 portas desse modelo com um bom custo/benefício (R$ 169,00):

]https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=88022
 
Gente, estou com um problema na empresa quanto a dois cabos de rede. a situação é a seguinte, eles percorrem 14m junto a 2 cabos de energia elétrica por meio subterraneo e não estão funcionando, passam por debaixo de uma calçada e dobram num canto da parede, claro que estou cogitando que tenham rompido mas quero saber se um cabo de rede elétrica próximo ao cabo de internet influencia nele a ponto de a conexão falhar. Se alguém tiver algum conteudo que eu possa ler na internet sobre agradeço, sempre é bom aprender mais.
 
Gente, estou com um problema na empresa quanto a dois cabos de rede. a situação é a seguinte, eles percorrem 14m junto a 2 cabos de energia elétrica por meio subterraneo e não estão funcionando, passam por debaixo de uma calçada e dobram num canto da parede, claro que estou cogitando que tenham rompido mas quero saber se um cabo de rede elétrica próximo ao cabo de internet influencia nele a ponto de a conexão falhar. Se alguém tiver algum conteudo que eu possa ler na internet sobre agradeço, sempre é bom aprender mais.

Na norma, não poderia passar cabo de redes junto com cabos elétricos, mas por experiência própria, passar cabos junto com 110V/220V não é um problema.

Mas os cabos estão mortos mesmo? Sem conexão ou a comunicação está intermitente, talvez um ping para ver perda de pacotes?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho dois desses, recomendo. Tem também a versão de 5 portas desse modelo com um bom custo/benefício (R$ 169,00):

]https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=88022

Para casa preciso de 8 portas, mas estou pensando em até comprar um de 16 portas. Continuar pesquisando aqui.
 
Gente, estou com um problema na empresa quanto a dois cabos de rede. a situação é a seguinte, eles percorrem 14m junto a 2 cabos de energia elétrica por meio subterraneo e não estão funcionando, passam por debaixo de uma calçada e dobram num canto da parede, claro que estou cogitando que tenham rompido mas quero saber se um cabo de rede elétrica próximo ao cabo de internet influencia nele a ponto de a conexão falhar. Se alguém tiver algum conteudo que eu possa ler na internet sobre agradeço, sempre é bom aprender mais.
Tudo depende da corrente dos cabos eletricos. Se passar com cabos de baixa tensão e baixa corrente, a interferencia é pequena e pouca coisa será perdida. Dependendo da velocidade do Link, pode ficar até imperceptível..

Mas se passar cabos de rede junto com cabos de alta tensão e alta corrente, o campo magnetico criado será muito grande e vai causar distorçoes pesadas no sinal de rede.
 
Olá pessoal,

Alguem poderia dar um palpite na minha duvida sobre o Archer C6
 
Pessoal, tenho um mi router 3g, com firmware padavan, na última versão. Meu plano de internet é fibra 300/300, quando tava nesse valor, o 5ghz ia no talo, sempre ficava acima de 360mb a taxa de download, o upload se aproxima de 340mb, o que tava excelente.

O problema é que meu provedor reajustou a velocidade, subiu agora para 400/400 e com isso o negócio azedou, estou achando que por causa disso o 3g não está dando conta nos 5ghz, agora o máximo que consegui chegar foi a 170mb.

Por cabo vem no máximo, 450~500mb, as vezes passa de 500mb, tá lindo, mas no wifi ficou péssimo. Roteadores AC1200 o máximo que a conexão 5ghz deles suportam é até 400? No meu caso, pra ter os 400mb no wifi terei que trocar de roteador?
 
preciso levar cabos e sinal wifi a um cômodo da casa. o melhor seria um Switch + repetidor via cabo? tem alguma diferença Switch + repetidor de um simples roteador?
 
preciso levar cabos e sinal wifi a um cômodo da casa. o melhor seria um Switch + repetidor via cabo? tem alguma diferença Switch + repetidor de um simples roteador?
não se o roteador estiver configurado como Access Point.. Senão ele vai criar outra rede no seu novo ponto, coisa que o repetidor não faria.
 
Estou há anos com um TP Link Archer C50 V1. Nem Access Point ele tem. Tô pensando em instalar o Open WRT nele. Nunca me aventurei nesses firmwares Open source. Alguém já usou essa versão do C50? Vou ter que esperar pra pegar um novo router ou solução mesh aqui. Então tô tentando dar uma sobrevida pra esse TP Link.
 
Estou há anos com um TP Link Archer C50 V1. Nem Access Point ele tem. Tô pensando em instalar o Open WRT nele. Nunca me aventurei nesses firmwares Open source. Alguém já usou essa versão do C50? Vou ter que esperar pra pegar um novo router ou solução mesh aqui. Então tô tentando dar uma sobrevida pra esse TP Link.
Não precisa ter função AP para seu C50 funcionar como Access Point. O site da TPLink ensina como fazer isso se forma simples..
 
Não precisa ter função AP para seu C50 funcionar como Access Point. O site da TPLink ensina como fazer isso se forma simples..
Eu cheguei a baixar o manual do C50 V1, mas não falava como fazer. Vou fazer esse procedimento do link.
 
Última edição:
Eu cheguei a baixar o manual do C50 V1, mas não falava como fazer. Vou fazer esse procedimento do link.
Basicamente, no seu C50 você precisa desligar o DHCP, setar um IP Fixo LAN compatível com a rede principal e ligar o cabo na porta LAN do C50, deixando a porta WAN vazia.
 
Basicamente, no seu C50 você precisa desligar o DHCP, setar um IP Fixo LAN compatível com a rede principal e ligar o cabo na porta LAN do C50, deixando a porta WAN vazia.
Deu certo, mas de jeito algum consegui configurar um IP Fixo pro C50, então, não consigo acessá-lo com o DHCP desligado. Mas para o que eu pretendia, que era o sinal da ONT da operadora apenas passar pelo TP-Link, sem a administração dele, deu certo.
 
Deu certo, mas de jeito algum consegui configurar um IP Fixo pro C50, então, não consigo acessá-lo com o DHCP desligado. Mas para o que eu pretendia, que era o sinal da ONT da operadora apenas passar pelo TP-Link, sem a administração dele, deu certo.
Veja na tabela de clientes na HGU da sua operadora qual IP foi atribuido ao deu C50.. Dessa forma vc poderá configura-lo..
 
Veja na tabela de clientes na HGU da sua operadora qual IP foi atribuido ao deu C50.. Dessa forma vc poderá configura-lo..
Ele não atribuiu nenhum. Os equipamentos que estão conectados no TP Link sim, ganham um IP só deles.
 
Veja na tabela de clientes na HGU da sua operadora qual IP foi atribuido ao deu C50.. Dessa forma vc poderá configura-lo..
Eu estava cometendo um errinho, que era não trocar o número do IP para um fora da faixa da ONT. Coloquei um número totalmente diferente e agora tenho acesso aos 2.
Valeu mesmo pelo link, ajudou bastante. Passei o dia aprendendo à mexer nisso.
 
Voltando, não deu certo no fim das contas, mesmo a configuração estando exatamente igual ao tutorial, ele cria uma conexão, mas não deixa navegar, tanto no PC, quanto no Wi-Fi. O jeito é outro aparelho mesmo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo