Remover pasta térmica

PeBr.Iki

Well-Known Member
Registrado
Olá pessoal. Aproveitando que meu Evercool Buffalo que comprei no ML já saiu para entrega :D:D:D, venho perguntar uma coisa:

Para instalar esse novo cooler, devo limpar o processador de vestígios do cooler antigo, certo? Li em alguns tópicos que eu teria de usar álcool isopropílico num papel-toalha para limpar o processador, mas acontece que aqui não tem álcool isopropílico, poderei eu limpar apenas com cotonete ou terei problemas por fazer isso? :sly::sly::sly:

Acontece que minha cidade é tão pobre, mas tão pobre, que nem pasta térmica eu achei para comprar, imagine álcool isopropílico? Vão achar que estou doido! :slap::slap::slap:

Aguardo respostas!
 
não tem nenhuma loja de eletrônica por aí? Tenta na farmácia então comprar álcool isopropílico.
 
Nunca usei nem alcool pra limpar, so no papel higienico msm, alcool iso ajuda pq facilita, mas a não ser que seja uma megaultra pasta colada, da pra rancar so na mão msm ^^
 
não tem nenhuma loja de eletrônica por aí? Tenta na farmácia então comprar álcool isopropílico.

Fui em todas as lojas de informática e nenhuma tinha pasta térmica, me indicaram uma loja de eletrônica mas lá só tinha pasta térmica em balde :eek::eek::eek:. Acho que vou numa farmácia procurar pelo álcool isopropílico.

Nunca usei nem alcool pra limpar, so no papel higienico msm, alcool iso ajuda pq facilita, mas a não ser que seja uma megaultra pasta colada, da pra rancar so na mão msm ^^

Mas será se funciona só com o papel higiêncio / cotonete? Li num tópico e disseram que mesmo assim ainda restará uma fina camada da pasta térmica velha...


Eis a questão:
Rodar a cidade atrás de álcool isopropílico ou não fará diferença se limpar apenas com o cotonete / papel higiênico?
 
Eu uso álcool isopropílico (comprado em farmácia de manipulação) e algodão que não solta fiapos, depois passo papel toalha. Mas já vi gente limpando no seco mesmo, só com papel higiênico.
 
Não tem necessidade ser isopropilico não.. pode ser o 96% (de cozinha) também.

O que muda de um pra outro é a concentração de água na solução, por isso o recomendado é iso mas é só vc ter cuidado em nao deixar ele entrar em contato com nenhum circuito da mobo ou algo que possa dar curto.

PS. Vai com cuidado que não dá nada, eu já limpei com acetona.. :D
 
Alcool isoproprilico voce pode encontrar em farmacia de manipulaçao, se na sua cidade tiver! Farmacia comum tu nao encontra, alem de ouvir que nao existe ou acharem que tu esta enganado e querendo alcool comum!

Sobre o alcool, ele é muito bom pra remover pasta termica que esta a anos grudada ou as que vem junto com o cooler e parece um fita dupla-face de tao grudenta que é!

Aqui em SP encontrei esse alcool facilmente vendido na sta efigenia em lojas de eletronica!

Nao recomendo o cotonete ou itens similiares a algodao, pois pode deixar fiapos grudados, melhor é papel toalha, seguido de papel higienico e em ultimo caso guardanapo!

[EDIT] o problema do alcool normal, nao é dar curto se entrar em contato com a placa mae oou algo do genero, pois ele seca rapido, o problema é oxidar as peças (por causa da agua presente)!
 
Perfeito halflife .. por ser menor a concentraçao do alcool normal, tem mais agua, e agua oxida, e vc nao quer isso!!! ahahaha. Enfim, eu usaria o alcool isopropilico , que tem uma concentraçao e 99,98% e nao da risco de oxidar sua cpu.E principalmente, pq em alguns casos, como no meu, a pasta termica que vem é REALMENTE um chiclete e remove-la no seco vai pedir que vc coloque mais pressao em cima da cpu na hora de limpar.Cara, peca por excesso , é sempre melhor , ate pq que fica TAO limpinho com o alcool iso, que a outra pasta termica, na hora de espalhar fica melhor.
 
Alcool isoproprilico voce pode encontrar em farmacia de manipulaçao, se na sua cidade tiver! Farmacia comum tu nao encontra, alem de ouvir que nao existe ou acharem que tu esta enganado e querendo alcool comum!

Sobre o alcool, ele é muito bom pra remover pasta termica que esta a anos grudada ou as que vem junto com o cooler e parece um fita dupla-face de tao grudenta que é!

Aqui em SP encontrei esse alcool facilmente vendido na sta efigenia em lojas de eletronica!

Nao recomendo o cotonete ou itens similiares a algodao, pois pode deixar fiapos grudados, melhor é papel toalha, seguido de papel higienico e em ultimo caso guardanapo!

[EDIT] o problema do alcool normal, nao é dar curto se entrar em contato com a placa mae oou algo do genero, pois ele seca rapido, o problema é oxidar as peças (por causa da agua presente)!

Aqui na minha cidade tem várias farmácias de manipulação, mas acredito que os atendentes são tão burros que vão achar que eu quero o normal!
É exatamente essa pasta térmica que vem por padrão no cooler-box que quero limpar! Ficou tanto tempo grudada que quando fui separar o cooler do processador eu quase quebrei o socket da MoBo :D:D:D.

Quando se compra um CPU box não há necessidade de comprar-se pasta térmica, pois ele vem com uma interface pré-aplicada (pelo menos foi assim com o meu PII X4 965).
Olhe essa loja do BH (já fiz algumas compras nelas loja de confiança)>>
http://www.hardplus.com.br/produto.php?LISTA=produto&BUSCA_GRUPO=041

Rapaz tenha cuidado em manusear a limpeza do CPu, pois eu li o manual do processador. E nele vem dizendo: "exclue-se o direito da garantia ao indivíduo que manuseou de forma incorreta o CPU, quer seja pela remoção da pasta térmica pré-aplicada, quer seja pelo contato mecânico com os pinos..." Eu fiz uma parafrase do conteúdo do manual do CPu só para lembrá-lo da extrema cautela que deve ter..

Eu sei, acontece que vou trocar de cooler pois o cooler-box quebrou uma élice. Daí preciso remover o restante da pasta térmica pré-aplicada que veio.

Não tem necessidade ser isopropilico não.. pode ser o 96% (de cozinha) também.

O que muda de um pra outro é a concentração de água na solução, por isso o recomendado é iso mas é só vc ter cuidado em nao deixar ele entrar em contato com nenhum circuito da mobo ou algo que possa dar curto.

PS. Vai com cuidado que não dá nada, eu já limpei com acetona..

To pensando em limpar com o álcool comum mesmo! Meu processador é esse:
99636_screen.jpg

Posso passar o cotonete com álcool comum nessa superfície aí de cima?? Porque eu imagino que o problema seja apenas nos pinos de baixo, não é?
 
Aqui na minha cidade tem várias farmácias de manipulação, mas acredito que os atendentes são tão burros que vão achar que eu quero o normal!
É exatamente essa pasta térmica que vem por padrão no cooler-box que quero limpar! Ficou tanto tempo grudada que quando fui separar o cooler do processador eu quase quebrei o socket da MoBo :D:D:D.



Eu sei, acontece que vou trocar de cooler pois o cooler-box quebrou uma élice. Daí preciso remover o restante da pasta térmica pré-aplicada que veio.



To pensando em limpar com o álcool comum mesmo! Meu processador é esse:
99636_screen.jpg

Posso passar o cotonete com álcool comum nessa superfície aí de cima?? Porque eu imagino que o problema seja apenas nos pinos de baixo, não é?

Pode passar tranquilo...

Hoje eu uso álcool iso em casa, mas no escritório e em tempos em que eu não conhecia o iso, eu sempre usei cuecas ou meias velhas para limpar os processadores e as bases de coolers com álcool de cozinha mesmo e nunca tive nenhum problema...

É só não enxarcar e passar com cuidado com os demais componentes que não dá nada.:thumbs_up
 
Usa o álcool normal só pra tirar o 'pesado', as poucas sobras você tira no seco mesmo, com papel higiênico/algodão. No final só passar uma flanela pra tirar qualquer fiapo.
 
Aqui na minha cidade, Cuiabá/MT, comprei o Isopropilico na farmácia comum mesmo :D Peguei uma camiseta de algodão velha e terminei o serviço :yes:

Inté :wave:
 
Cidade pobre é pobre, que *****! :ranting3::ranting3::ranting3:
Fui em todas as farmácias e lojas de informática/eletrônica num raio de 3km e cansei de falar "isopropílico"! O pessoal nem sabe o que é isso! Nas farmácias de manipulação não tinha pronto, teria que esperar de 2 a 3 dias para manipular meus míseros 25mL. Vou limpar a seco mesmo, foda-se. :ranting3::ranting3::ranting3:
Valeu pela ajuda aí pessoal!
 
Olha, limpei com cotonete mesmo, pinguei uma gotinha da pasta térmica do Evercool Buffalo e instalei ele.

Minhas temperaturas estão a 50º aos 25% de uso de processador e 30 minutos de uso, estão normais???

Also, minha placa de vídeo também está a 50º e não estou rodando jogos nem nada, porém com todos os recursos gráficos do Windows 7 ativados e 45% de rotação da ventoínha. As temps estão normais?

Ah, e parece que o Everest não está reconhecendo o Evercool Buffalo... Queria poder estabelecer uma porcentagem para a rotação da ventoínha dele, o que devo fazer?

Aguardo!
 
Olha, limpei com cotonete mesmo, pinguei uma gotinha da pasta térmica do Evercool Buffalo e instalei ele.

Minhas temperaturas estão a 50º aos 25% de uso de processador e 30 minutos de uso, estão normais???

Also, minha placa de vídeo também está a 50º e não estou rodando jogos nem nada, porém com todos os recursos gráficos do Windows 7 ativados e 45% de rotação da ventoínha. As temps estão normais?

Ah, e parece que o Everest não está reconhecendo o Evercool Buffalo... Queria poder estabelecer uma porcentagem para a rotação da ventoínha dele, o que devo fazer?

Aguardo!

amigo acho que essa gotinha de pasta termica foi pouco... da uma olhada que aqui no forum tem varios tutoriais de como se passar pasta termica :)
 
amigo acho que essa gotinha de pasta termica foi pouco... da uma olhada que aqui no forum tem varios tutoriais de como se passar pasta termica :)

A gotinha foi um pouco maior que o tamanho da unha do meu dedo mindinho da mão... Acho que não foi pouco não!
 
Tipo acho que pode ajudar, mas não sei se alguem ja falou...

Mas eu usso para limpar certas coisas e um produto chamado "Remox", onde se pode compra em lojas que vende coisa para dentista...

Remove tudo ate tinta e nem danifica a pele e nem se vc tiver pintando alguma coisa e vc não gostou pode passar que so sai a que vc ta tentando pinta a velha continua... muito bom recomendo
 
Ah, vou deixar assim. Apliquei a pasta hoje, acho que vai demorar para ela espalhar e fazer o efeito que deve fazer.
Em 15% de uso tá 43º, e olha que já estou usando o pc por 5 horas... Talvez daqui a 2 semanas fique em 35º em 15%, não é? :x
 
cara, acho que vc tiinha q ter espalhado ela na aplicaçao, e espalhado bem uniforme ate ficar uma camada bem lisa, me corrijam se estiver errado por favor
 
cara, acho que vc tiinha q ter espalhado ela na aplicação, e espalhado bem uniforme ate ficar uma camada bem lisa, me corrijam se estiver errado por favor

Sim, no vídeo do 3dGameMan ele diz que existem 3 métodos recomendados de se aplicar a pasta térmica:

1- Colocar uma gotinha de pasta térmica no centro e prender o cooler
2- Fazer uma linha na horizontal do processador e prender o cooler
3- Colocar uma gotinha no centro e espalhar com seu dedo envolto por um saco plástico e prender o cooler

Fui pelo jeito convencional, o de pingar a gotinha no centro. A maioria dos tópicos que li o pessoal diz que é só esperar a própria pressão do cooler no processador espalhar a pasta térmica.

Tomara que daqui a 2 semanas caia alguns graus :lol::lol::lol:
 
Prefiro o 3º método, pois não corre o risco de ficar alguma parte do die "descoberta" sabe, acho mais seguro e sem erro. Afinal tá 50 graus em idle né, dá uma estressadinha ae para ver =)
 
Prefiro o 3º método, pois não corre o risco de ficar alguma parte do die "descoberta" sabe, acho mais seguro e sem erro. Afinal tá 50 graus em idle né, dá uma estressadinha ae para ver =)

Tá 43º em 15% de uso. Ou seja, em idle (rodando apenas o sistema operacional), ficaria uns 38º. Está normal?
 
Tá 43º em 15% de uso. Ou seja, em idle (rodando apenas o sistema operacional), ficaria uns 38º. Está normal?

Tá normal sim, se quiser melhorar é pouca coisa. Mas dá uma estressada ae, porque a preocupação não é a temp em idle... você não disse como que fica a coisa toda em full (100%) =)

EDIT: Tipo isso aqui...
pii940be02.jpg
 
Última edição:
Tá normal sim, se quiser melhorar é pouca coisa. Mas dá uma estressada ae, porque a preocupação não é a temp em idle... você não disse como que fica a coisa toda em full (100%) =)

EDIT: Tipo isso aqui...
pii940be02.jpg

Estou com medo de fazer esse teste :p
Qual seria a temperatura máxima recomendada em full para meu processador com esse cooler?
Ah, e como faço para deixar os sensores do everest ali do lado, como se fosse um gadget?
 
Fiz o teste de stress de CPU do próprio EVEREST e a temperatura mínima do processador foi 43º e máxima foi 59º. O CPU ficou durante 4 minutos e 40 segundos em 100% de uso.
Será se tá bom?

Também queria saber como fazer o EVEREST identificar meu Evercool Buffalo, e se possível, controlar a velocidade de rotação dele.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo