Relato de experiência na troca de um E5 por um Phenom II

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Grande Panda, nunca imaginaria você falar tão bem assim da AMD.

Eu também sai de um E5300 para PII X3 720BE habilitei o 4º núcleo, ficou a mesma coisa do que o seu, porem com o clock de 2.8Ghz, a diferença aqui foi gritante, os jogos rodam mais "macios" fica bem melhor a jogabilidade.

Parabéns pelo tópico vai ajudar bastantes usuários que estão em dúvidas em pegar uma plataforma nova.

Abraço!
 
parabens aew!

grande topico!

eu me senti parecido quando sai do X2 4200+ 939 pro X3 8650 AM2+...

agora to querendo partir pro X4 620 (mais barato neh... =P)
 
Poutaz, agora tô afim de mudar de processador :(

Você tem um E7400, que tem performance superior a um E5. Provavelmente os ganhos trocando por um quad, serão pequenos.

O panda teve ganhos enormes, pois a Série E5 tem memória cache capada, justamente pra torná-lo barato frente a concorrente.

Eu sai justamente de um E7400 para o i5, como não sou fã de benchmarks, e não fico vendo fraps no canto da tela, o que já estava bom, continuou bom. :D

Isso levando em consideração jogos, fora deles a diferença de performance é bem perceptível, principalmente em conversão de vídeos.
 
Cara senti isso que vc disse ontem, troquei um q6600 por um i5 750, os mínimos aumentaram muito virou outra jogabilidade! Com o q6600 tava tendo umas quedas até de 40 fps, agora num vi cair menos de 90fps.


Isso é muito notavel. E como voce disse, é outra jogabilidade.

Em qual jogo que voce notou esta mudança?
 
Panda... vc ta usando qual SO ai?? O Seven x64 mesmo??
 
Quando falei que um quad mesmo rodando + baixo que que um duo, era melhor em muitos casos, me xingaram e ainda disseram, melhor um duo a 3.8 que um quad a 3.0! Bom topico panda!
 
Como disse panda49, agora não dá, fica meio sem credibilidade essa conduta-postura elogiosa da sua parte, elogiando e valorizando o papel da CPU, já que ora vc diz peremptoriamente uma coisa, ora vc defende com sua vida outra assertiva completamente distinta. Não adianta ignorar meus posts, interferir junto à moderação para providenciar mais uma medida descabida como essa que ocorreu aqui aonde multilaram a isenção e a originalidade do fórum ao deletar sumariamente um post distoante meu, não estou lhe ofendendo, estou cobrando aqui uma postura de homem sua no que tange ao reconhecimento de que vcs subestimaram as cpus dentro do contexto de um bom sistema, às devidas retratações, à devida honradez, se houver, senão continue ignorando o post mesmo ou solicitando a exclusão sumária.
 
Última edição:
Bela aquisição, vai demorar bastante pra ficar defasada.

Mas o pessoal tem que tomar cuidado com os FPS. Se você usa monitor com 60Hz de refresh, não adianta nada rodar a mais de 60 frames, pois só irão aparecer efetivamente 60 frames.

O que mais importa mesmo são os FPS mínimos. E nisso vc teve um belo UP, panda49. :D

No seu caso, você está tendo gargalo de monitor agora. :lol:

Se você usa um monitor 120Hz ou roda o seu a 75-80Hz, desconsidere.
 
Isso é muito notavel. E como voce disse, é outra jogabilidade.

Em qual jogo que voce notou esta mudança?

No TF2 mesmo que eu disse, só tive tempo de testar ele até agora, já era tarde quando terminei de montar a máquina! joguei 1 horinha de TF2 e senti a diferença logo de cara nos FPS médios. Isso que ainda tá em stock :D
 
Uma duvida, pelo menos no MP do Modern Warfare 2 o meu FPS é travado em 91, não passa disso, o seu vai pra 120?
 
Como disse panda49, agora não dá, fica meio sem credibilidade essa conduta-postura elogiosa da sua parte, elogiando e valorizando o papel da CPU, já que ora vc diz peremptoriamente uma coisa, ora vc defende com sua vida outra assertiva completamente distinta. Não adianta ignorar meus posts, interferir junto à moderação para providenciar mais uma medida descabida como essa que ocorreu aqui aonde multilaram a isenção e a originalidade do fórum ao deletar sumariamente um post distoante meu, não estou lhe ofendendo, estou cobrando aqui uma postura de homem sua no que tange ao reconhecimento de que vcs subestimaram as cpus dentro do contexto de um bom sistema, às devidas retratações, à devida honradez, se houver, senão continue ignorando o post mesmo ou solicitando a exclusão sumária.

Putz, você abusa, hein!!

O que esse seu post acrescenta ao tópico? Qual a vantagem de postar esse monta de baboseiras que você postou? Onde é que você quer chegar?

Eu apaguei seu outro post, não porque tratava-se de um "post distoante seu", mas por tratar-se de puro FLOOD, pra não chamá-lo de Troll.

Se você está descontente com a postura de algum usuário aqui do fórum (leia-se Panda49), deveria ter enviado uma Mensagem Privada pra ele entoando seus mantras descabidos e abundantes de termos floridos, mas que, todos sabemos, não acrescentam EM NADA ao assunto proposto no tópico.

Parabéns, você conseguiu ganhar mais uma infração por flood!! :yes:

@Thread: Panda, eu sei bem o que você está passando, pois saí de um 5000+ pra esse PhenomII da assinatura. É gritante mesmo a diferença.
 
@Thread: Panda, eu sei bem o que você está passando, pois saí de um 5000+ pra esse PhenomII da assinatura. É gritante mesmo a diferença.

Mas no seu caso, a diferença tende a ser absurda mesmo, pois um X2 5000 é um processador fraquinho, diga-se de passagem. Ainda mais levando em consideração um PII, que é um ótimo processador pelo que vejo mundo afora.

Se pegasse até mesmo um C2D tambem iria sentir muita diferença, como no meu caso, que sai de um x2 5600 pra um E7400/E8400.

Quem sai de um processador mais fraco para um quad, a diferença irá tender a ser gritante na maioria dos casos, agora quem sai de um bom C2D ou C2Q, a maior diferença só será notável nos números no canto da tela (fraps). Se tratando de jogos, claro.
 
O Pentium E5200 é um processador baixo custo de R$150,esse Phenom II 955 é um proc que custa R$415+-,2,7x mais(mas vc não recebeu 2,7x mais performance),é TOTALMENTE previsível ser bem melhor mesmo(mesmo a 3,2Ghz,são 4 cores!),não fez nada mais que a obrigação ;)
MAs sabe o curioso,é que um monte de jogo que vc falou,já rodava relativamente bem no e5200@3.8Ghz,como o Cod MW 2(35 Fps MIN ~70FPs) e o NFS Shift(35~60FPS) e o Dirt 2 com 39FPs mínimos,o único que tava realmente limitado,pelo que vc falou,foi o Avatar Demo.
Pq sinceramente,com 35Fps no PIOR caso(fps mín) ,quer dizer que o sistema ta rodando bem o jogo,e qualquer upgrade vai melhorar bem os fps(principalmente fps máximo) mas não mto a fluidez(só pra gamer hardcore,mas não vamos esquecer que a imensa maioria dos LCDs só exibem 60Fps de qq modo)
Acho que vc tem que reconsiderar o que é "gargalo",pelo que sei é quando um componente(Cpu no caso) limita BASTANTE a VGA a ponto de prejudicar a jogabilidade,o que ocorre por exemplo no meu 2º PC com a hd4670 no x2 939.
Pq se for seguir o que vc tá falando,então o seu phenom II x4 a 3,2Ghz está segurando a sua GTX260,afinal,com um Core i7 Gulftown a 4Ghz COM CERTEZA vai ficar muito mais rápido em vários jogos :rolleyes:
Enfim,achei legal o relato é que mostra como é grande o CxB desses E5xxx,que a 3,8gHz pelo jeito não limita(ou se limitar,talvez só em GTA4,etc) uma "simples" GTx260 ;)
Sobre o Phenom II X4,é um ótimo proc,mas na minha opinião,bem menos do que o pessoal fala,mtas vezes é mais negócio esperar mais ou gastar mais um pouco num i5 750(que o preço do combo pelo jeito vai cair bastante ainda).
Eu prefiro mais um x3 720,bem mais barato(R$280 ou menos) e dependendo da mb e sorte,dá pra transformar em X4,CxB imbatível ;)


Edit:
Exemplo: De 60Fps min pra 120Fps min é o dobro,mas pergunto,é uma diferença prática enorme?
Nem vou entrar naquele blablabla de "olho humano e fps",mas uma coisa é FATO,99,99% dos LCDs atuais são limitados a 60Fps ou 75fps(minoria,a maioria vc coloca a 75hz e dá frame "skip" e exibe 60fps).
Pode-se falar em "reserva de framerate",mas quanto mais aumenta a resolução e detalhes,mais o gargalo passa ser da GPU e não da CPU....
 
Última edição:
Putz, você abusa, hein!!

O que esse seu post acrescenta ao tópico? Qual a vantagem de postar esse monta de baboseiras que você postou? Onde é que você quer chegar?

Eu apaguei seu outro post, não porque tratava-se de um "post distoante seu", mas por tratar-se de puro FLOOD, pra não chamá-lo de Troll.

Se você está descontente com a postura de algum usuário aqui do fórum (leia-se Panda49), deveria ter enviado uma Mensagem Privada pra ele entoando seus mantras descabidos e abundantes de termos floridos, mas que, todos sabemos, não acrescentam EM NADA ao assunto proposto no tópico.

Parabéns, você conseguiu ganhar mais uma infração por flood!! :yes:


@Thread: Panda, eu sei bem o que você está passando, pois saí de um 5000+ pra esse PhenomII da assinatura. É gritante mesmo a diferença.


Só vim aqui pedir COERÊNCIA coisa que vc pelo fato desconhece, exibe-se por punir gratuitamente um bom usuário e mais uma vez emite opiniões acerca do conteúdo de posts cujos quais nem foi impelido, tampouco convidado, enquanto moderador e imparcial a fazer juízo.

Vc no papel de moderador jamais poderia vir aqui criticar um post dessa forma desrespeitosa e ridicularizante, cada um escreve da forma que quer, não da forma cuja qual fora manipulado pelo tirano Prof. Maurivillas.

O Panda49 tem demonstrado que muda de opinião a cada raiar de sol. Simplesmente pedi que ele admitisse estar errado em outra situação. Somente isso, claro que estou de acordo com ele, mais uma vez só supliquei por COERÊNCIA. AFINAL INCOERÊNCIA É MAIS FLOOD DO QUE QQ OUTRA COISA... Ficar postanto aqui e ali mal informando da maneira que bem lhe convier é que é flood. Não lutar pela veracidade dos fatos.

É duro ser membro do adrenaline as vezes, olha só o conteúdo desse post: http://adrenaline.com.br/forum/plac...rmi-deixando-apenas-448sps-2.html#post5334399 (E eu sou advertido em 3 pontos pela "moderação" não simpatizar com meu modo de expressão, de grande conteúdo o Tranzou tudo agora, muito valoroza contribuição para o fórum) :boring:
 
Última edição:
logo logo eu vou ver a diferença, pois estou saindo de um Athlon64 5600 x2 para um Phenom II 955 x4. E também de uma 8800gts 320/320 para uma HD5770 ou mesmo para uma HD5850. Mas com essa última talvez tenha que trocar de fonte, o que quero evitar.

Mas tem o seguinte, em ambos os casos (pc 1 ou pc 2) vou continuar com as mesmas memórias ram 3x1GB DDR2 800. Daí numa troca como esta de cpu e gpu, deveria ter uma troca equivalente de memória ram, mas vou continuar com as mesmas memórias. Será que isso dará gargalo no pc 2 (o do Phenom II)?
 
De Full HD pra 1680x1050 não tem tanta diferença pra justificar algo tão diferente. E o over da VGA também não pode dar tanto a mais assim. Pode ser que o seu SO não esteja legal. Será que você não tá com problema de stuck 2D clocks? Pra evitar isso eu coloco no CP da nVidia pra preferir sempre máxima potência e dá certo.

Pois é. Tipo, eu rodo tudo satisfatoriamente saca? Mas nao sei pq, ultimamente meu windows tá dando uns bugs, to achando que é memoria. Por exemplo: to usando o firefox e ele fecha do nd, vai inicar o windows e o messenger dá erro. Vou continuar testanto aqui pra ver se tá normal, passar um memtest e se nao acusar nd vou formatar o pc. Qual SO vc tá usando?
 
Quando falei que um quad mesmo rodando + baixo que que um duo, era melhor em muitos casos, me xingaram e ainda disseram, melhor um duo a 3.8 que um quad a 3.0! Bom topico panda!

Eu ouvi a mesmissima coisa a 2 anos... e simplesmente ignorei e sou feliz a 2 anos com o mesmo cpu UHAUHAUHAHUAHUAUHA
 
Eu só não entendi o motivo da troca de plataforma.Se você já tinha um combo intel,não seria mais barato comprar apenas um quad intel ao invés de comprar mobo e cpu amd?

Porque minha mobo só era boa de overclock com E5 e E7, nenhum QX cairia bem com ela. Então preferi partir logo pra AMD, que está oferecendo algo no mesmo nível da plataforma LGA775, só que custando bem menos. Nessa brincadeira toda gastei 350 reais. Isso porque quis comprar um PII BE e não procurei a melhor placa-mãe possível direito, poderia ter gasto 300 reais ou menos.

Grande Panda, nunca imaginaria você falar tão bem assim da AMD.

Eu também sai de um E5300 para PII X3 720BE habilitei o 4º núcleo, ficou a mesma coisa do que o seu, porem com o clock de 2.8Ghz, a diferença aqui foi gritante, os jogos rodam mais "macios" fica bem melhor a jogabilidade.

Parabéns pelo tópico vai ajudar bastantes usuários que estão em dúvidas em pegar uma plataforma nova.

Abraço!

Na verdade o que penso sobre Intel X AMD não mudou.

Ainda acho que quem comprou LGA1156 está com mais vantagem do que eu, pois os processadores da Intel têm uma capacidade de overclock melhor e logo teremos Intel chegando a casa dos 5.0Ghz, enquanto os PII ou seja lá quais forem os próximos, dificilmente chegarão nessa casa aí.

A diferença é que eu não teria como montar um combo Intel, levando em conta os preços abusivos que estão praticando aqui no BR. Então estou com AMD, provavelmente com bem menos performance que os Intel, mas superou qualquer tipo de expectativa e posso dizer que sou um usuário muito feliz com a aquisição.

Você tem um E7400, que tem performance superior a um E5. Provavelmente os ganhos trocando por um quad, serão pequenos.

O panda teve ganhos enormes, pois a Série E5 tem memória cache capada, justamente pra torná-lo barato frente a concorrente.

Eu sai justamente de um E7400 para o i5, como não sou fã de benchmarks, e não fico vendo fraps no canto da tela, o que já estava bom, continuou bom. :D

Isso levando em consideração jogos, fora deles a diferença de performance é bem perceptível, principalmente em conversão de vídeos.

Será, Dark? Sei não, eu acho que o E5 não fica tããão atrás assim que o E7 e a diferença dos Quad, principalmente estes com tecnologias mais novas (PII e i5) devem dar uma boa diferença, sim. Não tanto quanto as que tive aqui, mas algo girando ali pouco acima dos 50%, provavelmente.

Panda... vc ta usando qual SO ai?? O Seven x64 mesmo??

Tô usando o Windows Vista X86 mesmo, só que pretendo migrar pro Seven ainda neste final de semana. Parece que a o SO atingiu uma maturidade boa. Queria esperar o SP1, mas tô doido pra colocar ele aqui logo.

Quando falei que um quad mesmo rodando + baixo que que um duo, era melhor em muitos casos, me xingaram e ainda disseram, melhor um duo a 3.8 que um quad a 3.0! Bom topico panda!

Na verdade, falarara, pra muitos jogos mais antigos eu percebi que a diferença aqui foi nula ou muito pequena. Na verdade das verdades, notei que a maioria dos jogos que possuem bench não aproveitam os núcleos de processadores com mais de 2. Por isso essa meia-ilusão de Duo = Quad pra jogos por tanto tempo. Ilusão essa que sempre alimentei e tenho de admitir aqui.

Bela aquisição, vai demorar bastante pra ficar defasada.

Mas o pessoal tem que tomar cuidado com os FPS. Se você usa monitor com 60Hz de refresh, não adianta nada rodar a mais de 60 frames, pois só irão aparecer efetivamente 60 frames.

O que mais importa mesmo são os FPS mínimos. E nisso vc teve um belo UP, panda49. :D

No seu caso, você está tendo gargalo de monitor agora. :lol:

Se você usa um monitor 120Hz ou roda o seu a 75-80Hz, desconsidere.

Aqui é um 120Hz, na verdade entendo pouco desse negócio de FPS X Hz do monitor. Só sei que a 120Hz fica tudo bastante melhor, principalmente jogos de esporte e jogos FPS pra mirar. 60Hz era notório demais que a mira ficava ruim. Não sei se foi somente impressão.

@Thread: Panda, eu sei bem o que você está passando, pois saí de um 5000+ pra esse PhenomII da assinatura. É gritante mesmo a diferença.

É uma diferença que mal dá pra medir em palavras de tão absurda mesmo. Eu não esperava metade disso tudo.

O Pentium E5200 é um processador baixo custo de R$150,esse Phenom II 955 é um proc que custa R$415+-,2,7x mais(mas vc não recebeu 2,7x mais performance),é TOTALMENTE previsível ser bem melhor mesmo(mesmo a 3,2Ghz,são 4 cores!),não fez nada mais que a obrigação ;)
MAs sabe o curioso,é que um monte de jogo que vc falou,já rodava relativamente bem no e5200@3.8Ghz,como o Cod MW 2(35 Fps MIN ~70FPs) e o NFS Shift(35~60FPS) e o Dirt 2 com 39FPs mínimos,o único que tava realmente limitado,pelo que vc falou,foi o Avatar Demo.
Pq sinceramente,com 35Fps no PIOR caso(fps mín) ,quer dizer que o sistema ta rodando bem o jogo,e qualquer upgrade vai melhorar bem os fps(principalmente fps máximo) mas não mto a fluidez(só pra gamer hardcore,mas não vamos esquecer que a imensa maioria dos LCDs só exibem 60Fps de qq modo)
Acho que vc tem que reconsiderar o que é "gargalo",pelo que sei é quando um componente(Cpu no caso) limita BASTANTE a VGA a ponto de prejudicar a jogabilidade,o que ocorre por exemplo no meu 2º PC com a hd4670 no x2 939.
Pq se for seguir o que vc tá falando,então o seu phenom II x4 a 3,2Ghz está segurando a sua GTX260,afinal,com um Core i7 Gulftown a 4Ghz COM CERTEZA vai ficar muito mais rápido em vários jogos :rolleyes:
Enfim,achei legal o relato é que mostra como é grande o CxB desses E5xxx,que a 3,8gHz pelo jeito não limita(ou se limitar,talvez só em GTA4,etc) uma "simples" GTx260 ;)
Sobre o Phenom II X4,é um ótimo proc,mas na minha opinião,bem menos do que o pessoal fala,mtas vezes é mais negócio esperar mais ou gastar mais um pouco num i5 750(que o preço do combo pelo jeito vai cair bastante ainda).
Eu prefiro mais um x3 720,bem mais barato(R$280 ou menos) e dependendo da mb e sorte,dá pra transformar em X4,CxB imbatível ;)


Edit:
Exemplo: De 60Fps min pra 120Fps min é o dobro,mas pergunto,é uma diferença prática enorme?
Nem vou entrar naquele blablabla de "olho humano e fps",mas uma coisa é FATO,99,99% dos LCDs atuais são limitados a 60Fps ou 75fps(minoria,a maioria vc coloca a 75hz e dá frame "skip" e exibe 60fps).
Pode-se falar em "reserva de framerate",mas quanto mais aumenta a resolução e detalhes,mais o gargalo passa ser da GPU e não da CPU....

Não vejo nada de tanto óbvio nisso, dvsv. Principalmente pelo que comentei acima. A maioria dos jogos que possuem benchs não utilizam todos os núcleos, como Warhead, Crysis, SFIV, RE5 e por aí vai. A maioria dos jogos que utilizam bem todos os núcleos não possuem bench mesmo.

Quanto aos FPS, sempre pude notar que quanto mais FPS, melhor pra mirar. Visualmente acima de 60FPS nunca consegui notar diferença. Acho que não tem nada a ver com percepção ou limitação do ser humano. Tem mais a ver com técnicas de Frame Skipping e coisas do tipo. Entendou pouco, mas acho que seja por aí.

Só sei que aqui em 120Hz no monitor a diferença em alguns jogos é muito boa quanto a suavidade na imagem. 60Hz é legal, mas 120Hz realmente é um bocado melhor. Não sei se é só impressão.

Pois é. Tipo, eu rodo tudo satisfatoriamente saca? Mas nao sei pq, ultimamente meu windows tá dando uns bugs, to achando que é memoria. Por exemplo: to usando o firefox e ele fecha do nd, vai inicar o windows e o messenger dá erro. Vou continuar testanto aqui pra ver se tá normal, passar um memtest e se nao acusar nd vou formatar o pc. Qual SO vc tá usando?

É, acho que tem alguma coisa estranha no teu SO. Erros assim tendem a ser também problema de overclock ou de memória. Faz os testes aí.
 
Será, Dark? Sei não, eu acho que o E5 não fica tããão atrás assim que o E7 e a diferença dos Quad, principalmente estes com tecnologias mais novas (PII e i5) devem dar uma boa diferença, sim. Não tanto quanto as que tive aqui, mas algo girando ali pouco acima dos 50%, provavelmente.

Lembro-me bem, panda, que você mesmo comentou em outros tópicos no passado que os E7/E8 giravam em torno de 30% ou mais de desempenho em cima dos E5 com cache capado. Partindo deste princípio, a diferença de um E7/E8 para um i5 com mesmo clock, não irá girar mais que 20%. Mas isso são só suposições, claro.

Olhando pelo lado mais claro das coisas, se vc se refere que terei 50% a mais de desempenho em jogos comparando meu antigo e querido E7400 com meu i5, lhe garanto que a diferença não será isso não. Acredito que a diferença será em torno dos 20% mesmo, isso na melhor das possibilidades, pois pra ser sincero, não percebi diferença nenhuma nos meus jogos em relação ao E7400, uma que eu quase nunca jogo, outra que eu não uso benchmarks e muito menos fraps.

Note que estou falando em jogos, nos demais aplicativos a diferença tende a ser perceptivel sim.

Agora o que nos resta, é criar aquele tópico sobre a GTX260 e vários processadores, para vermos o que na realidade, e acabarmos com todas essas nossas suposições, derrepente vejo aqui pra testar com o E7400 tambem, já que ainda tenho acesso a ele.
 
Lembro-me bem, panda, que você mesmo comentou em outros tópicos no passado que os E7/E8 giravam em torno de 30% ou mais de desempenho em cima dos E5 com cache capado. Partindo deste princípio, a diferença de um E7/E8 para um i5 com mesmo clock, não irá girar mais que 20%. Mas isso são só suposições, claro.

Olhando pelo lado mais claro das coisas, se vc se refere que terei 50% a mais de desempenho em jogos comparando meu antigo e querido E7400 com meu i5, lhe garanto que a diferença não será isso não. Acredito que a diferença será em torno dos 20% mesmo, isso na melhor das possibilidades, pois pra ser sincero, não percebi diferença nenhuma nos meus jogos em relação ao E7400, uma que eu quase nunca jogo, outra que eu não uso benchmarks e muito menos fraps.

Note que estou falando em jogos, nos demais aplicativos a diferença tende a ser perceptivel sim.

Agora o que nos resta, é criar aquele tópico sobre a GTX260 e vários processadores, para vermos o que na realidade, e acabarmos com todas essas nossas suposições, derrepente vejo aqui pra testar com o E7400 tambem, já que ainda tenho acesso a ele.
Sempre vi uma diferença de 15%, no máximo. 30% parece muito, hehe. O E7 não é tão superior assim ao E5. É superior, mas nada de outro mundo. Uns 15% mesmo, pelo menos em comparação direta ao sistema que você tinha mesmo. Baseando-se nisso eu imagino lá pelos 40~50% de ganho, sim já que tive mais de 60% na maioria dos casos.

Quanto a melhoria nos jogos é possível que você não tenha testado nos jogos corretos.
 
Última edição:
Sempre vi uma diferença de 15%, no máximo. 30% parece muito, hehe.

Quanto a melhoria nos jogos é possível que você não tenha testado nos jogos corretos.

Como eu disse são só suposições :p

Mas ai é que está, eu não posso sair catando uma dúzia de jogos pra tentar justificar o meu investimento, devo testar apenas aqueles que eu jogo, pelo menos de vez em quando.

O tópico do nosso amigo Lanterna Verde está ai para vermos e analizarmos, onde os ganhos que ele obteve com o i5 em relação ao E8400 foram pequenos com apenas uma gtx285.

http://adrenaline.com.br/forum/cpu-...-i5-750-mini-comparativo-jogos-a-4-0-ghz.html

Note que não sou de defender meu investimento, muito pelo contrário, defendo o CxB sempre.
 
Última edição:
Como eu disse são só suposições :p

Mas ai é que está, eu não posso sair catando uma dúzia de jogos pra tentar justificar o meu investimento, devo testar apenas aqueles que eu jogo, pelo menos de vez em quando.

O tópico do nosso amigo Lanterna Verde está ai para vermos e analizarmos, onde os ganhos que ele obteve com o i5 em relação ao E8400 foram pequenos com apenas uma gtx285.
Os jogos que postei são os que jogo. Realmente cada um precisa procurar o melhor para os jogos que costuma rodar. Como eu tô sempre rodando os mais atuais, e todos os que postei ali no início são bem atuais, fica claro que a diferença logo será em todos os jogos lançados daqui pra frente. É a tendência pela popularização do i5 e o fato dos C2D serem deixados de lado.

Vale lembrar também que o Haljordan fez testes justamente nos jogos que não utilizam todos os núcleos, já que os que utilizam não possuem benchs. O que causa uma grande ilusão, pois pelo que pude perceber claramente a maioria dos jogos fazem uso de todos os núcleos disponíveis. De 8 jogos testados aqui, apenas 2 mostraram o mesmo desempenho.

EDIT.: Retiro o que disse sobre Lost Planet. Como já havia afirmado e já meio que sabia, esse jogo mal utiliza 2 núcleos mesmo. Obtive performance inferior ao E5200 que estava com clock superior.
 
Última edição:
Os jogos que postei são os que jogo. Realmente cada um precisa procurar o melhor para os jogos que costuma rodar. Como eu tô sempre rodando os mais atuais, e todos os que postei ali no início são bem atuais, fica claro que a diferença logo será em todos os jogos lançados daqui pra frente. É a tendência pela popularização do i5 e o fato dos C2D serem deixados de lado.

Vale lembrar também que o Haljordan fez testes justamente nos jogos que não utilizam todos os núcleos, já que os que utilizam não possuem benchs. O que causa uma grande ilusão, pois pelo que pude perceber claramente a maioria dos jogos fazem uso de todos os núcleos disponíveis. De 8 jogos testados aqui, apenas 2 mostraram o mesmo desempenho.

Mas como eu disse, vc tinha um E5, claramente a diferença de performance será muito maior em relação a quem tem um E7/E8.

Por isso que nos testes do Hal as diferenças foram pequenas, eu não percebi grande melhoria aqui não. Já que eu não uso fraps, portanto o que importa é o jogo fluir.

Mas deixando as suposições de lado, pois não adianta querermos defender algo sem alguns fatos, a hora que vc fizer uns testes ai, me diz que eu faço aqui tambem, para vermos se dá diferença entre um i5 e um PII, que acredito que será pequena, senão quase nula.

O que está acontecendo é que estamos todos sendo levados pelo consumismo, o espírito entusiasta está nos levando a acreditar em coisas que não existem, e se existem são tão pequenas que não iriamos sentir falta, caso não existissem.
 
Mas como eu disse, vc tinha um E5, claramente a diferença de performance será muito maior em relação a quem tem um E7/E8.

Por isso que nos testes do Hal as diferenças foram pequenas, eu não percebi grande melhoria aqui não. Já que eu não uso fraps, portanto o que importa é o jogo fluir.

Mas deixando as suposições de lado, pois não adianta querermos defender algo sem alguns fatos, a hora que vc fizer uns testes ai, me diz que eu faço aqui tambem, para vermos se dá diferença entre um i5 e um PII, que acredito que será pequena, senão quase nula.

O que está acontecendo é que estamos todos sendo levados pelo consumismo, o espírito entusiasta está nos levando a acreditar em coisas que não existem, e se existem são tão pequenas que não iriamos sentir falta, caso não existissem.
Opa, como não usas FRAPS fica constatado que foi mais impressão do que propriamente uma análise da diferença, né, dark?

Sem contar que de repente pra você uns FPS mais baixos não te custam qualidade de gameplay, pra outros podem custar. Isso tudo faz diferença.

Como falei, o teste do Hal é bacana, mas ele praticamente acabou ignorando todos os jogos que deveriam ser testados pra mostrar a real diferença prática que existe entre um processador de dois núcleos pra um de quatro, atualmente.

Sobre os testes, vamos esperar o Chico receber a GTX dele. Seria legal fazermos os testes em tudo quanto é tipo de jogo, não dá pra ficar na mesmice de games antigos que utilizam apenas dois núcleos, assim teremos todos a mesma performance.
 
Opa, como não usas FRAPS fica constatado que foi mais impressão do que propriamente uma análise da diferença, né, dark?

Sem contar que de repente pra você uns FPS mais baixos não te custam qualidade de gameplay, pra outros podem custar. Isso tudo faz diferença.

Como falei, o teste do Hal é bacana, mas ele praticamente acabou ignorando todos os jogos que deveriam ser testados pra mostrar a real diferença prática que existe entre um processador de dois núcleos pra um de quatro, atualmente.

Sobre os testes, vamos esperar o Chico receber a GTX dele. Seria legal fazermos os testes em tudo quanto é tipo de jogo, não dá pra ficar na mesmice de games antigos que utilizam apenas dois núcleos, assim teremos todos a mesma performance.

Mas quer o que mais prático do que perceber a diferença apenas ao jogar? Isto é a essência meu nobre amigo, jogarmos para nos divertirmos, e é ao jogarmos que iremos dar valor ao nosso investimento. Os números só servem para construir gráficos e provar que o mundo capitalista ainda vive.

Sim, devemos testar tanto antigos como jogos novos, de tudo um pouco :p

De qualquer forma, o que terias instalado de jogos na sua máquina? Derrepente podemos fazer um comparativo de 1 ou 2 games aqui só para alimentarmos o tópico, o que acha?
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo