• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Redes Modulares, Roteadores e mini roteadores de Alta Performance - NanoPi, Raspberry Pi, Orange Pi, Banana Pi, x86 e etc.

Linha enterprise mano... É caro mesmo.
Uma coisa que quebra nos AP's Unifi, é que quaisquer alterações, o AP precisa provisionar (reiniciar), coisa que não acontece por exemplo, num FortiAP.
Qualquer alteração nos AP's da Fortinet, pode ser feita a quente... Isso é uma mão na roda, em ambientes de alta densidade.
 
Bom dia a todos.

Vamos supor que tenha uma conexão de 1gb ou acima disso futuramente, certo?

Primeiro que a ONU/ONT deve ter uma porta de saída 2.5gb e o roteador também tenha ao menos uma porta Ethernet de 2.5gb.
Supondo que esse roteador tenha portas LAN de apenas 1gb, consigo normalmente fazer LACP com esses sapecas que vocês usam aí? haha

Tem alguns modelos para me indicar? Não vou comprar exatamente agora, mas estou planejando mudanças na minha rede e quero estar preparado para o futuro sem ter que mudar tudo daqui pouco tempo rs
 
Bom dia a todos.

Vamos supor que tenha uma conexão de 1gb ou acima disso futuramente, certo?

Primeiro que a ONU/ONT deve ter uma porta de saída 2.5gb e o roteador também tenha ao menos uma porta Ethernet de 2.5gb.
A ONT não precisa ter necessariamente uma porta 2.5 GBe(o ideal é ter é claro!), pois dependendo da situação da para fazer bonding com duas portas lan da ONT igual o @Hemerson Silva faz ou igual o @Danesh_italiano fez la na conexão dele para chegar nisso:

Supondo que esse roteador tenha portas LAN de apenas 1gb, consigo normalmente fazer LACP com esses sapecas que vocês usam aí? haha

Tem alguns modelos para me indicar? Não vou comprar exatamente agora, mas estou planejando mudanças na minha rede e quero estar preparado para o futuro sem ter que mudar tudo daqui pouco tempo rs
Ainda não entendi a estrutura que vc quer montar, explique melhor!

O que eu entendi que vc quer fazer é isso aqui:

ONT -> roteador x86 do tópico -> esse roteador com portas 1Gb que vc menciona -> resto da rede?

Se é isso mesmo, para quer vc quer outro roteador depois desse roteador x86? Depois do x86 o que vc coloca é um switch de 2.5gb ou 1gb ai vai contigo, se colocar 1gb a velocidade logicamente vai ficar limitada! Outra coisa é que eu colocaria um managed switch e não um dumb switch, pois assim é sempre possível separar sua rede via vlans o que deixa tudo mais organizado, mais seguro(conviados que vai ai na casa e pedem para conectar no wifi conectam em uma rede separada por exemplo) e etc.

Quanto a LACP(Link Aggregation), sim esses roteadores x86 fazem sem problemas.
 
Última edição:
Boa noite pessoal, tudo bem com todos??
Bom, tenho um conhecimento bem básico sobre redes, mas esta semana chegou meu minipc com n5105, que pretendia utilizar com OPNSense...
Atualmente eu utilizo um roteador asus com wrtMerlin que funciona perfeitamente para o meu uso, mas como a gente gosta de prourar sarna para se coçar, acabei comprand o roteador para me aventurar no opnsense.
Instalado o OPNSense, eis que começa minha saga. Inicialmente não conseguia conexão, mesmo configurando o PPPoE certinho com as credenciais fornecidas pela minha operadora (uma empresa regional de Ribeirão Preto). Mas quando voltava o meu roteador antigo (asus), funcionava normalmente.
Eis que resolvo clonar o MAC do meu roteador asus. BINGO! consegui autenticar no OPNSense. Mas como era tarde da noite e não ia conseguir configurar tudo como gostaria, optei por retornar o asus pois minha esposa ficaria em casa no dia seguinte: Não funcionou mais. Erro de autenticacao.
Tentei de tudo, apagar o MAC... e nada!

Passado 1 dia sem internet, entro em contato com o suporte avançado da empresa (bem prestativo, por sinal) e nada de aparecer para eles a autenticação. O técnico veio, tentou de tudo configurar o meu roteador asus e nada... Acharam que poderia até ser defeito na ONU (o que eu julgava pouco provável, já que nem mexi nela).
Hoje, por um sinal divino, resolvi voltar o roteador asus e clonar o MAC do meu pc... conexão na hora! Tentei configurar o OPNSense novamente e nada... Clonei o mesmo mac no OPNSense e... conexão!!

Só que aí começa a parte mais bizarra!

Conexão funcionando normalmente. Entretanto, se eu reiniciar o OPNSense, não conecta mais!! POR NADA! nem testando o mac no outro roteador...
E assim estamos agora... Se eu pegar um MAC novo e jogar no OPNSense, conecta sem problemas, mas se eu reiniciar, é como se o mac entrasse numa "Blacklist" e fosse bloqueado. Aí... só clonando o MAC de um novo dispositivo...

Alguem já viu algo parecido?
A empresa diz que não existe essa tal "blacklist" de MAC Address... mas eles também não sabem explicar o motivo...

(perdão pelo Wall of Text)

Atualização...

Resolvi tirar o OPNSense e instalar o pfSense e... funcionou tudo perfeitamente!!!
Mesmo após reiniciar não estou tendo problemas em realizar a conexão PPPoE. IPV6 funcionando... tudo perfeitamente!

Agora só falta configurar meu antigo roteador como AP para ter a conexão wifi!!

Obrigado a todos que ajudaram!
 
Atualização...

Resolvi tirar o OPNSense e instalar o pfSense e... funcionou tudo perfeitamente!!!
Mesmo após reiniciar não estou tendo problemas em realizar a conexão PPPoE. IPV6 funcionando... tudo perfeitamente!

Agora só falta configurar meu antigo roteador como AP para ter a conexão wifi!!

Obrigado a todos que ajudaram!
Falei duas vezes para tu tentar o pfsense logo de cara para ver o resultado, mais tu resolveu quebrar a cabeça com opnsense :limo:
 
NVME do Mini Pc n5105 morreu.
 
NVME do Mini Pc n5105 morreu.
O loco, não foi o dissipador mal colocado de repente?

Mais é aquilo que eu já falei aqui no tópico, ou seja, que eu compraria esses x86 do ali apenas o modelo bare bones(sem nada) e o SSD e a RAM eu compraria de marcas boas separadamente ao invés de pegar aqueles combo dos vendedores do ali, pois eles colocam SSD e ram de marcas chinesas não conhecidas e sem procedência alguma!
E por experiência própria, eu sei como um NVME de marca chinesa vagabundo é o famoso "barato que sai caro", pois o meu primeiro NVME foi da marca chinesa kingspec e esse SSD só me desapontou, deu problema, aborrecimento e etc...

Eu vou ser sincero, não minha opinião é dinheiro jogado fora esses ssd da kingspec, netac, outras marcas chinas e afins.

É tudo chip de refugo de outras fabricantes maiores só que com vida util duvidosa, muito removem as informações que vem impressas nas nand para ninguém rastrear de onde veio! O meu king spec mesmo que alguns anos atrás eu peguei um de 500 gb por uns 500 reais nvme era assim com as nand com informação "raspada". Sendo que antes, eu tinha um ssd samsung sata evo 860 de 240gb e tirando o espaço, esse ssd da samsung dava banho no kingspec nvme em desempenho, tempo de resposta e etc.

O com o kingspeck, o boot do windows parecia que eu estava usando HD! Por que? Porque ele ficava agarrado em 100% durante alguns minutos toda vez que dava boot depois de deixar o pc desligado durante um tempo e durante esses minutos era inutilizável, tinha vez até que o pc travava do nada e ao reiniciar o ssd não era mais reconhecido, ou seja, ssd morria e tinha que desligar o pc da energia para o SSD reviver... Sendo que isso não acontecia com o sata da samsung e não acontece mais depois que mudei para um adata gammix s11 pro nvme! E não, não era temperatura porque eu comprei um dissipador para ele e o controlador ficava na casa dos 34 graus :(

Atualmente esse king spec está como drive secundário do meu pc, porém, pretendo tirar ele e jogar fora pois eu estava rodando maquinas virtuais de build do openwrt nele e de vez enquanto elas travavam e o pc deixava de reconhecer o ssd me obrigando a ter que reiniciar o pc todo para voltar a reconhecer o kingspec e da ultima vez que isso aconteceu, corrompeu ambas as maquinas virtuais me obrigando a refazer as duas!

Só que esses problemas só acontecem com o Kingspec, refiz as maquinas virtuais no meu adata e nunca mais deu problema.
 
O loco, não foi o dissipador mal colocado de repente?

Mais é aquilo que eu já falei aqui no tópico, ou seja, que eu compraria esses x86 do ali apenas o modelo bare bones(sem nada) e o SSD e a RAM eu compraria de marcas boas separadamente ao invés de pegar aqueles combo dos vendedores do ali, pois eles colocam SSD e ram de marcas chinesas não conhecidas e sem procedência alguma!
E por experiência própria, eu sei como um NVME de marca chinesa vagabundo é o famoso "barato que sai caro", pois o meu primeiro NVME foi da marca chinesa kingspec e esse SSD só me desapontou, deu problema, aborrecimento e etc...

Eu vou ser sincero, não minha opinião é dinheiro jogado fora esses ssd da kingspec, netac, outras marcas chinas e afins.

É tudo chip de refugo de outras fabricantes maiores só que com vida util duvidosa, muito removem as informações que vem impressas nas nand para ninguém rastrear de onde veio! O meu king spec mesmo que alguns anos atrás eu peguei um de 500 gb por uns 500 reais nvme era assim com as nand com informação "raspada". Sendo que antes, eu tinha um ssd samsung sata evo 860 de 240gb e tirando o espaço, esse ssd da samsung dava banho no kingspec nvme em desempenho, tempo de resposta e etc.

O com o kingspeck, o boot do windows parecia que eu estava usando HD! Por que? Porque ele ficava agarrado em 100% durante alguns minutos toda vez que dava boot depois de deixar o pc desligado durante um tempo e durante esses minutos era inutilizável, tinha vez até que o pc travava do nada e ao reiniciar o ssd não era mais reconhecido, ou seja, ssd morria e tinha que desligar o pc da energia para o SSD reviver... Sendo que isso não acontecia com o sata da samsung e não acontece mais depois que mudei para um adata gammix s11 pro nvme! E não, não era temperatura porque eu comprei um dissipador para ele e o controlador ficava na casa dos 34 graus :(

Atualmente esse king spec está como drive secundário do meu pc, porém, pretendo tirar ele e jogar fora pois eu estava rodando maquinas virtuais de build do openwrt nele e de vez enquanto elas travavam e o pc deixava de reconhecer o ssd me obrigando a ter que reiniciar o pc todo para voltar a reconhecer o kingspec e da ultima vez que isso aconteceu, corrompeu ambas as maquinas virtuais me obrigando a refazer as duas!

Só que esses problemas só acontecem com o Kingspec, refiz as maquinas virtuais no meu adata e nunca mais deu problema.
Não, dissipador está instalado certinho.

Acabei de comprar NVME e RAM decentes, aproveitei pra ver a RAM já que infelizmente vai que dá problema também. Esses chinas...
 
Não, dissipador está instalado certinho.

Acabei de comprar NVME e RAM decentes, aproveitei pra ver a RAM já que infelizmente vai que dá problema também. Esses chinas...
Os vendedores do ali não são os fabricantes dos x86(pelo menos não da placas mãe), eles são apenas um intermediário entre o fabricante do x86 e os consumidores, ou seja, eles botam uma margem em cima e te garanto que eles ganham bastante em cima mesmo é da ram e do SSD nos combos.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: HFS
Não, dissipador está instalado certinho.

Acabei de comprar NVME e RAM decentes, aproveitei pra ver a RAM já que infelizmente vai que dá problema também. Esses chinas...
Qual a marca do NVME e da RAM ?
No meu veio NVME Netac 256GB e RAM Netac 8GB DDR4 2666.
 
Qual a marca do NVME e da RAM ?
No meu veio NVME Netac 256GB e RAM Netac 8GB DDR4 2666.
SSD nvme é um nome em chinês que sei lá o que é, parece ser ShiJi, e a RAM é "Heoriaday".
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Os vendedores do ali não são os fabricantes dos x86(pelo menos não da placas mãe), eles são apenas um intermediário entre o fabricante do x86 e os consumidores, ou seja, eles botam uma margem em cima e te garanto que eles ganham bastante em cima mesmo é da ram e do SSD nos combos.
Como eu comprei do @Snk B , meio que ficou razoável pelo preço, foi pau a pau china e a pronta entrega, então até que tá ok.

O nvme deu pau de vez mesmo, e até o logo da American Megatrends foi embora, e ficou o nome do fabricante da placa no boot, e demorou um pouco para ir para a BIOS.

Já gastei uma verba aqui e comprei nvme e ram da Kingston no Full do ML. Amanhã faço a substituição.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O loco, não foi o dissipador mal colocado de repente?

Mais é aquilo que eu já falei aqui no tópico, ou seja, que eu compraria esses x86 do ali apenas o modelo bare bones(sem nada) e o SSD e a RAM eu compraria de marcas boas separadamente ao invés de pegar aqueles combo dos vendedores do ali, pois eles colocam SSD e ram de marcas chinesas não conhecidas e sem procedência alguma!
E por experiência própria, eu sei como um NVME de marca chinesa vagabundo é o famoso "barato que sai caro", pois o meu primeiro NVME foi da marca chinesa kingspec e esse SSD só me desapontou, deu problema, aborrecimento e etc...

Eu vou ser sincero, não minha opinião é dinheiro jogado fora esses ssd da kingspec, netac, outras marcas chinas e afins.

É tudo chip de refugo de outras fabricantes maiores só que com vida util duvidosa, muito removem as informações que vem impressas nas nand para ninguém rastrear de onde veio! O meu king spec mesmo que alguns anos atrás eu peguei um de 500 gb por uns 500 reais nvme era assim com as nand com informação "raspada". Sendo que antes, eu tinha um ssd samsung sata evo 860 de 240gb e tirando o espaço, esse ssd da samsung dava banho no kingspec nvme em desempenho, tempo de resposta e etc.

O com o kingspeck, o boot do windows parecia que eu estava usando HD! Por que? Porque ele ficava agarrado em 100% durante alguns minutos toda vez que dava boot depois de deixar o pc desligado durante um tempo e durante esses minutos era inutilizável, tinha vez até que o pc travava do nada e ao reiniciar o ssd não era mais reconhecido, ou seja, ssd morria e tinha que desligar o pc da energia para o SSD reviver... Sendo que isso não acontecia com o sata da samsung e não acontece mais depois que mudei para um adata gammix s11 pro nvme! E não, não era temperatura porque eu comprei um dissipador para ele e o controlador ficava na casa dos 34 graus :(

Atualmente esse king spec está como drive secundário do meu pc, porém, pretendo tirar ele e jogar fora pois eu estava rodando maquinas virtuais de build do openwrt nele e de vez enquanto elas travavam e o pc deixava de reconhecer o ssd me obrigando a ter que reiniciar o pc todo para voltar a reconhecer o kingspec e da ultima vez que isso aconteceu, corrompeu ambas as maquinas virtuais me obrigando a refazer as duas!

Só que esses problemas só acontecem com o Kingspec, refiz as maquinas virtuais no meu adata e nunca mais deu problema.
O KingSpec aqui que tenho, SATA, está online há vários anos sem problemas.

Infelizmente parece ser loteria.
 
A ONT não precisa ter necessariamente uma porta 2.5 GBe(o ideal é ter é claro!), pois dependendo da situação da para fazer bonding com duas portas lan da ONT igual o @Hemerson Silva faz ou igual o @Danesh_italiano fez la na conexão dele para chegar nisso:


Ainda não entendi a estrutura que vc quer montar, explique melhor!

O que eu entendi que vc quer fazer é isso aqui:

ONT -> roteador x86 do tópico -> esse roteador com portas 1Gb que vc menciona -> resto da rede?

Se é isso mesmo, para quer vc quer outro roteador depois desse roteador x86? Depois do x86 o que vc coloca é um switch de 2.5gb ou 1gb ai vai contigo, se colocar 1gb a velocidade logicamente vai ficar limitada! Outra coisa é que eu colocaria um managed switch e não um dumb switch, pois assim é sempre possível separar sua rede via vlans o que deixa tudo mais organizado, mais seguro(conviados que vai ai na casa e pedem para conectar no wifi conectam em uma rede separada por exemplo) e etc.

Quanto a LACP(Link Aggregation), sim esses roteadores x86 fazem sem problemas.
Teria apenas um roteador mesmo hehe
Estava olhando e esse x86 que vocês usam é um grande candidato... Até vi um mikrotik que possui uma porta 2.5gb e outra sfp+ 10g, porém é bem caro e obviamente limitado comparado aos x86.

O que eu disse ficou um pouco confuso, pois havia visto alguns roteadores que tinha a porta de entrada ethernet 2.5gb mas as portas Lan são de 1gb, então o único jeito de conseguir passar adiante uma provável conexão acima de 1gb na rede seria fazendo lacp.
Como esses x86 tem várias portas 2.5gb está perfeito.

Sim, vou usar um switch gerenciável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O loco, não foi o dissipador mal colocado de repente?

Mais é aquilo que eu já falei aqui no tópico, ou seja, que eu compraria esses x86 do ali apenas o modelo bare bones(sem nada) e o SSD e a RAM eu compraria de marcas boas separadamente ao invés de pegar aqueles combo dos vendedores do ali, pois eles colocam SSD e ram de marcas chinesas não conhecidas e sem procedência alguma!
E por experiência própria, eu sei como um NVME de marca chinesa vagabundo é o famoso "barato que sai caro", pois o meu primeiro NVME foi da marca chinesa kingspec e esse SSD só me desapontou, deu problema, aborrecimento e etc...

Eu vou ser sincero, não minha opinião é dinheiro jogado fora esses ssd da kingspec, netac, outras marcas chinas e afins.

É tudo chip de refugo de outras fabricantes maiores só que com vida util duvidosa, muito removem as informações que vem impressas nas nand para ninguém rastrear de onde veio! O meu king spec mesmo que alguns anos atrás eu peguei um de 500 gb por uns 500 reais nvme era assim com as nand com informação "raspada". Sendo que antes, eu tinha um ssd samsung sata evo 860 de 240gb e tirando o espaço, esse ssd da samsung dava banho no kingspec nvme em desempenho, tempo de resposta e etc.

O com o kingspeck, o boot do windows parecia que eu estava usando HD! Por que? Porque ele ficava agarrado em 100% durante alguns minutos toda vez que dava boot depois de deixar o pc desligado durante um tempo e durante esses minutos era inutilizável, tinha vez até que o pc travava do nada e ao reiniciar o ssd não era mais reconhecido, ou seja, ssd morria e tinha que desligar o pc da energia para o SSD reviver... Sendo que isso não acontecia com o sata da samsung e não acontece mais depois que mudei para um adata gammix s11 pro nvme! E não, não era temperatura porque eu comprei um dissipador para ele e o controlador ficava na casa dos 34 graus :(

Atualmente esse king spec está como drive secundário do meu pc, porém, pretendo tirar ele e jogar fora pois eu estava rodando maquinas virtuais de build do openwrt nele e de vez enquanto elas travavam e o pc deixava de reconhecer o ssd me obrigando a ter que reiniciar o pc todo para voltar a reconhecer o kingspec e da ultima vez que isso aconteceu, corrompeu ambas as maquinas virtuais me obrigando a refazer as duas!

Só que esses problemas só acontecem com o Kingspec, refiz as maquinas virtuais no meu adata e nunca mais deu problema.
Pois é, eu confio mesmo nos modelos da Samsung.
Geralmente vale a pena pagar mais caro para ter um importante ítem de confiança.
 
IMG-20220731-214913.jpg

@xShARkx nvme que morreu, acabei de substituir pelo Kingston, e o módulo do nvme chinês soltou kkkkkkkkkkkk
 
IMG-20220731-214913.jpg

@xShARkx nvme que morreu, acabei de substituir pelo Kingston, e o módulo do nvme chinês soltou kkkkkkkkkkkk
WTF ... A memória NAND soltou da placa ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou testando o N5105 ... Espero não ter surpresas ruins.
Desliguei todos os turbos da CPU, ou seja limitei em 2GHz mas mantive os C-States ( varia de 800MHz até 2GHz ). Temps entre 39ºC e 46ºC na CPU. O sensor da placa mãe é inutil visto que sempre marca 27,8ºC. O NVME sempre marca 39.9ºC ( o que me deixou preocupado ... ).
Proxmox 7 com uma VM rodando Openwrt 22.03-RC5. Teste com load balance na VM.
 
Última edição:
WTF ... A memória NAND soltou da placa ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou testando o N5105 ... Espero não ter surpresas ruins.
Desliguei todos os turbos da CPU, ou seja limitei em 2GHz mas mantive os C-States ( varia de 800MHz até 2GHz ). Temps entre 39ºC e 46ºC na CPU. O sensor da placa mãe é inutil visto que sempre marca 27,8ºC. O NVME sempre marca 39.9ºC ( o que me deixou preocupado ... ).
Proxmox 7 com uma VM rodando Openwrt 22.03-RC5. Teste com load balance na VM.
Assim que peguei na mão.
Ele tinha parado de funcionar, instalei um Kingston agora.

Memória podre essa aí.
 
IMG-20220731-214913.jpg

@xShARkx nvme que morreu, acabei de substituir pelo Kingston, e o módulo do nvme chinês soltou kkkkkkkkkkkk
Assim que peguei na mão.
Ele tinha parado de funcionar, instalei um Kingston agora.

Memória podre essa aí.
É aquilo que eu falei, ssd chinês eu nunca mais coloco a mão! Só compro samsung, adata e etc.

WTF ... A memória NAND soltou da placa ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou testando o N5105 ... Espero não ter surpresas ruins.
Desliguei todos os turbos da CPU, ou seja limitei em 2GHz mas mantive os C-States ( varia de 800MHz até 2GHz ). Temps entre 39ºC e 46ºC na CPU. O sensor da placa mãe é inutil visto que sempre marca 27,8ºC. O NVME sempre marca 39.9ºC ( o que me deixou preocupado ... ).
Proxmox 7 com uma VM rodando Openwrt 22.03-RC5. Teste com load balance na VM.
Mantenha a gente informado :D

Tu tem algum termômetro ai para conferir? A tua case é aquela fat né? Será que realmente não está marcando corretamente? Talves esteja, aonde vc está pegando essas temps? No promox ou aonde?
 
Os vendedores do ali não são os fabricantes dos x86(pelo menos não da placas mãe), eles são apenas um intermediário entre o fabricante do x86 e os consumidores, ou seja, eles botam uma margem em cima e te garanto que eles ganham bastante em cima mesmo é da ram e do SSD nos combos.
Tem poucas marcas chinesas boas (Asgard) que vc pode arriscar até, mas no geral eu não compraria essas tipo uma Kingspec da vida. É ctz que vai ser uma furada pq escolhem os piores módulos pra venderem.
 
É aquilo que eu falei, ssd chinês eu nunca mais coloco a mão! Só compro samsung, adata e etc.


Mantenha a gente informado :D

Tu tem algum termômetro ai para conferir? A tua case é aquela fat né? Será que realmente não está marcando corretamente? Talves esteja, aonde vc está pegando essas temps? No promox ou aonde?
O case é o "gordinho" com aletas "snowflake", sem entradas de ar.
As temperaturas eu pego com o pacote lm-sensors. A placa mãe e o nvme não variaram 0.1ºC desde que instalei.
Código:
coretemp-isa-0000
Adapter: ISA adapter
Package id 0:  +52.0°C  (high = +105.0°C, crit = +105.0°C)
Core 0:        +44.0°C  (high = +105.0°C, crit = +105.0°C)
Core 1:        +44.0°C  (high = +105.0°C, crit = +105.0°C)
Core 2:        +44.0°C  (high = +105.0°C, crit = +105.0°C)
Core 3:        +44.0°C  (high = +105.0°C, crit = +105.0°C)

acpitz-acpi-0
Adapter: ACPI interface
temp1:        +27.8°C  (crit = +119.0°C)

nvme-pci-0100
Adapter: PCI adapter
Composite:    +39.9°C  (low  = -273.1°C, high = +82.8°C)
                       (crit = +84.8°C)
Olhei na internet e encontrei outro usuario usando lm-sensors e a placa mãe marca igual. https://forums.servethehome.com/ind...e-quad-i225v-mini-pc-report.36699/post-344028
 
O case é o "gordinho" com aletas "snowflake", sem entradas de ar.
As temperaturas eu pego com o pacote lm-sensors. A placa mãe e o nvme não variaram 0.1ºC desde que instalei. Olhei na internet e encontrei outro usuario usando lm-sensors e a placa mãe marca igual. https://forums.servethehome.com/ind...e-quad-i225v-mini-pc-report.36699/post-344028
Talvez seja o lm-sensors lendo errado? Pois eu sei do lm-sensors do openwrt, agora promox eu nunca usei, ele tbm lê temp via lm-sensors?

Pois esse gringo ai está lendo as temps via promox e a placa mãe dele é diferente do seu, o seu é da bluetech que é considerado o v2 desses x86 de arquitetura jasper lake e o desse usuário é o x86 v1 da changwang de arquitetura jasper lake que é a mesma fabricante do v3 para arquitetura jasper lake.

Placa V1:

1654399311500667.jpg


Placa v2:

d5YACgx.png


Placa V3:
1654611552822604.png
 
Talvez seja o lm-sensors lendo errado? Pois eu sei do lm-sensors do openwrt, agora promox eu nunca usei, ele tbm lê temp via lm-sensors?

Pois esse gringo ai está lendo as temps via promox e a placa mãe dele é diferente do seu, o seu é da bluetech que é considerado o v2 desses x86 de arquitetura jasper lake e o desse usuário é o x86 v1 da changwang de arquitetura jasper lake que é a mesma fabricante do v3 para arquitetura jasper lake.

Placa V1:

1654399311500667.jpg


Placa v2:

d5YACgx.png


Placa V3:
1654611552822604.png
A minha deve ser a V2 ( não abri ainda para olhar ... ).
O Proxmox é baseado no debian Bulleye. Os pacotes são identicos ao do debian e do Ubuntu. Pode ser que o suporte ao chipset dos sensores não esteja pronto, mas a temperatura da cpu ele lê direto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo