[AJUDA] Reduzindo temperatura da VGA.

TempestRiser

Member
Registrado
Opa pessoal, boa tarde!

Passando só pra deixar registrada minha experiencia... a uns dias eu consegui reviver minha "ex-falecida" placa de video, uma R9 280X, usei por alguns dias monitorando de perto as temperaturas por medo do problema voltar devido um novo desgaste das soldas, pude evidenciar que a placa operava em media de 30 graus em idle e 65 ~68 graus em full (rotação do cooler a 100%).

Preocupado com essa temp. maxima decidi fazer 3 procedimentos...

Primeiro, realizei uma manutenção das 3 ventoinhas, abrindo elas e lubrificando o eixo, pois um deles já estava fazendo um barulho irritante o que me levou a perceber que os anos de uso acabou com o lubrificante original de fabrica.

Segundo troquei a pasta termica por uma pasta a base de prata de boa qualidade, com muito cuidado pra aplicar uma PEQUENA quantidade afim de evitar que ela se espalhe pra fora do die da GPU, causando até mesmo um possivel curto nos minusculos componentes expostos proximos ao die.

Terceiro e ultimo passo foi lapidar a base do dissipador, usei 3 lixas, 1200/2000/3000 com algum material de polimento, ficou bem melhor acabado... a base que por sinal é feita toda de cobre ficou extremamente polida quase como um espelho, reduzindo dessa forma as fissuras onde a pasta termica precisa preencher, melhorando então a eficiencia da troca de calor entre GPU > Dissipador.

Resultado: idle a temp permaneceu em 30 graus... mas em full, obtive um resultado impressionante, dos 65 ~68 que eu observei usando 100% de rotação nos coolers, a placa passou a apresentar uma media de 50 ~ 55 graus usando apenas 80% de rotação... caso aumente a velocidade a 100% a temp varia de 48 a 53 graus em full.

Estou extremamente satisfeito com essa manutenção, creio que se eu tivesse feito tal procedimento a mais tempo é possivel que ela nem tivesse apresentado o primeiro problema, mas até o momento firme e forte !
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo