Reservas superam dívida e Brasil torna-se credor externo pela 1ª vez, diz BC

Billy Gun

know-it-all Member
Registrado
homem-carga-divida-seu-costas-~-cwa0005.jpg


O Banco Central estima que as reservas internacionais já superam o total da dívida externa e que, dessa forma, o Brasil tornou-se um credor externo pela primeira vez. Essa condição deve-se à melhora das contas externas desde 2003, segundo análise que consta do boletim "Indicadores de Sustentabilidade Externa do Brasil - Evolução Recente", divulgado nesta quinta-feira.

"[A dívida líquida externa] passou de US$165,2 bilhões, ao final de 2003, para US$ 4,3 bilhões, estimativa para 2007. No primeiro mês de 2008, já se estima que esse montante se tornará negativo em mais de US$ 4 bilhões, significando que, em termos líquidos, o país passou a credor externo, fato inédito em nossa história econômica", relata o documento.

A dívida externa total líquida resulta quando se reduz da dívida externa bruta os ativos que o país possui no exterior, que basicamente são as reservas internacionais.

Reservas

Ao final de 2007, as reservas estavam em US$ 180,3 bilhões, um crescimento de 110% no ano. A expansão foi consequência, principalmente, das compras de dólares efetuados pelo BC ao longo do ano passado.

Entre 2003 e 2007, período de análise do documento, as compras chegaram a US$ 141,3 bilhões, sendo que 55,6% desse total foi realizado no ano passado.

O relatório destaca ainda a elevação do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil quando expresso em dólares. Esse indicador é visto pelo BC como um dos principais para mensurar a sustentabilidade externa do país.

O PIB em dólares passou de US$ 504,4 bilhões em 2002 para US$ 1,310 trilhão (valor estimado) no ano passado. Esse crescimento deve-se, principalmente, à valorização do real frente ao dólar.

A dívida bruta em relação ao PIB passou de 41,8% em 2003 para 15,1% em 2007. Considerando a dívida líquida, a relação passou de 32,7% para 0,3%.

Liquidez global

Para o BC, essa trajetória foi possível devido a melhoras na política econômica e também a uma situação de liquidez global.

"A implementação de políticas macroeconômicas consistentes e a confortável liquidez global propiciaram ingressos recordes de divisas no país, enquanto o desempenho das empresas exportadoras e o dinamismo da economia mundial se traduziram em resultados recordes para as exportações, a balança comercial e as transações correntes", afirma o documento.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u374588.shtml
 
DU-VI-DO!

Se isso fosse real, não tava tão discreto assim na folha...

Já tinha 300 pronunciamentos do Mulla-Lá dizendo:

"NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS..."
 
Ver o governo Lula conseguir ter a melhor economia em decadas deve desagradar mta gente...
 
Bem, o BC vai divulgar isso semana que vem oficialmente...

Mas, eu tb acho difícil ... quero ver se realmente vão pagar a divida externa mesmo ou é só papo para boi dormir!

Pq, não faz muito tempo, o Lula guspiu ao mundo e fundos que eles tinham dinheiro para pagar a dívida externa, mas na verdade, só tinham para pagar os juros! hehe

Vamos ver agora...

Esse governo é tão corrupto e mentiroso que é difícil acreditar em algo!
 
DU-VI-DO!

Se isso fosse real, não tava tão discreto assim na folha...

Já tinha 300 pronunciamentos do Mulla-Lá dizendo:

"NUNCA NA HISTÓRIA DESSE PAÍS..."

Lembre que apesar de ter o valor para pagar a dívida, isso não quer dizer que possamos ficar sem reserva alguma. Porenquanto, é apenas um belo indicativo que a economia brasileira esta indo bem.
 
Lembre que apesar de ter o valor para pagar a dívida, isso não quer dizer que possamos ficar sem reserva alguma. Porenquanto, é apenas um belo indicativo que a economia brasileira esta indo bem.

Concordo... porém, se pagasse... eram alguns BILHÕES a menos DE JUROS ANUAIS para pagar...
 
Concordo... porém, se pagasse... eram alguns BILHÕES a menos DE JUROS ANUAIS para pagar...

Mas o objetivo principal das reservas não é o pagamento das dividas, nem dos juros, mas possuir fundos para uma eventual crise externa, sem contar que o governo aumentou e muito o pagamento da dívida externa, conseguindo assim, reduzir o pagamento de juros.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u114026.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u374671.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u374588.shtml
 
Ou seja, compre dolares. Pq quando comecarem a pagar a divida externa, se nao tirarem dinheiro em circulacao com a retracao da reserva a inflacao vai subir muito.

Mas pelo menos nao vamos precisar ficar pagando os juros (altissimos). Lembrando que juros de 5% quando se deve bilhoes de dolares eh dinheiro que poderia ser investido em outras coisas.





Mas acho que isso nao vai acontecer. Uma pronunciacao do governo ha umas semanas atras disse q o brasil estava preparado para uma eventual oscilacao na economia mundial.


Ou seja, eles nao pretendem terminar de pagar a divida externa agora.
 
A divida publica brasileira (interna + externa) supera R$ 1,2 trilhão e as nossas reservas estão em R$ 180 bilhões.






Dívida interna do País cai para R$ 1,204 trilhão

Com resgates de títulos maiores do que emissões, a dívida interna caiu 1,71% em relação ao final de 2007



BRASÍLIA - A dívida interna do governo em títulos atingiu em janeiro R$ 1,204 trilhão. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 21, pelo Tesouro Nacional, o valor caiu 1,71% em relação à dívida verificada no final do ano passado, de R$ 1,224 trilhão.

De dezembro para janeiro, a dívida interna em títulos caiu R$ 20,909 bilhões. Esta queda ocorreu porque o Tesouro fez um resgate líquido (resgate de títulos públicos descontadas as emissões) no valor de R$ 34,3 bilhões. Este resgate foi suficiente para compensar o impacto de R$ 13,389 bilhões dos juros da dívida.

A dívida pública externa fechou o mês de janeiro em R$ 107,388 bilhões, com uma queda de R$ 1,504 bilhão em relação ao saldo de dezembro (-1,38%). O recuo, segundo o Tesouro Nacional, ocorreu devido à valorização do real frente ao dólar.

A dívida pública total (interna e externa) atingiu em janeiro o patamar de R$ 1,311 trilhão, com queda de 1,68% em relação a dezembro.


Perfil da dívida


Apesar da redução da dívida interna do País, o perfil dos papéis piorou. O governo reduziu a parcela de títulos prefixados, com juros definidos no momento da operação, e aumentou a parcela de papéis pós-fixados. Isso é ruim para o perfil da dívida porque o governo fica mais vulnerável à oscilação das taxas de juros.

Segundo dados do Tesouro Nacional, a participação de papéis prefixados caiu de 37,31% em dezembro para 34,92% em janeiro. Essa queda, de acordo com o Tesouro, foi devido ao resgate líquido de R$ 40,9 bilhões desses papéis. É que no primeiro mês de cada trimestre, há sempre uma concentração forte de vencimentos desses papéis.

A participação de títulos indexados à taxa Selic, por outro lado, aumentou no mesmo período de 33,39% para 34,77%, considerando os contratos de swap cambial (troca de papéis indexados em dólar por títulos em juros). A parcela atrelada à Selic subiu de 36,63 para 38,02%.

Outro dado ruim foi que aumentou a parcela dívida a vencer no curto prazo - próximos 12 meses - passando para 32,79% do estoque da dívida, segundo dados divulgados há pouco pelo Tesouro Nacional. Em dezembro, essa fatia foi de 30,15%.

A parcela que vence de um a dois anos ficou praticamente estável, passando de 22,59% para 22,62%. Os títulos que expiram dentro de dois a três anos tiveram perda de participação, recuando de 18,29% para 14,56%. Os papéis entre três e quatro anos subiram de 6,92% para 8,92%. Os de quatro a cinco anos recuaram de 7,06% para 5,07%. E os títulos acima de cinco anos subiram de 14,98% para 16,04%.

Já o prazo médio da dívida interna melhorou, passando de 36,47 meses para 37,61 meses. Segundo a nota do Tesouro, isso ocorreu por conta do resgate líquido de papéis prefixados.
 
Ver o governo Lula conseguir ter a melhor economia em decadas deve desagradar mta gente...

Não foi o Lula!
E sim o comércio exterior que possibilitou isso!:thumbs_up
 
Claro né,o BC tá poupando e comprando Dólar desde o século passado.

Mas não compensa pagar essa dívida agora,esse marca só vai trazer mais investimentos,sinal que nossa economia tá crescendo mesmo com o fracasso norte americano.
 
Desculpa, isso é uma opinião de leigo, mas os juros da dívida interna não são MUITO mais altos q os juros da dívida externa? Nesse caso, o Brasil não deveria estar mais preocupado em pagar a divida interna?
 
Desculpa, isso é uma opinião de leigo, mas os juros da dívida interna não são MUITO mais altos q os juros da dívida externa? Nesse caso, o Brasil não deveria estar mais preocupado em pagar a divida interna?

Nem os juros da dívida externa quanto os da interna são mais altos que o rendimento que esse dinheiro pode alcançar se investido.

Ex:
comprei um carro de 100 mil reais ... paguei 50mil à vista e vou financiar os outros 50mil reais com 5% de juros a.a.

Suponha que eu consiga esses 50mil reais para poder quitar a dívida e consequentemente me livrar dos juros de 5%,seria um bom negocio.

Mas .... eu posso pegar esses 50mil reais e investir em alguma coisa bem rentável,assim hipoteticamente eu consiga rendimento de 15% a.a em cima da quantia investida,assim vou pagar as prestações do carro,os juros e ainda vai sobrar uma quantia para mim.

Por isso pagar nossas dívidas não é bom negócio.

Estranho mas é o fabuloso mundo da economia.
 
Nem os juros da dívida externa quanto os da interna são mais altos que o rendimento que esse dinheiro pode alcançar se investido.

Ex:
comprei um carro de 100 mil reais ... paguei 50mil à vista e vou financiar os outros 50mil reais com 5% de juros a.a.

Suponha que eu consiga esses 50mil reais para poder quitar a dívida e consequentemente me livrar dos juros de 5%,seria um bom negocio.

Mas .... eu posso pegar esses 50mil reais e investir em alguma coisa bem rentável,assim hipoteticamente eu consiga rendimento de 15% a.a em cima da quantia investida,assim vou pagar as prestações do carro,os juros e ainda vai sobrar uma quantia para mim.

Por isso pagar nossas dívidas não é bom negócio.

Estranho mas é o fabuloso mundo da economia.

Não acho q o Estado tenha capacidade administrativa para entrar nos mecanismos de mercado sem criar distorções e ser competitivo, nem acho que o Estado deva intervir diretamente na economia, tirando raras exeções que podem se justificar.
 
Não acho q o Estado tenha capacidade administrativa para entrar nos mecanismos de mercado sem criar distorções e ser competitivo, nem acho que o Estado deva intervir diretamente na economia, tirando raras exeções que podem se justificar.

Também acho ... mas foi fazendo isso que nossas reservas superaram a dívida pela primeira vez na história desde a abertura dos portos lá trásss.

Pois teve um momento que tomaram uma decisão:

Nos temos 50bi e nossa dívida é de 100bi,pagamos metade agora para aliviar nos juros ou investimos para poder viver dos juros ?

Então já sabemos o que aconteceu né ...
 
Também acho ... mas foi fazendo isso que nossas reservas superaram a dívida pela primeira vez na história desde a abertura dos portos lá trásss.

Pois teve um momento que tomaram uma decisão:

Nos temos 50bi e nossa dívida é de 100bi,pagamos metade agora para aliviar nos juros ou investimos para poder viver dos juros ?

Então já sabemos o que aconteceu né ...

Investir em q? Essa é a questão, c vc me disser investir diretamente por empresas estatais eu sou completamente contra, agora investir em infra-estrutura que beneficie a produção aí sim já é uma idéia a se pensar.

Quando a decisão que vc citou, gostaria de mais dados se for possível.
 
Investir em q? Essa é a questão, c vc me disser investir diretamente por empresas estatais eu sou completamente contra, agora investir em infra-estrutura que beneficie a produção aí sim já é uma idéia a se pensar.

Quando a decisão que vc citou, gostaria de mais dados se for possível.

Aí vai fora do alcance dos meus conhecimentos sobre a questão,mas é algo como investimento em capital privado e público,algo bem abrangente cuja extensão não sei precisar,mas creio que grande parte vai para estatais e iniciativas privadas sim.

Não tenho tantos dados assim,essa decisão foi tomada nos primórdios na nossa economia,mas sei que foi intensificada depois da década perdida,é algo bem recente até.

Você têm uma postura mais neoliberal,que acha que excesso de estado na economia é ruim ou estou enganado ?
 
Cada desculpa...

Desculpa !!!
Todo dia eu vejo nos meios de comunicação a seguinte frase:"A demanda de alimentos cresce "ou seja o Brasil como Agroexportador esta indo bem !!!
Agora o adianta ser credor externo sendo que têm lugares no Brasil que parece Africa .
 
Tb acho q nao foi somente o Lula q conseguiu esse feito....
foi tb o cenario internacional q possibilitou isso.
 
Realmente o problema da dívida INTERNA tá pior.

Estudei o assunto e vi que BOA PARTE da dívida EXTERNA é de empresas, ou seja, Whatever para o governo... mas, a dívida interna... lascou geral! :(
 
Tb acho q nao foi somente o Lula q conseguiu esse feito....
foi tb o cenario internacional q possibilitou isso.

Da mesma forma que quem fez o Real foi o Itamar... mas o FHC diz que foi ele...

Da mesma forma que o PT diz que lançou os programas de assistência (tipo bolsa família e etc) mas foi o nosso amigo da Educação, o Cristovão...

SEMPRE TEM ALGUÉM PRA TIRAR O CRÉDITO DO CARA...

O que posso dizer é que foi no governo dele... paciência.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo