[RELATO] Instalei o Ubuntu 20.04 LTS no meu Macbook Pro... e como foi fácil...

irresponse

Active Member
Registrado
É apenas um relato, não um guia de instalação.

Tenho esse esse notebook desde 2015, quando precisei de um Mac por motivos de trampo, comprei por uma barganha na OLX (R$4k na época) em estado de novo, pois o cara era meio Applemaníaco e quase não usava por já ter um iMac. Apesar de não ser exatamente fã nem hater da Apple, tenho que elogiar a durabilidade do hardware, depois de quase 8 anos de fabricado os únicos problemas foram um dos speakers que estourou, a película da tela que soltou um pouco nas bordas e criou umas bolhas (dizem que a Apple troca de graça até hoje mas nunca fui atrás), alguns dead pixels na tela, e o touchpad que tá menos sensível aos cliques mecânicos. O OSX atualizou normalmente até o Catalina esse ano (mas não vai receber o Big Sur), e apesar de não estar tão fluido como quando comprei (nem lembro a versão do OSX na época), ainda roda muito bem (graças principalmente aos 8GB de RAM, o maior diferencial dessa máquina IMHO).

As configurações são típicas de um Macbook Pro early 2013 de 13 polegadas:
-teclado padrão US
-tela Retina de 13' (2560x1600)
-vídeo Intel HD 4000 (só Macbooks Pro de 15' tem vídeo NVIDIA)
-Intel Core i5 3230M (2c/4t de 2,6GHz~3,2GHz, processador mediano mesmo pra época)
-8GB de ram DDR3L 1600Mhz (lenta mas farta)
-SSD 256GB (sabe-se deus qual fabricante)
-USB 3.0, Thunderbolt e HDMI (Intel), Bluetooth 4.0 e Wireless a/b/g/n 2,5/5,0GHz (Broadcom), e leitor de cartão SD.

Como o notebook tava encostado com pouco uso e eu entediado com tempo livre, resolvi instalar Linux pra relembrar os velhos tempos. Tenho experiência mediana com Linux (não sou novato), já fui entusiasta e fucei bastante nos arredores de 2010 (Slackware, Kurumin, Gentoo, início do Ubuntu, etc) no meu antigo Pentium 4 1,8GHz com 256MB de RAM e no meu amaldiçoado HP Pavillion TX1000 (uma bomba que "esqueci" de propósito na assistência), mas nos últimos 5 a 7 anos não tive muito contato nem tempo pra brincar com Linux.
Procurei alguns guias, e todos diziam a mesma coisa, que hoje em dia instalar Linux nos Macbooks é muito fácil. Como já tinha feito muitas instalações de Linux no passado (oi Gentoo!!!) e apanhei bastante, acreditei desconfiando, e esperava pelo menos alguns tropeços, mas realmente foi MUITO FÁCIL!

Estes foram os passos, sem intenção nenhuma de ser um guia de instalação:
-Escolhi o Ubuntu 20.04 LTS (pela simplicidade, compatibilidade e longo tempo de suporte), baixei a ISO completa e fiz um pen drive bootável com o Rufus no Windows (sei fazer no OSX também mas o notebook Windows tava do meu lado na hora).
-No OSX Catalina (atualizado até a data) criei uma partição de 35Gb no final do SSD usando a ferramenta do OSX. Simples e indolor, demorou uns 20 minutos.
-Ainda no Catalina instalei o gerenciador de boot rEFInd (só baixar e executar no terminal, não precisa configurar nada), reiniciei 2 vezes (conforme recomendação do rEFInd) e apareceu o menu do rEFInd no boot (só com o OSX e as opções do próprio rEFInd). Também simples e indolor.
-Desliguei o notebook, pluguei a pen drive do Ubuntu e religuei. A pen drive apareceu de primeira no menu de boot do rEFInd sem precisar apertar nada.
-Iniciei o instalador do Ubuntu e mandei instalar tudo numa única partição EXT4 (sem partições de SWAP nem HOME nem mais nada, tudo numa única partição, gosto das coisas simples). O único detalhe é que é preciso deixar 128MB de espaço livre entre a partição do OSX e a nova partição EXT4 criada na instalação do Ubuntu, segundo o guia do Arch Linux o OSX gosta de ver esse espaço livre de 128MB entre partições e não questionei.
-A instalação a partir da pen drive transcorreu sem problemas (não configurei Wifi nem nada, nem lembrei). Terminada a instalação reiniciei o notebook e...
-Iniciou direto no Ubuntu, sem o menu de boot do rEFInd. Sem problemas, no Ubuntu reinstalei o rEFInd e o menu de boot reapareceu, com o OSX e as três opções de boot do Ubuntu.

Depois de instalado, pra minha grande surpresa, TUDO estava funcionando, tudo mesmo, touchpad, Wifi, Bluetooth, resolução de vídeo e etc.
Instalei o Kubuntu pelo apt (sempre preferi KDE), e sem precisar configurar nada, ao reinicializar, já estava funcionando.

Os únicos (pequenos) problemas foram basicamente:
-layout do teclado: meu Macbook tem teclado US e não foi fácil descobrir a combinação correta pra acentuar em português. As configurações não são óbvias e tem uns layouts esquisitos que nunca vi na vida nomeados como PT-BR (as letras são todas trocadas, bizarro). Foi o que mais me deu dor de cabeça, e mesmo assim nem tanto.
-meu scanner: tenho uma multifuncional EPSON L4150, e no site da EPSON tem os drivers Linux. Instalei os drivers (arquivos .deb) e a impressora funcionou de primeira sem configurar nada, mas as ferramentas do scanner (nem a da própria EPSON) não conseguiam detectavam o scanner. A ferramenta da EPSON tem opção de fornecer o endereço de rede do scanner manualmente, aí entrei na configuração do meu roteador, anotei o endereço da impressora/scanner, coloquei na ferramenta e detectou de primeira. Depois disso o scanner aparece normalmente pra todas as outras ferramentas.
-ao fechar a tampa do notebook e reabrir (suspender) meu fone Bluetooth fica com o som cortado. Só desconectar e reconectar o fone na ferramenta do KDE que volta ao normal.

O resto funcionou absolutamente normal sem configurar nada, teclado USB, mouse e fone de ouvido Bluetooth e etc. As únicas coisas que não testei foram o leitor SD (pq a entrada é pro cartão grande e não tenho adaptador), a entrada P2 do fone de ouvido (pois uso fone Bluetooth) e as portas Thunderbolt (tb não tenho nenhum dispositivo).

E este é meu relato, como foi absolutamente indolor instalar Linux (Ubuntu) no Macbook Pro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo